Valdívia e Guerrero: Você renovaria?

Créditos da imagem: Estadão

Antes de adentrar aos pormenores da minha análise, penso ser interessante, desde já, registrar a minha opinião a respeito dessas duas grandes personalidades “gringas” que atuam no futebol brasileiro. Utilizarei uma única palavra para sintetizar o meu pensamento a respeito de cada jogador:

Valdívia = Problema

Guerrero = Solução

Explico:

Valdívia: Sem intenção de criar polêmica e menos ainda de chatear os torcedores que o tomam como ídolo, entendo que o Palmeiras, já há algum tempo, vem sendo vítima daquele que deveria ser o seu grande “craque”. Com salário astronômico, o jogador chileno não aparenta ter a disciplina necessária à profissão, faz questão de entrar em polêmicas, o que, de maneira doentia, parece alimentar o seu ego e acaba por contaminar o clima no clube. Quanto às seguidas contusões (impressiona como para a seleção de seu país ele costuma estar 100%), ainda que tentando pressupor uma boa-fé do homem Valdívia, penso que o clube deve ponderar o risco de arcar com os custos de um atleta caro e que muito possivelmente lhe terá pouca utilidade. Caso entenda pela renovação, que o Palmeiras considere um contrato de produtividade, como os feitos pelo ex-jogador Pedrinho durante a sua carreira (este reconhecidamente um profissional sério por quem é do meio), que padeceu do mesmo mal de “Jorgito”, pois tinha um físico um tanto frágil, e que, de maneira honrosa, apenas era remunerado quando jogava. Por mais que envolva paixão – e isso deve ser respeitado –, o futebol é um negócio e deve ser tratado como tal. Se pudesse (de maneira pretensiosa, eu sei) aconselhar o Presidente Paulo Nobre, diria a ele que aproveitasse a nova fase do clube (com recursos, e bons nomes para o meio de campo, como Arouca, Robinho, Cleiton Xavier, Gabriel e até o Zé Roberto, que com a chegada do Egídio passa a ser opção também para a meia) e virasse a página da pouco rentável passagem do “Mago” (?) Valdívia pelo Palmeiras.

Guerrero: Ao contrário de Valdívia, o peruano tem falado pouco e jogado muito. Autor do gol mais importante da história do Corinthians (final do Mundial contra o Chelsea), é ídolo e, de maneira justa, vê como a maior oportunidade profissional de sua carreira a renovação contratual com sua equipe. Pelo que consta, os valores pedidos por seus empresários seriam impagáveis. Caso consiga reduzir a pedida, que inevitavelmente será “gorda”, pois o atleta tem mercado até em equipes internacionais, o Corinthians poderá utilizar-se da criatividade para que o jogador “se pague”, seja através de patrocínios pontuais ou pela venda de produtos vinculados à imagem do atleta, mais ou menos como o Santos fazia quando tinha Neymar (sem querer comparar o poder midiático de cada um). Mas, se ainda assim julgar que a renovação poderá agravar a sua saúde financeira, como já escrevi em outra coluna do site (Gigante Flamengo) – oportunidade em que elogiei a nova política de austeridade da equipe carioca -, que o Corinthians agradeça ao atleta – genuinamente, sem rancor ou qualquer ponta de ironia – pelos serviços prestados e que cada um siga o seu rumo.

E segue o jogo.

307 comentários em: “Valdívia e Guerrero: Você renovaria?

  1. Valdívia é ídolo e xodó da torcida palmeirense, além do que, na minha opinião, tecnicamente está acima da média para o atual futebol brasileiro. Levando isso em conta,sou a favor da renovação de seu contrato, porém, concordo com um contrato de produtividade, já que nos últimos anos foi um jogador extremamente caro para o clube e que atuou pouquíssimas vezes.

    1. Ricardo, a habilidade e visão de jogo dele são acima da média mesmo. Minha posição é mais em razão daquele sentimento de virar a página e reconstruir uma história sem percalços. O Kléber Gladiador, por exemplo, também era ídolo palmeirense e hoje acho que todos concordam que o melhor foi a saída dele. Jogador problemático, confirmou no Vasco e no Grêmio que é um verdadeiro “abacaxi”. Coloco o Valdívia no mesmo “pote” que ele. Valeu pela participação, abs!

  2. Sou contra jogadores que ganham uma fortuna. Isso tem que acabar no país. Já passou da hora de moralizarmos o nosso futebol. NÃO aos salários milionários!!!

    1. Jefferson, em linhas gerais, concordo com você. No entanto, acredito que jogadores especiais (como Neymar, Rogério Ceni, Guerrero) devem ser tratados de maneira diferenciada. Até pq eles dão retorno técnico e financeiro aos seus clubes. É questão de saber administrar a coisa. Mas, assim como em outras artes, penso que o grande artista deve sim receber uma bela contra partida. É só a gente ver os astros norte-americanos, por exemplo. Seja do basquete, do beisebol, do futebol americano. O salário astronômico dos atletas é pouco perto do que as franquias faturam com eles.
      Mas, entendo e concordo, que ao menos por ora, os clubes de futebol brasileiros não devem querer dar um passo maior do que a perna. É preciso arrumar a casa primeiro. Sugiro que leia a minha coluna “Gigante Flamengo”, oportunidade em que tratei um pouco sobre esse tema. Obg e um abraço!

  3. Muito interessante, Fernando!

    Pra mim, se for mesmo verdade que o Valdívia não aceita contrato por produtividade, só facilita a questão pro Palmeiras. Um contrato por produtividade seria a única alternativa para que o Palmeiras pudesse fazer a duvidosa opção de manter o ídolo chileno. Se o Valdívia não aceita essa condição, aí não teria nem papo.

    Sobre o Guerrero, eu acho que os clubes devem começar a se acostumar à ideia que o término do contrato zera tudo, ou seja, que será necessário fazer um novo investimento para manter os atletas. E acho que o peruano justifica o investimento. Considero que neste caso o importante é não gastar todo esse dinheiro por ele e continuar em dívida com outros atletas, porque isso poderia estragar definitivamente o ambiente.

    Outro caso interessante sobre renovação é o do Emerson Sheik! Este me parece ser mais equilibrado, visto que ele não tem sido um peso morto (caro, aliás) como o Valdívia, nem um jogador inquestionável como o Guerrero.

    1. Sou palmeirense e concordo. Se Valdívia jogasse todas partidas até daria para discutir… Mas né..
      Mas acho que o ponto da enquete é sobre o custo benefício Valdívia e o valor absurdo que o Guerrero ta pedindo. Sabendo que o Corinthians não tem dinheiro..

  4. Sem ofensas, mas o que se precisa é pesar a relação custo-benefício que cada um tem para seu clube. Neste caso, Guerrero tem um retorno melhor ao Corinthians do que Valdivia ao Palmeiras. Tenho visão empresarial e não apaixonado de torcedor, por isto meu ponto de vista é este, funcionário com bons resultados deve-se apostar. Só digo uma coisa, se o Palmeiras fosse uma empresa do mundo corporativo Valdivia teria sido demitido há algum tempo, não produz resultados eficazes para o grupo.

  5. Os 2 jogam muito, mas vejo o Corinthians mais dependente do Guerreiro do que o Palmeiras do valdivia, apesar de ser um monstro no meio, Palmeiras tem muita gente boa naquela mesma posição, Robinho, Clayton xavier,zé roberto, etc.

    1. Kkkkk renova com o Valdívia então parceiro pra mom ele já foi grande jogado agora nao passa de um bosta pra mim nunca joga isso pra mim e falta de respeito com a torcida vcs são iludidos quere renova com um cara que quer joga só quando quer pra mim e lixo

  6. Quanta gente ignorante , ngm está pedindo pra comparar e sim pra saber as opiniões sobre renovação , tem q se renovar pela qualidade técnica de ambos os jogadores , mais se eles desejam tanto ficar podiam reduzir o pedido salarial né ,!!

  7. Valdívia sim. Guerreiro precisa primeiro disputar uma copa do mundo e ir longe coisa q só o mago consegue..
    Então renova com Valdívia jogador de seleção e deixa guerreiro jogador de baba fora, pois n existe copas do mundo em babas..

  8. Claro q não é uma comparação ,mesmo pq não tem como compara Valdívia não serve nem pra limpa a chuteira do Paolo mundial ganho oq esse chinelinho até hj ? É compara oq eles rendem qndo estão em campo Guerrero e mt melhor passa por cima do chinelinho .renovação do Paolo mundial não precisa nem pergunta tem q renova ….e o chinelinho tmb pra fica mamando no guarani d campinas .kkkkkkkk

  9. O valdivia nao jogou a final do paulista,,chinelinho
    E ainda postou na rede social chingamentos ao arbitro…pode se suspenso do outro jogo otario ..kkk
    Guerreiro so internamento pra segura ….renova guerreiro!!!!

  10. não da pra entender torcida palmerense crítica o valdivia o ano inteiro chega numa final chama Ele de salvador de abençoado por isso #palmeiras tem que aprender muito Com o #corinthians da valor no que presta, e o que não presta manda pro lixo , porcos e valdivia combinaçao perfeita kkkkkk #guerreiro é da fiel

  11. Valdívia é um câncer pro futebol.. É da pior espécie de jogador, acha que já fez e faz muito, e por isso merece respeito e inúmeras chances. Idiota é o torcedor do palmeiras que idolatra e paga salario de um nego desses.
    Sem duvida o Guerrero apesar de posições diferentes, é mais jogador e tem um retorno melhor a seu clube.
    Guerrero aposta certa.

  12. Não tem nem comparação,guerreiro é muito melhor o valdivia não. Da nem pro começo,o guerreiro é o maior artilheiro estrangeiro do timão,o valdivia é oq no Palmeiras. Gandula so pode o cara não joga ai fica. Difícil

  13. O que esse guerreiro fez contra o palmeiras, eliminou alguma vez de alguma coisa, o marcelinho o viola tem mais história contra o palmeiras do que esse mercenário ai!! !

  14. Nao tem nada ver a posicao do guerreiro ea do valdivia o guerreiro e atacante a obrigacao dele e fazer gol o valdivia e meia a obrigacao dele e da passe sem comentarios…..

  15. O guerreiro pq faz mais falta pro Corinthians do que o valdivia ta fazendo pro Palmeiras, o Valdivia é um ótimo jogador mas precisa recupera aquele bom futebol de antes.

  16. Na minha opiniao sim hoje sao duas pisicoes carentis no brasil . na minha os doia fasem faltam nao a so palmeiras e corinthans mas qualquer equipe do brasil e do mundo sao baita jogadores sem eles o brasil perde pouco do espetaculo

Deixe sua opinião e colabore na discussão