A UEFA Champions League vai pegar fogo

Créditos da imagem: UOL

Realizado o sorteio, vamos aos duelos:

WOLFSBURG/ALE x REAL MADRID/ESP

Ida – 06/04 (WFL Wolfsburg Arena)

Volta – 12/04 (Santiago Bernabeu)

WOLFSBURG

Fase de Grupos – 1º colocado do Grupo B (PSV, Manchester United e Cska Moscow). Oitavas de Final – Eliminou o Gent/BEL, vencendo por 3×2 (fora) e 1×0 (casa). Campanha Geral: 8j, 6v, 2 d, 13 gp, 8 gc. Artilheiro: JULIAN DRAXLER – 3 gols.

Os “Lobos” alcançam pela primeira vez as quartas da UCL. Depois de vencer um grupo complicado, o Wolfsburg passou bem pelo belga Gent nas oitavas. O time dos brasileiros Dante e Luiz Gustavo joga um futebol ofensivo e vistoso. O camisa 10, Julian Draxler (22 anos), é o craque do time, sempre bem auxiliado por Schürrle e Kruse.

REAL MADRID

Fase de Grupos – 1º colocado do Grupo A (PSG, Shakhtar Donestk e Malmo). Oitavas de Final: Eliminou a Roma/ITA, vencendo os dois jogos por 2×0. Campanha Geral: 8j, 7v, 1e, 25 gp, 3 gc. Artilheiro: CRISTIANO RONALDO – 13 gols.

Melhor campanha, melhor ataque (ao lado do Bayern), artilheiro isolado. Mesmo com esses números, o maior campeão da UCL ainda não empolgou. Zinedine Zidane assumiu o cargo de Rafa Benítez, mas o time não convence. As lesões constantes, principalmente de Gareth Bale, atrapalharam demais. Depois de uma fase de grupos tranquila, o Madrid sofreu um pouco contra a Roma, apesar do 4×0 no agregado.

Opinião: Apesar dos pesares, o Wolfsburg não deve ser páreo para um problemático, mas estrelado Real. CR7 continua decisivo e costuma crescer nesses momentos.

BAYERN MUNIQUE/ALE x BENFICA/POR

Ida – 05/04 (Alianz Arena)

Volta – 13/04 (Estádio da Luz)

BAYERN MUNIQUE

Fase de Grupos – 1º colocado do Grupo F (Arsenal, Olympiakos e Dinamo Zagreb). Oitavas de Final – Eliminou a Juventus/ITA. Depois de dois empates por 2×2, venceu a prorrogação por 2×0. Campanha Geral: 8j, 5v, 2e, 1d, 25 gp, 7 gc. Artilheiro: ROBERT LEWANDOWSKI – 8 gols.

A UCL é obsessão dos bávaros na temporada de despedida de Pep Guardiola. Mas quase que tudo foi pelos ares na épica eliminatória contra a Juve. O ataque continua arrasador, e Pep conta com ótimas opções pra mudar o jogo. Exemplo disso é o jovem francês Coman, líder em assistências do torneio (5).

BENFICA

Fase de grupos – 2º colocado do Grupo C (Atlético Madrid, Galatasaray e Astana). Oitavas de Final – Eliminou o Zenit/RUS, com vitórias por 1×0 (casa) e 2×1 (fora). Campanha Geral: 8j, 5v, 1e, 2d, 13 gp, 9 gc. Artilheiro: NICO GAITÁN – 4 gols.

Rui Vitória parece ter vencido a desconfiança da torcida e além de alcançar as quartas da UCL, mantém os “Encarnados” na briga pelo título nacional. A classificação contra o Zenit foi com a cara do Benfica, em uma virada sensacional fora de casa. O brasileiro Jonas faz uma temporada maravilhosa, brigando pela Chuteira de Ouro europeia. Nico Gaitán comanda o time e Renato Sanches é a jóia cobiçada por gigantes do continente.

Opinião: O Bayern tem tudo pra confirmar sua superioridade e definir o confronto, já no jogo de ida em Munique.

BARCELONA/ESP x ATLÉTICO DE MADRID/ESP

Ida – 05/04 (Camp Nou)

Volta – 13/04 (Vicente Calderón)

BARCELONA

Fase de Grupos – 1º colocado do Grupo E (Roma, Leverkusen e Bate Borisov). Oitavas de Final – Eliminou o Arsenal/ING, vitórias de 2×0 (fora) e 3×1 (casa). Campanha Geral: 8j, 6v, 2e, 20 gp, 5 gc. Artilheiros: LIONEL MESSI e LUÍS SUÁREZ 6 gols cada.

Os comandados de Luis Henrique perseguem um feito inédito. Ser a primeira equipe a conquistar 2 títulos consecutivos na era moderna da UCL, que se iniciou em 1992. O fantástico trio de ataque está cada vez melhor e o time passou fácil pelo Arsenal nas oitavas. Virtual campeão espanhol, o Barça é o time a ser batido no futebol mundial.

ATLÉTICO DE MADRID

Fase de Grupos: 1º colocado do Grupo C (Benfica, Galatasaray e Astana). Oitavas de Final: Eliminou o PSV/HOL nos pênaltis (8×7), após 2 empates por 0x0. Campanha Geral: 8j, 4 v, 3 e, 1 d, 11 gp, 3 gc. Artilheiro: ANTOINE GRIEZMANN – 4 gols.

Time moldado à imagem e semelhança de “Cholo” Simeone. Duro, austero, competitivo. Sofreu mais do que se imaginava pra passar pelo PSV nas oitavas. Se o ataque é modesto (11 g), a defesa é a melhor da competição ao lado do Real e do PSG (3 g sofridos). O talentoso Antoine Griezmann faz uma temporada excepcional.

Opinião: Magia x competitividade. Nitroglicerina pura nesse confronto. O Atletico eliminou o Barça nessa mesma fase em 2014. Mas hoje, nem mesmo toda fama “copeira” do time de Simeone parece ser capaz de parar um dos melhores times de todos os tempos.

PARIS SAINT GERMAIN/FRA x MANCHESTER CITY/ING

Ida – 06/04 (Parc des Princes)

Volta – 12/04 – (Ettihad Stadium)

PARIS SAINT GERMAIN – Fase de Grupos: 2º colocado do Grupo A (Real Madrid, Shakhtar Donestk e Malmo). Oitavas de Final: Eliminou o Chelsea/ING com duas vitórias pelo placar de 2×1. Campanha geral: 8j, 6v, 1e, 1d, 16 gp, 3 gc. Artilheiro: ZLATAN IBRAHIMOVIC – 4 gols.

A França ficou pequena demais para o PSG. Tetracampeão nacional com incríveis 9 rodadas de antecedência, o time de Paris almeja a Europa. Depois de ficar atrás do Real na fase de grupos, nas oitavas eliminou com autoridade o Chelsea. Ibra continua o dono do time. O brasileiro Lucas faz uma ótima temporada. E o argentino Dí Maria é o ponto de desequilíbrio. O camisa 11 está jogando o fino da bola.

MANCHESTER CITY – Fase de Grupos: 1º colocado do Grupo D (Juventus, Sevilla e Monchengladbach). Oitavas de Final: Eliminou o Dinamo Kiev/UCR, venceu por 3×1 (fora) e empatou 0x0 (casa). Campanha geral: 8j, 5v,. 1e, 2d, 15 gp, 9 gc. Artilheiro: RAHEEM STERLING – 3 gols.

Na temporada que antecede o ínicio da “Era Guardiola”, os “Citizens” vivem altos e baixos. Campeão da Copa da Liga Inglesa, o time parece ter ficado longe do título da Premier League. Na UCL, liderou um grupo complicado e passou sem dificuldades pelas oitavas. Aguero é a esperança. Yaya Touré não repete os anos dourados. E a defesa sofre com as lesões do capitão Kompany.

Opinião: Os “milionários” PSG e City fazem o duelo mais equilibrado das quartas. As duas equipes possuem elencos recheados de estrelas. Mesmo decidindo fora de casa, o PSG chega mais encorpado, com Dí Maria fazendo a diferença.

20 comentários em: “A UEFA Champions League vai pegar fogo

  1. Bela análise, Juliano Ravanelli!

    Concordo com tudo, principalmente qdo vc diz que o Barcelona é o time a ser batido.

    Posso estar enganado, é claro, mas acredito que esse time de Iniesta, Messi, Neymar e Suárez vai consolidar sua hegemonia nas próximas temporadas. Penso que ninguém conseguirá impedir que o Barcelona desses monstros conquiste algumas Champions na sequência.

    Nem mesmo os poderosos Bayern e Real Madrid…

    A conferir.

    Um abraço! 😉

  2. Acho que o PSG é, hoje, o maior adversário do Barcelona. A equipe francesa está cada vez mais encorpada e confiante. Sem falar no Ibrahimovic, que está gastando a bola.

  3. Oq falar desse cara…Tupã…um monstro. Esse conhece e mais um pouco. Tudo isso pq já esteve lá e sabe como é a pegada. Parabéns Tupã, análise perfeita e coerente como sempre. Abraços. Tmj sempre.

  4. Excelente análise mesmo!

    Também acho que o Barcelona é o maior favorito, aliás, não tem como negar isso. Mas também o era em todos os anos com o Guardiola, e foi eliminado duas vezes. Até mesmo esse favoritismo pode complicar para ele.

    Mas, em teoria, acho que além do Barcelona, o Bayern, o Real e o PSG têm reais chances de título.

Deixe sua opinião e colabore na discussão