Tite está fechando o grupo e Vanderlei parece precisar de mais do que um milagre

Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo

Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Renato Augusto, Paulinho, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Se não houver problemas de contusão, queda abrupta de desempenho ou disciplinares/administrativos, esta tem tudo para ser a escalação titular da seleção pensada por Tite para a Copa de 2018. Como o técnico sempre foi marcado por manter times, pouquíssima coisa deve mudar.

Na reserva, estão muito perto Filipe Luís, Thiago Silva, Fernandinho e Willian. E, pelo caminho da carruagem e das mais recentes declarações do técnico, Cassio e Ederson estão também neste grupo. Teoricamente, existem ainda seis dúvidas.

A convocação de Danilo para o lugar do frequente Fagner indica que a reserva da lateral-direita ainda está em aberto. Firmino também parece ainda não ser uma certeza na cabeça do treinador. Jemerson, Arthur, Diego, Fred e Tardelli terão que aproveitar as que parecem serem suas derradeiras oportunidades de se mostrar útil ao grupo. Giuliano, Rodrigo Caio, Geromel, Weverton e Taison estão no jogo, mas é difícil precisar quais são suas reais chances.

Nas posições de linha não existem grandes polêmicas. As críticas recentes foram mais por convocados (Rodrigo Caio, Firmino, Taison…) do que por não chamados. O grande ponto de debate é o sobre a “injustiça” com o goleiro Vanderlei. Mas uma frase dita por Tite, na coletiva de hoje (“Não tenho tempo, infelizmente, não dá para ser bonzinho com todos”), indica que o trio de goleiros está bem consolidado.

É compreensível que os defensores de Vanderlei cobrem sua convocação. É um excelente goleiro, em grande fase. Mas será que são somente esses os critérios? Como já disse aqui, em No Ângulo, sempre entendi que o gol é cargo de confiança. E ao lado de Tite está um treinador de goleiro que conhece muito bem a função e, principalmente, as Copas do Mundo. Taffarel deve ter suas razões.

Vanderlei tem feito milagres, mas a diferença entre ele e os escolhidos é tão abissal assim? Alisson, Cássio e Ederson são frangueiros, sem nenhum serviço mostrado? Será que no nível dos quatro, e de outros preteridos (Fabio, Victor, Grohe etc), não é possível levar em consideração outras observações, e não apenas as atuações no campo?

Vanderlei parece caminhar para integrar o seleto grupo de “goleiros injustiçados em Copas”, que tem nomes consagrados como Raul (1970, 74 e 78) e Leão (1982).

23 comentários em: “Tite está fechando o grupo e Vanderlei parece precisar de mais do que um milagre

  1. Eu ainda acho que o Vanderlei vai!!!!!!! A cada convocação a pressão vai ficar maior, e os 3 que estão sendo chamados ainda vão falhar!!!!! Aposto que pelo menos 1 oportunidade o Vanderlei vai ter sim!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Pelo simples fato de que o sonho de todo jogador é chegar a seleção. Agora imagine você, jogando eu alto nível a mais de 3 anos, sendo o melhor goleiro brasileiro em atividade e ao ser chamado por birrinha de técnico. A questão aí não é jogar ou não, meu caro amigo.

    2. Pedro Henrique Alves Cássio e Alisson estão na frente .. tem aquele outro que ninguém conhece que disputa a vaga de terceiro goleiro ..
      Cássio é o goleiro mais regular no país , multicampeão..

    3. Wellerson Fillipe não sou fã número 1 do Alisson, mas ele está em grande fase na Roma… tenho medo dele dar uma frangada na Copa igual ao Júlio Cesar em 2010.. outra , o Tite sabe o que faz, não convoca sem critério .. eu sou Corinthiano e sei confio plenamente nas escolhas do Tite ..

    4. Munir Haddad da pra ver mesmo a regularidade dele. Início do ano teve sua saída pedida pela torcida. Ele tem mais títulos pq pegou uma geração melhor q a do Vanderlei. O Vanderlei está no santos a 3 anos e ainda n pegou um grande time, antes disso ele jogava no Coritiba, e no mesmo nível que joga hj.

  2. Eu não vejo no futebol mundial, um goleiro que atravesse a fase que o Vanderlei está. Que ele é o melhor goleiro brasileiro em atividade, não há dúvidas, mas me arrisco a dizer que é um dos ou talvez até o melhor do mundo no momento. Quem discorda, fique a vontade para apontar um goleiro que vive uma fase melhor que a dele. O santos tem a melhor defesa do brasileiro, graças a ele. São 3, às vezes 4 intervenções difíceis por jogo. Difíceis a ponto de os goleiros que estão hoje na seleção, não conseguirem fazer o que ele faz. E seguindo o caminho da injustiça: por que Diego, que tem jogado um futebol medíocre no flamengo e não Lucas Lima, que voltou a jogar demais! E por que Diego Tardeli e não Bruno Henrique, que está sendo o melhor atacante do campeonato brasileiro e decisivo em, praticamente, todos os jogos? Até mesmo o Malcon, ex Corinthians, atravessa momento para ser observado.

Deixe sua opinião e colabore na discussão