W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

Movimentação e aplicação tática são marcas do Cruzeiro de Mano Menezes

mano-bob-2431214717

Créditos da imagem: Washington Alves/Light Press

Mano Menezes saiu do país para estudar. Fez cursos da UEFA e se aprofundou no conhecimento tático para melhorar sua concepção e visão sobre futebol. Assumiu um Cruzeiro desmotivado depois da passagem de Vanderlei Luxemburgo, com a missão de reorganizar um time que, mesmo com todas as baixas no início da temporada, parecia promissor com Marcelo Oliveira.

E dentro do possível, conseguiu o objetivo: afastar o time mineiro da zona de rebaixamento. O Cruzeiro chegou aos 41 pontos com a vitória sobre Fluminense, e segue na sua campanha para fugir do parte de baixo. Quarta vitória em nove jogos, com empates contra Grêmio e Atlético-MG – este perdendo pênalti no último minuto. Uma única derrota: para o embalado Flamengo, no Maracanã. Desde então, sete jogos de invencibilidade.

Variação na compactação para duas linhas de quatro. (Montagem - Adriano Motta / Foto - Reprodução SporTV)

Variação na compactação para duas linhas de quatro. (Montagem – Adriano Motta / Foto – Reprodução SporTV)

Mano logo implementou a sistemática de movimentação e objetividade, recuperando o bom futebol de Willian. Reserva com Luxa, artilheiro com Mano: nove gols em sete jogos. O técnico distribui sua equipe no 4-1-4-1/4-3-3 com modelos de jogo semelhantes aos vistos no Barcelona, campeão da Champions, e no Real Madrid, comandado por Ancelotti e Benítez.

Liberdade para Willian e Arrascaeta flutuarem, com os laterais chegando por trás. A trinca de volantes composta por Williams, Henrique e Ariel Cabral, ainda ganha o auxílio de Allano na compactação. Duas linhas de quatro próximas e avançadas. Uma equipe que perde a bola e logo pressiona para roubá-la.

Trabalho que pode dar bons frutos em longo prazo.

Panorama inicial das duas equipes.

Panorama inicial das duas equipes na vitória do Cruzeiro.

Santos x São Paulo – O Santos é favorito, mas...
Entrevista com Paulo Henrique Ganso: "Quero estar na Copa da Rússia"

Escrito por:

- possui 15 artigos no No Ângulo.

Estudante e músico, é apaixonado por futebol nacional e internacional. Residente em Campina Grande, esse paraibano se interessou por tática e padrões de jogo logo aos 13 anos de idade.

Entre em contato com o Autor

Deixe um comentário

Enquete

Qual o maior técnico brasileiro dos últimos tempos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Colunistas

Fernando PradoFernando Prado

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.

Gustavo FernandesGustavo Fernandes

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, não resiste a um bom debate sobre esportes, desde futebol até curling. São-paulino, é fundador e moderador do Fórum O Mais Querido (FOMQ). Não esperem ufanismos e clichês. Ele torce, mas não distorce.

Gabriel RosteyGabriel Rostey

Nascido dias após a seleção de Telê encantar o mundo e não levar o caneco na Copa da Espanha, esse paulistano atua e segue aprofundando estudos nas suas principais paixões: futebol e cidades. Especialista em gestão do esporte, como jornalista também encara o futebol como fenômeno cultural.

José Maria de AquinoJosé Maria de Aquino

Em seus mais de cinquenta anos de carreira, teve passagem marcante pelos principais veículos de comunicação do país, de todos os tipos de mídia, como Rede Globo, SporTV, Revista Placar, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Portal Terra. Além de um expoente do jornalismo esportivo brasileiro, também é advogado de formação.

Jorge FreitasJorge Freitas

“Prata da casa” oriundo da Coluna do Leitor, este internacionalista é tão louco por futebol que tratou do tema até em seu TCC. Mestrando em Análise e Planejamento em Políticas Públicas, neste espaço une o gosto por escrever com a paixão pelo esporte mais popular do mundo.

Emerson FigueiredoEmerson Figueiredo

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Redator, repórter, pauteiro e editor-assistente da editoria de Esportes da Folha. Trabalhou também na Folha da Tarde, Agora São Paulo, BOL, AOL e UOL. Paulistano, acompanha de perto o futebol desde a época em que os camisas 10 dos grandes times paulistas eram Pelé, Rivellino, Gérson/Pedro Rocha, Ademir da Guia e Dicá.

Fernando GaviniFernando Gavini

Jornalista há 19 anos, já cobriu Copa do Mundo, NBA, Nascar, Pan, Mundial de vôlei, Copa do Mundo de ginástica, Libertadores e as principais competições do futebol nacional. Começou no A Gazeta Esportiva, passou pelo site do Milton Neves, Agência Estado, Agora São Paulo, Terra, ESPN e está na TV Gazeta. A trabalho, conheceu 8 países, 18 estados do Brasil e mais de 100 estádios.

Assinatura por e-mail

Arquivos

©2017 No Ângulo - Todos os direitos reservados