Comentários sobre o “Bola de Ouro” Dudu

Créditos da imagem: Fernando Dantas/Gazeta Press

Atacante é o quarto palmeirense a conquistar a honraria

1) Foi merecido.

2) Foi tardio. Explico: já era para Dudu ter conquistado o tradicional prêmio de melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 2016. Naquela oportunidade, Gabriel Jesus -que não fez grande competição e chegou a amargar um jejum de gols na reta final- acabou levando, mais pelo “cartaz” do que por seu desempenho. Moisés também teria sido uma escolha mais justa.

3) Além de Dudu e Jesus, César Sampaio, em 1993, e Djalminha, em 1996, foram os outros palmeirenses que abocanharam a premiação.

4) Repare que Edmundo, Evair e Rivaldo não aparecem na lista. Melhor dizendo: o Animal sim, em 1997, mas com a camisa do Vasco, naquele que foi o grande ano de sua carreira.

5) Em razão do item anterior, considero Dudu o maior (embora não o melhor) jogador da história recente do Palmeiras. Repare que nenhum dos acima listados foi “dono do time” como Dudu tem sido no Alviverde.

6) São Marcos, além de santo, é goleiro, então não entra na disputa.

7) Li e ouvi muitos analistas “cravando” que Dudu não teria chances em um grande clube europeu. Eu não seria tão assertivo. Claro que o nosso futebol doméstico já há algum tempo não pode ser tomado como parâmetro. Mais claro ainda é que Dudu não é nenhum Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar. Mas penso que ele poderia sim compor o elenco de qualquer time da atualidade. Se Douglas Costa e Willian podem…

8) Por fim, defendo a convocação de Dudu por Tite pelo simples motivo de que deveria ser testado, o que não faria mal algum. Pelo contrário, seria, no mínimo, um simpático gesto de reconhecimento que poderia ajudar, ainda que momentaneamente, a limpar a barra do treinador e da Seleção (ambos com imagem desgastada depois da Copa do Mundo). Dudu atingiu um grau de maturidade inédito em sua carreira e tem atuado com uma constância digna de registro.

E segue o jogo.

* “Bola de Ouro” é uma premiação instituída pela Revista Placar em 1973, que premia o melhor jogador do Campeonato Brasileiro da Série A

Um comentário em: “Comentários sobre o “Bola de Ouro” Dudu

Deixe sua opinião e colabore na discussão