A Felicidade Não Se Compra

Créditos da imagem: Montagem/No Ângulo

“A Felicidade Não Se Compra”, de Frank Capra, é mais do que um clássico do cinema. É daqueles filmes revigorantes, que marcam.

A história gira em torno de George Bailey, vivido por James Stewart, que, em meio a um grave problema financeiro, vê-se frustrado com a vida, e decide se suicidar. A fim de evitar essa tragédia, um espírito desencarnado aspirante a anjo é enviado à Terra, na véspera do natal. Visível e devidamente identificado, fala de sua missão e, de maneira aparentemente despretensiosa, aduz que seria um desperdício a morte de seu protegido, já que ele vinha sendo importante para muita gente. Ante o ceticismo de George, que se sentia um fracassado, o “amigo espiritual” aponta várias situações que teriam acontecido se não fosse sua interferência.

Bom, nas últimas linhas voltarei ao filme. Tratemos agora de futebol. E o assunto do momento é… Robinho.

Certa vez ouvi do ilustre Paulo Vinícius Coelho (à época na ESPN Brasil) que todo jornalista esportivo que trabalha com futebol é (ou pelo menos já foi em algum momento de sua vida) apaixonado por um clube. Torce, vai ao estádio, sofre com as derrotas etc. Logo, tem paixão.

Definitivamente, concordo com o PVC. Daí a minha frustração pelo modo como a ida de Robinho para o Atlético-MG foi tratada por alguns analistas: de maneira fria e simplista.

Como bem defendeu o colega Gabriel Rostey, “muito me admira ver tanta gente da imprensa (especialmente os que posam de tão idealistas) naturalizando essa visão de o dinheiro determinar em 100% uma negociação”.

Empresários tratarem os seus jogadores como mercadoria e colocá-los em verdadeiras enrascadas (como atuar na fria Rússia, na China etc), vá lá. Mas não aqueles que carregam a missão (pelo menos eu me sinto assim) de tentar propagar uma ideologia romântica para o futebol.

Robinho recusar o Santos, do jeito que foi a negociação (mesmo com todo aquele blá blá blá de que está no direito dele, o que é óbvio), é sim uma derrota do futebol.

Voltando ao filme, George, como era de se prever, foi salvo pelo anjo.

Já Robinho não teve a mesma sorte. Aparentemente, não teve quem lhe apontasse a sua importância histórica e o impacto negativo da sua decisão para aqueles que mais o tinham em conta.

Aquela relação bonita de Robinho com o Santos morreu.

E segue o jogo.

 

Veja também:

112 comentários em: “A Felicidade Não Se Compra

  1. Assino embaixo! Para mim isso faz parte da crise de valores que a sociedade brasileira está vivendo.

    Se o Robinho ainda dissesse que, no momento, o Atletico tem objetivos maiores que os do Santos, que ele sonha em ganhar a Libertadores e não tem tempo a perder, ainda seria menos pior. Mas não, fala com todas as letras , que futebol é negócio.

    Pra mim os jornalistas que naturalizam isso estão ajudando a consolidar essa visão de que o dinheiro é que determina tudo.

  2. Ao contrário dos personagens que gravitam entorno do futebol atuale, os atores do citado filme são inesquecíveis e estão longe de serem canastrões. O romantismo e o idealismo também ficaram apenas nas telas.

  3. Infelizmente não só um cazo izolado, outros jogadores já fizeram isso, futebol é negocio hoje, só que jogadores, não podem fazer juras de amor com os clubes mais, Robinho fez é agora acabou com o bom relacionamento com o Santos, é a torcida que tinha como idolo, agora acabou, ficou um sentimento de odio, levara um sairavada de vaia, quando vier jogar na Vila Belmiro, porque deixou levar pelo alto dinheiro, se tornando mecionario, não é mais ilustre filho da casa, rompeu esse laço, muitas vaias para ele !!

  4. Muito bom…Robinho trocou uma relação de amor, a possibilidade de ser um segundo Deus no Santos( óbvio que o primeiro sempre será Pelé) por dinheiro, o qual acho que em nada iria acrescentar na sua conta bancária já solidificada.jogador de 32 anos rico e bem sucedido não precisa mais tratar, incoerentemente, futebol como só negócio, pelo contrário, futebol é paixão, passionalidade.A meu ver , foi mercenário sim em yoda acepção da palavra, trocou por dinheiro uma ligação maravilhosa com o Santos.Vá Robinho…o Santos irá sobreviver sem vc, nós a torcida, estamos sentidos mas vamos cicatrizar tbem, porém vc perdeu o direito de errar, de fazer m….pois nenhuma torcida vai mais passar a mão na sua cabeça como nós , torcedores do Santos sempre fizemos.

  5. Vocês comentaristas do eixo defecam pelos dedos ao analisar o “caso Robinho”. Alguém de fora que lê isso tudo pensa que o Robinho está indo para um clube sem torcida ou chances dele ser reconhecido. Sinceramente, do jeito que vocês comentam, parece que ele deixou Santos e rumou para a Eslovênia ou um clube mediano inglês propriedade de um magnata. O Robinho pode sim, se jogar bem, se tornar ídolo no Galo, e até mesmo mais ídolo do que ele nunca foi em São Paulo… Porque, falando sério, só se for maluco para comparar a torcida do Galo com a do Santos 😉

    1. Mas ele está indo pra um timinho pequeno mesmo.. que frequenta série B; que ganhou 3 títulos na história e que não tem torcida mesmo (fora de minas).
      É mais ou menos isso que vc escreveu; como ele tivesse ido pra Eslovênia!

    2. Patetico dizer que o patetico tem mais historia que o santos kkkk…. ninguem quer saber se ele foi pro patetico mineiro ou nao….foi pela tiraçao que ele fez com o santos que nos momentos ruins da vida dele o santos abriu as portas inumeras vezes…e nos momentos ruins do santos ele abandonou…agora trocar o tri da libertadores por esse timinho…aff…melhor ter feito igual o ganso….ir pra um grande clube de nome

    3. Coitado dos do patético só ta pegando o bagaço da laranja porque na sua história laranja chupada r 10 kkk isso só tem 3 título na sua história e o resto só sofrimento kkk

  6. E cada uma viu cara cai receber menos do que recebia e que enche barriga não é torcida não é sim comida na mesa mas é CAda uma viu duvido se vcs tiverem né uma empresa se o gerente fala que vai diminui seu salário e ai outra empresa te chama pra ganha dobro se vcs pensam,2 vezes em ir e cada uma para e pensei tbm galera

  7. Nada vai apagar o que o Robinho fez pelo Santos, e vice versa. Apesar da amarga decisão dele, existe algo de bom nisso tudo. Embora seja um jogador especial para a história do Santos, é um ser humano como qualquer um de nós, e comete erros. Quem sabe num futuro nem tão distante as coisas voltem ao seu respectivo linear da vida.

    1. Em 2002 quem lembra ..santos falido veio o robinho fez o q fez ressurgindo o santos novamente…isso nao se apaga quem viveu isso sabe do que estou falando…do que adianta falar de amor ao clube enao ganhar nada…valeu robinho por 2002 titulo mais festejado que ja vi ..sobre a libertadores sim é mais importante …mais o brasileiro de 2002 foi o mais festejado pelo momento do santos

  8. Vocês gostam de mecher com o imaginário dos mal informados que caem que nem patinho no vosso truque, o problema é o seguinte o santos deve 3 milhões do contrato anterior ao robinho, vocês voltariam com a ex-mulher que deu um pindura de 3 milhões claro que não, Pelé que é o Pelé e Marcelo Teixeira penhoraram a vila belmiro, o santos conta velha não paga, conta nova deixa ficar velha, o santos parece time carioca, faz contrato e não paga, como um time profissional paga milhões com um estádio para 14 mil pessoas não tem receita como pagar as contas

    1. Sad as it is, injuries like this will never stop.Mostly these guys are hihlgy paid children, who do NOTHING but focus on making themselves INSANELY good at sport. It is a rare player who gets to the off season and just hits the couch, they need the rush of the fast bike or sports car. Its the same thing when Gerrard got all punchy this summer over a song on a stereo. These guys don’t hear the word “no” very often and they’re not going to slow down any time soon.

  9. José, VC só pode ser gambá quando VC do Santos olhe seu time ,que arena não e de vcs,ainda não pagou salário de imagem de janeiro não pagou a libertadores, campeonato brasileiro, r ainda paga jogadores prá joga em outros time, e tem outra também não pagou e Estado de SP, o nosso dinheiro. Não abra a sua boca suja prá fala do time Brasileiro mais conhecido no mundo, seu otário

  10. Robinho rendeu ao Santos: 30 milhoes de dolares pagos pelo real madri,2 campenatos brasileiros, 2 paulista, 1 copa do brasil sem contar os valores das negociações do Real para o Cyty e do Cyty para o Milan, com esses fatos acho que ele mais do que se pagou, e tem mais o Santos ainda deve para ele valores não pagos da ultima passgem dele pelo clube tá na hora das Vúvas do Robinho pararem de chorar, contra fatos não ha argumentos!!!!!!!!!!!!

    1. Toda vez q ele nao ia bem na europa se passava de coitadinho e pra quem ele pedia socorro? Santos. Nenhum time brasileiro pegava ele só o Santos. Quando ele era reconhecido de novo tchau Santos. Depois q ficava sumido sem contrato dnv? Socorro Santos. Agora dnv tchau santos. Isso foi 3 vezes já

    2. Também acho que o Santos é maior do que qualquer jogador,por isso não entendo a revolta de torcedores com ele: quer venha não quer um abraço mano e vai pela sombra!!!!!!!!!!

    3. Eo Santos rendeu pra ele! Copa do mundo, vitrine para jogar em todos os times que atuou, deu toda estrutura, sempre quando precisou abriu as portas do clube e toda vez quando conseguia o que queria nos abandonava quando mais precisávamos dele, portanto, pra mim esse cara fez muito pelo clube mas infelizmente não tenho como ídolo, pois sempre tomamos um pé na bunda desse jogador que só vi atuar bem pelo Santos! E você acha muito isso o que ele rendeu? Fez mais do que a obrigação sendo profissional do clube!!

  11. Gente vamos parar de dar ibope pra esse MERCENÁRIO, esse bosta que seja feliz onde decidiu jogar, aliás parabéns ao nosso presidente por ñ ceder a pressão o, e arrombar ainda mais o já combalido cofre do nosso clube, as notícias falam em $800 mil por mês, o SANTOS, OFERECEU $500, o que eu já acho um absurdo pra um jogador em fim de carreira.

  12. O robinho ja passou assim como outros jogadores passarao.pelo santos.ele ta em fim de carreira no atretico mineiro ele pode ser campeo mineiro e so.libertadores vai fica no sonho.e outra coisa ele nunca vai jogar contra o santos .pode crer

    1. a mraiena como o a mraiena como o Valete85 se referiu ao nani e ao ronaldo ne3o foi a apropriada. e e9 verdade q o ronaldo ja marcou tantos golos como o figo na selece7e3o. mas por mais q eu goste do ronaldo, Figo e9 Figo. Te9cnica, velocidade, consisteancia, concentrae7e3o, qualidade de passe, jogo individual e de equipa tudo no mesmo jogador. De1-me uma pena enorme je1 ne3o poder ver este jogador em campo. Was this answer helpful?

    1. again you speak again you speak about dicks you gay cunt,you do relise you sdoulhnt watch football because footallers hate people who are racist, why do you think scummy suarez got an 8 match band just for calling evra a negro, because its wrong, if people like figo and zidane and beckham and r9 ronaldo found out you were racist they would simply class you as a scum bag and im not 15 im 16 so shut your mouth and you didnt guess 15 you went on my page and looked how old i was you sado and you still got it wrong! Was this answer helpful?

  13. Mercenário jogou toda sua história por dinheiro papo de querer ganhar uma libertadores conversa depois vem com historia de encerar carreira na santos vai encerrar lá casa do pedrinho.

  14. Robinho fez muito pelo Santos,msm estando defendo o atlético torcerei PR ele,ele nos deu muito títulos,alegrias com suas pedaladas..Ele sempre será um menino da vila,n importa onde esteja..

  15. Será que o JUDAS vai querer vim com o pãpinho que mas o Santos e querer encerrar a carreira no clube!!!! Se isso acontece será falta de vergonha na cara dos dirigentes. Esse mercenário virou as costas pra o clube e não respeitou a torcida!! Portanto, acabou o ciclo dele no Santos!!!!!

  16. Falando como torcedor fanático do santos futebol clube, é uma pena esse ocorrido com o Robinho!!! O mesmo não pensou no peso dessa decisão no fator passado, presente e futuro.
    Sabemos que financeiramente a vida dele está resolvida e quando parar pode se tornar um empresário em qualquer seguimento por conta do dinheiro a ser investido.
    Mas creio eu que qualquer jogador de futebol quando se aposenta gostaria de seguir nonmeio do futebol.
    Exemplos como, Ronaldo fenômeno, Zidane e outros, ou ate mesmo os goleiros marcos e Rogério ceni, que em breve teram seus cargos nos clubes.
    Fico triste pq fiquei de 1983 a 2002 sem comemorar ao menos um título, meo sabendo que estava torcendo para um grande clube e de rica história… Aí me vem uma safra de grandes jogadores que simplesmente reacendeu toda a história do santos e um deles o Robinho!!!!
    Mas fazer o que vida que continua, boa sorte pra ele pq o santos continuará grande e imponente!!!
    Feliz o Léo, Robert, Chulapa, outros que ficaram, Renato, Elano…. O santos e a torcida agradece!!!!

  17. O Robinho é página virada tem que esquecer que ele foi criado no Santos, ele foi criado e não revelado porque o Santos foi tudo para ele ,pra mim ele já era é um moleque não tem palavra .

  18. Ele ta feliz simm ta num clube grande (mais o menos ) jogando liberta enchendo o bolso de dinheiro , pra ele ta bom . ídolo é o Coutinho Pepe dorval , o resto é só mais um

Deixe sua opinião e colabore na discussão