Fla confirma Zé para 2017 e já deve pensar na renovação do elenco

Créditos da imagem: Sportingbet

O “cheirinho de hepta” foi embora e resta ao Flamengo voltar a ganhar nos próximos quatro jogos para se consolidar no G3 e garantir a ida para a fase de grupos da Libertadores sem precisar torcer para o Galo ser campeão da Copa do Brasil. Os próximos confrontos são daqueles considerados “menos difíceis”: contra o América (fora) e Coritiba (casa), além da disputa direta contra o Santos (casa) para fechar o Brasileirão contra o Atlético Paranaense (fora).

Ou seja, o Flamengo irá disputar a nova Libertadores, que será jogada o ano inteiro em 2017. E para disputá-la de verdade, é bom pensar na mudança do elenco desde já. Eduardo Bandeira confirmou a permanência de Zé Ricardo, o que representa um prêmio pelo bom trabalho, apesar da perda de fôlego no fim do ano. Mas as peças com as quais Zé trabalhará no ano que vem precisam ser bastante renovadas. Por posição, listarei quem vai embora, quem deveria ir e quem poderia chegar para o Flamengo, enfim, disputar uma Libertadores de maneira competitiva:

GOL

Paulo Victor é um goleiro valorizado e de bom nível, que não deve aceitar ficar na reserva. Especula-se que o arqueiro pretende sair para desenvolver a carreira. Para o Fla, uma boa economia em salário, e talvez uma boa negociação.

As opções viáveis (e interessantes) para a reserva de Muralha já ventiladas são Elias (Juventude), Gatito Fernandez (Figueirense) e Danilo (Chapecoense).

LATERAIS

Pará e Jorge parecem titulares absolutos, enquanto Rodinei começou bem e é boa opção na direita. Sobra Chiquinho, cujo contrato se encerra e irá embora sem deixar saudades.

Para a vaga dele, o Flamengo certamente precisará de um nome à altura dos outros três. Já foram especulados Renê (Sport) e Diogo Barbosa (Botafogo). Nomes mais caros, como o experiente Adriano (Besiktas), Márcio Azevedo (Shakhtar) e Fábio (Middlesbrough), além de estrangeiros como Casco (River Plate) e Mas (San Lorenzo) também podem ser estudados.

ZAGA

Rever e Rafael Vaz chegaram no meio do campeonato e se firmaram. O capitão pertence ao Inter, mas tem contrato até junho e o Flamengo não deverá hesitar em esticar sua permanência. O reserva Juan, cujo contrato se encerra em dezembro, deverá se aposentar. Donatti poderá ser negociado, mas sua permanência seria boa opção para disputar a Libertadores. É possível que Léo Duarte assuma a “zaga reserva”. Mas a diretoria deveria pensar na contratação de um bom zagueiro para ser titular ao lado de Rever, o que não é simples nem barato. Anderson Martins (Qatar) e Dedé (Cruzeiro) já foram especulados. Alex (sem clube) e Cléber (Hamburgo) podem ser estudados, assim como Leandro Castan (Torino).

MEIO-CAMPO

Na parte defensiva, o contestado Márcio Araújo deve renovar, para infelicidade de boa parte da nação. Com Cuellar e Arão, além da boa promessa Ronaldo, a volância do Flamengo pode ganha mais um nome.

Felipe Melo (Internazionale) é o sonho antigo, cuja negociação é complicada.  Falou-se também em Nilton (Japão). Nomes como Rômulo (Spartak), Lucas Leiva (Liverpool) e Sandro (West Bromwich) também podem ser sondados.

Na frente, Adryan foi, voltou, e não rendeu o esperado, devendo ser negociado. Alan Patrick deverá voltar ao Shakhtar, apesar dos bons serviços prestados, já que é considerado caro. Com Éverton, Éderson, Diego e Mancuello, além do jovem Paquetá, e graças ao esquema com 3 atacantes que Zé Ricardo se apegou, é possível que o rubro-negro não vá atrás de reforços na posição. Caso queira, Montillo e Thiago Neves (ambos sem clube) além de Marlos (Shakhtar) e Conca (China) podem ser consultados.

ATAQUE

O Calcanhar de Aquiles do Mengão são os pontas. Nesse caso, as melhores contratações serão as dispensas. O veterano Sheik não disse a que veio e, com o contrato terminando, não deve renovar. Cirino e Gabriel, que custaram bastante aos cofres do Flamengo, não conseguem engrenar e irritam a torcida. A diretoria deve tentar negociá-los. Fernandinho alternou bons e maus momentos, e poderia permanecer, mas como pertence ao Grêmio e é caro, não deveria ser feito grandes esforços para mantê-lo. Thiago Santos é jovem e poderá ser utilizado ano que vem na posição em jogos menos importantes.

Mas para disputar com chances a Libertadores, é necessário repor. Diego Tardelli (China), Everton Ribeiro (Cruzeiro), Vitinho (Inter) e Bernard (Shakhtar) foram ventilados e trariam um grande upgrade para o time titular.

Já no comando de ataque, Guerrero e Vizeu devem dar conta do recado, junto a Damião, cujo o empréstimo com o Santos termina em julho.

VOLTA DE EMPRÉSTIMOS

Uma dúzia de jogadores devem voltar de empréstimo, mas nada muito animador para a torcida. O goleiro César não teve chances na Ponte e não conseguiu o esperado crescimento. O mesmo acontece com o volante Recife (Tupi), os meias Rodolfo (Oeste) e Jajá (Avaí), os atacantes Igor Sartori (Red Bull), Douglas Baggio (Luverdense), Rafinha (Tailândia), Nixon (América Mineiro) e Thomas (Joinville). Todos devem voltar a serem negociados.

Mais experimentados e com alguns serviços prestados, o ponta Paulinho (Santos) e o volante Luis Antônio (Bahia) não tiveram grandes destaques nessa temporada e suas situações devem ser avaliadas conforme a necessidade do elenco. O lateral-direito Leo (Atlético Paranaense) foi bem e agrada ao clube do Sul, que deve ficar com o jogador que não terá espaço para concorrer com Rodinei e Pará. Mesmo caso do volante Jonas (Dinamo Zagreb), que pode ficar na Europa.

14 comentários em: “Fla confirma Zé para 2017 e já deve pensar na renovação do elenco

  1. Caio Bellandi, considerando a situação financeira do clube e o elenco atual, 2017 parece bem animador para o Flamengo! Além de já ter opções bem interessantes e poder se livrar de alguns jogadores caros, ainda tem boas moedas de troca, como o Marcelo Cirino, por exemplo!

  2. ESSA É A VIDA DO FLAVICE SEM ESTÁDIO . O COITADINHO HOJE EM DIA SÓ PASSA O ANO SENTINDO O CHEIRINHO ENQUANTO O PALMEIRAS MAIOR E MAIS RICO DO BRASIL ESTÁ PRESTES A LEVANTAR A TAÇA DO ÊNEA KKKKKKKKKKKKKK E GANHAR TUDO ANO QUE VEM KKKKKK

    1. Daniel Nascimento SABE NEM CONTAR . É ASSIM 123456789 KKKKKKKKKKKKKK TORCEDOR MULAMBO DE CLUBE PIPOQUEIRO SEM ESTÁDIO , SÉRIE B DO ESTADUAL DE 1933 . FLAVICE 2016 KKKKKKKKKKKK CLUBECO QUE É IGUAL AO ROCK , SÓ FEZ SUCESSO NOS ANOS 80 KKKKKKKKK HOJE NÃO CONSEGUE GANHAR NEM O CARIOQUINHA KKKKKKKKK . PALMEIRAS MAIOR CLUBE DO BRASIL HOJE E UNICO ENEA CAMPEÃO . CHORO É LIVRE .

Deixe sua opinião e colabore na discussão