Geração “abençoada”?

Vi, em janeiro, um levantamento, em uma TV por assinatura, mostrando que Messi (28 anos) e Cristiano Ronaldo (30) estão prestes a chegar à marca, os dois somados, de 1.000 gols.

Pelé completou seu milésimo, sozinho, em novembro de 1969, aos 29 anos. Terminou a carreira com 1.159.

Até aí, tudo bem. Messi e Cristiano são dois ídolos atuais e não é preciso fazer sempre comparações.

O problema foi um jovem comentarista dizer que a atual geração é “abençoada” por poder ver Messi e Cristiano Ronaldo juntos em ação. Aí não dá! Quer dizer que os jovens de hoje são mais sortudos do que os que viram Pelé-Garrincha-Di Stéfano-Puskas (58-62)? Pelé, Beckenbauer-Gerd Muller-Bobby Charlton-Bobby Moore (66-70)? Johan Cruijff-Beckenbauer-Rivelino (74)? Ruud Gullit-VanBasten-Rijkaard-Maradona-Boniek-Platini-Careca (anos 80-90 no Italiano)? Zico-Sócrates-Falcão-Maradona-Rummenigge-Ardilles-Sccirea (Copa de 82)? Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldo Gaúcho, George Best, Tostão, Boniek, Fritz Walter, Pedro Rocha e outros tantos talentos que passaram pela Terra?

Messi e Cristiano Ronaldo são grandes craques, mas não podem ser considerados isoladamente o ponto alto do futebol. Mesmo porque antes havia mais talento na média. A distância entre os grandes craques e os grandes jogadores não era tão espaçada. E havia mais grandes jogadores. Quando eu era criança, os camisa 10 dos times de São Paulo eram monstros: Rivelino, Pelé, Gerson, Pedro Rocha, Lorico, Ademir da Guia, Dicá, Bazzani e por aí vai.

A análise desse jovem e inexperiente comentarista se compara a alguém que disser que viu Schumacher e foi abençoado, ignorando que antes ocorreram pegas entre Senna, Mansell, Piquet, Prost, Emerson, Stewart, Lauda, Hunt, Reutemann, Jim Clark…

100 comentários em: “Geração “abençoada”?

  1. Assino embaixo, Emerson Figueiredo! Como você bem disse, acho que é o contrário, que esta geração é “desprivilegiada” nesse sentido. E não por causa de Messi e Cristiano Ronaldo, mas porque vejo cada vez menos times com um “dono” e, ao mesmo tempo, tudo parece mais hierarquizado.

    Mas o mais triste mesmo para mim é ver o desrespeito com o qual as novas gerações tratam o futebol de antigamente. Quero ver a cada deles quando seus netos fizerem pouco caso das façanhas de seus ídolos de agora…

    1. Maiky Carvalho quem tu viu jogar? O Maradona foi muito melhor que Messi e CR7.. Cara aprende a respeitar a opinião dos outros.. se vc acha o Messi e CR7 os melhores tudo bem…mas respeita quem viu Pelé Garrincha Maradona Cruyff Platini…etc.. .

    2. Dinho Alessandro, tu viu Pelé e Garrincha jogar pra ter essa certeza? Garrincha dava um drible de 10 metros de distancias e os cara levava, Pelé contava gols do exército, me mostra todos os gols dos dois aí? Sera que tem? Já de Messi e Cr7 eu assistir ao vivo!

    3. Rodrigo Neves Cara existe uma coisa chamada história. .tu sabe o q é isso? Vou tentar ser bem claro.. vc viu o Pedro Álvares Cabral descobrir o Brasil? Vc viu o Hitler mandar exterminar seis milhões de judeus? Vc viu o Brasil ser tri campeão do mundo? e por aí vai. .Não ferra…eu não vi eles jogarem mas ouvi depoimentos de quem viu inclusive de pessoas da. minha familia.. eu não vi mas vi Maradona Zidane Ronaldo Romario que estão que estão acima do Messi e na minha opinião Maradona Zidane Ronaldo e Romario jogaram mais que CR7.. modinha é vc que não viu ninguém jogar só viu Messi e CR7 e não tem argumento pra debater.. .cara procura falar com pessoas q viram o futebol desses caras e para de falar bobagem. ..

    4. Messi e Cr7 se limitam aos seus clubes, jogam em um campeonato fraco e reinam em cima disso. Eu vi Ronaldo jogar pelo Barcelona e Real Madrid, Milan e Inter e nesses clubes ser considerado um mito. Qual jogar hoje faz isso?
      Peço desculpa aos meus amigos da geração PlayStation, mais Cr7 e Messi são jogadores de clube e isso não é suficiente pra colocados como “monstros” do futebol.

    5. Dinho Alessandro infelizmente essa geração só entende de PlayStation, tivemos a oportunidade de ver jogadores de verdade. Maradona, Zidanne, Ronaldo, Rivaldo, R10, Figo, Zico, Falcão e por ae vai…

    1. Eu também. ..te garanto q ele ia jogar muito mais pq ele ia ter a preparação do futebol de hj ..e a mente do crioulo está muito acima dos outros mortais jogadores…cara quem viu o Pelé jogar da rizada desse pensamento modinha.. .

      1. No tempo que amarrava cachorro com salsicha. Até eu fazia Gol. Queria ver o Pelé enfrentando uma Alemanha de 2014 pra ver se ele fazia a graça que ele fazia.

    2. Como vai ter todos os lances e gols se nem existia câmera, e igual o companheiro falou pra saber tem que perguntar pra quem viu eles jogarem, mas pegando imagens da copa de 70 não precisa ir atrás de mais nada, os cara ja estavam em final de carreira e davam show sem ter preparo físico sem ter nada de informações dos adversários, pra mim o melhor foi Romário pq eu vi jogar pq o cara fez milagres jogando em times inferior ao Barça o cara falava e dava conta do recado, agora pega Messi e coloca em um time médio o que ele irá fazer? Ou seja pega a seleção delw o que ele deu até agora? Nada

    3. Pode para essa conversa uns 700 gols do Pelé foram nos treinamentos-Paulistao, ou seja, São Bento, Ferroviaria, XV de Jau, de Piracicaba, l. de Limeira e outros, negada Paulistao é jogo oficial mas só tem no Brasil, imagina hoje se existisse regional em Madrid ou Barcelona, os cara ja teriam o dobro do que tem ja hoje.

    4. O cara fala se tivesse regional eles fariam o dobro, mas pergunto eu o espanhol ja não é um regional,? Um campeonato que toda rodada tem um 11 a 0 um 10 a 2 isso não pode ser chamado de nacional imagina o pele jogando pelo Barça de hoje contra esses times fajuto da Espanha ao invés de 1000 faria 2000

    5. Rodolfo Silva ele falou da Ferroviária do São Bento com desprezo, esses times q ele despreza eram muito melhores que os Getafes Levantes Las Palmas e outras porcarias da Liga Espanhola em que o Messi e CR7 acumulam recordes. eu quero ver o Messi ser craque em time comum como foi o Maradona e jogar bem uma copa do mundo, até hj não vi.

  2. Para muitos da época inclusive jogadores como rivellino,afirmam que Garrincha foi muito melhor que Pelé.
    Em 58 o melhor foi Leônidas da Silva,pele era um menino ( ah mas ja foi campeão)

    62 Garrincha carregou a seleção nas costas e mais um título.
    70 foi a copa onde pelé realmente participou,e mesmo assim o que ganhou foi o coletivo e ele não foi o cara da seleção.

    Lendo vários arquivos e tal,só cego não ver que pelé fez a maioria dos gols em times amadores, de operários,até seleção do exército…
    Claro que ele foi acima da média para o seu tempo,mas não acredito que para isso tudo.

    1. palmeiras quase 400 trofeus messi 32 trofeu que compara jogador com time grande e kkkkkkk ate o denilson show tem copa eo messi nem tem copa america si ker kkkkkkkkk

  3. Não entendi a razão do colunista fazer tal crítica ao jovem comentarista que disse que a atual geração é abençoada… Afinal o fato desta geração ser abençoada por ver Messi e CR anula as bençãos das gerações passadas terem visto Pelé e cia??? Além do mais, acredito que existe um excesso de saudosismo nesta coluna, bem como, considero totalmente injusta a comparação das gerações passadas com a atual…não que esta ou aquela seja melhor, mas o futebol atual é taticamente muito diferente e com muito menos espaço para se jogar… Com todo respeito, mas considero a coluna infeliz, do mesmo modo que considero infeliz a opinião do leito que disse que maradona é melhor que Messi…

    1. O Messi fez 91 em um ano mas se for ver sua média não passa dos 60 por ano, nunca vi pele, garrincha ou Platini jogando, mas só o fato de suas conquistas ja os tornam os melhores do mundo, gosto muito do Messi pra mim ele pode ser o melhor de todas as epocas desde que saía do Barça e pegue um time pequeno e o eleve ao topo como segundos os historiadores falam de pele, Maradona caso contrário pra mim só vai ser mais um craque que joga em um time onde qualquer um se daria bem, Neymar se ainda estivesse no santo nunca iria pra final da bola de ouro

  4. Meu pai tem 65 anos e viu toda essa galera jogar… mas nas palavras dele igual o messi ele jamais tinha visto e toda vez que tem jogo do messi ele para tudo pra assistir.

  5. Eu não tiro a razão dos cara preferirem o Messi, estão certíssimo aliás e o jogador que estamos vendo jogar, mas pra mim não é o melhor de todos os tempo pra isso tem que comer muito feijão ainda, nunca ganhou nada pela seleção e ainda jogam em um clube onde estão os melhores do mundo ai meu amigo fica fácil

  6. Tenho apenas 14 anos, (odeio ter nascido nessa época) e sem dúvida nenhuma o melhor q eu vi jogar foi Ronaldinho gaúcho
    Por vídeos e oq comentam, Ademir da guia foi o melhor d todos os tempos pra mim (pelos vídeos q vi)

  7. Acho que o patriotismo está dentro de muitos comentários se Messi não fosse Argentino muita gente mudaria de opinião em relação a ele, porque ele é um jogador fora do comum único

  8. Muito bom, cada um tem sua época, e nos últimos 9 anos só dois, acho que a pobreza de talento hoje em dia, evidencia mais o talento de CR7 e Messi ( dois craques), antigamente a briga era maior

  9. Na minha opinião,eu acho que futebol de antigamente. Era bem mais difícil do que hoje,os cara que jogam futebol hoje tem tudo,fisiologia,bola chuteira ,campo e etc! Antigamente os cara não tinha nada já joguei com bola de capotao aquele trem parecia uma pedra rs,hoje é sem comparação nunca vi o pela,garrincha e outros jogarem a história dizem que era fora de sério,vi maradona,zico,zidane e a geração atual acho que é ruim compar todos são belos jogadores cada um na sua época!

  10. Messi e Cr7 se limitam aos seus respectivos clubes. O tempo passa e aparece algum jogador para tirar o posto de Pelé, foi assim com Maradona e tantos outros. Messi se limita ao Barcelona e não apresenta o mesmo futebol na seleção, ao contrário de Maradona que por onde jogou fez história.

  11. Não sei porque alguém julga Messi na seleção Argentina, o cara arrastou a seleção pra uma final eliminando a seleção holandesa que ganhou da seleção brasileira por três a zero, decidiu quase todos os jogos, enquanto cr sem comentários, só gols de sorte, bola desviada, pênalti, gol de falta “bola desviada”, quando faz um gol vem aquele descarrego de desabafo, de quem não sabe fazer gol, só a sorte e tenho que admitir, tá igual a neymar, tá intocável

Deixe sua opinião e colabore na discussão