Lágrimas sinceras: o exemplo de Fumagalli

Créditos da imagem: O Imparcial

Jogador de (apenas) boa capacidade técnica, Fernando Fumagalli dribla as próprias limitações e consegue fazer de sua carreira, que tinha tudo para ser medíocre, algo marcante: é ídolo bugrino!

Okay, Fumagalli não foi lá “essas coisas” nos ditos clubes grandes (em que pese a conquista de alguns títulos e algumas boas atuações por Santos, Corinthians e Vasco da Gama).

De modo que o próprio mercado se encarregou de “atirá-lo” para as divisões inferiores do futebol brasileiro.

No entanto, como não admirar um jogador que, em tempos de “futebol moderno” e “profissional”, sempre fez questão de declarar o seu amor ao Guarani e que construiu a sua gloriosa trajetória pelo clube quando ele – o simpático Bugre – vivia o pior momento de sua história?

Pois bem.

Eis que aos 40 anos de idade e prestes a encerrar a carreira, Fumagalli chorou ao saber que a partida do último sábado entre Guarani e CRB pode ter sido a sua última no Brinco de Ouro, já que o atleta enfrenta o Londrina pendurado, amanhã, e corre o risco de ficar fora da despedida bugrina no seu estádio, na próxima sexta-feira, contra o Luverdense. Lágrimas sinceras de quem ama e sabe que é amado.

Fumagalli é um genuíno ídolo do Guarani e os números traduzem a sua importância: com 89 gols, é o quarto colocado na artilharia da história do clube, atrás de Careca (118), Nenê (com mais de 120) e Zuza (com 149 oficiais).

O grupo de jogadores já revelou um pacto interno com o fim de evitar o rebaixamento. Além dos motivos óbvios, os seus companheiros de time não querem manchar a aposentadoria do ídolo que se despede.

Eles todos, confesso, terão a minha torcida.

E segue o jogo.

12 comentários em: “Lágrimas sinceras: o exemplo de Fumagalli

  1. Medíocre seria um pouco pesado…Seria uma carreira média.. Tecnicamente seria menos do que a do Martinez, conseguiu destaque no Palmeiras, mas teria sido um jogador regular, que não explodiu. Porém virando ídolo bugrino, onde se transformava, fez um capítulo a parte.

  2. ESSE MENINO CONSEGUIU ALGO MUITO MAIOR DO QUE A MAIORIA DOS JOGADORES (ALGUNS INCLUSIVE MELHORES DO QUE ELE) CONSEGUE NA CARREIRA.

    PARABÉNS PELA LINDA HISTÓRIA!

  3. Nós tempos atuais isso é uma raridade. Por isso, parabéns pra ele! Sempre tive muita simpatia pelos dois times de Campinas.

  4. Tem merecimento não é craque. mais vamos respeita o atleta parabéns fumagali tem um milhão de pessoas que queriam ter vivido o que tu viveu no mundo da bola

  5. Excelente, Fernando Prado! Você definiu perfeitamente: ao se tornar um ídolo bugrino, ou seja, de um clube muito considerável, de uma grande e rica cidade, que até campeão brasileiro já foi, o Fumagalli mudou de nível e construiu uma trajetória que vai além do mediano! E é justamente esse tipo de conduta que tem faltado para o nosso futebol voltar a ter personagens mais marcantes!

Deixe sua opinião e colabore na discussão