Vai que… Reta final do Brasileiro ainda pode surpreender

Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo

Em futebol, é comum a afirmação de que o “se” não entra em campo. Concordo. Mas é impossível não ceder à tentação de fazer simulações para imaginar o que pode nos esperar no futuro próximo. E o atual Campeonato Brasileiro, que mesmo parecendo caminhar para uma conquista até antecipada do Palmeiras, ainda pode reservar algumas surpresas. Basta fazermos pequenos exercícios sobre a reta final do torneio.

A classificação, após a 32ª rodada, neste domingo (23/10), ficou da seguinte forma entre os Top 4:

1)            Palmeiras, 67 pontos

2)            Flamengo, 61

3)            Atlético Mineiro, 59

4)            Santos, 58

A próxima rodada (33ª), em 29/10, terá duelos envolvendo diretamente esses quatro times: Atlético Mineiro x Flamengo e Santos x Palmeiras. “Vai que” atleticanos e santistas façam valer os mandos de casa e vençam. A classificação no Top 4 passaria a ser a seguinte:

1)            Palmeiras, 67

2)            Atlético, 62

3)            Santos, 61 (com uma vitória a mais que os cariocas)

4)            Flamengo, 61

A 34ª rodada terá jogos em que os quatro primeiros têm boas possibilidades de vitórias: Flamengo x  Botafogo, Ponte Preta x Santos, Palmeiras x Internacional e Coritiba x Atlético Mineiro.

Mas a rodada seguinte, a 35ª, terá um Atlético Mineiro x Palmeiras, em Belo Horizonte. Ou seja, “vai que” os mineiros ganhem em casa. Neste caso, ficariam a dois pontos de diferença do líder, com mais três rodadas a serem jogadas. Para o Palmeiras, faltará enfrentar Botafogo (casa), Chapecoense (casa) e Vitória (fora). Para o Atlético, Santa Cruz (fora), São Paulo (casa) e Chapecoense (fora). Além disso, Flamengo e Santos ainda se enfrentam no Maracanã na penúltima rodada.

Claro que é “se” demais, uma viagem de previsões. Tudo leva a crer que o Palmeiras está no ritmo certo para chegar ao título. Mas ainda há espaço para muitos sonhos e preocupações entre os primeiros colocadas do Brasileiro. Pode ser até que Flamengo e Palmeiras vençam na próxima rodada e joguem todas essas contas e possibilidades para o espaço. Porém, “vai que”…

23 comentários em: “Vai que… Reta final do Brasileiro ainda pode surpreender

  1. É possível, porém pouco provável. As últimas 2 rodadas minaram qualquer possibilidade se acreditar em um “se”. O palmeiras teve 5 pontos somados ao seu total graças a erros, se é que foram erros, bizarros, grotescos da arbitragem. Flamengo teve somado 1 ponto graças ao erro de ontem. Diego Souza, o sempre polêmico e verdadeiro, descreveu muito bem a situação: os árbitros sabem que são lances duvidosos, sabem que naquele momento eles vão errar, já que não tem o recurso das câmeras. Mas no momento de se cometer o erro, é melhor errar contra quem tá la em baixo ao invés de errar contra quem está em cima e acabar “decidindo” o campeonato. Se você tirar 2 ou 3 pontos do figueirense ou do Sport tá tudo bem, eles vão cair e ninguém vai lembrar. Mas se tirar esses mesmo 2 ou 3 pontos do palmeiras aí não dá! Você vai sofrer as consequências. Basta olhar, a 2 anos atras fluminense, o sempre fluminense, e Flamengo decretaram a extinção da pobre portuguesa e ninguém mais se “lembra”, nunca mais se ouviu falar.

    1. Portuguesa infelizmente foi vendida por corruptos de sua administração, em relação ao campeonato os erros não acontece só a favor do Palmeiras, a arbitragem é ruim, mas o palmeiras sendo campeão seria injusto dizer que foi por causa de erros de pessoas incompetentes, vamos fazer a maior campanha da história dos pontos corridos e isso é indiscutível!

    2. Marcelo Rodrigues de maneira alguma estou desmerecendo a campanha do palmeiras, mas como disse o Diego Souza: mais fácil errar a favor de quem está na parte de cima da tabela. Quanto a campanha nos pontos corridos, calma aí! Cruzeiro fez 100 pontos em 2003, o Santos foi vice com 89 pontos. Ou seja, vocês não estão nem perto de fazer essa tal maior campanha.

    3. Verdade, tá tudo armado! …Se não fosse a arbitragem o Palmeiras já seria Campeão:
      Rodada 2: Ponte X Palmeiras: Gol de empate do Palmeiras mal anulado pelo juiz.
      Rodada 4: São Paulo x Palmeiras: Gol do São Paulo saiu de uma falta não marcada em Dudu
      Rodada 5: Palmeiras X Grêmio: Gol do Grêmio impedido.
      Rodada 6: Pênalti escandaloso não marcado contra o Flamengo
      Rodada 8: Coritiba x Palmeiras: Gol do Coritiba no ultimo minuto do jogo impedido.
      Rodada 14: Palmeiras x Santos: Defensor do Santos confunde futebol com Vôlei e corta o chute com a mão dentro da área, juiz nada marca.
      Rodada 18: Chapecoense X Palmeiras: Kempes fez o gol da Chapecoense em posição irregular.
      Rodada 24: Grêmio X Palmeiras: Pênalti não marcado para o Palmeiras, até um cego marcaria.
      Rodada 25: Palmeiras x Flamengo: Lateral que originou o gol do Flamengo a bola não saiu…
      E por aí vai….
      Ah, o Mina impedido contra o SP? O jogo contra o Figueirense? Talvez mais um ou outro lance que tenha acontecido?
      Mas ainda assim, o Palmeiras foi muito mais prejudicado pelo apito do que beneficiado ao longo de todo campeonato.
      E isso se aplica também ao Flamengo.
      Então passou da hora de parar de desviar o foco. Esse festival de ataques de dirigentes em coletivas está patético.
      É preciso olhar o campo e reconhecer os méritos de quem foi o campeão simbólico do 1°turno, de quem lidera o 2°turno, de quem está invicto há 14 rodadas, líder há 22, de quem tem os melhores números da competição, mesmo tendo sido mais prejudicado do que beneficiado pela arbitragem ao longo do Brasileirão.
      Qualquer coisa além disso é deixar a razão de lado.

    4. Benjamim Thomaz cara, você é doente ou se faz de idiota? Você leu o que eu disse? É mais fácil errar pra quem está na parte de cima da tabela! Ninguém falou de nada “arrumado”. Não seja idiota, não se faça de bobo.

    5. Pedro Henrique a melhor campanha dos pontos corridos é do corinthias com 71,1% de aproveitamento, em 2003 quando o cruzeiro foi campeão o campeonato era disputado por 24 times, se continuar nesse ritmo o palmeiras vai fazer uma campanha histórica superando o feito do time comandado por Tite..

    6. Marcelo Rodrigues sim, eu sei. Mas você não foi especifico citando o formato com 20 times, então considerei desde o primeiro que foi em 2003. Não há como negar que a campanha está sendo excelente! Os erros que citei acontecem constantemente e sempre beneficiam os times que estão na parte de cima da tabela. Sejam eles quais forem.

  2. Emerson Figueiredo, vai ser muito legal se o campeonato for disputado assim! Ainda mais porque o Palmeiras, oir mais competititvo que seja, não “encanta” ou convence como o Cruzeiro 2013/2014 ou o Corinthians 2025.

    Mas a verdade é que hoje eu não acredito muito nessa possibilidade não. Sempre que Atlético e Santos tiveram que dar aquele passo a mais para entrar na luta pelo título, falharam.

    Mas vamos ver. Se for assim, vai ser sensacional! Mas acho que o Palmeiras vai ser campeão de toda maneira 😉

  3. E se o flamengo ganhar do atlético e o palmeiras perder pro santos???? O próximo jogo do palmeiras é contra o inter em ksa e o outro contra o atlético fora ou seja se acontecer de o flamengo ganhar do atlético e do Botafogo ele empata com o palmeiras em pontos!!!!

    1. Contando é claro com uma possível derrota do palmeiras pro santos e atlético, e se empata com o inter aí seria ótimo claro q o flamengo precisa ganhar todas daqi pra frente!!! Nd impossível

  4. Se o Santos não desse uma de Robin Hood hoje estes três times estariam correndo atrás dele, mas com este joguinho de toquinho de lado e pra trás não chegara a lugar algum, com este futebol que esta jogando é preferível ficar fora da libertadores

Deixe sua opinião e colabore na discussão