W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

Messi está longe de Pelé

leo-messi-supera-a-pele-con-76-goles-11-noviembre-2012

Créditos da imagem: www.desportoeesport.com

Uma das funções dos colunistas  é provocar a reflexão. E para isso é preciso ser ousado, colocar o dedo na ferida. É isso que pretendo fazer agora.

Minha pergunta é simples: é correto comparar Messi com Pelé?

Para iniciar o debate com vocês,  leitores,  serei direto: não!

Claro que muitos de vocês estarão pensando que sou um doido. Mas vamos analisar.

Pelé começou a jogar aos 16/17 anos. Chegou à Seleção Brasileira rapidamente. Foi o craque da Copa de 1958, campeã do mundo. Sua época foi marcada pela existência de grandes jogadores. Tanto aqui no Brasil como no exterior. Enfrentava Idário e Oreco do Corinthians, Belini,  Zózimo, Fontana,  Bauer, entre outros brasileiros. De fora, o inglês Bobby Moore, o chileno Figueroa, o uruguaio Acheta etc. E ainda assim conseguiu, aos 29 anos e alguns dias, completar a façanha de fazer 1.000 gols. Convenhamos que não foi uma missão comum. Ganhou duas Libertadores e dois mundiais com o Santos – não ganhou mais porque seu time deu prioridade aos rendosos amistosos na Europa. Foram três Copas do Mundo. Sem contar os vários títulos paulistas,  que era o principal torneio da época.

Messi, aos 28 anos,  chegou agora ao gol 500. Não ganhou Copa. Tirando o Real Madrid, o Atlético de Madrid, a fase final da Champions League e a Seleção Argentina,  não tem pela frente adversários do peso. Um desempenho que merece reflexão.

Ser o melhor na época em que brilhavam Di Stéfano, Puskas, Beckenbauer, George Best, entre outros,  não era uma tarefa fácil.

Por isso, apontar Messi ou Cristiano Ronaldo como os melhores da história,  em um momento de escassez de craques, não me parece a avaliação mais correta.

Leia também: Por que Messi não é o Pelé da minha geração

Dunga e David Luiz, Muricy e Wallace: em comum, a teimosia
Elano e a Psicologia no futebol

Escrito por:

- possui 94 artigos no No Ângulo.

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Redator, repórter, pauteiro e editor-assistente da editoria de Esportes da Folha. Trabalhou também na Folha da Tarde, Agora São Paulo, BOL, AOL e UOL. Paulistano, acompanha de perto o futebol desde a época em que os camisas 10 dos grandes times paulistas eram Pelé, Rivellino, Gérson/Pedro Rocha, Ademir da Guia e Dicá.

Entre em contato com o Autor

107 respostas para “Messi está longe de Pelé”

  1. Saudosistas. O ontem pode ser superado pelo hoje.

    • Jorge Eguchi disse:

      Não mesmo meu amigo,acho que até hoje se jogar Pelé em um time e Messi no outro VC vai ver o nível, o Messi nasceu pro futebol,mas o futebol existe por o futebol nasceu pro Pelé jogar,me desculpe ” desfilar pelo tapete verde”

    • RENATO disse:

      ACHO QUE A QUESTÃO É SER REALISTA E NÃO SAUDOSISTA.

  2. pode ser q um dia supere, mas ate hj ninguem chegou perto do REI.

  3. O que muita gente não entende é que essa afirmação não desmerece o Messi, pois o mesmo seria dito de qualquer outro jogador. A questão é que o Pelé é outro nível em relação a todos os demais, e isso é facilmente atestado tanto pelo depoimento praticamente unânime entre todos os que o viram jogar (e que hoje veem o Messi, ao contrário dos que só veem o argentino e arrogantemente insistem em falar sobre o que não viram), quanto pelos números.

  4. Vicente Prado (Coluna do Leitor) Vicente disse:

    Como diria Pepe, Messi pode atê ser o melhor entre os humanos, já que Pelê é de outro planeta! 😀

  5. Duvido que pelé nos tempos do hoje fizesse o q Messi faz cada tem tempo diferentes.

    • Rafael Torres disse:

      Tu jogaste futebol? no tempo do Pele e até a decada de 80, as chuteiras eram de cravos e pesadas, aos uniformes eram de algodão e com o suor pesavam pra caaaa…., eu era adolescente e fazia aos sabados,educaçao fisica num clube de Santos chamado Brasil futebol clube(especialista em atletismo), pois lá foi o berço de Fefis(faculdade de educaçao fisica de Santos) e na primeira turma estavam Pelé, Leão e outrso jogadores na ativa do futebol Paulista, Eu vi o Pele fazer um tiro de 100m(pista pesada de carvao), foi espantoso pra um homem de 30 e poucos anos, somos perguntar o tempo 11,9s, imagine hj, com esse material sob medida com nutricionista e avanços na medicina esportiva, o que ele faria!!!

      • RENATO disse:

        TEM SEMPRE QUE TER ESSES CARAS QUE ACHAM QUE SABEM TUDO FICAR MENOSPREZANDO OS FEITOS DO PELE EM DETRIMENTO DOS QUE ESTÃO NA MÍDIA NO MOMENTO.NÃO SOU DO TEMPO EM QUE O PELE JOGAVA E NEM PRECISA PRA SABER QUE O CARA É INSUPERÁVEL.

    • Rafael Torres disse:

      E eu o vi jogar um pouco, qualquer duvida, baixe o filme Pele eterno e tire suas conclusoes.

  6. Ademir Tadeu disse:

    Não digo que está longe, mas não chegará mais perto. rsss Excelente a coluna!

  7. Quem entende de futebol ,sabe que Pelé é o melhor jogador de todos os tempos.Hoje se fala no ataque do Barcelona como o melhor que o mundo já viu. Se voltarmos no tempo , veremos que o ataque santista de Pelé e companhia , em 5 anos marcou 2092 gols. Se tudo é estatística é só verificar os números do rei. Maradona , Messi , Zidane , Ronaldinho Gaúcho , Ronaldo Fenômeno , Rivelino , Garrincha , Zico , Croif ,todos espetaculares .mais a coroa sem dúvida é do rei o mair de todos Pelé.

  8. Verdade messi ta muito longe de Pelé.
    Adversários do Pelé: francana.xv de jau.Corinthians.Ponte preta.prudentina.Guarani.Santo Amaro.náutico etc.
    Adversários do MESSI: Real Madri.Milan.chelsea.Juventus.livpool.Manchester.Baier de Munique etc.talvez esteja ai as diferenças.a quantidades de gols.O brasileiro como eu sempre achamos ki somos sempre o maior.SERÁ MESMO?

    • Messi. é. Jogador. De. Clube. Nao. Rende. Na. Selecção. Como. Neymar. E. Criatiano. Ronaldo. E. Outros. Craques. Pelé. Ronaldo. Foram. Bons. Nos. Clubes. E na. Selecao. Sem. Falar. Nos. Mais. De. Mil. Gols. Que. Pelé. Fez

    • Neymar nem de clube nem de seleção.no clube é ajudante do MESSI e do Soares.na seleção pipocou nas olimpíadas2 copas Américas1 copa do mundo e ta pipocando nas eliminatórias.grande neymar.preferiu forçar o terceiro amarelo pra passear com os amiguinhos no Guarujá.do que jogar pro Brasil contra o Paraguai.SERÁ ki é bichona ele.E as NEYMAZETES ainda fica pagando o pau pra esse pipoqueiro.mercenário ki roubou o santos.ki pilantra pipoqueiro.sei não viu neymar deve ser boiola viu.esse amiguinhos dorme com ele no mesmo quarto em Barcelona.estranho heim!

    • No campeonato espanhol só tem 3 times. No campeonato paulista, só para ficar por aí, tinham 5 times em condições de vencer o título, todo ano. Nem vou falar dos campeonatos brasileiros que seria covardia.

    • Kkkkkkkk quem falou em espanhol.Milan .inter.Milan da Itália.Manchester.livpool.chelsea Inglaterra.Baier.borusia.Alemanha e no tempo de Pelé dor tinha 2 times.ou ganhava santos ou ganhava Palmeiras.pior ki Espanha.São Paulo e curintia ficaram grandes depois de 1990.É FATO.no Brasil só tinha 3 times.santos de Pelé.Botafogo de garrincha e Palmeiras da academia do Ademir da guia.só ganhava esses 3 times E FATO. Desculpa ai parceiro.

    • Carlos Souza disse:

      Pesquisa Aderico R. Soares e verá …

    • Não.fato.você ki NÃO quer ver.E só olhar as seleções de 1958 e 1962.só tinha jogadores desses 3 times.santos.Palmeiras e Botafogo.

    • RENATO disse:

      TA DESINFORMADO CARA VOCÊ NÃO É NENHUMA CRIANÇA PELO QUE TO VENDO,O PELE NÃO JOGOU SÓ PAULISTA E ENFRENTOU OS MELHORES TIMES DA EUROPA E AMÉRICA DO SUL:MILAN,INTERNACIONALE DE MILÃO,BENFICA,BOCA JRS SENDO CAMPEÃO NA BOMBONERA.O MESSI TAMBEM TODO ANO ENFRENTA:LEVANTE,RAIO VALECANO,VILA REAL,LAS PALMAS,EIBAR,GETAFE,MALAGA,GRANADA ,BETIS KKKKKKKK VOCÊ TA É DE BRINCADEIRA.

  9. O rei nao so foi o melhor de todos os tenpos, como foi tanbem o atleta do seculo, em termos de futebol pele foi inconparavel, so nao aceita isso o tal de maradona e os torcedores docorinhians

  10. O rei marcou so 1220 gols durante sua careira

  11. No meu ponto de vista messi e o maior jogador de futebol dos ultimos tenpos, mesmo sem ganhar copa do mundo

  12. Deilson Dias disse:

    Nem tem comparação igual ao Pelé nunca más choram fãs do argentino quem foi rei jamais perderá a majestade kkkk…

  13. Isaque Reis disse:

    Se Messi está longe quem dirá Cristiano Ronaldo.

  14. É mt complicado esse tipo de comparação,tanto o Pelé,Messi,e o Maradona,segundo fotos e relatos o Pelé,era “anormal”,mas o Messi é um gênio igual ao Maradona,portanto gosto dos 3,independente de quem seja melhor

  15. Edson Frank disse:

    O timo jogador hj e melhor do mundo eleito pela Fifa mas quantos titulos mundiai ele tem,quantos na carreira ele tem sao muito , agora pense comigo e veja,se na epoca que orei jogava tivesse premiacao dada pela FiFa Pele teria uns 15 premios de melhor do mundo e comparacoes penso eu que esta muito distante o Rei ainda e Atleta do Seculo em todos os esportes nao so mo futebol e observem que ele ja parou faz tempo

  16. Odeio saudosismo, é impossível comparar tempos distintos, Pelé tem Copa porque jogava em um time bom, tanto que quando ele machucou a seleção ganhou da mesma maneira, idem no Santos, quando ganharam o mundial sem ele. O futebol mudou demais, eu não vi Pelé jogar, mas pelos vídeos o Messi é infinitamente melhor, só não vê quem não quer.

    • Jorge Eguchi disse:

      Mano eu vi Pelé jogar e ele foi o precursor do que existe hoje de futebol total e depois veio o Johan Cruyff se juntar a lista dos gênios do futebol, o futebol nem existiria se não houvesse Pelé, não sou santista e muito menos gosto do futebol americano,onde ele se aposentou no cosmos um baita time que montaram por lá, mas tudo que vc vê em um jogador de futebol aparecendo como craque pode ter certeza que Pelé fez isso e muito mais e o Messi ainda está abaixo de.muita gente boa de bola,mas sem dúvida nenhuma o Messi merece todo o respeito do mundo

    • Vc esquece que naquele tempo não existia as tecnologias que existem atualmente, com as tecnologias dos dos dias de hj, com campos que parecem uma mesa de sinuca, bolas, chuteiras, fisiologia, nos dias atuais Pelé teria feito mais de 2000 gols.

    • Só mesmo que não viu o Pelé jogar e nem procurou saber o que ele jogava para afirmar tamanha tolice.

    • Carlos Souza disse:

      Como você disse Lucas de Souza você não viu o Pelé jogar …

    • Procurei saber como ele jogava sim, adoro estudar futebol, um exemplo o gol de placa contra o Fluminense que é um dos grandes feitos do Pelé pra mim não chega perto do gol do Messi contra o Bayern ou contra o Bilbao, sei que é difícil respeitar a opinião alheia quando o quesito é futebol, mas na minha opinião Messi é muito mais jogador que o Pelé.

    • RENATO disse:

      NÃO SOU DA ÉPOCA DO PELE,VI OS VIDEOS DO PELE E O FILME PELÉ ETERNO E VC TAMBÉM DEVERIA VER PRA APRENDER ALGUMA COISA KKKK.

    • Pq ninguem pode ser comparado a pelé ????
      Ninguem e intocavel !
      E fanatismo e idolatria cega pensar assim…acho que essa coroa do pelé pode ate ser merecida, mas me atento a algumas brechas e consideracoes!

    • Pelé é o maior de todos os tempos.

  17. Odair Sereia disse:

    Sou m++o Lionel Messi, super craque

  18. Pelé é incomparável

  19. Ronaldo gordo foi melhor qe os dois

  20. Messi sem dúvida é melhor

  21. Jorge Eguchi disse:

    Iiiiiiiiiiiiiiiiiiii começo isso ae ,sempre tem um querendo se comparar ao inigualável e insuperável rei

  22. Pele e ki ta longe pele nao chega nem perto do maradona

  23. Jorge Eguchi disse:

    Simplesmente incomparável, VC pode comparar o Messi com qualquer outro craque ,mas quem viu o rei jogar viu e quem não viu nunca mais verá, ele tinha o dom do futebol,fazia até guerra parar pros guerreiros verem o rei jogar, não é por nada não vi muitos jogadores surgirem e sempre é a mesma coisa , mas não vai surgir um pra tirar a sua coroa, só falta humildade ao rei , porque ele é um filho da pura isso ele é , conheci ele de perto, nada humilde

  24. Jorge Eguchi disse:

    Meu amigo se existe um time que poderia destroçar esses ae da modinha esse time era o santos de Pelé, eu não sou santista , mas o único e verdadeiro bi campeã mundial que conheço é o santos antes o campeonato mundial não era conhecido em uma única partida e o santos jogou com os melhores pra ser campeão e campeão de verdade

  25. Pelé jogava muito no Santos e também na seleção brasileira né mesmo galeras. O meia Messi esta começando agora para chegar ao rei do futebol tem que rala muito

  26. Edson Braz disse:

    Messi nao serve nem para Emcrachar
    A chuteira do PeLe

  27. Lucas de Souza,então vc tem raiva dó seus pais, porque eu tenho saudades dos meus pais e do meu tempo do meu tempo de moleque de jogar bola na rua e outras coisas. Agora eu vi de Pelé adiante vi todos que vcs falam Messi quando títulos por seleção, quantos gols ele já vez pela seleção dele.Ele já foi artilheiro com 58 gols em um campeonato. E vou de falar o Neymar vai tirar ele do trono, o Neymar inventa jogada e ele é só àquilo.

  28. O pessoal vive dizendo que se Pelé jogasse hoje não seria o que é só que esquecem que se Messi fosse de antigamente não seria nem jogador profissional porque não teria nem tratamento para ele se desenvolver como jogador devido á sua estrutura física. Agora jogar hoje é moleza porque se tem toda estrutura para praticar futebol como ótimos campos, bolas leves, chuteiras especiais sob medida, depto. médico, fisioterápia e bolso cheio etc. É tem mais com certeza ele não conseguiria jogar á libertadores dos anos 60 ou 70 ele não ia se criar com á turma daquela época que batia do pescoço para cima.

  29. Aderico R. Soares no tempo de Pelé,O Real Madri tomo de 5 ,o SANTOS foi campeão do mundo em cima do Milan,Juventus tomo de 3 lá na Italia,E Barcelona tomo de 6 .Os outros não entra nesta lista, porque nunca chegava nas finais. E tem outra hoje nunca vão aparecer um time igual do SANTOS de 59 a 70 era uma máquina de jogar futebol. No Brasil tinha times muito melhor do que esses que vc fala.Hoje 1 x0 e goleada. Eu vi um Palmeiras e SANTOS foi 7×6 para o SANTOS, vi São Paulo 6×3 no SANTOS. Cara tem muito, que vi. Pelé como jogador numa vai aparecer agora como homem aí tudo bem.

  30. Zé Miranda disse:

    Com certeza está muito longe de pelé mesmo, mas bem adiante !
    Kkkkkkkkkkkkkk

  31. Juca Godoi disse:

    Comparar o Messi com Pelé é brincadeira

  32. Se Pelé é hors coucors não tem comparaçao.

  33. Dirceu Ortiz disse:

    Pele foi um craque
    Como cidadão nem tanto!

  34. Dirceu Ortiz disse:

    Quem não entendeu pesquise a vida particular dele!

  35. Não se comparam épocas mas o futebol de hoje é mais competitivo que na época do Pelé

  36. Messi nunca vai ser igual pele

  37. Macelo Souza disse:

    Na moral Pelé é passado. O messi sem dúvidas joga melhor. As pessoas só falam em Pelé. Pelé. Mais não querem reconhecer que messi joga muito.

  38. Aelson Ramos disse:

    Quando ele ganha um copo do mundo ai ele jega perto do Ronaldo ganhar a copa com joelho suado e Átilero

  39. Bruno Cássio disse:

    Pra mim messi ja esta no nivel de pele.

  40. Aelson Ramos disse:

    isso e vedade mesmo Ronaldo foi melhor do mundo na Itália inte jogar na Espanha e fácil

  41. Vinícius Nau Vieira disse:

    Messi já superou Pelé faz tempo, tecnicamente nem se fala.. Pelé esteve a frente do seu tempo, mas hoje o futebol é muito mais profissional e praticado no mundo inteiro, nos tempos de Pelé era o principal esporte de meia dúzia de países apenas. Só discutimos isso aqui porque somos brasileiros e sempre existe o orgulho e rivalidade com argentina e tal, mas lá fora nem se discute mais, Messi é o maior e melhor jogador da história do futebol.

  42. Pelé era um jogador COMPLETO, fazia qualquer função dentro de campo e muito bem, Messi é apenas um ótimo meia atacante. Quando vejo Messi jogar me lembro muito do Garrincha, ele tem uma variedade técnica muito reduzida mas a executa com maestria.

  43. Rain disse:

    Have you read Daniel Pink’s book “A Whole New Mind”? It’s so fabulous and I recommend it to everyone who is thinking about these issues. Maybe I should do an interview with him… hm8&mm#m230;Love & hugs,Tara[]

  1. […] algum tempo, escrevi aqui que Messi estava ainda muito longe do talento de Pelé. Justifiquei com as conquistas […]


Deixe um comentário

Enquete

Qual o maior técnico brasileiro dos últimos tempos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Colunistas

Gabriel RosteyGabriel Rostey

Nascido dias após a seleção de Telê encantar o mundo e não levar o caneco na Copa da Espanha, esse paulistano atua e segue aprofundando estudos nas suas principais paixões: futebol e cidades. Especialista em gestão do esporte, como jornalista também encara o futebol como fenômeno cultural.

Emerson FigueiredoEmerson Figueiredo

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Redator, repórter, pauteiro e editor-assistente da editoria de Esportes da Folha. Trabalhou também na Folha da Tarde, Agora São Paulo, BOL, AOL e UOL. Paulistano, acompanha de perto o futebol desde a época em que os camisas 10 dos grandes times paulistas eram Pelé, Rivellino, Gérson/Pedro Rocha, Ademir da Guia e Dicá.

José Maria de AquinoJosé Maria de Aquino

Em seus mais de cinquenta anos de carreira, teve passagem marcante pelos principais veículos de comunicação do país, de todos os tipos de mídia, como Rede Globo, SporTV, Revista Placar, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Portal Terra. Além de um expoente do jornalismo esportivo brasileiro, também é advogado de formação.

Gustavo FernandesGustavo Fernandes

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, não resiste a um bom debate sobre esportes, desde futebol até curling. São-paulino, é fundador e moderador do Fórum O Mais Querido (FOMQ). Não esperem ufanismos e clichês. Ele torce, mas não distorce.

Jorge FreitasJorge Freitas

“Prata da casa” oriundo da Coluna do Leitor, este internacionalista é tão louco por futebol que tratou do tema até em seu TCC. Mestrando em Análise e Planejamento em Políticas Públicas, neste espaço une o gosto por escrever com a paixão pelo esporte mais popular do mundo.

Fernando PradoFernando Prado

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.

Fernando GaviniFernando Gavini

Jornalista há 19 anos, já cobriu Copa do Mundo, NBA, Nascar, Pan, Mundial de vôlei, Copa do Mundo de ginástica, Libertadores e as principais competições do futebol nacional. Começou no A Gazeta Esportiva, passou pelo site do Milton Neves, Agência Estado, Agora São Paulo, Terra, ESPN e está na TV Gazeta. A trabalho, conheceu 8 países, 18 estados do Brasil e mais de 100 estádios.

Assinatura por e-mail

Arquivos

©2017 No Ângulo - Todos os direitos reservados