W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

Análise: Dunga erra ao convocar os “chineses” Gil e Renato Augusto. E mais

capa_dunga

Créditos da imagem: estadiovip.com.br

Dunga anunciou os convocados para os duelos contra o Uruguai e Paraguai, ambos pelas Eliminatórias da Copa de 2018. A nova lista, principalmente se considerado o insucesso brasileiro na última Copa América, quando jogadores que atuavam em centros periféricos e de baixa competitividade (como Everton Ribeiro e Diego Tardelli) foram convocados e renderam abaixo do esperado, surpreendeu pela presença de jogadores que estão, hoje, nessa mesma situação (casos de Gil e Renato Augusto), todos no futebol chinês.

A tal da “nova ordem” anunciada por Gilmar Rinaldi na Seleção logo após a eliminação nos pênaltis para o Paraguai, no sentido de que jogadores nessas circunstâncias deixariam de ser convocados, não se confirmou, o que deve ter pego Elias e Lucas Lima (que recusaram propostas milionárias da China muito em razão do “Projeto Seleção Brasileira”) de surpresa.

Embora seja razoável supor que ambos estejam nos planos de Dunga (Lucas Lima foi convocado e Elias só não o foi por estar contundido), eles devem estar pensando se tomaram mesmo a decisão mais correta ao permanecerem no Brasil. Nesse sentido, acredito que a convocação tenha prestado um desserviço para o futebol brasileiro.

E nem o argumento de uma suposta sequência no trabalho do grupo de atletas convence, já que Gil e Renato Augusto definitivamente não formam a espinha dorsal e não possuem uma história no time de Dunga, embora o meia tenha sido testado como titular (tão somente) no último jogo da Seleção, contra o Peru.

Voltando à lista de convocação, as ausências mais comentadas talvez tenham sido as de Jefferson, Thiago Silva, Lucas Moura e Jonas, o que, com todo respeito aos competentes atletas, demonstra que o nível do nosso futebol não anda lá essas coisas.

Jefferson é um bom goleiro, mas que joga em uma equipe (Botafogo) que há muito não é protagonista e sequer tem participado de grandes jogos. Thiago Silva tem muita fama, mas não rende bem com a camisa amarela. Até para preservar a sua imagem, deve mesmo ficar um tempo de fora. Assim como deveria ficar o atrapalhado e taticamente irresponsável David Luiz. Lucas Moura é uma decepção no PSG (sim, é dessa forma que ele é tratado pela imprensa francesa), mas a boa vontade que temos com ele (e com Oscar, outro xodó inexplicável dos brasileiros) impressiona, de tão despropositada que é. Quanto ao Jonas, concordo que ele sim deveria ter sido convocado, até pela carência atual de bons jogadores na sua posição. O centroavante jogou muito bem por Guarani, Santos, Portuguesa e Grêmio (pelo tricolor gaúcho, foi artilheiro do Brasileirão de 2010) e agora tem números – e atuações – que impressionam pelo gigante Benfica, de Portugal.

Quanto a Kaká, nome questionado por constar da lista, será que não seria mais proveitoso convocar o também experiente Nenê, que, além de poder contribuir nesse sentido, de transmitir segurança aos mais jovens, ainda joga em alto nível, estando entre os melhores em atividade aqui no país? Seria até uma forma de “trazer o torcedor” para o lado da equipe.

E o Gabigol? Com a evolução que tem demonstrado no Santos desde a chegada de Dorival Júnior, com a versatilidade que atua em qualquer das posições da linha de frente do time, será que já não poderia pintar na convocação, talvez, no lugar do Hulk, outro que reconhecidamente pouco rende na Seleção? Lembram que o Ronaldo “Fenômeno” foi para a Copa do Mundo de 94 com apenas 17 anos? Pois então. Será que a joia santista também não merecia ser “trabalhada” nessa mesma linha de pensamento?

De maneira que acredito que tratar a Seleção como “Neymar e mais 22” em nada contribui para o ideal de formação de um elenco. Assim como na política e em todos os segmentos, sempre há uma opção melhor do que a outra. E essa preguiça de se “pensar um time”, que percebo até mesmo em alguns colegas da imprensa, só faz prejudicar o crescimento do nosso escrete canarinho, um patrimônio cultural do país.

Ora, se a Seleção Brasileira não tem hoje a melhor geração dos últimos tempos – e não tem mesmo -, ela pode sim, assim como fez em outras oportunidades, montar um time para lutar pelo título na Copa do Mundo de 2018.

Não existe esse abismo que andam pintando por aí.

E segue o jogo.

E você, quais 23 jogadores convocaria para a Seleção Brasileira?
Mais uma vitória na Santa Fé da reconstrução de Tite

Escrito por:

- possui 244 artigos no No Ângulo.

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.


Entre em contato com o Autor

40 respostas para “Análise: Dunga erra ao convocar os “chineses” Gil e Renato Augusto. E mais”

  1. Raphael Rezende, me inspirei nos seus pitacos para escrever essa coluna! hehehe. Abs 😉

    • Discordo das análises sobre os nomes específicos. Os 3 jogadores estão fora por questões extracampo, não por rendimento. E a geração está longe de ser fraca. É melhor individualmente do que o coletivo da seleção indica, inclusive. E sobre Kaká, ou Nenê, nessa primeira convocação do ano faria Mt mais sentido chamar jogadores atuando na Europa, num nível de exigência muito maior pelo próprio momento da temporada. Quem está lá, jogando, está melhor que os daqui, ou os de ligas secundárias que estão começando essa semana. Mas a graça é essa! Futebol sem debate não é tão bom! Rs. Abraço!

    • Raphael Rezende , valeu por prestigiar a coluna! E é isso aí, futebol sem debate não é tão bom! 😉 Abs!

  2. Vembilu disse:

    EXATAMENTE, AGORA É QUE TODO MUNDO NÃO VAI PENSAR DUAS VEZES MAIS E VAZAR PRA CHINA ATRÁS DE GRANA! E IRÁ PRA SELEÇÃO MESMO JOGANDO NUM FUTEBOL SEM TREINOS PUXADOS, ADVERSÁRIOS DE PESO, COMPETIÇÃO ZERO… TSC TSC TSC… LAMENTÁVEL!

  3. Vicente Prado (Coluna do Leitor) Vicente disse:

    Já passou da hora de o Tite assumir a seleção…

  4. Luis Felipe disse:

    Isso mesmo, o elenco do tetra, por exemplo, era bem equiparado com o de hoje…

    Em 94 era só o Romário de fora de série e agora é o Neymar…

    Eles e mais alguns outros grandes jogadores…

  5. Rafael Duff disse:

    Thiago Silva o capitão chorão que mete a mão na bola dentro da área em jogo importante !? Graças a deus está fora né….

  6. Ele mudou muito, cara!
    E hoje não vejo nenhum zagueiro no mundo melhor que ele.
    Aliás, há anos ele vem sendo o melhor.
    Só que as pessoas (assim como você ) só sabem olhar para os erros do cara. Aí é foda mesmo!

  7. Ridículo os cara não joga
    A 1 mês so treinando a
    Viagem da china pro Brasil
    É longa e cansativa, tem
    Outros bons jogadores..
    Jogando bem lucas. No
    PSG pedro geromel no Gremio.. alem de convoca
    O kaka que ninguém sabe
    Esta em forma e jogando..
    Em alto nível o jonas jogando muito bem. no benfica, o luan no Gremio
    Firmino no Liverpool ele
    Só convoca os cara que
    A CBF quer quando vem
    Os fracassos a culpa é só
    Do dunga mais ele também tem sua parcela de culpa..

  8. Erra Sim ao Convocar Gil…

  9. Marcos Novaes disse:

    Nenê é um dos melhores em atividade no Brasil, Kaka ninguém sabe como tá, seleção é momento.
    Jonas vem muito bem, tbm merecia, Gabriel do Santos tbm, fazer o que com Dunga fica complicado, visão limitada, e tbm tem a influência da cbf aí vc torce pra outra seleção tem gente que fica puto.

  10. Do jeito que ta está otimo a seleção não e msm do passado mais e só oque temos

  11. da onde que o Gil e marquinho tao melhor que
    thiago silva.

  12. Silvio Sep disse:

    Chupa. Essa. Juca kifouri Benjamin backi Carlos cereto neto. Ronaldo geovaneli Renata fan. Casa grande…

  13. Helio Silva disse:

    Concordoo… mano esses cara esta jogando um futebol pior que da varzea daqui SP

  14. Selecao e um lixo com esse time ae pode esquecer q nao vai ganhar nda

  15. Gente isso e pq jogava no corintias. La ate os engessados. Tem q ser convocados isso e piada tem cem melhores q aquelas bostas mais são. De clubes q n tem selo de proteção so brasil vergonha

  16. Já teve a prova real disso

  17. Allex Araujo disse:

    Esse Dunga é loko diaba q ele com Gil e Renato Augusto

  18. Allex Araujo disse:

    Procura outro técnico

  19. Bruno Mendes disse:

    Deixa ele se afundar com essa seleção de merda.

  20. Leandro Dias disse:

    Esse dunga e um comédia

  21. Era melhor chamar o Lucas tá vivendo um ótimo momento

  22. Porra…mais nunca acerta também né….Se for convocar que todos querem vão ser escalados 300 jogadores….até o ano passado esses eram os.melhores….Agora porque mudaram de pais não prestam mais??

  23. Ingo Wippel disse:

    Errou grande isso ele devia saber,bola fora,podia mostrar que mercenário que só olha para o dinheiro,olha jogar na China,não é futebol é só dinheiro! Descovoca já!

  24. Isso é só agora, jája eles serão esquecidos por estar jogando em um futebol sem prestígio como o da China, e sem valor nenhum no cenário do futebol. Com menos preparação física e menos esforços estarão fora do ritmo logo logo, e assim serão esquecidos como Diego Tardelli e outros por aí em países sem expressão no futebol. Fora que logo mais logo mesmo vai ter jogador reclamando por falta de pagamento…Isso que futebol Chinês está fazendo é loucura e toda loucura tem fim, ainda vendo que isso não vai mudar nada o futebol na China e que os jogadores chineses não vão se destacar pq eles não tem o dom do futebol e sim outros dom que são dos chineses menos o futebol…fogo de palha acaba e isso não passa disso fogo de palha. Não sou nenhum repórter ou advindo mais o que visível até a mãe Dina acertaria.

  25. Ele convoca Fernandinho e Oscar ,que estão em grandes centros mais não jogam nada .Esta seleção de armandinhos ,qualquer um que for convocado não vai alterar nada. Um bando de jogadores omissos ,que não assumem nada , o Neymar no barcelona , é de uma humildade , na seleção ,cobra escanteio e vai cabecear . O Lucas esta numa ótima fase ele convoca o Oscar que só joga de ladinho.Sinceridade espero que esta baba não se classifique para a próxima copa , vamos passar vergonha novamente. O cara é burro , deveria jogar com três zagueiros já que Marcelo é Daniel Alves em seus times jogam como alas.A bola queima no nosso meio campo esses alas dariam qualidade ao time ,e liberaria o Davi Luis para ser um volante surpresa. Tem que armar o time com as características dos jogadores que tem , mais o cara é uma anta rs

  26. Junioor Vidal disse:

    Tinha que convocar o ganso no lugar do Renato Augusto e tirar Ricardo Oliveira e coloca Jonas tira doulas Costa entra com lucas aí sim até que dava pra torcer haha

  1. […] Leia também: Análise: Dunga erra ao convocar os “chineses” Gil e Renato Augusto. E mais […]

  2. […] – Análise: Dunga erra ao convocar os “chineses” Gil e Renato Augusto. E mais […]


Deixe um comentário

Enquete

Qual o maior técnico brasileiro dos últimos tempos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Colunistas

Emerson FigueiredoEmerson Figueiredo

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Redator, repórter, pauteiro e editor-assistente da editoria de Esportes da Folha. Trabalhou também na Folha da Tarde, Agora São Paulo, BOL, AOL e UOL. Paulistano, acompanha de perto o futebol desde a época em que os camisas 10 dos grandes times paulistas eram Pelé, Rivellino, Gérson/Pedro Rocha, Ademir da Guia e Dicá.

Gustavo FernandesGustavo Fernandes

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, não resiste a um bom debate sobre esportes, desde futebol até curling. São-paulino, é fundador e moderador do Fórum O Mais Querido (FOMQ). Não esperem ufanismos e clichês. Ele torce, mas não distorce.

Jorge FreitasJorge Freitas

“Prata da casa” oriundo da Coluna do Leitor, este internacionalista é tão louco por futebol que tratou do tema até em seu TCC. Mestrando em Análise e Planejamento em Políticas Públicas, neste espaço une o gosto por escrever com a paixão pelo esporte mais popular do mundo.

Fernando PradoFernando Prado

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.

José Maria de AquinoJosé Maria de Aquino

Em seus mais de cinquenta anos de carreira, teve passagem marcante pelos principais veículos de comunicação do país, de todos os tipos de mídia, como Rede Globo, SporTV, Revista Placar, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Portal Terra. Além de um expoente do jornalismo esportivo brasileiro, também é advogado de formação.

Gabriel RosteyGabriel Rostey

Nascido dias após a seleção de Telê encantar o mundo e não levar o caneco na Copa da Espanha, esse paulistano é especialista em política urbana. Com formação em gestão do esporte, também encara apaixonadamente o futebol como fenômeno cultural.

Fernando GaviniFernando Gavini

Jornalista há 19 anos, já cobriu Copa do Mundo, NBA, Nascar, Pan, Mundial de vôlei, Copa do Mundo de ginástica, Libertadores e as principais competições do futebol nacional. Começou no A Gazeta Esportiva, passou pelo site do Milton Neves, Agência Estado, Agora São Paulo, Terra, ESPN e está na TV Gazeta. A trabalho, conheceu 8 países, 18 estados do Brasil e mais de 100 estádios.

Assinatura por e-mail

Arquivos

©2017 No Ângulo - Todos os direitos reservados