E viva o nosso melhor campeão dos pontos corridos!

Créditos da imagem: Daniel Augusto Jr. / Divulgação Corinthians

Sim, considero que este Corinthians de 2015 é o melhor campeão que já tivemos na “Era dos Pontos Corridos” (desde 2003), desbancando o Cruzeiro de 2003. E não apenas pelo aproveitamento – que, após a partida contra o Vasco, quando confirmou o titulo, baixou para 73,3%, superando os 72,46% daquele Cruzeiro). Mas por ter mantido uma regularidade jamais vista no Brasileirão disputado nessa fórmula, e ter superado duas vezes o adversário direto.

A campanha até aqui é impressionante (23 vitórias, 8 empates e 4 derrotas), mas fica ainda mais assustadora se pensarmos que começou em meio a dúvidas, saídas de atletas, salários, etc. Se formos considerar a partir da nona rodada, são espantosas 19 vitórias, 7 empates e somente 1 derrota (para o Inter, no Beira-Rio, em partida equilibrada), com aproveitamento de 79%.

Ao contrário de outros anos, em que frequentemente os campeões davam a impressão de “não quererem ganhar”, decepcionando na hora “H” e contando com fracassos dos adversários, este Corinthians deixou claro como o título seria dele e de mais ninguém, até fazer o ótimo Atlético Mineiro perder o fôlego e a convicção.

Todo mundo diz isso, mas é verdade: o maior destaque do título é Tite, sem dúvidas. Conseguiu reconstruir a equipe durante a competição, recuperando da perda de jogadores e de moral, e formou um conjunto tão sólido que tem o melhor ataque a melhor defesa da competição, com um saldo maior que o da soma do 2º e 3º colocados (Atlético e Grêmio, respectivamente). Se antes havia a correta crítica de que suas equipes eram pragmáticas e sem inspiração ofensiva (mas nunca defensivas, na minha opinião), agora não tem mais o que se falar de ruim dele. E, pra completar, passou por cima de desfalques (Fágner, Uendel, Bruno Henrique e Luciano) como se nada fossem, fazendo com que “qualquer Edílson ou Guilherme Arana” mantenha o padrão.

Penso que o Corinthians seria especial assim o ano inteiro, não fossem os problemas com atrasos de salários. O time começou o ano encantando, foi merecidamente badalado, até que despencou (só pode ser pela questão salarial), foi eliminado da Libertadores e muita gente passou a querer reescrever a história e a tratar como se o reconhecimento anterior fosse um engano. Não foi. O futebol era realmente de outro nível. Ao logo do Brasileirão, Tite conseguiu ir retomando o padrão, e na reta final, atingir a mesma excelência de antes.

Prevejo que a campanha não será mantida nessas partidas restantes. Já caiu desde a vitória sobre o Atlético Mineiro, que sacramentou o título, na prática. Talvez deixe de ter aproveitamento melhor que o do Cruzeiro de 2003, mas para os campeões o campeonato já acabou, e após manter o foco de maneira inédita no país, é natural um relaxamento. Isso em nada mudaria o fato de ter sido o melhor campeão brasileiro dos pontos corridos até hoje.

274 comentários em: “E viva o nosso melhor campeão dos pontos corridos!

  1. que post merda ein, cruzeiro em 2003 , santos e até o são Paulo em 2008 jogava melhor ou do mesmo nivel desse Corinthians, e não vamos esquecer que antes de o Corinthians virar líder depois daqueles 4 jogos que nem precisa comentários eles jogavam um futebol mediano, depois que virou líder deu prioridade a defesa e surgiram destaques individuais .

    1. melhor campeao em ganhar com ajuda do juiz sim, mais o maior foi o cruzeiro de 2003, e o tri do sao paulo, vem logo depois, esse time ai em anos atras nem libertadores pegava.

    2. Flu? kkkk O timão so n foi campeão porque tava focado no mundial. Sem clubismo,o time de 2012 era melhor q o flu, fluminense tinha um ótimo time sim. São Paulo deixou de ser Sao Paulo a 7 anos. Tu fala de arbitragem pq n sabe da história,em 1990 o sao paulo caiu no paulista,mas cmo fluminense o tapetao n deixo. O unico erro grave foi o penalty q o wendel fez. O resto n iria alterar em bosta nenhuma. O empate do Corinthians com o coxa no 1 turno foi uma vergonha,o cara do coxa tava totalmente empedido. No mas erros tiveram em tds lados. Continuem só reclamando,pois enquanto isso o Corinthians só cresce. 13 Titulos importantes em 25 anos ninguém faz tao facil. Seja torcedor, tu se faz de cego e so da desculpa.

    3. Ae amigão VC é hexa deis de 2008 e de lá PR CA. Vcs ganharo oq amigão. A não ser aqela merda. De sul americana. Aqele meio título kkkk. Para q ta feio. Aqui é Corinthians amigao. Nois não vive de títulos. Nois vive de Corinthians. 6 não estão muito bem PR fala nao engole o choro kkkkk

    4. O São Paulo ganho 3 brasileiro com o Jorge Vagner cruzando bola na aérea amigão o título do fluminense foi uma vergonha em 2012 7 jogo seguido roubado aqui é Corinthians seus anti chora que daqui eu não te ouço tirano o gol impedido do Borges no último jogo em 2008 contra o Goiás e o ingresso da má dona isso nimguem fala né? Ai só fosse o Corinthians meu deus te falo 4 jogo que robaraoo o Corinthians nesse brasileiro mano

    5. Essa criançada de hoje em dia, não sabe realmente nada de futebol. Pontos corridos mlk, time foi o melhor em chave de grupo do paulista e da libertadores, caiu no mata a mata mas teve REGULARIDADE nos jogos, e manteve isso no brasileiro. Chupa esse hexa ae, vlw!

    1. Ô seu besta , tire então esses 9 pontos aí desses jogos que mesmo assim o Corinthians seria campeão
      Chore mais.

    2. Quantos???? Rsrsrs tudo bem com o Corinthians pode, parabéns de boa não vamos discutir por futebol tamo junto, oque seria de nós nesse País cheio de injustiça se não fosse esse tal futebol pra esquecer um pouco, tranquilo é nós…..

  2. Seguinte, concordo com muita coisa nesse texto, porém, uma das quais eu discordo é o relaxamento por parte do elenco por já ter sacramentado o titulo, se voltar na entrevista do tite, depois do jogo contra o Vasco, o nosso querido treinador disse que quer mais, mais que “apenas” o título, mais do que apenas calar a boca de muita gente que dizia que o Corinthians brigaria pra não cair, Adenor disse após o jogo algo como: “Ainda não acabou, queremos a melhor campanha da história”.

    1. Mano 2003 e 2015 é muito diferente. O cruzeiro era um timão espetacular. So que tinha mais de 20 times. E conseqüentemente tinha mais rodadas. Coloca no papel so 38 rodadas primeira e vera quem tem mais pontos.

    2. Esses caras viajam demais, meu Deus, vai ler um pouco mais sobre futebol antes de vir aqui dar vexame! Se esse campeonato tivesse a mesma quantidade de rodadas com certeza estaríamos com muito mais pontos que o Cruzeiro de 2003, mas como é só 38 rodadas, temos que contentar e ser chamado de o melhor dentre os melhores haha #hexanafavela

    1. O cara pensou em me zoar quando viu meu time no face… Kkkkkkk olha o time dele; ganhar vários campeonatos roubados, ganha estádio de político ladrão, compra várias pesquisas para saber se tem mais torcida que o flamengo ( e nunca terá) , só ganhou campeonatos na década de 90…. Diz que é bi mundial… Mas só tem uma libertadores… Kkkkkkk a FIFA diz que a torcida do Corinthians é menor que a do Bangu kkkkkkkkkk

    2. porra amigo você torce pro flamerda e quer argumentar o que? a alegria de vocês é ver o dvd do zico e comemorar estadual que pra mim é dos estaduais mais fracos do Brasil. Fica quetinho vai.kkkkkkkkkk

  3. Ninguém supera o Cruzeiro de 2003. E antes dos pontos corridos os melhores times foram Santos de Pelé, Cruzeiro de Tostão, Grêmio de Renato Gaúcho, Internacional de Falcão, Flamengo de Zico e Palmeiras (Academia e Era Parmalat).

    1. É o corinthians de viola e marcelinho
      e o corinthians de marcelinho e ricardinho.
      E faltou tbm o corinthians de nilmar e tevez.e não pode esquecer tbm o corinthians de renato augusto e jadson kkkk

    1. Era de pontos corridos com 20 times. Em 2003 era mais,q 20. Com isso lógico q terá pontos a mais. O time de 2003 era uma máquina. Ms o Timão tbm ta no mesmo nivel. Superioridade fazer 6a1 no São Paulo so com 3 titular?. Abraço

    2. Claro. Q o cruzeiro na qela epoka. Mostro. Um futebol muito bonito e vistoso. Ms porém. O Alex. Carrego. Eles nas costa. Diferentemente do timão q. Tem um grupo. E q joga bonito. E enche nois Corinthiano de orgulho. E vai coringao. Campeão.

    3. Não vi jogar bonito.
      Se é tudo isso que vocês falam de bonito e blablabla, porque perdeu pro Santos, pro palmeiras e pro guarani do Paraguai? porque só sabe jogar pra 3 pontos.
      Mata mata, toma coro.

    4. O time pode bater todos os recordes mas para os antis nunca o Corinthians vai ser o melhor, tem gente que ainda fala que esse time não merecia ganhar o título. Pode isso?

    5. Laercio Puttiny não fala merda , o corinthians é o time que mais ganhou mata mata nos últimos 20 anos , a saber… se seu time nunca disputa um mata mata , também não será eliminado !!!! O corinthians ganhou muito mata mata , mas também foi elimidado , porque disputou muitos!!!!!

    1. Mano 2003 e 2015 é muito diferente. O cruzeiro era um timão espetacular. So que tinha mais de 20 times. E conseqüentemente tinha mais rodadas. Coloca no papel so 38 rodadas primeira e vera quem tem mais pontos.

  4. Com esse apito amigo até o íbis ganha o brasileiro kkkkkkk nunca foi pênalti pró são Paulo domingo kkkkk aí deram só pra não dizer q o curintia não teve um pênalti contra no campeonato todo kkkkk

  5. os numeros nao mentem…corinthians teve o melhor aproveitamento de todos os campeonatos
    ..recentemente campeao invicto da libertadores encima do boca
    ..sem duvido o maior do brasil nos ultimos anos

  6. Cruzeiro 2003 foi o melhor time, tinha o Santos de Robinho e Diego e o São Paulo do Kaká em alto nível, e ainda por cima eram 46 jogos……. Esse time do Corinthians é mediano, a grande diferença é o Tite. De longe o melhor técnico.

    1. É a verdade…….. o time do Corinthians atual é um time disciplinado ao extremo taticamente, com o melhor técnico, e dois meias muito bons, Jadson e R. Augusto. Já aquele Cruzeiro era muito mais técnico, Alex jogando o fino da bola. Zinho, Aristizabal, Edu Dracena na melhor forma. Não é à toa que conquistou a tríplice coroa.

  7. Tá zoando ne cruzeiro qualquer dos 3 títulos dos pontos corridos foi melhor n teve erros crasso de arbitragem nem um futebol feio como foi cori no primeiro turno bando de doentes bairristas

  8. Se for olhar retrospecto nos pontos corridos a resposta é sim, esse Corinthians que o cruzeiro de dois anos atrás pois ultrapassarmos os 80 pontos sendo recordistas nesta fórmula!

Deixe sua opinião e colabore na discussão