Vale a pena jogar no Brasil?

Créditos da imagem: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Tite anunciou a lista dos 23 felizardos que estarão na Copa do Mundo da Rússia. Entre os 23 nomes, aparecem apenas três que ainda (ou de novo) atuam no futebol brasileiro: Cássio, Fagner e Geromel.

Analisando esses nomes, temos Cássio e Fagner do Corinthians -último time treinado pelo Tite e homens de confiança do treinador- além de Geromel, que hoje talvez seja uma daquelas raras unanimidades, tanto por parte da crítica especializada, quanto por parte dos torcedores.

Analisando os papéis desses três jogadores na Copa, vemos o Cássio como terceiro goleiro; Fagner saindo atrás de Danilo na disputa pela titularidade, dito por Tite durante a coletiva da convocação; e Geromel, que na mesma coletiva, quando perguntado se a dupla titular já estava formada, sequer foi lembrado por Tite, que citou uma “boa dor de cabeça para escolher dois jogadores entre Marquinhos, Miranda e Thiago Silva”.

Eu, gremista, vou basear meu raciocínio de acordo com as situações do meu time. Mas tenho certeza que cada leitor deste texto conseguirá pensar em um nome do seu próprio time, e encaixar neste raciocínio.

Luan, referência técnica do Grêmio campeão da Copa do Brasil 2016, da Libertadores da América 2017, da Recopa Sul-Americana 2018 e do Campeonato Gaúcho de 2018, eleito o “Rei da América 2017”, Craque da Libertadores 2017, Bola de Prata e Craque do Brasileirão 2015, Bola de Prata 2017 e Futebolista do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2017, além de ter sido medalhista olímpico com destacada atuação em 2016, não está entre os convocados.

Em meados de 2016, Luan recusou uma proposta financeiramente muito boa para ele e para o Grêmio, pois não queria jogar no futebol russo e sair do radar da Seleção Brasileira. Ficou, ganhou prêmios, ganhou títulos e ganhou pouco mais de 5 minutos em campo pela Seleção. Mas, está fora da Copa.

O Brasil já não consegue competir com a Europa em relação aos salários, e nesse ponto já perde até para mercados obscuros como Oriente Médio, China, Rússia e outros.

E agora, Tite nos mostra que futebolisticamente não vale a pena um jogador “investir” no Brasil. Não existe reconhecimento. Ficar no Brasil significa se afastar daquilo que é o grande sonho de todo jogador de futebol: disputar uma Copa do Mundo.

Além do Luan, posso citar Marcelo Grohe, que há pelo menos dois anos opera milagres no gol do Grêmio, enquanto o Alisson lutava pra se afirmar na Roma. Arthur, uma das maiores revelações do futebol brasileiro nos últimos anos, já contratado pelo Barcelona por um valor recorde para os clubes do Sul do país. Mas não teve a sorte de chamar a atenção do Shakhtar Donetsk, um dos maiores “celeiros de craques” da atualidade, mesmo sem qualquer destaque em competições europeias. Fred e Taison, que afortunadamente compõem esse elenco estrelado, carimbaram seus passaportes para a Rússia.

Tite tem tudo para ser o próximo campeão mundial com a Seleção Brasileira. Mas, nessa convocação, prestou um grande desserviço para o futebol brasileiro. Definitivamente, nosso glorioso Adenor Bachi expôs aos quatro ventos uma verdade que nós lutamos muito para contrariar: não vale a pena jogar no Brasil. E assim nosso futebol vai ficando cada vez mais feio e mais pobre.

Uma pena.

23 comentários em: “Vale a pena jogar no Brasil?

  1. Infelizmente é verdade, os jogadores acabam sendo penalizados por jogar aqui! Que alguém dê preferência para Inglaterra, Espanha e Alemanha eu até entendo (embora não apoie totalmente, acho que depende mais da equipe em questão, do que da liga), mas Ucrânia? China?

    E o duro é ver que basta um jogador virar titular de qualquer equipe mequetrefe da Europa, que já aparece gente dizendo que “está muito bem na Europa e merece a Seleção”…

  2. Não entendo nada de futebol, mas ainda vejo o Brasil dependente de um jogador como foi de Ronaldinho e do próprio Neymar…se ele se machucar fudeu dinovo ? Como disse não manjo nada de futebol, falando de futebol sou um ótimo comentarista de tênis, mas ainda não acredito na nossa seleção ou não me empolgo mais derrepente

  3. Infelizmente pra mim, o Brasil vai ganhar a copa e o tite está tão acima do bem e do mal que se perder não será execrado e ainda o defenderão dizendo que o Brasil não era favorito e bla bla bla, não gosto de jogador médio de lá, preteridos por jogadores de grande fase aqui, principalmente goleiros, pois dentro de campo o futebol na europa está acima mas no gol, os chutes as defesas a.bola não tem diferença, e nossos melhores goleiros estão jogando aqui atualmente, mas enfim esses jogadores duvidosos me parece que o tite prefete reservas que não darão trabalho pra ele nem incomodarao os titulares, nisso eu lembro de 2014, quando foi necessário usar esses jogadores, onde o tailson de hoje eram os Bernard, Dante e Jo da outra copa

  4. Único da sua lista que deveria ter uma chance era o. Arthur, Luan não tem o estilo de jogo que o Tite gosta, e no gol Vanderlei e Cássio saem na frente do arqueiro do Grêmio.

  5. Tite não passa d um vigarista O vagabundo deve estar levando dinheiro vendo sua convocação Não vou nem citar os que ele não levou somente dizer os que levou Cássio Fagner taison e mais alguns e o fim do Brasil esse ordinário só está levando jogadores d seu ex time dizendo ser homens d confiança vai tomar no seu cu FDP goleiro como essa desgrassa s curintinha temos aos montes e o Fagner assassino maldoso como levar um atoa desses e esse taison oq tem feito d bom n futebol Resumindo Tite não presta e vagabundo dos grandes safado mesmo por isso mais uma vez vamos ver a Alemanha massacrando o Brasil de novo deve meter mais uns outros a zero se cruzarem novamente e eu estarei na torcida para que esse pilantra do Tite não passe das quartas d final tranqueira tem que ser banido do futebol é esse FDP tem que voltar a dirigir seu timinho medíocre d curintinha Dá-lhe Alemanha vamos em busca do no nunca esteve tão fácil Alemanha vamos que vamos

    1. Clubismo

      Cássio ta em uma ótima fase,ganhou o paulista desse ano,está indo bem no brasileirão,

      Fagner,não faz muita falta,mas acontece uma dura,ai já fica com fama de assasino como vc disse

      Você deve estar nervoso porque não chamou nenhum do São paulo,talvez Rodrigo caio tenha até merecido,falo isso porque não sou clubista

    2. Lazaro Souza oq vc acha não m importa holeirinho atoa o Cássio e Fagner e sim um grande verme não pode na bola arrebenta na pancada só o Tito gosta dessas tranqueiras então dá-lhe Alemanha humilhar de novo

  6. É a panela do Tite Casio nunca foi goleiro de seleção e o Luan nao e gaúcho como o taisam e para ser goleiro também tem que ser gaúcho nao vou torcer por está seleção de merda

  7. Concordo, Luan, Grohe e Arthur poderiam estar na lista nos lugsres de Tyson, Cássio e Fagner, mesmo não sendo lateral direito o Arthur faria o pouco que Fagner faz.
    Na minha opinião, sempre teve injustiças nas convocações para Copa, como:
    1978 – não convocou Falcão
    1982 – não cobvocou Leão
    1986 – não lembro, rsrs
    1990 – não convocou Neto
    1994 – não convocou Edmundo, César Sampaio e Roberto Carlos
    1998 – não convocou Zé Elias e Rai
    2002 – não convocou Alex
    2006 – nao lembro rsrs
    2010 – não convocou Neymar e Ganso
    2014 – não convocou Robinho e Cacá jogadores experientes que poderiam fazer diferença pois a seleção era muito jovem.

  8. Se Luan ou Arthur jogassem no eixo Rio-SP teriam mais chances de ir à seleção. Se Luan tivesse o carimbo “menino da Vila”, estaria na lista com facilidade.

Deixe sua opinião e colabore na discussão