Jair ou Renato, quem perder vai sofrer

Créditos da imagem: Fox Sports

Antes exaltados pelo bom futebol de suas equipes, treinadores de Botafogo e Grêmio vivem momento de questionamento

Quem poderia supor que Jair Ventura – treinador que recolocou o Botafogo na trilha do protagonismo – pudesse ser questionado ao término da corrente temporada?

E Renato Gaúcho? Quem diria que o treinador campeão da Copa do Brasil em 2016, maior responsável pelo bom futebol do tricolor gaúcho (para muitos o melhor do País) e que revelou e reafirmou tantos nomes do seu elenco também pudesse estar na berlinda?

Pois é… Embora racionalmente eu pense que tanto um quanto outro mereçam reconhecimento pelo que já fizeram até aqui, independentemente de quem saia vencedor do duelo entre eles, fato é que, ao terem aberto mão do Brasileirão (no caso do Grêmio isso fica ainda mais grave quando vemos a queda vertiginosa do líder Corinthians, o que nos permite imaginar que o time gaúcho poderia estar hoje ocupando referido posto) e sido eliminados da Copa do Brasil, Jair e Renato se colocaram em uma delicada posição: ou vencem a Libertadores, ou terão fracassado na temporada.

Certo ou não, o futebol é assim. Ainda mais quando se dá brecha.

Veja, Jair declarou ser contra a contratação de técnicos estrangeiros e depois de sentir a repercussão negativa voltou atrás. Renato, por seu turno, desdenha de quem estuda teoria no futebol (com o que eu concordo em parte, já que há mesmo muito exagero e modismo nas análises atuais) e talvez tenha sido um tanto presunçoso no modo que encarou a nossa mais relevante competição nacional.

Sinta o drama! Na hora da implacável (e por vezes cruel e oportunista) crítica, meu amigo, tudo entra “no bolo”. Mas não tenha dúvida.

De maneira que o fim de ano promete ser duro para Jair Ventura ou Renato Gaúcho.

Ou para os dois.

E segue o jogo.

Leia também:

– Análise: com feitos relevantes nesta edição, Barcelona de Guayaquil deve dificultar a vida do Santos nas quartas da Libertadores

7 comentários em: “Jair ou Renato, quem perder vai sofrer

  1. Jair não corre risco nenhum: conseguiu resultados com um elenco limitado o ano passado e o manteve este ano, chegou às quartas de final da Libertadores e provavelmente vai levar o Botafogo pra competição continental ano que vem. Já Renato Gaúcho pode ser questionado pela forma debochadade ser, mas na minha visão foi extremamente profissional ao poupar jogadores que não estavam bem fisicamente. Não acho que isso é abrir mão do Brasileiro, mas se não ganhar nada vai ser taxado de perdedor e falador.

  2. O RENATO GAÚCHO ENTENDE DE FUTEBOL E FEZ UMA APOSTA ALTA

    AGORA SE NÃO GANHAR UM CAMPEONATO REALMENTE VAI SER MASSACRADO

  3. Acho que o Botafogo vem tirando leite de pedra desdém o início da temporada, graças ao Jair, pois vejo esse grupo brigar contra o rebaixamento sem ele. Quanto ao Gaúcho, esse sim pode se preocupar em caso de eliminação, pois esnobou o brasileiro. Por sorte, Corinthians está despencando, como o próprio previu, e Santos, Palmeiras e Flamengo tem se apresentado muito instáveis.

  4. Não tem nenhum nome pra substituir o Botafogo a altura de Jair, ele vem fazendo um excelente trabalho com o elenco limitadissimo do Botafogo. Já o Renato vai se arrepender por não ter dado valor ao brasileirão.

  5. Nada haver a opinião sobre o jair, todos sabem que ele tira leite de pedra, que o time do botafoogo é limitado tecnicamente, uma possível eliminação desse botafogo nas quartas de final da libertadores seria um prêmio não um fracasso ao jovem e até então competente técnico.
    A saber que o bota era o penúltimo time postulante à passar de fase pela mídia, esse botafoogo do jair tá fazendo história, se ele sair pro grêmio (que pra mim é o melhor time da libertadores, sou santista ) não será nunca fracasso, colocar esse botafogo nas semifinais da copa do Brasil e nas quartas da libertadores, é digno de uma medalha de honra.

Deixe sua opinião e colabore na discussão