Puxadinho? A Vila Belmiro é o “Templo do Futebol”

O maior jogador de todos os tempos fez história na “Vila Mais Famosa do Mundo”

Peres e o Templo do Futebol

Certamente, alguns estádios brigam para ostentar o titulo de maior, mais confortável ou mais moderno do mundo, mas Urbano Caldeira oferece algo muito maior e que o dinheiro não pode comprar: história.

Muito mais do que ferro, areia e cimento, a Vila Belmiro tem alma.

Você certamente não era nascido, e grandes craques já desfilavam em seu gramado.

A Vila era o local onde os jogadores podiam brilhar ainda mais.

Um estádio que talvez não tenha a capacidade, o conforto e a modernidade necessária, mas que possui uma história que vai muito além do concreto.

Robinho pedalou muito no Urbano Caldeira

Sim, é preciso mudar, dar conforto ao novo tipo de público que frequenta um estádio de futebol e até mesmo atender aos interesses financeiros de patrocinadores.

Porém, renegar a história de um estádio que marcou uma era no futebol mundial tratando-o como “puxadinho” é uma afronta à memória do próprio futebol.

Seria mais importante que soluções fossem apresentadas.

Neymar fez até um gol vencedor do Puskás na grama sagrada da Vila

O “puxadinho” pode desaparecer para dar origem a uma nova “Vila Belmiro”, mas sua mística nem mesmo a modernidade irá acabar.

*O presidente do Santos José Carlos Peres em recente entrevista afirmou: “A Vila Belmiro é um estádio puxadinho. Eu vou para a Vila Belmiro e fico angustiado. Não consigo mudar. É com o tempo. E não temos dinheiro. Eu quero pedir um sacrifício de irem para o estádio e me darem um pouco de renda para darmos o que estão pedindo. Eu sempre reclamo disso. Eu vivo reclamando e demandando”, completou. 

Leia também: 

Especial: Elitização do Público nos Estádios de Futebol?

17 comentários em: “Puxadinho? A Vila Belmiro é o “Templo do Futebol”

  1. Pois é mais isso não ganha jogos, não atrai o torcedor, não fideliza o torcedor…
    Qualquer um com boa intenção entendeu o que o Peres disse. Tem mau intencionado por aí que não…

    E olha que eu sou oposição heim.

  2. Sem dúvida a Vila sempre será o templo do futebol mundial . Sou corintiano , mas sem bairrismo é preciso reconhecer que nenhuma equipe.de futebol do mundo irá se comparar ao Santos de Pelé e companhia. Igual aquele time nem Real de Cristiano Ronaldinho e Zidane nem Barcelona de Messi Neymar Iniesta e Ronaldinho Rivaldo ou Romário nem Flamengo de Zico Atlético de Reinaldo Napoli de Careca e Maradona Inter de Falcão Corinthians de Riva Marcelinho Palmeiras de Ademir Edimundo Evair. Cruzeiro de Tostão Joãozinho. Fluninense de Riva Carlos Alberto Pintinho. Botafogo de Mané Garrincha Nilton Santos. Enfim nada de melhor do futebol mundial pode ser comparado ao extraordinário time do rei rsrs.

  3. Do passado tem que guardar os números…
    Hoje …time grande tem que ter estádio moderno .Não pode viver do passado…
    Futebol é momento e na minha opinião a estrutura do Santos é de time pequeno..
    Os torcedores merecem uma estrutura melhor.

  4. A Vila teve sua história mas já deu, ninguém mais teme o SANTOS lá, são bento e ferroviária que o digam, chega desses textinhos presos ao passado, time grande vive de realidade, estrutura, bons jogadores e fazendo por onde pra trazer o torcedor e ir até onde sua massa está que não é em Santos…
    Chega de viver do passado, ruim desses provincianos é esse pensamento preso no tempo, não querem ver o crescimento do clube e acham que em pleno século 21 com renda de time de série C, D um clube grande vai ser vencedor? Já foi o tempo que só a camisa ganhava jogo, não contrata pra ver, não cria uma estrutura pra ver até a onde a corda aguenta….o tempo da ampulheta de Jair está se esgotando, chega de técnico amiguinho de jogador, sem padrão tático, mesmo esquema covarde todos jogos, mesmas substituições, mesmice de antigamente…..não existe clube incaível, se algo não for feito a tempo um futuro sombrio se aproxima….torcemos que não..

  5. São por causas de textos como esse que o Santos está ficando anos luz atrás dos grandes clubes do Brasil e do Mundo. Mesma papagaiada de templo, aurea, mistica e bla bla bla… vamos acordar torcida! Vila Belmiro tem que ser demolida e reconstruida

  6. Reformem a Vila e joguem no Pacaembu também, quem quer luxo é a elite, o povo ama o futebol e está perdendo espaço, Maracanã, Minerão sem geral, o povão não pode pagar 180 reais no ingresso, em um país com uma absurda desigualdade social, estão tomando o futebol do pobre, assim como nós primórdios.

  7. O Alvinegro da Vila Belmiro, o Santos vive no meu coração… A Vila não pode ser vista com vergonha como Peres manifestou-se aludindo a ela. Quem tem vergonha da Vila deveria renunciar se tivesse honra ou ser cassado se o Conselho tivesse coragem e fosse realmente amante do Glorioso. Mas infelizmente nada disso vai se ver, e uma pessoa eleita pra defende-lo ataca-o tão torpemente. Presidente que envergonha o Peixe.

  8. E dá-lhe texto idiota. Será preciso desenhar para que alguns entendam. A Vila ficou tão descaracterizada com os puxadinhos (camarotes improvisados para a turma do MT) que encolheu. Mas vamos desenhar também é mostrar aos que não querem ver, que é um lugar ultrapassado, que há viveu seus dias de glórias, que devem ficar Guarda dos na memória do torcedor mas que não rende aos cofres do clube e sem renda não tem como manter um time forte. Gente, quem vive de passado é Museu, é isso que a Vila é.

  9. Wembley era um estádio que abrigou até uma final de Copa. Foi demolido e reconstruído em forma de Arena. Ok, é outra realidade, mas não podemos nos conformar. Em que pese a tradição e as glórias, é um estádio acanhado é desconfortável. Sem lembrar que nos últimos anos perdemos vários jogos decisivos, o mais recente contra o poderoso e tradicional Barcelona do Equador…

  10. Templo do futebol? Transforme em museu. Jogo na Vila atrai em média 5 ou 6 mil pagantes. No Pacaembu, 18 mil. Essa é a realidade, até com Neymar a média era essa

Deixe sua opinião e colabore na discussão