Para que esperar quatro anos se a Olimpíada acontece todo dia?

Créditos da imagem: jornalon.com

Brasileiro só quer saber de futebol!

Esporte olímpico só é lembrado de quatro em quatro anos!

Imprensa brasileira não dá espaço para outros esportes!

As três frases acima são costumeiramente ouvidas ao longo dos quatro anos que separam uma Olimpíada de outra, mas vivemos desta vez um momento diferente. Acabamos de sediar pela primeira vez na história uma edição dos Jogos.

Nunca estivemos tão perto dos heróis olímpicos e dos nossos atletas com desta vez. Vibramos, sofremos e nos encantamos como nunca. E pudemos ver de perto! Ouvi de gente que jamais havia se interessado por esporte que havia se transformado em fã do Thiago Braz, do Isaquias Queiroz, da Flavinha Saraiva, da Rafaela Silva, entre outros tantos brasileiros que brilharam no Rio de Janeiro.

A verdade é que não considero as frases com as quais abri este post mentirosas. Mas para muda-las é preciso que haja também uma mudança de interesse das pessoas. Por que as emissoras de televisão transmitem mais futebol do que as outras modalidades? A resposta é simples: porque dá mais audiência e vende mais. É uma simples relação mercadológica. Qualquer empresa só coloca dinheiro naquilo que dá retorno.

É possível acompanhar quase todas as modalidades seja pela televisão ou mesmo pela internet. A nossa tv fechada costuma passar competições de atletismo, natação, ginástica, judô, handebol, hipismo, surfe, tênis, vôlei, vôlei de praia, entre outros esportes. Mas, evidentemente, o espaço para elas poderia ser maior. Mas tudo depende do interesse do consumidor, do torcedor comum. Quanto mais gente passar a se interessar por estes esportes fora do período olímpico, mais espaços serão abertos para eles.

Com tudo isso em mente, lancei há dois meses o site www.olimpiadatododia.com.br com a intenção de informar tudo sobre o esporte olímpico brasileiro. Para que esperar quatro anos se a Olimpíada acontece todo dia?

4 comentários em: “Para que esperar quatro anos se a Olimpíada acontece todo dia?

  1. Acredito que essa transformação deveria começar nas escolas ,despertando o interesse dos jovens pela prática esportiva. Na adolescência o ser humano é mais competitivo , por que não canalizar essa caracteristica. Os meios de ensino deveriam promover competições entre as mesmos em diversos esportes ,para garimpar talentos que existem sem ter a oportunidade que necessitam. Jovens em idade escolar tende a se mostrar ,chamar a atenção porque não utilizar o esporte para aumentar a autoestima desses meninos e menias. É preciso ter vontade política pra isso , mas um país desenformado é facilmente manipulado.

Deixe sua opinião e colabore na discussão