Sem sustos: Palmeiras ensina que mais do que bom futebol, é a segurança que define o campeão brasileiro

Créditos da imagem: Agência Palmeiras

Esqueça o Corinthians do ano passado. Aquele time mágico das bolas nos pés, goleadas, que se consagrou como o melhor campeão da história dos pontos corridos não cabe aqui. Bem como também não se encaixam o Cruzeiro bicampeão (2013-2014), da inesquecível dupla Everton-Goulart, nem o Fluminense de 2012, com a marca do artilheiro Fred. Nada disso serve, pois a questão aqui é outra. Bem mais do que o bom futebol, 2016 nos prova que é a segurança que garante o título ao campeão brasileiro.

Escondida em todos estes últimos campeões pelo jogo bonito, a segurança se escancara no tão criticado líder do Brasileirão, o Palmeiras. Dono de um jogo não tão bonito aos olhos de quem vê, o Verdão domina o campeonato de ponta a ponta, praticamente sem sustos, enquanto os outros times pelejam pra vencer dentro de casa e conseguir bons resultados fora. Resultado disso é que, na reta final, mesmo questionado, o time abriu mais um ponto de vantagem para o vice-líder, agora o Santos, e chegou a 91% de chances de título.

O traço dessa vantagem inconteste não são gols bonitos, belos dribles ou toques de bola, mas sim uma segurança que nos permite crer que em nenhum momento o time levará um gol. Isso nos faz lembrar o Corinthians campeão brasileiro de 2011, do 1 x 0, do gol chorado, mas que chegou à última rodada precisando apenas de um empate para ser campeão – e foi.

Isso nos permite entender que para ser campeão neste campeonato tão fraco tecnicamente não é necessário “Renadson” (a dupla Renato Augusto/Jadson), nem de craques acima do nível, nem de jogadas espetaculares, mas sim de uma forma de jogar que garanta sem sustos as vitórias em casa e os bons resultados fora.

E isso o Palmeiras faz – e muito bem!

Você já parou para pensar que se o time garantir as últimas quatro vitórias ultrapassará a marca corintiana do ano passado? Quer prova do que digo melhor do que essa?

Esqueçam aqueles bons times que jogam bem e encantam – o Galo do ano passado não levou o título. E esqueçam as críticas direcionadas ao Palmeiras. Queiram ou não queiram, o Verdão tem tudo pra sair da fila e enfim levantar seu décimo segundo caneco nacional.

21 comentários em: “Sem sustos: Palmeiras ensina que mais do que bom futebol, é a segurança que define o campeão brasileiro

  1. Isso é realmente muito estranho! O Palmeiras pode (embora eu não acredite) ser o campeão com melhor aproveitamento de pontos da história, mas acho que, a confirmar o título, será o pior campeão desde o Corinthians de 2011, no mínimo. E eu, particularmente, acho que aquele time do Tite era melhor do que o atual Palmeiras, o que me faria recuar então ao Flamengo de 2009.

  2. – Se o árbitro erra contra o Palmeiras, lá dentro (do Allianz Parque), fica fora da escala. Duvido que seja indicado para uma vaga da Fifa (…) Todo mundo sabe o motivo. Sabe que Marco Polo é sócio benemérito do Palmeiras – disse Mendes, de acordo com o Uol.

  3. Parei para assistir Palmeiras x Intrenacional , a bola sofreu neste jogo , foi muito mal trartada um jogo sofrível . O que não consigo entender no campeonato brasileiro , é como se erra tantos passes , na segunda e terceira faixa do campo , não se consegue quatro passas certos. Uma correria chutão está difícil ver jogos no Brasil ,acho que sou exigente demais rs.

Deixe sua opinião e colabore na discussão