W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

Pela quinta vez em dez anos, deu Botafogo!

botafogo-levantou-um-replica-da-taca-guanabara-apos-faturar-titulo-nesta-quarta-1428549841844_956x500

Créditos da imagem: Vitor Silva/SSPress / Divulgação

A sofrida vitória da Taça Guanabara pelo Botafogo, na última quarta-feira, representou a quinta conquista do clube nas últimas dez edições da competição. É isso mesmo: desde 2006, o clube da Estrela Solitária tem um aproveitamento muito bom de títulos não só na Taça Guanabara, como também na Taça Rio (cinco conquistas até 2013, já que a partir de 2014 deixou de ser disputada pelos grandes).

Apesar das mudanças impostas pela FERJ, que desconsiderou uma tradição de décadas ao não classificar o campeão diretamente para a final do estadual, não podemos relativizar tanto assim a importância de uma Taça Guanabara. Ainda que antes ela fosse mais importante, sempre vai ter a sua relevância histórica. Além do vencedor ter o direito de jogar por dois empates na semifinal e final, a marca “Taça Guanabara” se confunde com a história do antigo Estado da Guanabara – extinto em 1975 – e do próprio futebol carioca. Sempre foi um troféu desejado por todos os clubes.

O título em si serve para recuperar um pouco o ânimo do clube e de seus torcedores, que sofreram bastante no final do ano passado com o segundo rebaixamento no Campeonato Brasileiro em 12 anos.

Tecnicamente falando, a equipe ainda é muito carente em valores individuais. Mas com o clube combalido nas finanças, não havia outra alternativa a não ser a montagem de um grupo barato e que privilegiasse o coletivo. Independentemente do resultado nas semifinais, já podemos considerar como vitoriosos os primeiros meses de 2015 do clube de General Severiano. No entanto, este ano só poderá ser considerado bom caso o clube consiga superar o desafio da Serie B do Brasileirão.

Até sábado – data da semifinal – a torcida segue comemorando esse aproveitamento de 50% nos títulos da “Taça GB” nas dez últimas edições.  São números expressivos. Para exemplificar, os rivais Vasco e Fluminense têm aproveitamentos pífios nas últimas décadas da competição: o Vasco ganhou pela última vez em 2003, e o Fluminense – adversário de sábado – tem como conquistas mais recentes a de 1993 (tendo como destaque o falecido Ézio) e 2012, quando venceu o Vasco na final, saindo de uma fila de dezenove anos.

Se o ano de 2015 do Botafogo ficar resumido a esta taça conquistada, será uma temporada fraca. Entretanto, com a vantagem de jogar por dois empates nos jogos decisivos, o alvinegro pode surpreender e até ganhar o Campeonato Carioca.

Futebol "en passant"
E viva o amadorismo do Paulistão!

Escrito por:

- possui 1 artigos no No Ângulo.

Carioca, Rodrigo Souza é formado em contabilidade e tem MBA em Finanças, área na qual atua. Apaixonado por esportes em geral, considera-se um patriota que busca sempre valorizar o Brasil diante de tantas críticas.


Entre em contato com o Autor

4 respostas para “Pela quinta vez em dez anos, deu Botafogo!”

  1. William disse:

    Parabéns ao autor do texto. Pelas palavras, nota-se que ele é “muito Brasil”.

  2. Yuri Mascena disse:

    Meu botafogo é gigante ❤

  3. helcio disse:

    concordo com o autor, o botafogo ate pode surpreender mas penso que ja ta no lucro num ano de serie b.

  4. Ricardo Sales (Coluna do Leitor) Ricardo Sales disse:

    Concordo plenamente com o autor do texto e ainda acrescento: o ano de 2015 do Botafogo ainda não comecou, só começará em maio.
    Excelente texto!


Deixe um comentário

Enquete

Qual o maior técnico brasileiro dos últimos tempos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Colunistas

Emerson FigueiredoEmerson Figueiredo

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Redator, repórter, pauteiro e editor-assistente da editoria de Esportes da Folha. Trabalhou também na Folha da Tarde, Agora São Paulo, BOL, AOL e UOL. Paulistano, acompanha de perto o futebol desde a época em que os camisas 10 dos grandes times paulistas eram Pelé, Rivellino, Gérson/Pedro Rocha, Ademir da Guia e Dicá.

Gustavo FernandesGustavo Fernandes

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, não resiste a um bom debate sobre esportes, desde futebol até curling. São-paulino, é fundador e moderador do Fórum O Mais Querido (FOMQ). Não esperem ufanismos e clichês. Ele torce, mas não distorce.

Jorge FreitasJorge Freitas

“Prata da casa” oriundo da Coluna do Leitor, este internacionalista é tão louco por futebol que tratou do tema até em seu TCC. Mestrando em Análise e Planejamento em Políticas Públicas, neste espaço une o gosto por escrever com a paixão pelo esporte mais popular do mundo.

Fernando PradoFernando Prado

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.

José Maria de AquinoJosé Maria de Aquino

Em seus mais de cinquenta anos de carreira, teve passagem marcante pelos principais veículos de comunicação do país, de todos os tipos de mídia, como Rede Globo, SporTV, Revista Placar, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Portal Terra. Além de um expoente do jornalismo esportivo brasileiro, também é advogado de formação.

Gabriel RosteyGabriel Rostey

Nascido dias após a seleção de Telê encantar o mundo e não levar o caneco na Copa da Espanha, esse paulistano é especialista em política urbana. Com formação em gestão do esporte, também encara apaixonadamente o futebol como fenômeno cultural.

Fernando GaviniFernando Gavini

Jornalista há 19 anos, já cobriu Copa do Mundo, NBA, Nascar, Pan, Mundial de vôlei, Copa do Mundo de ginástica, Libertadores e as principais competições do futebol nacional. Começou no A Gazeta Esportiva, passou pelo site do Milton Neves, Agência Estado, Agora São Paulo, Terra, ESPN e está na TV Gazeta. A trabalho, conheceu 8 países, 18 estados do Brasil e mais de 100 estádios.

Assinatura por e-mail

Arquivos

©2017 No Ângulo - Todos os direitos reservados