Quem é melhor, Ganso ou Neymar?

Créditos da imagem: Montagem de NO ÂNGULO

Calma, calma! Esse título foi deliberadamente provocativo.

Mas o que hoje soa absurdo era plenamente possível há cerca de cinco anos, quando os então “Meninos da Vila” começaram a despontar e encantar o Brasil naquele impiedoso Santos de 2010. Penso até que o meio-campista contava com uma certa predileção da maior parte da imprensa especializada e torcida, que invariavelmente o apontavam como “o” grande craque e destaque do time, algo que o tempo se encarregou de desmentir.

Falando em Paulo Henrique Ganso, confesso ter levado um choque ao pesquisar a ficha do atleta e constatar que o hoje jogador do São Paulo está prestes a completar 26 anos de idade. Passada a minha surpresa, gostaria de levantar as seguintes questões: o que de relevante aconteceu na carreira do promissor jogador? Por que razão ele não enverga a camisa 10 da Seleção Brasileira, tão carente de um atleta com as suas características? E como pode o eterno candidato a craque ainda estar atuando no Brasil?

Ao contrário de Neymar, que permaneceu no Santos por alguns bons anos como estratégia de carreira (hoje é possível cravar que o craque do Barcelona “engoliu” Ganso, tendo se tornado uma estrela do futebol mundial), o meia são-paulino não é cobiçado pelos grandes clubes europeus e agora vê, diante do mau futebol praticado em 2015, a possibilidade de ser negociado com o futebol norte-americano, este reconhecidamente um mercado rico, mas tecnicamente pobre e atualmente famoso por receber atletas renomados em final de carreira, como Henry, Lampard, David Villa e o ex-companheiro de Ganso no São Paulo, Kaká – entre outros.

Fã que (ainda) sou do futebol do altivo jogador, acharei uma pena caso a transferência para o Orlando City seja confirmada, já que, ao contrário da maioria, penso que Ganso ainda pode sim atuar em alto nível (ele o fez no último Campeonato Brasileiro), desfilar a sua inegável qualidade e ainda ser combativo e competitivo (quando ele está “ligado”, costuma ser um dos líderes de desarmes de sua equipe, por exemplo). Além de exibir sua grande categoria e qualidade para fazer fluir um estilo de jogo rápido e moderno, embora ele próprio não seja fisicamente um jogador veloz.

A propósito, ouso discordar de Muricy Ramalho, para quem Ganso deveria jogar mais avançado, mais próximo da área adversária e tentar fazer mais gols. Claro que todo jogador deve buscar o aperfeiçoamento e tentar melhorar os seus pontos fracos, mas não a qualquer custo, sob pena de colocar em risco o que tem de melhor. Ganso rende mais na faixa central do meio de campo, sendo organizador de equipe e lançador. Essa função de quarto homem mais agudo e goleador simplesmente não é a praia dele. Insistir com esse argumento apenas contribuirá para minar a sua confiança e desgastar a sua imagem.

Ademais, pondero se ele não sente o “peso” de ser o craque do time, vez que, atuando ao lado de Neymar e Kaká, em diferentes momentos de sua carreira (com o primeiro no início de sua trajetória no Santos e com o segundo no segundo semestre do ano passado, pelo São Paulo), brilhou e foi decisivo.

Vejo Ganso como um ótimo coadjuvante e com grande capacidade de dar dinâmica de jogo a equipes já acertadas e com padrão de jogo definido, mais ou menos como era o pentacampeão mundial pela seleção Ricardinho, ex-jogador de Corinthians, São Paulo e Santos e hoje treinador de futebol (atualmente sem clube).

Ainda, penso que o problema maior de Ganso passe por seu temperamento. Desde os tempos de Santos, quando passou a exibir um “biquinho” por não ter recebido o mesmo tratamento dispensado pela diretoria a Neymar e forçou a sua saída da equipe (de maneira precipitada e até ingrata), o jogador tem sido soberbo (no São Paulo, chegou a dizer que era o melhor meia do futebol brasileiro) e parece jogar emburrado, quase a contragosto, de tão infeliz e insatisfeito que parece estar com a falta de rumo de sua carreira.

Entendo que faria um bem danado ao Ganso tentar entender que reconhecer e aceitar a própria vulnerabilidade o ajudaria sobremaneira a sair desse “limbo”, para, quem sabe, poder deslanchar e obter todo o retorno – técnico e financeiro – que o seu talento sugere.

Como já externei anteriormente, tempo e capacidade Ganso tem. Que reflita e mude.

E, desde que ele próprio também se ajude, que encontre uma mão estendida e não apenas cornetas em seu caminho.

Sim, Ganso ainda é um rascunho do que imaginávamos. Mas eu, enquanto amante e crítico de futebol, JAMAIS desistirei do talento.

E segue o jogo.

534 comentários em: “Quem é melhor, Ganso ou Neymar?

  1. Ganso no mundo boleiro quer dizer jogador ruim,então é o que vemos há algum tempo de P.H Ganso,teve uma boa fase,mas passou e vemos que ele é apenas um jogador comum,além de lento e preguiçoso como sempre. Neymar e qualquer outro jogador é melhor que ele.

  2. Perdeu o tesão em jogar futebol… Precisa mudar de ares e retomar o prazer em jogar bola, senão será uma eterna promessa…

  3. É claro que o objetivo da coluna não é aferir de fato quem é o melhor. Parabéns pelo título que provoca reações apressadas e pelo conteúdo da coluna, com o qual concordo na íntegra.

  4. Concordo com o colunista, e numa analise simples todos os “coadjuvantes” da época do surgimento de Neymar simplesmente não vingaram. Parece que todos pegaram carona na estrela maior do Santos. Cito Zé Love, André, Pará, Wesley e por fim o próprio Ganso. Mas de fato talento Ganso tem, resta saber se ainda tem tesão em jogar bola algo que atualmente não vem demonstrando para azar de nós são paulinos que depositamos nele a esperança da retomada do clássico e quase extinto camisa 10. Parabéns pelo tema abordado na coluna.

    1. Messi tem 4,2011,2012 ficam por conta da FIFA como na copa do mundo e na copa América,CR7 tem 3 na tora mesmo,voando em campo.Não desmerencendo Messi que ganhou em 2009 e 2010 voando também,mas a desse ano ainda está em aberto.

    1. e assim começa a babaçao de ovo no brasil…cabanda de mama saco jogando do lado do messi e do suarez ate eu faço gols qro ver sozinho ai q a gente diferençia bons jogadores de quem soh tem midia…os pau no cu fica defendendo o neymar e ele soh em ibiza pegando todas bando de troxas kkkkk nao saber nem q vcs exister troxas kkkkkkkk

    2. Até porque o Neymar quase não carregou o Santos em 4 anos e quase não carrega a seleção brasileira sozinho. Você não entende nada de futebol, vai lavar uma louça que você ganha mais.

    3. Pra jogar ao lado de craques tem q ser craque, tem q pensar igual a eles, bota aí algum perna de pau desse brasileirao pra jogar cm eles pra ver se ele sai pelo menos do canto

    4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk” ainda tem pessoas que curte, deve ser de Zoeira né? esse ganso é um morto! cansado nem se compara com o Neymala! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc é doente cara ?

    5. Kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkllkkkkkkk e o ganso sabe que vc existe? Vc é louco Neymar muito melhor que ganso, ganso enganador do krl

    6. Mas Sé Não Duvidar É Verdade O Neymar Jr. É Melhor Por Causa Que Joga Perto De Crackers Mas O PH Ganso Joga Bem Não Passa Do Neymar Jr. MAS CHEGA PERTO , É Também O PH Ganso Precisa Melhorar Ele Parece Que Tá Pisando Nó Ovo Dele!!

    7. Baforo bosta?????? Por isso um esta em Barcelona e o outro no banco de um time Paulista . Mesmo patamar os dois aliás o ganso eh melhor porq reserva ne, e o neymar titular de um dos maiores clubes europeus não significa nada

  5. Boa análise. Creio que faltou maturidade para lidar com a situação e ele foi realmente “engolido” pelo talento do Neymar e pelo seu gênio.Não sei se é o caso mas no nível de frustração com relação à talentos, certamente colocaria o,Pato.

  6. Neymar ta onde esta graças a ganso…e ninguém nunca deu valor e espaço para ele…nem pra seleção é convocado mais… O futebol é uma grande marfia…Ganso joga muito mais doq o Neymar

    1. Ganso já foi melhor , se ele estivesse no Santos junto com o Neymar ele iria para um time grande da Europa , mas como quis mudar para os Bambis ficou lá sendo uma bosta que esta sendo , morto , sem motivação , falador e sem futebol .
      Hoje o neymar tem mais nome , títulos , sendo a 10 da seleção e capitão e jogando em Uns dos melhores times do mundo ..

    2. O futebol é uma máfia? ???? Comassim? ???? Mano o ganso já jogo muita bola e ele servia todos os jogadores de ataque do santos mas porque o neymar tá no Barcelona e o zé love que jogou junto com os dois no Santos na mesma época está sumido por aí? ???
      Neymar está onde está porque merece ganho quase tudo até hj mas isso não é ser neymarzete isso enxergar o futebol como ele é vei! O ganso?? Infelizmente vizou o dinheiro na hora errada e deu noq deu! Neymar esperou o tempo certo pra encher o bolso de dinheiro e inclusive por o ganso lá vlw flw

  7. Pois é, Prado, eu desisti. Na verdade, sempre preferi o Neymar, desse mal não morro. Mas é fato que Ganso poderia ser muito mais do que é.

    Na verdade, Ganso foi sem ter sido. Vive até hoje de uma grande fase, e desde então, só se segura em uma ou outra boa atuação, para manter a pecha de diferenciado. Não conseguiu emendar uma carreira desde que estourou, em 2010. Ou seja, é o quinto ano em que Ganso, ao invés de ter se consolidado um craque como parecia, simplesmente é questionado pelos torcedores e pela imprensa.

    Só que a tendência é até acabarem os questionamentos. Ganso entra numa fase decisiva e, que caso seja nos EUA, tende a enterrar de vez qualquer possibilidade de ressurgimento.

    É uma pena, porque parece não ser problema de talento. Mas talvez de inteligência mesmo, no sentido cognitivo, aliado aos problemas de personalidade e, claro, físicos.

    Enfim, Ganso caminha para ser uma decepção, das grandes, porque era visto com uma salvação.

  8. Em 2010 o ano que os Dois explodiram no Santos o Ganso era mais cogitado que Neymar ele era o Cérebro do santos o principal jogador da equipe e muitos diziam que o” Neymar só joga bem por causa do Ganso” infelizmente o Ganso sofreu com lesões e com polêmicas em relação a salários enquanto Neymar vivia o auge da carreira . Hoje Neymar é disparado o melhor mas aquele Ganso de 2010 botava o Neymar no Bolso

    1. É verdade, até porque Neymar também sofreu lesões e caiu de rendimento, né?! Não exagera cara, Ganso era foda mas é forçado demais compara-lo a Neymar!

  9. Naquela epoca de Santos eu acreditava q Ganso ia pra europa antes d Neymar ele tinha o perfil do barça,tocava a bola c rapidez e qualidade tinha mta visao d jogo + ai veio aquela lesao!

    1. Ôh! Espertão, quem foi que teve uma lesão séria quando tava entrando no auge? Ganso, o Neymar levou sorte de nunca ter se lesionado, só a do tornozelo, já no Barcelona e a da copa do mundo.

    2. Como Santista, é trágico ver como o Neymar (que num momento era Segundo plano) virou o melhor Santista pós-pelé e um dos maiores da história, e o Ganso não cresceu.

  10. So pra ter uma dúvida. Vocês tira quando Neymar saiu do Santos e ganso no São Paulo.. Quem é quer tá na mídia. Neymar ganso caiu de rendimentos depois que o Neymar saiu do Brasil.

  11. Quando surgiram os 2 o Ganso era mto melhor que o Neymar o Ganso carregava o time do Santos, hj o Ganso n consegue fazer nada, tomara que ele ainda consiga ter aquele nível absurdo de futebol no inicio da carreira… Então hj Neymar>>>Ganso mas se o Ganso voltar a jogar naquele nível n sei não em

  12. Cara, esse título me fez voltar à 2009/2010. Antes até. Se não me engano, assisti um jogo do Santos pela taça sp de 2008, onde o Ganso acabou com a partida. Naquele dia eu pensei e falei para alguns amigos: “Temos um tipo de jogador que não vemos a tempos no futebol brasileiro. Ele é uma mistura de Zidane e Pirlo.”

    Errei? Não.

    Técnicamente Ganso é isso.
    Tem uma visão de jogo privilegiadissima; a leitura dele das situações do campo são extremamente rápida; a capacidade de se livrar do marcador em pequenos espaço é absurda e, apesar de não fazer muitos gols, tem uma facilidade enorme de finalizar em gol das maneiras mais surpreendentes. Sem dizer esse poder de combatividade na retomada da bola (citado pelo autor).

    Ganso, técnicamente é craque. Craque com letras maiusculas. Com capacidade técnica de tirar um Gerson ou Sócrates das seleções de 70 e 82, respectivamente.

    Mas o que deu errado? Não sei! Definitivamente, não sei.

    Que ele anda cabisbaixo, ele anda. Ele desacelera as ações ofensivas do SPFC. E isso me dá um ódio (não sou tricolor, sou alviverde).

    Me pergunto se é a posição em que atua ou tristeza.

    E se for tristeza, porque? Perdeu o foco?
    Sobre a posição, ele um jogador de personalidade forte que poderia falar para o técnico: “Cara, gosto de jogar nessa faixa do campo.”

    Mas estou achando que nem ele sabe onde gosta de jogar. A teoria do coadjuvante, faz sentido. Mas que pena! A bola dele é pra ser estrela em qualquer lugar do mundo.

    Se riquelme esteve no Barça, Ganso seria capitão do Barça.

    Eu, como o autor, ainda sonho com a volta do Maestro.
    Como faria bem à Nossa Seleção.

    Grande abraço!
    Raul Torres
    http://www.twitter.com/nopiquedabola

  13. ganso pq duvido se o ganso tivesse no barcelona ela tava jogando muito mais q o neymar o time do barça er uma seleçao q joga pro neymar . jagando no barcelona fica facil qr ver neymar jogar bem em outro time na copa america msm ele so fez cagada

  14. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa VAI SE FUDE aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa QUE COMPARAÇÂO DE MERDA aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa MORRE DIABO RUIM>>>>>>>.

  15. Cadê pergunta ridicula pergunta idiota tolerância 0 mesma coisa de comparar messi com Renato cajá logico que é o neymar r o ganso nunca jogou mais q o neymar nem em sonho.!! E olha q ele vive dormindos nos jogos do meu tricolor.

  16. Neymidia é um bom jogador mas está longe de ser tudo isso que dizerem ele está um pouco acima do Ganso mas está longe do nível da maioria dos caras com quem joga Messi, Cr7, Bale, Soares, Benzema, Ibrahimovic, são todos muito superiores o Neymar só tem esse status entre os jogadores da Europa pq a mídia coloca ele como como tal

  17. Se o Ganso jogar um pouco do que é capaz, não tem pra ninguém! Ganso é o jogador mais técnico que eu vi, um dos poucos que faz as coisas consciente, sou muito fã dele, mas ele não ta jogando ‘nada’! prefiro ver ele jogando do que qualquer outro jogador do mundo!

  18. Sé Não Duvidar É Verdade O Neymar Jr.. É Melhor Por Causa Que Joga Perto De Crackers Mas O PH Ganso Joga Bem Não Passa Do Neymar Jr. MAS CHEGA PERTO , É Também O PH Ganso Precisa Melhorar Ele Parece Que Tá Pisando Nó Ovo Dele!!
    É o Neymar Jr. Melhora A CADA JOGO Por Causa Que Ele Joga Perto De Bons Jogadores !!!

    1. Ganso se acha !! Se ele colocar um pouco de humilde no coração e tentar ter um pouco mais de mobilidade quem sabe seu futebol comece a vingar pois potencial ele tem, mas hoje em dia o futebol precisa de ação, força e conjunto!!

    2. Só olhar os números Negão. O cara tem 23 anos e já é o 5° maior artilheiro da seleção, com ctz vai passar o Ronaldo e talvez até o Pelé se ele mantiver a média e isso numa seleção de bosta q é a do Brasil hj.

    3. Justamente isso,seleção esta q só deixa a desejar .
      Em outras épocas não passávamos por isso e outra quero ver passar ou até mesmo empatar com Ronaldo em n de gols em copa do mundo .
      Pra mim e MTA firula.

  19. Essa é a comparação mais++ ßesta qui ja vii, querem comparar o Neymar melhor jogador do mundo na minha opinião com essa carniça do ganso qui presta só pra durmir AFF … Poderiam comparar ele é cm o pato assim a briga ia fikar disputada #fika dika#

    1. Caralho. Sensacional. Concordo retumbantemente. Só mexeria em um único parágrafo, em que ele diz que o ganso se dá bem em times já montados. Po, qualquer um se dá bem assim, vide Ygor (Perygor, titular (câncer) do épico Fluminense de 2008).

  20. So pq neymar ta no barça que dizer que ele e fodão ?
    Nem seja por isso , cada jogar dor tem suas qualidades ; ganso e um otimo jogador , neymaar também , não tem melhor nem pior existe diferenças entre eles

  21. Nao tem comparaçao..ganso sempre foi coadjuvante..é só ter um pouquinho de inteligencia..e ver os numeros dos dois..quantos jogos neymar decidiu..onde esta jogando neymar..e onde esta jogando o ganso..

Deixe sua opinião e colabore na discussão