E se Guerrero voltasse para o Corinthians?

Créditos da imagem: UOL

Em outra oportunidade, escrevi que ser ídolo é um privilégio e uma responsabilidade no futebol.

Sou do tipo romântico – okay, podem me chamar de sonhador -, que gosta de ver os chamados “jogadores-símbolos” atuando por um único clube, representando apenas um escudo durante a carreira.

A não ser os “Neymares” da vida e outros desse calibre, que inevitavelmente acabam ganhando o mundo… Mas mesmo para alguém como Neymar o pensamento vale. Aqui no Brasil, ele só deveria poder jogar no Santos. E ponto final.

Tomando emprestado alguns trechos de textos anteriores de minha autoria, sob o ponto de vista de representatividade, sem qualquer comparação técnica, penso que Guerrero está para o Corinthians (ao lado de Rivelino, Marcelinho Carioca e outros) assim como Pelé, Neymar e Robinho estão para o Santos, Zico e Júnior para o Flamengo e Tostão e Sorín para o Cruzeiro. Na mesma linha, Raí, Rogério Ceni e Lugano para o São Paulo; Roberto Dinamite e Juninho Pernambucano para o Vasco; Ademir da Guia e Marcos para o Palmeiras; Garrincha e Túlio para o Botafogo; Reinaldo para o Atlético e por aí vai.

Os jogadores listados são apenas alguns de um seleto grupo que os torcedores reverenciam e guardam com carinho no seu imaginário. Trata-se, portanto, de um privilégio e uma responsabilidade, considerando-se que, embora totalmente profissionalizado, a razão de ser do futebol é e sempre será a paixão.

Gol histórico contra o Chelsea, em 2012

Gol histórico contra o Chelsea, em 2012

Afinal, o que seria do esporte sem as saudosas memórias de lances inesquecíveis – qual corintiano não enche o peito de orgulho ao lembrar e comentar o gol histórico do título do Mundial de 2012 do Corinthians contra o Chelsea anotado por Guerrero? – e o carinho e a gratidão pelos ídolos?

E paixão se constrói justamente com eles, os “jogadores-símbolos”, que com demonstrações de amor que teimam em resistir ao mercantilismo dos novos tempos, desafiam convenções e recolocam o romantismo no futebol.

Bom, tudo isso para expor que, ao menos para mim, Guerrero não é do Flamengo. E nunca será. É e sempre será do Corinthians, este que, a bem da verdade, aparentemente pouco fez pela sua permanência.

Tentando ser simples sem ser simplista: Guerrero foi mais “saído” do Corinthians do que saiu.

Explico: os problemas financeiros, a fortuna ainda pendente pelo novo estádio, a crise econômica do país, tudo isso e muito mais pode ser utilizado como argumento pela diretoria que comanda o clube, mas a verdade é que o Corinthians não quis Guerrero. E nem lutou por ele.

Responsabilidade financeira? Sem dúvida um bom argumento. Mas será que o peruano não teria potencial comercial para se pagar? Segundo consta, o autor do gol mais importante da história do clube receberia menos pelo novo contrato do que um atleta que acaba de ir para a Inglaterra recebia até “ontem” da equipe de Parque São Jorge. Pois é, Guerrero pagou o pato.

Fred, ídolo do Fluminense, viu o seu time se mobilizar pela sua permanência durante o Brasileirão do ano passado e assim foi. Contrato devidamente renovado. E sem a Unimed!

Ou seja, Guerrero não foi prestigiado. E a última conquista corintiana (já sem o peruano) em nada altera essa análise, pois se o Corinthians de Guerrero conquistou o mundo em 2012, por que não haveria de conquistar (mais uma vez) o Brasil?

Aproveitando o “rapa” da China no elenco de Tite e a má fase do jogador em terras cariocas, não seria uma boa para todos os envolvidos a volta de Guerrero para o Corinthians e, dessa maneira, reparar um erro histórico?

Você, torcedor, aprovaria? Ou prefere se colocar na posição de “fera ferida” e adotar aquele discurso chato e batido de que o “clube é maior do que qualquer jogador”?

E segue o jogo.

216 comentários em: “E se Guerrero voltasse para o Corinthians?

  1. Bem interessante! Eu não tenho opinião formada. Acho que o melhor para todos teria sido a permanência de Guerrero no Corinthians, visto que ele ainda está devendo no Flamengo (apesar dos dois gols contra o Galo).

    Mas hoje acho que a ferida já foi feita, os corintianos teriam menos paciência com ele, e o Flamengo teria que encontrar um substituto para ser “o cara” do time, o que também não é fácil.

    De todo modo, nada que gols – sejam pelo Flamengo ou fossem pelo Corinthians, numa hipotética volta – não resolvessem 😉

    1. Esse timinho que so dispulta carioca nunca foi rebaixado como a merda do corinthians esse timinho e “HEXA” canpeão do brasileirão esse timinho tem a maior torcida do BRASIL E DO MUNDO são 33 milhões de torcedores esse timinho paga o salario que a merda do corinthians não quis paga a “PAOLO GUERRERO” agora me diz qual e o timinho.

    2. Boa boa Dourado De Oliveirakkkkk mitou mlk time de várzea esse framerda catador de lixo corinthiano kkkkk avisa lá q o Mendonza e o crhistian vão ser dispensados se eles num qrem kkkkk sucateiros…

  2. Engraçado vcs falam tanto em jogador mercenario mais adoraria receber uma proposta irrecusavel de salario.ai nem pessaria trocaria de emprego rapido.. alguns jogadore pode ate ser mais generalizar é foda

  3. Agora um poema

    Corinthians sempre viveu de favores
    Ganhou mundial sem libertadores.
    Corinthiano é tudo analfabeto
    E o Corinthians viveu 100 anos sem um teto.
    Mas até que conseguiu um estádio decente,
    Pena que foi com dinheiro da gente.
    Corinthiano diz que tem uma história feliz,
    Mas só ganha jogo com ajuda do juiz.

    1. O cara deve ser palmeirense
      Torcedor daquele time que leva 5 da chapecoense
      Desculpa mais se quis fala de futebol ?
      Aquele time verde perdeu de goleada pró Mirassol…
      Mais se VC é são paulino não fique nervozinho vcs perderam de 6 e o Rogério era só um golerinho
      Se for torcedor do santos
      É um torcedor que vive em prantos
      E o tevez te manda um abraço só pra te lembra daquele esculacho
      Só pra acaba na rima vou te detona pois VC não tem dialeto aqui comigo o papo é reto
      Falou de um time e uma nação
      Então se liga vacilão
      VC é torcedor moda
      Aqui é gavião o barato é foda

    2. palhaçada esses antis ai fica cheio de bla bla bla mas ai pra que ler o guerreiro foi um bom jogador no corinthians sim nem tanto participou do time do corinthians de 2011 que ganho tudo q nois queria mas no flamengo ele ja nao mostrou mt redimento pq falta por um técnico de nome q fais o time ficar bom mas ai eu como corinthiano não gostaria de ver o guerreiro volta não pq ele traio o time por dinheiro e jogadores assim nao merece volta ao clube não e antes de qual quer coisa pra nois corinthianos e corinthianas o corinthians é mt maior que qual quer coisa

    3. Kkkkk fortaleza de onde que é esse time ? Já foi campeão brasileiro? Já ganhou libertadores e mundial ?
      Recopa? Kkkkkkk o cara quer tirar onda com o timão com um time que não ganha nada o amigao vai tentar fazer piada com os torcedores do juazeiro que estão no mesmo nível que o teu quando se trata de futebol.
      Não entra em briga de gente grande não fica queto

    4. Vlad Sousa eu sei sim .. o timizinho da segunda de sao paulo . primeiramente quia o maior ladrao trouce uma mafia para o corinthias forao campeao nakela epoca o certo era vcs cairem.. segunda dependerao de um comedor de traveco e terceiro vcs ja cairao que vergonha. quarto estadio com o dinheiro do governo publico vergonha quinto a band nunca sera a globo.. vcs nunca serao maior torcida mesmo que neto ronaldo etc.. chore timozinho de segunda

    5. Caralho o babaca ai torce pro fortaleza e quer zuar o corinthians meu Deus kkkkkkk nem sabia que existia essa bosta de time ta meio sumido esse timinho ai que vc torce esse lixo ate a portuguesa que ta uma tiriça é melhor que esse lixo de fortaleza ta na 4° divisao essa bosta ai?????kkkkkkkkkkkkkkkkkk otario quando ganharem 6 BRASILEIROS dai pode vir falar bosta pau no cu

  4. Ótima análise, em que pese que na minha opinião não dá pra comparar Rogério Ceni a alguns dos citados, pois ele só jogou por um clube numa época em que era comum jogador beijar diverso escudos de clubes diferentes sempre que se apresentava tentando disfarçar o real motivo de suas respectivas transferências:dinheiro. “Guerreiro pagou o pato” foi demais!!!
    Parabéns ao colunista sempre inteligente e criativo nos interessantes temas que costuma abordar
    abç a todos

  5. Quem era Guerrero antes do Corinthians? Alguém o conhecia? Respondo: não, nunca sequer foi falado. O Corinthians criou o Guerrero e ele deu as costas ao time quando mais se precisava mostrar camisa, coração.

    Estávamos/estamos em uma situação financeira delicada, mas por birra ou apenas mesquinharia, ele cobrava um valor de luvas simplesmente fora dos padrões justamente para não haver renovação. Não é que o Corinthians não quis renovar, ele que quis sair. Pois se quisesse ficar realmente ele entraria em um acordo.

    Falar da besteira que foi feita pelo Pato não justifica outra loucura que seria feita pelo Guerrero. Seja feliz no novo clube e bola para frente. Se o Corinthians criou o Guerrer, pode muito bem criar outro jogador.

  6. Guerreiro nao e o grande jogador , e oportunista c for pra fazer gols ele faz mais como disse ele nao e estrela eo tempo dele no timao passou obrigado por tudo mais passou

  7. Não vira tipo gasta mó dinheiro para contrata de volta ai vai levanta o jogador e ele ira fazer oque fez novamente sair sem deixa o corinthians a direito a nada eu prefiro que o tite de uma oportunidade para a mulecada da base no setor do ataque o time agora ta precisando msm é de um meia e zagueiro que venham para ser titulares

  8. Vamos ter paciência com ele e o primeiro time grande que ele joga aos poucos vai se acertar tem que perguntar a ele se ele quer retroceder a carreira e voltar para jogar em um time pequeno

  9. Não faz e nem fez falta o guerreiro .. tanto que o Corinthians foi campeão brasileiro sem ele .. isso mostra que o clue realmente está acima de qualquer jogador .. e vamos calar a boca de muitos faladores de merda esse ano novamente .

  10. Não .. Eu como corinthiano não aceitaria .. Ele jogava em clube grande campeão do mundo como o Corinthians para ir para um clube mediano como o flamengo … Q agr ele fique lá amargando os fracasos do flamengo … Ele mesmo deu o tiro em seu próprio pé… O Corinthians e maior q td guerreiro e nd perto da erarquia corinthiana……

    1. Mediano este rabo de presidiário seu, cara otario. O mediano aqui tem seis brasileiros, três copas do Brasil, libertadores e mundial, 33 estaduais, e a maior torcida e mais apaixonante do mundo. Se for pra escrever merda, decepa os dedos rebaixados de 2008.

    2. A seis brasileiros quem tem e só Corinthians e são Paulo .. Flamengo e so 5 um e a taça das bolinhas q na VDD e do esport recife q deram pró flamengo .. Copa do brasil quem tem 3 e o Corinthians flamengo e só uma kk e libertadores e mundial do flamengo foi na década de 50 só quem tem 70 anos q lembra . já o do Corinthians foi em 2012 recente TDs viu e comemoro .. E devemos ve q hj a maior torcida não e mais a do flamengo e sim a do Corinthians .. Maior e mais fanática …

    3. Clube mediano mesmo.viuva se zico como o santos viuva de pele.ate que o santos ainda ganha bem mais campeonato que o flamengo.clube grande ganha titulos todos anos ou quase todo ano.nao de de 5 em cinco anos nao.ou mais anos.o corinthians pode ter comecado a ganhar titulos a partir de 90 pra ca.mas que vale e o futuro e o presente e nisso nos estamos muito bem campeao de tudo.e todo ano quase ganhamos algum campeonato.

    4. E isso aí Vanderlei batista .. Vc falo td .. E o futuro e nosso .. AQ e CORINTHIANS e uma erarquia soberana .. Não um passado q se chama zico … Flamengo e zico .. Zico paro não a flamengo … Nem vi o zico joga kkkk viúvas do zico essa foi boa kkkk

    5. Se comparar com Corinthians é mediano sim..um é bi campeão do mundo o outro nao tem mundial..um tem 6 brasileiros outro tem 5 e quer roubar 1 do sport, um tem seu campo com capacidade para 49.000 torcedores sempre enche, é o campeão de media de publico ja faz 6 anos, fora que tem seu proprio estadio, o outro usa o maracanã com capacidade para quase 80 mil e nao lota nem pra 30 so em jogos bem importantes como semi finais ou finais..Flamengo de cu é rola mulambos otarios

  11. Sou mais o Téo, pelo menos ia ter que mostrar a que veio, esse já deixou o nome dele no Corinthians, ele iria relaxar mais que no Flamengo, e o Téo se não perder a cabeça e dar uma de L.Fabiano na bola também joga bem mais que ele, com aquele meio campo do Corinthians até o V.love foi artilheiro

  12. Corinthians hein Relação ao Flamengo ??? Freguês , Eliminado na Libertadores de 1991 , eliminado na libertadores de 2010, vice campeão da copinha 2016 :
    Corinthians até 1990 time Rural ,só ganhava campeonatos Paulistas nenhum título de expressão . Flamengo Já era Tetra campeão brasileiro , Da libertadores e Mundial com time todo formado na Base , Nunca vivemos jejum de 22 anos e comemorar um paulista encima da ponte preta como 1 mundial , Maiores Ídolos do Corinthians ,, Marcelinho carioca Revelado no Flamengo e Rivelino ganhou nada pelo clube hein 10 anos jogando por lá , eles tentam a séculos ser a maior torcida do Brasil , sendo que não são nem a segunda do mundo .
    Torcedores do Flamengo tem hein Todo lugar a do Corinthians e de caravana .
    Agora se gambam de Mundial puta que Pariu demoraram mais de 100 anos Pra ganha algo fora do país . Corinthians e Um time de modinha , com uma grande torcida apenas isso , moda como Chelsea na Inglaterra que não tem glamour do Liverpool e do Manchester .
    Grande torcida a segunda no país como Shalke 04 na Alemanha mais que não vale porra nenhuma e não se compara como Bayer . Único jogador gênio que Corinthians revelou hein 100 anos de história foi Rivelino kkk que brilhou hein outros campos …

    1. Se você fala em últimos vamos falar da série B de 2008? Ops, esse realmente não tenho.. Kkkk gaivotas falam um título que vocês têm que o flamengo não ( lembrando a série B kkkkkkk) flamengo maior torcida do mundo quem disse foi a FIFA que vocês amam tanto

    2. Nos últimos 15 anos o Flamenguinho só ganhou carioca kkk, timão ganhou brasileiro, libertadores, mundial, copa do Brasil, ainda quer discutir. Quem vive de passado…

    3. O flamengo é a maior torcida compartilhada do Brasil, o torcedor do Bahia, torce pró flamengo, o cara torce pró Sport e pro flamengo, kkkk. Corinthiano só torce pró corinthians

    4. E quem ta dizendo isso VC tu rodou Brasil perguntou 1 por 1 ??? Fez pesquisa ??
      Tu e data folha agora ??? E outra futebol e momento cada Time tem sua época e fase Boa depende do ponto de vista de cada fanático .
      Flamengo ganhou ,brasileiro e 2 copas do Brasil , não esqueça não foi só carioca não , como disse tudo e ponto de vista no seu agente vive de passado , no dos outros vocês surgiram agora , Mais a mancha de ter sido rebaixado e na outra ter escapado por causa de 1 Rival nunca se apagaram .

    5. E outra Corinthians e freguês nosso de carteira e Vip e segundo que Título Corinthians tem que o flamengo não tem fala aí ??? Inclusive hein quantidade ??? Tudo e requalque por causa da pesquisa da porra de uma torcida … Não adianta aceita ser a segunda e está bom demais ..

  13. E outra já foram rebaixados pra série B e e só não foram rebaixados no estadual graças a 1 tal grafite a maioria desses que falam merda aí devem nem saber chuta uma Bola e ter ido num estádio .
    Torcedores de play station e NET .. Porra …

  14. “Fera ferida” eh o kct! Esse cara saiu do Corinthians de uma hora pra outra! Num momento ele queria treinar no dia seguinte ele vem feito loko e diz que vai ir pro Flamengo! Eu agradeço por tudo que ele fez no Corinthians, mas ja foi a época dele e nao vai voutar!

  15. Não, ele escolheu trocar o Corinthians, agora é pro resto da carreira.. Sem mágoas, mas ele vacilou, espero ver vários encontros entre ele e o Corinthians. #vaicorinhians

  16. Eu aceitaria sim.claro q ele pisou na bola e tals foi mercenário enfim…mas todo mundo erra e eu axo q ele mereceria uma segunda chance…
    Mas como isso não vai acontecer eu to tranquilo kkk

  17. Eu aceitaria sim por q pelo o Corinthians ele demosntro o seu futebol e provo q sabe jogar em time grande como a do Corinthians pra mim guerreiro como corintiano falando ele sempre vai ser bem vindo no Corinthians meu

  18. Agradeco muito ao Guerrero pela passagem no Corinthians mas depois que saiu acabou, Quando sai do timao faca o favor de nem falar sobre pois tem ums que juram amor e depois criticam caso do proprio Guerrero, entao nao aceitaria nem ele e nem outro jogador que fez algo parecido..

  19. VC quer dizer discurso verdadeiro né?
    “O CLUBE É SEMPRE MAIOR QUE QUALQUER JOGADOR”
    O clube que já teve Sócrates, Basílio, Rivelino, Tevez, etc… Vai se roer por causa de Guerrero??? Faça-me um favor né?!?!

  20. Eu não aceitaria.
    Alem do mais, como vi em um comentário aqui, ele iria relaxar… Deitar e rolar.
    Ia ser outro Pato da vida.

    Mas diga-me, quem era Guerrero antes do Corinthians?
    Ao meu ponto de vista… Ninguem.

  21. Alguns queriam a volta do pato, que nao fez nada demais pelo clube e foi jogar em um rival, porque não aceitariam o guerreiro que é autor do gol mais importante da história do clube

  22. Internacionais
    Mundial Interclubes 1981
    Taça Libertadores da América 1981
    Copa Mercosul 1999
    Copa Ouro Sul-americana 1996 (invicto)

    Nacionais e Interestaduais
    Campeonato Brasileiro (6 títulos) 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009
    Copa do Brasil 1990 (invicto), 2006 e 2013
    Torneio Rio-São Paulo 1940 e 1961
    Copa dos Campeões Regionais 2001
    Copa dos Campeões Mundiais 1997 (invicto)
    Taça dos Campeões Estaduais 1956
    Taça dos Campeões Brasileiros 1992
    Torneio do Povo 1972

    Estaduais
    Campeonato Carioca (33 títulos) 1914, 1915 (invicto) 1920 (invicto), 1921, 1925, 1927,1939, 1942, 1943, 1944, 1953, 1954,1955, 1963, 1965, 1972, 1974, 1978,1979 (invicto), 1979, 1981, 1986, 1991, 1996 (invicto),1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2011 (invicto) e 2014.
    Taça Guanabara (20 títulos) 1970, 1972 (invicto), 1973 (invicto), 1978, 1979, 1980 (invicto),1981, 1982, 1984, 1988, 1989 (invicto), 1995,1996 (invicto), 1999 (invicto), 2001, 2004, 2007, 2008, 2011 (invicto) e 2014.
    Taça Rio (9 títulos) 1978 (invicto), 1983, 1985 (invicto), 1986, 1991 (invicto), 1996 (invicto),2000, 2009 e 2011 (invicto)
    Taça da Capital do Rio de Janeiro 1991 (invicto) e 1993
    Copa Rio 1991 (invicto)
    Torneio Extra do Rio de Janeiro 1934
    Torneio Aberto do Rio de Janeiro 1936 ( Invicto )
    Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro 1943

    Copa Record 2005
    Torneio Início do Campeonato Carioca
    (6 títulos) 1920, 1922, 1946, 1951, 1952, 1959

    Torneios no Exterior:
    Torneio Quadrangular de Lima (Peru): 1952
    Torneio Quadrangular da Argentina: 1953
    Torneio Quadrangular de Israel: 1958
    Torneio Hexagonal do Peru: 1959
    Torneio Octogonal de Verão: 1961
    Torneio Quadrangular da Tunísia: 1962
    Troféu Naranja (Espanha): 1964 – 1986
    Torneio Quadrangular do Equador: 1966
    Torneio Quadrangular de Marrocos: 1968
    Torneio Palma de Mallorca (Espanha): 1978
    Troféu Ramón de Carranza (Espanha): 1979 – 1980
    Troféu Ciudad de Santander (Espanha): 1980
    Copa Punta del Este (Uruguai): 1981
    Torneio Internacional de Nápoles (Itália): 1981
    Torneio Air Gabon (Gabão): 1987
    Torneio Internacional de Angola: 1987
    Copa Kirin (Japão): 1988
    Troféu Colombino (Espanha): 1988
    Torneio de Hamburgo (Alemanha Ocidental): 1989
    Copa Marlboro (Estados Unidos): 1990
    Taça Libertad (Argentina): 1993
    Torneio See’94 (Malásia): 1994

    Outros torneios

    Torneios Internacionais no Brasil
    Torneio Internacional do Rio de Janeiro: 1954 e 1955
    Torneio Internacional do Morumbi: 1957
    Torneio Internacional de Verão: 1970 – 1972
    Torneio Quadrangular Internacional de Goiás: 1975

    Torneios Interestaduais:
    Torneio Triangular de Curitiba: 1953
    Torneio Triangular de Goiás: 1965
    Torneio Quadrangular do Espírito Santo: 1965
    Torneio 320 Anos de Jundiaí (SP): 1975
    Torneio Elmo Serejo (DF): 1976
    Torneio Inauguração do Estádio
    José Fragelli em Cuiabá/MT: 1976
    Torneio Quadrangular de Varginha (MG): 1990
    Torneio Cidade de Brasília: 1997

    Torneios Municipais / Estaduais
    Taça Madame Gaby Coelho Netto: 1916
    Troféu América Fabril: 1919 – 1922

  23. Flamerda é grande so na boca dois comentarista por quer quando o flamerda perde ñ ver um flamerdinha com a camisa do flamerda! Vcs do flamerda são torcedores so quando ganha seus mercenários.

  24. Eu queria ter conhecido o futebol,naquele tempo em que os dirigentes só se importava com o jogador que tinha amor a camisa e ao clube,hoje são um bando de loucos por dinheiro,futebol virou uma coisa mesquinha!O futebol ainda não virou coisa de quinta!Só não perdeu espaço para outro esporte,por conta da midia brasileira que não tem o que mostrar.E quanto ao Guerreiro só lamento,foi pro flamengo,virou vómito pra tratar de filhotes de urubu,que entra pela boca e sai pelo €!!

  25. Nenhum jogador é maior q nenhum clube, alguém lembra de onde veio o guerrero antes do corinthians? Oq ele tinha conquistado? Qto ele ganhava? Safado sem carater no corinthians não se cria fomos campeões brasileiros sem vc guerrero sabe pq? Pq sem Renato Augusto e jadson vc é um jogador comum..

Deixe sua opinião e colabore na discussão