W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

Isso é Pep Guardiola – Análise do Bayern contra a Juventus

pg-62-pep-guardiola-1-getty

Créditos da imagem: Portal Terra

1) Se defende no 4-3-3 e ataca no 2-3-5: Vidal sustenta os dois zagueiros, Lahm e Bernat viram os armadores por dentro e Thiago e principalmente Müller afunilam com o trio da frente.

2) Müller é meia ou atacante? Lahm é lateral ou meia? Alaba é zagueiro ou volante? Neuer é goleiro ou líbero? Impossível definir!

3) Marcação e desmarcação! Primeiro gol surge de bola recuperada e enfiada no setor de Evra. Müller lê o lance e vai em cima do francês, o que permite Robben ir até o fundo e centrar para a escorada de Douglas. Quem já estava na segunda bola? Müller!

4) Marcação e desmarcação! Contragolpe com bola recuperada na intermediária defensiva, transição veloz e Müller novamente como ator decisivo. Se move na área para perturbar zagueiros enquanto Robben busca a hora h da finalização fatal.

5) Zagueiros? Dois meio-campistas na função! Kimmich e Alaba qualificam a saída de bola e levam a equipe adiante com Vidal desde atrás. São rápidos, quase nunca vencidos no 1×1 e, se a bola sai limpa de trás, metade do trabalho está feito.

6) Vai faltar força sem zagueiro? Vai. Bayern é vulnerável nas disputas na área e mais suscetível a perder duelos como a do segundo gol da Juventus, que pedem força física. É o preço que se paga, mas o conceito de jogo está acima de tudo.

7) Posse para encontrar espaço. A Juventus não encostou na bola por 4 minutos ininterruptos do primeiro tempo! Foi constantemente acuada nos últimos 35 metros do gramado por DEZ bávaros (na imagem, deu para enquadrar oito). Tudo para achar buracos por dentro, abrir na beirada e chegar com cinco homens na área.

8) Robben e Douglas Costa não param! O jogo pelos flancos se torna mais duro com laterais que avançam pelo centro, mas os pontas marcam muito e avançam sempre com velocidade e intensidades incomuns.

9) Sempre compacto! Jogadores próximos uns dos outros permite as trocas de passes. Se perde a bola, há 10 jogadores por perto para retomar. O processo de jogo é hermético, se completa.

10) Coragem para ousar. Elenco curto para ter todos motivados e integrados significa ser obrigado a recorrer emergencialmente a jovens como Kimmich, que falhou feio e colocou a Juventus no jogo que estava 2-0. Preço que pode se pagar.

 

O dia em que um cartola me convidou para ir às compras
Um negócio da China para Ricardo Oliveira

Escrito por:

- possui 3 artigos no No Ângulo.

Repórter do UOL no Corinthians, colunista da Grande Área e correspondente da Kicker no Brasil. Ex-Olheiros, Terra, Trivela e fanático por futebol desde a base.


Entre em contato com o Autor

3 respostas para “Isso é Pep Guardiola – Análise do Bayern contra a Juventus”

  1. Vembilu disse:

    Sou MUITO fã do Pep! =D

  2. Vicente Prado (Coluna do Leitor) Vicente disse:

    Esse é dos poucos que realmente fazem a diferença! Vale o que cobra!

  3. Excelentes observações, Dassler Marques!

    Eu sou fã do Guardiola! E confesso que tenho muita curiosidade (e uma ponta de torcida) por um novo Bayern x Barcelona! Para mim o time bávaro tem um funcionamento melhor que o catalão (que compensa com as individualidades). Ainda acho que a semifinal do ano passado foi muito circunstancial, com um Bayern todo remendado (muitos desfalques, Robben e Ribery entre eles), e com o Barcelona fazendo 3 x 0, na ida, a partir dos 31 do segundo tempo do que era uma partida equilibrada.


Deixe um comentário

Enquete

Qual o maior técnico brasileiro dos últimos tempos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Colunistas

Emerson FigueiredoEmerson Figueiredo

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Redator, repórter, pauteiro e editor-assistente da editoria de Esportes da Folha. Trabalhou também na Folha da Tarde, Agora São Paulo, BOL, AOL e UOL. Paulistano, acompanha de perto o futebol desde a época em que os camisas 10 dos grandes times paulistas eram Pelé, Rivellino, Gérson/Pedro Rocha, Ademir da Guia e Dicá.

Gustavo FernandesGustavo Fernandes

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, não resiste a um bom debate sobre esportes, desde futebol até curling. São-paulino, é fundador e moderador do Fórum O Mais Querido (FOMQ). Não esperem ufanismos e clichês. Ele torce, mas não distorce.

Jorge FreitasJorge Freitas

“Prata da casa” oriundo da Coluna do Leitor, este internacionalista é tão louco por futebol que tratou do tema até em seu TCC. Mestrando em Análise e Planejamento em Políticas Públicas, neste espaço une o gosto por escrever com a paixão pelo esporte mais popular do mundo.

Fernando PradoFernando Prado

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.

José Maria de AquinoJosé Maria de Aquino

Em seus mais de cinquenta anos de carreira, teve passagem marcante pelos principais veículos de comunicação do país, de todos os tipos de mídia, como Rede Globo, SporTV, Revista Placar, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Portal Terra. Além de um expoente do jornalismo esportivo brasileiro, também é advogado de formação.

Gabriel RosteyGabriel Rostey

Nascido dias após a seleção de Telê encantar o mundo e não levar o caneco na Copa da Espanha, esse paulistano é especialista em política urbana. Com formação em gestão do esporte, também encara apaixonadamente o futebol como fenômeno cultural.

Fernando GaviniFernando Gavini

Jornalista há 19 anos, já cobriu Copa do Mundo, NBA, Nascar, Pan, Mundial de vôlei, Copa do Mundo de ginástica, Libertadores e as principais competições do futebol nacional. Começou no A Gazeta Esportiva, passou pelo site do Milton Neves, Agência Estado, Agora São Paulo, Terra, ESPN e está na TV Gazeta. A trabalho, conheceu 8 países, 18 estados do Brasil e mais de 100 estádios.

Assinatura por e-mail

Arquivos

©2017 No Ângulo - Todos os direitos reservados