O Santos vem sendo tão mimado quanto o Palmeiras perseguido

Créditos da imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Absurdamente subestimado no início da temporada 2015, quando era apontado como um time fraco que poderia futuramente ser rebaixado no Brasileirão (o que provocou a célebre fala do presidente Modesto Roma Júnior, durante coletiva, na qual ele corretamente nomeava os grandes jogadores do elenco e dizia que era para ser campeão, não para cair), o Peixe cursou uma trajetória que o colocou em situação quase oposta já há mais de ano. Campeão paulista no ano passado, penou no começo do Brasileiro ainda sob o comando (e incompreensível insistência da direção) de Marcelo Fernandes, e se reencontrou a partir da chegada de Dorival Junior.

Então o alvinegro praiano subiu como um foguete no Brasileiro, teve grandes atuações, Lucas Lima era merecidamente considerado o melhor jogador do Brasil, Ricardo Oliveira foi o artilheiro do ano e do Campeonato Brasileiro, eliminou o Corinthians (que viria a ser campeão brasileiro com uma campanha memorável) com duas vitórias na Copa do Brasil, goleou o Atlético Mineiro (então postulante ao título) e chegou a ser até apontado como o melhor time do país. Constantemente um leão na Vila (ou Pacaembu) e um gatinho fora, chegou como franco favorito para a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, e dava toda a pinta de que ficaria também com uma das vagas para a Libertadores no Brasileirão. O resultado é o que sabemos: acabou perdendo a taça e ficando sem a vaga no G4 (garantida por um fraco São Paulo).

Neste ano, com o elenco mantido, a expectativa era alta. Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabigol seguiam em destaque e sendo “marrentos”, fazendo provocações no estilo “ousadia e alegria” que tem faltado ao nosso futebol.

Embora tenha vencido uma vez mais o Paulista (o que já virou rotina para o clube), na fase de classificação ficou atrás de um Corinthians em construção após o desmanche que a equipe campeã brasileira sofreu para a China, e que ainda disputava paralelamente a Libertadores.

No Brasileiro, imaginava-se que fosse sentir muito por ter tido uma série de desfalques para a Seleção: primeiro com a Copa América, e depois com as Olimpíadas. Mas, surpreendentemente, o Peixe sobreviveu bem às absurdas “expropriações” durante a competição, tanto que chegou ao G4 na 8ª rodada e fechou a 18ª rodada na liderança.

A opinião pública e os torcedores santistas, em geral, esbanjam confiança e simpatia pelo time. Muitos pensavam que desta vez iriam conquistar um título importante. Sempre muito forte na Vila, neste ano aliava uma boa campanha como visitante. Continuava indo bem em jogos grandes (como quando fez 3 x 0 contra o Galo na Vila) e nos clássicos (perdeu apenas um no ano, contra o Corinthians, no turno, quado estava com a equipe totalmente desfigurada pelos desfalques). Vendeu Gabigol, mas encontrou Vítor Bueno nesse inesgotável celeiro de craques.

Mesmo assim, derrotas inexplicáveis para equipes como América Mineiro, Figueirense e Sport fizeram com que o título se tornasse um sonho distante, por mais que bata os concorrentes diretos. E ainda pior foi a vexatória eliminação na Copa do Brasil para um Internacional reserva e em plena crise.

Mas basta conseguir uma vitória como a do último fim de semana contra o Palmeiras, encerrando a invencibilidade de 15 jogos do líder do campeonato, para que volte a mesma soberba.

No título, fiz o contraponto com o alviverde porque com ele ocorre o exato oposto: enquanto o Peixe parece ser sempre cultuado e visto com bons olhos, não importando o que consiga no final, o Palmeiras sempre precisa andar na linha. Campeão da Copa do Brasil 2015, líder do Brasileirão com uma mão na taça, até outro dia com o melhor ataque e melhor defesa, o Palestra é constantemente contestado e parece sempre ter a provar.

Não preciso dizer o que tem provocado melhores resultados, se a cobrança ou o mimo, preciso?

147 comentários em: “O Santos vem sendo tão mimado quanto o Palmeiras perseguido

  1. Não sei em que mundo, universo ou realidade paralela ocorre tal situação descrita no texto.
    O palmeiras tem melhor elenco, arrecadação com torcida e patrocínio e era apontado como franco favorito para vencer o clássico na vila por grande parte da Impresa. E ainda sim o palmeiras e o perseguido?

    1. Sim, perseguido.
      Veja as falas e artigos de comentaristas. Observe como a imprensa trata o Palmeiras. Depois conclua quem tem razão.

  2. Respeito a opinião, mas falar q o Santos é mimado só pode ser brincadeira né, é o único time grande paulista q não tem apoio de mídia nenhuma, mas enfim, opinião é opinião né!!!

  3. Cara, tenho acompanhado programas esportivos desde o começo do ano e não vejo essa perseguição toda contra o palmeiras, inclusive grande parte da imprensa esportiva já vem colocando o palmeiras com o campeão brasileiro antecipadamente, creio eu que por conta da regularidade da equipe.
    Quanto essa inexistente perseguição para com o time palestrino, creio que esta sendo feita com todos os times postulantes ao titulo atualmente. A critica em relação aos mesmos é por conta do baixo nível do futebol apresentado, das vitórias suadas, da falta de facilidade para vencer, e isso ocorre também com os três times que ainda alimentam pequenas chances de somar mais pontos que o palmeiras e com o sequência ganhar o campeonato.

  4. Muito infeliz nas palavras, muito mesmo! O clube que menos tem espaço na mídia, ninguém fala do Santos meu amigo. Superestimado está sendo esse palmeiras, time que jogou o campeonato inteiro com o chamado Cucabol. Não venceu os jogos importantes e tem se mantido na frente por ter tido méritos em não perder pontos para os times da parte de baixo da tabela. Suas palavras extrapolam e mostram que você, assim como muitos outros, não passa de um torcedor inrrustido

    1. Méritos?
      Chapecoense, Figueirense e Sport roubados na cara dura,contra o Figueira foi pior, dois gols irregulares validados.
      Estas 3 partidas se não houvesse ajuda da arbitragem o Palmeiras não estaria nem 63 pts.

    2. Não venceu jogos importantes ? Ganhou do Corinthians os dois jogos, ganhou do atlético PR que ninguém ganha la na arena da baixada, ganhou do flu os 2 jogos, ganhou de gremio , inter … onde o Santos não teve competência pra ganhar , mimimi dms

    3. Pedro Lucas Ribeiro o peppa… quando chegar a 3 libertadores, 2 mundiais e mais de 12 mil gols marcados você volta pra cá pra comentar! Ah, 51 não vale, 51 é cachaça e o mundo inteiro sabe disso!

    4. João Marcos Figueredo jogos contra os concorrentes diretos. Venceu apenas o Flamengo. Cucabol, time de futebol grotesco, mas que está dando resultado. Ah, só pra saber: será que o Nobre vai querer receber os 200 milhões de reais que ele colocou no clube já no final do ano ou será que ele vai parcelar? Tomara que parcele né!? Seria tão ruim voltar a viver a era pós-parmalat.

    5. Todos nos sabemos disso,um time q poe 13 mil torcedores em uma reta final de campeonato.
      Verdade,3 mundiais mais tem muito ,muito tempo.
      O santo se apequenou,so existem tres grandes em sao paulo e todos sabem disso.
      Ate o sao paulo com menos tempo tem mais historia q o santos.

    6. Pedro Lucas Ribeiro Hahahah. Somos soberanos no estado. Recentemente ganhamos libertadores, brasileiro, copa do brasil. Vocês são demais, podem ostentar o título de piada nacional, que se renova a cada ano. Guarani da capital, nada pode ser menor.

    7. 2 mundial 3 liberta … Cara a vila belmiro q vcs chamam de aquario tem mais historia a vcs … Ate pelé tem mais historia q vcs kkkkkk quem é palmeiras fora do brasil??? Kkkkkk uma simples arvore.

    8. O palmeiras fez 6 pontos contra o corinthians, 6 contra o fluminense, 4 contra o grêmio, 4 contra o flamengo (mesmo com penalti não marcado no primeiro turno e com gol surgindo de lateral que não existiu no segundo), ganhou do inter no beira rio e do atlético paranaense na arena da baixada, mas como perdeu pro santos quando tinha 5 pontos de vantagem para o segundo, o time não ganha jogos importantes. Tá certo.

    9. Pedro Henrique Alves o Santos que merecia esta em primeiro realmente, um time que perdeu pro América MG e pro figueirense em casa, realmente joga o melhor futebol do Brasil e merecia estar em primeiro.

    10. João Marcos Figueredo vejamos: seguindo essa sua lógica, um time que perde pra quem perdeu pra figueirense e pra America-mg não pode estar na liderança. Viu como foi ridículo esse seu argumento?

    11. O santos perde pra times rebaixados e acha que deveria ser campeão? Cara, campeonato de pontos corridos é isso, consistência. O Corinthians ano passado não ganhou nem do próprio Palmeiras nem do Grêmio e foi campeão com méritos

    12. Alexandre Nikolas , o problema é que as pessoas leem as coisas e interpretam da maneira que lhe convém. Em momento algum eu disse q o palmeiras não é merecedor de estar liderando, pelo contrário, eu citei que seu maior mérito foi vencer os jogos onde os outros times que estão disputando o título, tropeçaram.

  5. Entendo suas argumentações, no entanto, dizer que o Santos é mimado, na melhor das hipóteses, é falta de apego aos fatos. Quando o Santos foi mimado? Se não o mais, é um dos mais perseguidos por arbitragens medonhas (vide o jogo do Inter no Sul) e ainda tem que se deparar com a absoluta falta de vontade da imprensa em reconhecer a grandeza do clube (acho que dá pra incluir você). Enfim, tenha sua opinião, mas asseguro que não há como aceitá-la como correta.

  6. Entendo as argumentações do “repórter”, no entanto, dizer que o Santos é mimado, na melhor das hipóteses, é falta de apego aos fatos. Quando o Santos foi mimado? Se não o mais, é um dos mais perseguidos por arbitragens medonhas (vide o jogo do Inter no Sul) e ainda tem que se deparar com a absoluta falta de vontade da imprensa em reconhecer a grandeza do clube (acho que dá pra incluir você). Enfim, tenha sua opinião, mas asseguro que não há como aceitá-la como correta.

    1. Acho que ele quis dizer que os jogadores são mimados ,e eu como Santista tbm acho todo jogo que e pra ser fácil entra com pé mole parece que tem a certeza que vai ganhar quando quiser,acho que foi isso que ele quis dizer

  7. Nossa time mimado ? Cara o santos está numa posição que qualquer um duvidaria vendeu seus 2 atacantes que jogavam pelas pontas e com um time mediano está entre os 3 melhores sem patrocínio master na camisa sem apoio das emissoras de TV é de tirar o chapéu para o que o time está fazendo em campo . Time q a mídia não dá uma moral mais q cala a boca desses mané jogando e estando o campeonato inteiro lá em cima da tabela então não venha com esse papo furado aí pq meu santos tem história e merece muito mais respeito

  8. Mas que texto horrível, primeiro acho que o autor não sabe que a melhor defesa é o santos, segundo a imprensa tá pouco se lixando para o santos, não tem vontade nenhuma de reconhece lo como gigante….o palmeiras tá sofrendo essas perseguições, porque a imprensa prefere da ibope só Corinthians, são Paulo e flamengo… daí eles diminuem virtual conquista do palmeiras pq o Corinthians e o sp tão passando mal no brasileiro…. Fernando Prado vc verificou esse texto?desse rapaz?

  9. quem publicou isso é um profissional ?? tem emprego ??? concerteza é um palmeirense ??? jesus cristo em qualquer outra área ja estaria n olho d rua… q bosta q vc escreveu mané…

  10. Opa, agradei em cheio por aqui! Nada como ser querido 😀

    Pessoal, é evidente que falei do time atual, nesse pouco mais de ano em que o time está badalado. Não falei do clube para que digam que “é o que menos aparece na mídia”, “é o que recebe menos dinheiro da TV” ou coisas do tipo. Inclusive isso está no título, “o Santos VEM SENDO mimado”.

    Enfim, não ataquei o clube e nem xinguei a mãe de ninguém por aqui. Só dei a minha opinião, que em resumo é: essa postura paternalista em relação ao time tem alguma influência no fato de essa equipe – que tem dos melhores jogadores do país e já deu inúmeras provas de força no último ano – não consiga ganhar títulos importantes. Parece que ganha o Paulista e começa a “se achar”, e isso tem sido amparado pela torcida.

    Quero ver o torcedor santista que não ficou irritado com o time pelas decepções no Brasileirão e na Copa do Brasil.

    Já o Palmeiras precisou estar prestes a ganhar o Brasileirão (depois de já ter ganho a Copa do Brasil em 2015) para ser mais respeitado. Se perde um ou dois jogos, já é colocado em xeque. E eu acho que isso tem feito bem para ele, mantendo o time sempre com “a faca nos dentes”.

    Abraços e paz!

    1. Soberbo? Vc disse time soberbo? Mimado? Mimado por quem? É incoerente vc dizer que “basta o time ganhar um jogo importante como o clássico contra o palmeiras para voltar a ser soberbo” já que depois desse jogo o time nem entrou em campo ainda. Vc percebeu essa “soberba” no treino de ontem??? Nada contra a sua parcialidade e eu nem sei se vc é palmeirense, mas esse texto parece ter sido escrito logo após o clássico, e com mágoa. E espero que entenda que não quero ser desrespeitoso. É uma conversa amigável. Conheço o Fernando, temos um amigo em comum e gosto da página de vcs.

    2. Qual quer título que o santo for disputar ele vai ser sempre mimado é favorito , estamos falando de um time mundialmente conhecido , time de pele e Neymar sendo assim seu texto é clichê

    3. O Palmeiras e posto em xeque pelo retrospecto de cavalo Paraguaio no brasileiro, e so vai ganhar esse pela incompetência do atlético MG e do Flamengo. O Santos e tão mimado que não tem nenhum patrocínio master, perdeu seu principal jogador no meio do ano, sofreu com desfalques pra seleção, Tem a menor Folha salarial do G 4, e mesmo assim ta brigando la em cima.

    4. Um grande babaca e uma matéria de merda…
      Um é tri da libertadores , Bi mundial ( de verdade ) e nunca foi rebaixado o outro não tem mundial ja foi rebaixado 2 x e não foi a TERCEIRA pois o primeiro citado provou sua grandeza e o salvou…
      Analisando os fatos quem deve ser mais mimado ???

    5. ???? não fala merda companheiro!!!!! vc parece aquela criança q apronta a mãe coloca de castigo em seguida vc chora, chora e diz q mãe gosta mais do irmão do meu do que ele… hahahahahaa

    6. Pro cara que falou que o Palmeiras vai ser campeão pela incompetência dos outros, vá ver se o palmeiras está sendo inferior aos campeões dos últimos anos. 15 jogos sem perder e o mérito não é do time?

    7. Santos mimado foi duro, ate chegar a doer ler tanta asneira, como pode a página deixar um blogueiro desses com tantas pessoas que entendem de futebol por ai? Cara, nada contra você, mas fazia tempos que não via um texto tão ruim e mentiroso. Clubista.

    8. Valendo-se do fato que trata-se de um material textual totalmente subjetivo, nada mais que isso, nenhum dado ou algo do tipo para confirmar a tese, acho que só convence quem talvez não viva do Brasil. Se no lugar do Santos tivesse escrito “Flamengo”, faria sentido. Achei fraco o texto. As vezes você discorda, mas tem que reconhecer que o ponto de vista tem base e é respeitável. Não é o caso.

  11. Não pode ser sério isso! Santos mimado? Tá de sacanagem? Sempre deixado de lado, sempre subestimado e no final sempre mostramos que somos capazes. Aí vem e escreve isso aí?

  12. Até semana passada nem colocavam o Santos com popossibilidade de título. Agora existe 5%, tratam a gente com um pouco mais de respeito, aí vem o cara e fala que o Santos é mimado.

  13. Meu Deus quem foi o animal que escreveu isso??? Santos mimado???? Bem vi contra o inter aquela expulsao totalmente injusta do lucas lima… O palmeiras perseguido??? O jogo contra o sport e figueira nem foi favorecido nao magina…

  14. Santos mimado . Santos não é nem comentado pela mídia, falou falou e não disse nada. Santos com um elenco escasso vem conseguindo manter um futebol digno. Com falta de recursos financeiros, muitas x o melhor futebol do país nos últimos anos. Pode olhar só resultados , pontuações, mas o santos mantendo um bom futebol pode chegar em títulos, o santos n tem a grana dos outros para imediatismo, Resultados rápidos.

  15. Esse jornalistas clubista ficam putos da vida em ver o santos na parte de cima da tabela , esse cara que escreveu e um palmerense com raiva por levou ferro do santos , chupa seu jornalista clubista de merda

  16. Galera, não vamos esquecer que é livre a liberdade de expressão. Ninguém é obrigado a concordar com o autor do texto, mas ele tem o direito de expor sua opinião e ser respeitado por isso. Quem quiser se reportar na mesma medida, pode criar uma página e escrever seu texto, que leremos com prazer.

    Abraços!

  17. Que bosta de texto de torcedor..
    O Santos vem acumulando títulos nos últimos anos, o Palmeiras é uma lástima no século 21. Quem merece ser mais questionado?

  18. Matéria nada tendenciosa. Santos mimado? Por quem? Palmeiras tem o maior elenco e maior investimento do Brasil, como não quer que tenha pressão?
    Santos é o elenco mais enxuto do g4. A midia só fala do Santos pq eh obrigada.
    Matéria muito tendenciosa!

  19. Você é uma peppa de merda !
    Vai pro inferno seu lixo !
    Devia ser grato, meu Santos salvou seu centenário.
    Clube medíocre, Bi da série B… Vai pro inferno com esse textinho morde e assopra seu. Meu Santos não eh mídia como vc quer fazer parecer não, nunca precisamos seu otario, vai tomar no seu cuh antes que eu me esqueça !

    Filho da puta !

  20. Isso nunca aconteceu com o Santos o Santos é o filho bastardo da Federação Paulista eles nao engole o fato de ser o maior e não ser da capital pra mim essa é a grande verdade e sempre foi na CBF nunca vi see mimado e amparado pela torcida sempre vai ser porque na a um time que a torcida de tanto valor pros meninos da base sempre apóia e abraça o time mais mimado nunca foi e sim muito prejudicado veja só o exemplo de 95 e ainda deram motal para o imoral do seu Márcio Rezende de Freitas virando comentarista da nossa querida rede Clobo e muito mais na tem como concordar com isso mais é sua opinião e eu respeito

  21. Mais entendo como você disse é o time atual e não o clube desculpe mais para os Santistas que sofrem muito coma sujeira do futebol brasileiro é um assunto muito delicado um abraço

  22. Acredito que o Palmeiras tenha sempre algo a provar devido ao duplo rebaixamento e, falta de grandes títulos, como: Brasileiro, Libertadores e Mundial. Não devemos esquecer da diferença de investimentos entre as duas equipes.

  23. Mimado? Um time que nenhuma emissora passa seus jogos tão pouco fala sobre. Palavras do Sormani no fox sports: Torcedor Santista esse programa não fala do Santos e se você assiste é troxa. Isso é ser mimado? Da um tempo

  24. Realmente, li e reli a matéria e infelizmente muito fraca a pegada. Precisa-se entender outros fatores para chegar a essa conclusão de que o Santos é isso ou Palmeiras aquilo.

  25. Sou palmeirense acho que o Palmeiras é perseguido mas não concordo que o santos seja mimado pela mídia, Palmeiras e santos sempre tiveram pouco espaço na mídia que sempre puxam o saco do Corinthians e são Paulo em são Paulo

  26. Blz então vamos por os argumentos na mesa já que o time é mimado . O Santos sempre foi e até hoje é o patinho feio do futebol de São Paulo é porque o Santos e “mimado” vamos fazer um comparativo nos anos 2000 pra cá os times que mais ganharam títulos vamos lá depois comentem em baixo o Santos se não for o primeiro está entre os primeiros e sem receitas astronômicas sem arenas luxuosas é apenas com seus esforços de revelar jogadores da base , certa vez um diretor de comunicações da glóbulos a que detém o monopólio do campeonato disse ” O Santos é o fenômeno do futebol um clube sem torcida sem mídia sem status de mantendo no topo isso para nós é horrível pois não atingimos a massa de torcida ” . Ou seja a imprensa inteira tem que engolir . O intruso dos grandes da capital . Agora o palmeiras nos últimos anos 2 copas do Brasil um paulista 2 rebaixamentos é só está onde está agora devido ao seu mecenas milionário que sanou todas as dívidas , lembrando o Santos já teve seu mecenas como a família Teixeira e não deu certo foram os esforços da base que alavancaram o clube até onde está hoje então quem é mimado pela mídia agora em . Um clube que ganha um campeonato quase todo ano ou outros com imensa torcida que vivem de cotas e super patrocínios .

  27. Vão se foder, mantemos nossa história e tradição jogando BOLA, compare o que recebemos dos meios de comunicação, patrocínio e publicidade… Santos meu amor, é tradição e honraria ao esporte… Não uma empresa de safados como é o Palmeiras ou Corinthians

  28. Falaram que o Santos não é mimado pela mídia, mas todos os dias lambem o saco do Santos na TV (Principalmente do Lucas Lima), no globo esporte todos os dias tem link direto de Santos. EM relação aos jogos que não passam, as emissoras querem os jogos dos times com as maiores torcidas (Santos é o time com a menor torcida de São Paulo), assim tendo a maior audiência.

  29. Desculpe Sr. Gabriel Rostey, não sei qual seu clube de coração, mas não queira colocar em pauta um reação ou atitude referente aos créditos do Santos Fc, essa análise acaba se baseando no padrão do futebol jogado, e não pela qualidade do elenco em si, e vinda de uma mídia sem noção e bairrista. O verdadeiro torcedor Santista sabe muito bem o que temos disputado e os títulos que ultimamente temos obtido, e por esse motivo cobramos com veemência a conquista de um titulo realmente de expressão, o Santos não é mimado, e sim credenciado a títulos onde um elenco enxuto como o nosso não teria condições reais para tal referência. Mas entenda que, mesmo assim estamos sempre disputando em alto nível os possíveis títulos, e o Palmeiras não tem sido perseguido e sim taxado por anos e anos com times medíocres e títulos escassos, levando a ganhar três título nos últimos quinze anos.

    Boa noite!!!

  30. O Palmeiras não joga bem e vence, quando alguém fala isso não está perseguindo……o Santos pipoca na hora decisiva, assim como foi ano passado……mas no desempenho o Santos é melhor, embora o Palmeiras consiga melhores resultados.

  31. Mimado nao seria o termo correto e sim PREJUDICADOS. Essa Diretoria q ai esta,aceita todas as falcatruas impostas pela CBF. Vejam quando convocaram os jogadores para a Selecao principal e Olimpica como o time ficou desfalcado e perdendo diversos pontos. Agora mudam dia e horario dos jogos e temos q engolir isto. Nas transmissoes da TV da para contar nos dedos quando o Santos jogou. Nao reconhecem o time BI-Campeao Mundial e TRI da Libertadores. Onde estamos sendo mimados??

  32. O Guarani da Capital sem um mecenas seria menor que a Portuguesa, só ganhou alguma coisa com Parmalat e Paulo Nobre….Time da Colonia….Já fomos segundo, mas jamais na SEGUNDA. #paz

  33. O problema da mídia esportiva atual é que os “comentaristas” são torcedores fanáticos e hipócritas!

  34. Há muita coisa estranha acontecendo no mundo, mas eu nunca achei que um profissional da imprensa teria a capacidade de sugerir que esta tenha o mais mínimo de simpatia pelo Santos, que é engolido a seco pela mesma desde sempre.

    A gente morre e não vê tudo.

  35. Você inclui as inúmeras vezes q o santos foi prejudicado pela seleção brasileira?? Foram 6 jogadores convocados em 2016(7 agora com a convocação de copete). O dado mais interessante é o fato de Dorival só ter tido em 5 oportunidades no primeiro turno todos os jogadores a disposição. Já o seu querido palmeiras perdeu dois jogadores para a seleção (Gabriel Jesus e mina). E mesmo com convocações, contusões, suspensões e a interferência da arbitragem em algumas partidas, como no caso do jogo contra o internacional. Você ainda acredita mesmo que o santos mimado? A mídia colocou o santos como a quarta força de são Paulo ano passado, e mesmo assim foi campeão paulista e vice da copa do Brasil, já esse ano campeão de novo e por enquanto vice do brasileiro. Agora eu te pergunto, mimo ou mérito de um trabalho bem feito? Pense nisso.

Deixe sua opinião e colabore na discussão