Vai começar a Copa América: Brasil é o favorito e Neymar o principal candidato a craque

Créditos da imagem: reuters

Sim, o Brasil é o meu favorito a conquistar a Copa América. E Neymar o principal candidato a craque. Antes de ser acusado de ufanista, gostaria de ter a chance de tentar defender o meu ponto de vista. Vejamos:

Depois do vexame na Copa, a vontade de resgatar a autoestima

A histórica e circunstancial derrota por 7×1 para a Alemanha deve dar um gás para a equipe brasileira, já que todos os envolvidos na disputa devem se desdobrar para tentar resgatar a autoestima do futebol brasileiro. Na Copa, o peso de jogar em casa, as ausências de Neymar e Thiago Silva no jogo contra a Alemanha, o comando de um técnico ultrapassado (Felipão) e o acaso resultaram no desastre. Aliás, não é novidade que o futebol brasileiro deve melhorar a sua organização, mas acho um oportunismo – ainda que bem intencionado – creditar o vexame à bagunça do nosso calendário, dos casos de corrupção etc. No fim das contas, o recente escândalo na FIFA escancarou que a roubalheira é generalizada e, em última análise, o Brasil é o recordista de títulos mundiais – o único pentacampeão – sem nunca ter sido um primor no que se refere à organização e transparência na CBF.

O fator Dunga

Bronco e irritadiço, mas inegavelmente eficiente na seleção (com a vitória sobre Honduras, são dez vitórias em dez jogos nessa nova passagem). A única ressalva na sua trajetória como técnico do Brasil é a derrota para a Holanda na Copa de 2010, em jogo que tínhamos o domínio e acabamos perdendo por falhas individuais de Júlio César e Felipe Melo. Não só pelos números – pra lá de bons -, mas pela maneira que faz sua equipe se impor contra os adversários, Dunga parece saber extrair o que de melhor os jogadores têm a oferecer e o comprometimento de todos fica evidente. Um técnico linha dura que sabe conter o “oba-oba” e passar as experiências boas e ruins que já teve como jogador e técnico da Seleção. Conceitualmente, definitivamente não teria sido a minha escolha (era a hora de mudar e tentar novos ares), mas tem o meu respeito. É competente.

Neymar principal candidato a craque

Neymar ou Messi? Embora atuando por clubes o brasileiro – cinco anos mais jovem – ainda tenha muito a percorrer para tentar se aproximar do argentino, jogando por suas seleções, Neymar tem números bem melhores que o seu companheiro de Barcelona. Atuando pela Seleção Argentina, Messi acumula 45 gols em 97 jogos. Por sua vez, Neymar anotou 43 gols em 63 partidas pela Seleção Brasileira. Alguém pode alegar que Messi levou a Argentina ao vice-campeonato na Copa, mas mesmo naquela competição, entendo que Neymar foi mais jogador enquanto pôde jogar. Não dá pra levar a sério o político prêmio de melhor jogador da competição concedido ao argentino, que deveria ter ficado com James Rodríguez, Robben ou Thomas Müller. Aliás, o meia colombiano do Real Madrid é outro potencial craque da Copa América 2015, já que se consolidou como jogador top em nível mundial atuando na equipe espanhola, pela qual fez uma grande temporada.

Humilde apelo

Finalizo a coluna fazendo um apelo. Que deixemos de ser mimados – chega de “biquinho” pelo ocorrido na Copa – e voltemos a valorizar o nosso futebol, um patrimônio da nossa nação. Claro que não devemos ser cegos e alienados, mas não sejamos azedos com a nossa Seleção. Vamos continuar atentos e clamando por mudanças, mas sem perder a paixão que nos comove. Assim como fazemos com os nossos clubes de coração.

E segue o jogo.

55 comentários em: “Vai começar a Copa América: Brasil é o favorito e Neymar o principal candidato a craque

  1. Seus porcaria o Brasil pode levar 30 a 0 q vou ser brasil ainda sou brasileiro vcs acham q los hermanos vao torce para o Brasil seus trouxas Neymar 5 vezes melhor q messi so isso!!!!

    1. neymar te amo muito vocea sempre vai estar aqui dtreno do meu corae7e3o ;eu sou se3o paulina roxa mais mesmo assim tore7o muito pra voceaamor !!!!bjooos amor te amoo mais que tudo paixe3o♥♥Eu quero muito te conhee7er ney faiz esse favor amor meu eu faria tudo pra pelo menos pode te tocar e te dar aquele bje3o na sua boca !! xauu fica com deus tudo de bom pra vocea e tbm muito susseso na sua vida ney eu ainda vou te dar aquele bje3o na sua boca !!!

  2. Só digo uma coisa, esses Brasileiros falando que vai torce para Argentina, que ela vai ser campeão e tals, para mim são Brasileiros de merda ok? Tipo o Brasil toma 7×1 da Alemanha, na copa do mundo isso ninguém esquece, mais quase ninguém se lembra das 5 conquistas da copa do mundo e sem falar a campanha brilhante do Brasil em 2002 na copa do mundo quando foi penta e 2003 na copa America sendo que o Brasil ganhou e tinha um time igual a o atual dos tempos de hoje e talvez pior……

    1. Igual o time de hoje ou pior? Teu cu ta com inveja da tua boca em mlek namoral, Rivaldo , kaka Ronaldinho, Ronaldo eram piores que William , Firmino, neymar e Coutinho?

      1. ney eu teamo vc e9 o amor da minha vd teamo;olha cuida pq tem varias meinnas q sf3 q saber do seu bolso te1 a e tmbm f1 e9 sf3 meinnas f1 cuidado te1 fica com deus q ele te protega e te ilumine cada vez + bjs teamo amore

    1. Pel mok Europe ber jong lbey chhab mean mok BPL te. Ber tov pseng pit jea pibak tix hz. Mok Man Utd mok I support u. jeng mok Preah Khanreach kor ban dae cos I fan Preah Khanreach. You neng ban lbey nov Preah Khanreach min khan .. Nhom tha trov te all frednis? 1

Deixe sua opinião e colabore na discussão