E há quem ainda critique Dorival Júnior no Santos?

Créditos da imagem: santosfc

Muito se fala – de maneira justa – de Tite, talvez o maior técnico da história do Corinthians.

No entanto, penso que a intolerância futebolística dos brasileiros para com os “produtos made in Brazil“, especialmente após o vexatório 7×1, é deveras exagerada.

Reparem: há coisas boas acontecendo em nossos gramados. De maneira que Tite não é “o único que se salva”, como muitos gostam de afirmar, embora ele realmente seja, hoje, o exemplo mais bem acabado da nossa capacidade de nos reinventar.

Se os históricos (e um dia muito competentes e vencedores) Luxemburgo e Felipão pararam no tempo – e realmente pararam. No tempo e na China -, nomes como Tite, Levir Culpi e Dorival Júnior dão esperança de um futuro competitivo para o nosso futebol, o mais tradicional do planeta bola.

Esta coluna, aliás, foi inspirada pelo Santos de Dorival, que demonstrou a sua capacidade de leitura tática contra um perigoso (e ainda a ser plenamente decifrado) Osasco Audax, da grata surpresa Fernando Diniz, ao enfrentá-lo com a sabedoria e a maturidade que uma final em dois jogos exige, observando e adequando o seu jogo à forma de atuar do oponente.

O Peixe poderia até ter encaminhado o título caso tivesse aproveitado a sua superioridade na primeira etapa (os normalmente certeiros chutes de Ricardo Oliveira acertaram por duas vezes a trave adversária) e o juiz assinalado um pênalti daqueles indiscutíveis sobre o zagueiro Gustavo Henrique.

Na segunda etapa, um jogo mais equilibrado, com o Audax inaugurando o marcador com Mike e o Santos chegando ao empate com um gol pra lá de oportuno de Ronaldo Mendes, que substituiu o contundido Lucas Lima, no momento em que a equipe de Osasco ia se soltando na partida (aqui um adendo. Depois de meter um golaço no meio de semana pela Copa do Brasil, Ronaldo Mendes foi sabiamente utilizado por Dorival, que teve o feeling e a sensibilidade de colocar um atleta com a confiança em alta em campo. Mexida certeira, pois).

E a partida – limpa, bonita e ofensiva – terminaria assim.

Acredito que o Santos conquiste o título na Vila Belmiro, onde tem se mostrado imbatível pelo Campeonato Paulista (a última derrota aconteceu há mais de cinco anos, para o Palmeiras, por 1×0, gol de Kléber Gladiador), de modo a coroar o trabalho de Dorival Júnior no seu retorno ao clube da Baixada Santista, após vitoriosa passagem em 2010, naquele mágico time de Ganso e Neymar.

Por falar em invencibilidade, Dorival não sabe o que é perder como mandante na Vila desde que reassumiu a equipe, em julho de 2015 (!).

Detalhe que o técnico, tão criticado no ano passado por ter deixado escapar a vaga na Libertadores via Brasileirão e Copa do Brasil, encarou o seguinte cenário por ocasião de seu retorno: a equipe, então órfã de Robinho e na zona de rebaixamento, tinha apenas duas vitórias em 12 jogos, a pior defesa do Campeonato Brasileiro (21 gols sofridos) e vinha de uma sequência de quatro derrotas seguidas (incluindo um 4×1 para o Goiás). E terminaria aquela campanha brigando pelo G4. Mas o São Paulo foi quem se classificou.

Ainda sobre a vaga perdida na Libertadores, só não entendo a culpa de Dorival se foi o presidente Modesto Roma – e não ele – quem alterou as datas das finais contra o Palmeiras (no melhor momento santista na temporada), se Gabigol perdeu um pênalti no primeiro jogo e se o tal Nilson perdeu aquele gol que já entrou para a galeria dos mais imperdíveis da história do clube.

Concordo que o técnico tem uma parcela de responsabilidade por ter escalado o time reserva em momentos questionáveis, poupando equivocadamente os seus titulares. Talvez devesse tê-lo feito apenas com os mais veteranos, como Renato e Ricardo Oliveira. Mas daí a desqualificar um trabalho excepcional de resgate da honra e da qualidade do futebol jogado existe uma grande distância. Ora, o saldo final foi extremamente positivo.

E continua sendo. Já não é de hoje que o Santos é o time mais prazeroso de se assistir no futebol brasileiro.

Dorival Júnior respeita a história e o DNA ofensivo do clube que dirige.

E assim, a cada dia, vai se consolidando como um grande técnico.

Ganhando ou perdendo.

E segue o jogo.

Leia também:

– Afinal, o que queremos para o nosso futebol?

141 comentários em: “E há quem ainda critique Dorival Júnior no Santos?

  1. Apesar da diretoria ter culpa também com as alterações de data, dava pra ter buscado a vaga na libertadores sim e merece crítica por isso. Santos deixou de ganhar muito dinheiro por essa ausência e faltavam poucos jogos pro ano acabar. Que desse mais tempo de férias pro elenco em troca de um esforço maior ou algo do tipo. Priorizar algo que não está garantido abrindo mão de outro que estava mais certo é uma decisão que compromete todo um planejamento.

    1. Boa noite, Bruno! Obrigado pela participação. Bom, uma coisa é criticar (o que todo mundo está sujeito e se o criticado for inteligente até pode crescer com isso), outra é desqualificar todo um trabalho que vem sendo muito bem feito, bem acima das expectativas. Fiz essa coluna motivado por coisas que andei lendo por aí de santistas pedindo a cabeça do treinador, o que considero um absurdo. E essa “antipatia” pelo Dorival vem desde o fim da temporada passada, o que me leva a confirmar aquilo que não é novidade alguma: o torcedor é muito mais paixão do que razão… Que os dirigentes não entrem nessa! 😉 Valeu, um abraço.

    2. Fernando Prado torcedor não tem jeito. Acho que os Corinthianos aparentam ir mais pela razão simplesmente pelo Tite ter transformado a paixão da maioria em razão, no geral sempre vai ser assim, a diretoria pode agir com a razão em manter o cargo do técnico e dar tempo para ele trabalhar mas isso não adianta de nada se outras ações são amadoras e atrapalham o planejamento.

    3. Estou com vcs nessa, Dorival tem que ficar no Santos por muito tempo, é a cara do peixe! O Treinador do Arsenal está lá a mais de duas décadas, não só por títulos e sim por filosofia de jogo, por um futebol mais bonito. O Santos joga bonito e ainda ganha muitos títulos, todo ano disputa finais e da trabalho pra todos adversários, é um orgulho para nós santistas e o Dorival faz esse time jogar bonito. Domingo que vem, que venha mais um título para nós e calando muita gente! Dale peixe 🙂

    4. Cara, se o Dorival fosse técnico do Corinthians com a ajuda extra-campo (arbitragem, renda com uso de dinheiro público – inclusive no patrocínio com a caixa) que tem, o Corinthians iria dominar o cenário sul-americano por vários anos.

      Se você for ver o desempenho do Santos contra o Corinthians, eles só nos venceram 1x. Portanto, se o Santos chegou onde chegou foi graças a ele e o campeonato brasileiro não era garantia, o Santos tinha aquele péssimo aproveitamento fora de casa e todo mundo sabia que o Palmeiras era muito inferior ao Santos, o que aconteceu nessa Copa do Brasil foi uma zebra igual a seleção brasileira de 1982.

      Só pra finalizar, mesmo sem o título eu gostei muito do ano do Santos, dava prazer de ver aquele time jogar em conjunto, prefiro mil vezes ter visto as atuações na Vila Belmiro do ano passado, do que ver o meu time ganhado um Campeonato Brasileiro na base da retranca e do apito, como certas equipes fizeram uns anos atrás.

      Ah, e isso sem falar que fomos roubados contra o Vasco, lembra? No lance do pênalti o Nenê se jogou sem nem ser encostado.



    5. Perder a Copa do Brasil teve uma unica explicação “NILSON”, depois disso ainda tivemos um jogo onde um juiz sem vergonha dá um minuto de acrescimo no segundo tempo encerrando o jogo com uma falta na entrada da area pro Santos não marcada…Dorival Junior simplesmente tirou um jogador do avião para os Estados Unidos pra hoje valer 60 milhões…chamado Zeca

    6. Erros todos nos cometemos, acho tambem q ele errou em poupar ano passado, mais isso nao apaga o incrivel trabalho q ele faz e sempre fez no Santos, um tecnico com a cara do time com mais gols no mundo… foi ele quem nos tirou da zona de rebaixamento e chegar com grande chances de jogar libertadores e ganhar a copa, e isso com um futebol bonito..

    7. Time do Santos e um bom time so q errou em largar o brasileiro ano passado e ficar sem a libertadores mas fora isso execelente trabalho.
      Obs.: Sou Flamenguista, mais reconheco o bom trabalho de Dorival

  2. Ganhando ou perdendo Dorival tem que continuar no Santos, na copa do Brasil só achei que ele ficou devendo em não trabalhar o psicológico dos jogadores, que já foram pra final achando que estaria ganho pelo fato do Palmeiras estar mal, e mesmo assim levamos a partida para os pênaltis, e aí levou quem tava melhor psicologicamente.

  3. Tite? Que Tite?
    Eis aqui, sim, a verdadeira “solução para a seleção”: DORIVAL JÚNIOR! 😉

    1. Na SEP nenhum técnico deu certo vide últimas passagens de Luxa, Felipão, Muricy, Gareca, Marcelo Oliveira, Osvaldo…

    2. NEM GUARDIOLA PRA ARRUMAR O PALMEIRAS COM ESSAS CONTRATAÇÕEZINHAS MAIS OU MENOS QUE O SENHOR ALEXANDRE MATTOS ANDA FAZENDO…

  4. As críticas são válidas, pois ano passado perdemos a Copa do Brasil e a vaga para libertadores por erro em conjunto com a Diretoria. No jogo do Palmeiras ele errou ao tirar um atacante e colocar o Alison e quase novamente perdemos a vaga para as finais. Ontem ele foi bem na estratégia.

  5. Prefiro aguardar um jogo importante do campeonato brasileiro na casa do adversário. Se jogar pra frente e sem medo, prova que mudou para melhor.

  6. IBom pra campeonato estadual, mas na hora do vamos ver treme todo mundo, até o Lucas Lima some na hora q o time tá em apuros, então fica com o paulistinha q pra vcs tá de bom tamanho

  7. Dorival Jr dirigiu o maior Santos que eu já vi jogar . Com Neymar ,Ganso , André ,Marquinhos, Wesley ,Leo e outros . Goleadas absurdas , futebol muleke e bonito de ver e o mais importante, futebol CAMPEÃO que todos sabemos que causou INVEJA aos outros clubes. Nosso técnico merece respeito.

  8. não sabe mexer no time durante o jogo.
    Teve o mérito de lançar alguns jogadores.
    Quase rebaixou o Palmeiras, péssimos trabalhos no Inter, Galo e outros.
    Quase perdeu o paulista para o Santo André.

    1. Eu acho ele ótimo técnico e quero que fique no Santos por muitos anos, Mas ja pode aprender a mexer no time durante o jogo, só mexe depois dos 20 do segundo tempo e mexe errado ainda.

  9. O Dorival deveria ser o Alex Fergunson do Santos, tamanha identificação dele com o clube.

    RENOVA COM ELE, DIRETORIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Eu sou um que critica ele quando chega no jogo decisivo e parece que ele treme quando faz substituição, pois geralmente ele as faz errado, é só ver no jogo contra o Palmeiras, estâvamos ganhando de 2 a 0 e foi só ele querer segurar o jogo quase tomamos a virada dentro de casa, domingo ele trocou o Gabriel que tava dando trabalho pelo Joel que não fez nada por falta de tempo para pegar ritmo, teve sorte de colocar o Ronaldo Mendes e o cara acertar aquele chute, ele é um ótimo técnico só que de vez em quando pisa na bola nas substituições

  11. Esse nasceu pra treinar o Santos, duas passagens espetaculares. Na anterior o Santos era o time mais comentado na mídia, tinha os ingressos mais caros do futebol e ninguém reclamava do preço porque valia apena ver aquele time jogar, hoje, apesar de estar bem distante daquilo, o Santos mostra ser um time diferenciado, limitado mas que tem competitividade. Parabéns Dorival do “Santos” Junior.

  12. Sabemos da competencia dele, mas contra o Palmeiras quase jogou titulo fora, quando acerta vamos aplaudir,quando erra tem ser criticado sim,afinal ele deve muito ao Santos,quando deixou o Santos andou peranbulando com time de seg. Divisao

  13. Ele quase entregou novamente contra o Palmeiras…é péssimo! Lembram contra o Sto André? Estava em quarto no brasileirão e largou perdendo a vaga da libertadores…conseguiu perder a Copa do Br para o time ruim do Palmeiras….nem acabou o Paulista e já fala Q que o Yuri e não sei mais quem do Audax,,, perfeito idiota, tem que exaltar nossos jogadores e não assombra los com novas contratações. Eu odeio esse Dorival…

    1. Nao acho que o empate contra o palmeiras foi culpa dele, primeiro gol falha individual do zagueiro e no segundo o ataque das Pepas não entraram na área, acharam o gol no chuverinho.
      Mostrou que treinou penaltys e se saiu bem.

  14. Esse er um bom treinador quem critica não sabe oque er trabalho..Vamos ser brasileiros perdendo ou ganhando vamos aceitar gente..nois não vivemos só de altos não tbm de baixo degrau então vamos ser profissional tbm….

  15. Tirando o fato em que o Santos tinha 2 possibilidades de estar na libertadores ano passado e ele ter desprezado a 4 vaga e dps time perdeu a copa do Brasil sem jogar absolutamente nada na casa do palmeiras além de ter perdido inúmeras oportunidades na vila ele ótimo técnico

  16. Fernando, o Dorival já provou ser um bom técnico. Acredito que há um caminho para se tornar um ótimo profissional, no nível que precisamos para renovar a tática de nosso futebol. Ainda persiste em peças claramente sem futuro (ex. Nilson na final) e foi extremamente pouco competitivo fora da vila no ultimo ano. Veremos cenas do próximo capítulo, abc

  17. Eu!
    Santista, porém não sou iludido por mídia que trata o Santos bem( elogios ), pra compensar o tremendo descaso que nosso time sofre pela grande maioria dos veículos de mídia.
    Ele já deu o que tinha que dar ao time, não vamos evoluir mais com ele.

  18. O Santos nos últimos seis anos ganhou copa do Brasil, Paulista, Libertadores, recopa sul americana. Essa história de que só ganha Paulista é pra rival chorão que não quer admitir que o Santos é o melhor do estado. #oitavafinal

  19. Temos que apoiar esse técnico mesmo nas horas difíceis pois futebol não vive só de vitoria mas sim de planejamento ,mesmo um grande time como o Barcelona perde e nem por isso deixa de ser grande não perde o seu brilho e Santos está assim depois da chegada de Dorival time se desmancha dinheiro vai e vem mas ele faz com que o time mesmo sem estrelas alguns momentos continua sendo o mesmo Santos de sempre de Pelé de Giovani de Robinho de Neymar de Gabriel pelo DNA do santos pela coerência Dorival sim Santos na vitória ou na derrota Santos sempre Santos…..!!!!!

  20. Sim eu critico sim ele faz umas substituições erradas nas partidas a final quase não veio por pensar como treinador de time pequeno contra o palmeiras nossa sorte e que os caras perderam os pênalti se não era o palmeiras quem estaria na final do paulista ou seja ele não serve pra ser técnico do SANTOS

  21. No meu modo de vista, a responsabilidade de perder a copa do brasil foi toda do Dorival
    Primeiro não venha com essa história que no Brasil se joga quarta e domingo isso é bobagem, desculpa de perdedor, vamos pegar como exemplo campeonato espanhol
    Onde se joga sábado segunda terça quarta e domingo, copa do rei, campeonato espanhol, liga dos campeõese liga Ueda, só não joga os times pequenos que não se classificam
    Quanto ao gol perdido pelo tal de Nilson, horas o cara treinava diariamente então a responsabilidade sim foi do técnico que o colocou para jogar sabendo de suas limitações tanto sabia que logo depois dispensou. Outra coisa o Dorival perdeu sim como mandante para o RBBrasil jogando em São José dos campos por 2x0abracos

  22. Os kra aki falando q ele é retranqueiro qndo tá ganhando, deve ser torcedor modinha, q veio por causa do neymar, é o técnico mas ofensivo q os Santos teve nos últimos tempos, ninguém lembra de Muricy retranca Ramalho ou Oswaldo Oliveira…sem falar q fez um trabalho excepcional com um elenco limitado, se alguém é responsável pela não classificação pra libertadores é a diretoria que não o contratou depois da demissão do técnico anterior ao Marcelo Fernandes e não deu um elenco suficiente para disputar 2 competições simultâneas..Torcedor Modinha não tem meu respeito, aposto q acha o robinho ídolo. Respeitem o kra, pq é uns dos melhores técnicos do Brasil…desafio alguém a falar um técnico de características ofensiva melhor que ele?

  23. Gosto do dorival mas precisa de auxiliar tecnico à altura pois demora pra mexer no time e me da raiva qd tira alguém da frente pra recuar e ainda nao aprendeu qdo adversário mexe bc tem que mexer tambem pois entra descansado minha crítica só essa

  24. Melhor técnico que passou no Santos na última década .
    Trabalha muito bem com a base , o time joga pra frente .
    Claro que ele não é perfeito , ele é um ser humano igual nós .
    Com melhores contratações , duvido que não ganhamos 2 títulos esse ano.
    Dorival Monstro dos monstro a cara do Santos F.C !

  25. ele é fraco na hora da decisão… não sabe jogar com o resultado como dizem os críticos. Tem título que se perde por diferença técnica, tudo bem mas a Copa do Brasil pro Palmeiras foi a treva. Aí está a prova que o Palmeiras é muito fraco, saiu de todas as competições este ano.

  26. Esse Dorival é o cara… Parabéns ao time… Não fez uma partida brilhante, mas foi competente de fazer o resultado que foi necessário, pra ser mais uma vez campeão Paulista… Uma perguntinha… Quem vai ser o vice de 2017? Kkkkkkk…

  27. Hoje ele fez o improvalveu fez o que ninguem imaginava quando lucas lima saiu e entro paulinho deu dible tatico em fernando diniz o santos passo ate joga melhor com paulinho

  28. Perdemos em alguns momentos e ganhamos em outro,não sabemos como ficará no brasileiro mesmo porque parece que Gabriel,Lucas lima e Ricardo oliveira estão de saida,talvez a solução esteja na base dando incentivo e oportunidade a outros prováveis craques.

  29. Ganhou o titulo tdo bem obrigacao.mas nao da para ficar jogando como o corintians time pqueno. Deu sorte .se jogar tdo jogo assim cai n brasileiro. Nai gosto desse tcnico medroso.retranqueiro e marrudo. Na hora q o reporte falou quem manda n vila eo santos ele deu pra tras .tcnico d time d interior

  30. Aos criticos que acham que sabe tudo ! Muitos nunca jogou bola na vida ! Ta ai a respostas pra vcs! Ele levoi o santos a mais um titulo isto é porque vcs falam que não sabe mexer ! Como diz o nosso amigo errar e humano !

  31. Amigo me desculpe ,acho medíocre o futebol praticado no Brasil. Nossos atletas não conseguem dar três passes certos na linha de ataque ,não conseguem passar uma bola de primeira , ajeitam a bola para tocar. Hoje no meio campo não vejo um jogador com leitura de antecipação , nossos técnicos preferem marcadores que não conseguem tocar uma bola em dois metros ,não se deslocam para dar opções .Sinto muito amigo nosso futebol esta sofrível

Deixe sua opinião e colabore na discussão