Como se tornar campeão brasileiro

Créditos da imagem: Fernando Dantas/Gazeta Press

Ser campeão brasileiro não é tarefa das mais fáceis, também não há como dizer que exista uma fórmula mágica para se tornar campeão, mas tem alguns passos que, se seguidos, pavimentam o caminho para o título.

1- Pontuação
Vale lembrar que, de 2009 para cá, a única pontuação abaixo dos 70 para campeões foi do Flamengo, em 2009. Os demais tiveram pontuações acima dos 70, logo, 70 pontos é o mínimo que qualquer postulante ao título precisa ter como meta.

2- Pontos obrigatórios
Quem quer ser campeão tem que vencer os jogos de ida e volta contra os candidatos ao rebaixamento, que são, em princípio, América-MG, Bahia, Ceará, Paraná, Sport e Vitória. Ao vencer os dois jogos contra cada uma dessas equipes, já foram conquistados 36 pontos, ou seja, metade dos pontos necessários para se tornar campeão.

3- Bom aproveitamento em confrontos diretos
Vencer os candidatos ao rebaixamento é obrigação de TODOS os candidatos ao título, logo, o time campeão deverá se fazer valer em confrontos diretos, tal qual o Corinthians fez com o Palmeiras em 2017. Vencer em casa e empatar fora te dá 5 pontos de vantagem em relação ao adversário direto.

4- Sequência positiva
Os clubes campeões, na era dos pontos corridos, carregam uma semelhança em todas as edições: todos eles tiveram uma sequência invicta ao longo do campeonato, a famosa arrancada. Em geral, quem consegue essa sequência no primeiro turno, ou no começo do segundo, tende a manter a liderança sem maiores sustos, quando mais ao final cada equipe já descobre o que almeja.

5- Foco
Nos últimos anos, os campeões brasileiros fracassaram em outras competições, pois estavam focados na liga nacional. O ponto não é para fracassar nas demais, mas dar certa prioridade à competição.

6- Não interromper o trabalho
Equipes que mantém os seus treinadores e jogadores durante o ano têm tido maior sucesso na competição. Demitir um treinador por uma sequência de empates e derrotas, ou negociar jogadores no meio da temporada, em geral, afasta as possibilidades de título.

7- Aproveitar o momento do adversário
Todos os adversários estarão vivendo um momento na competição, e o campeão deve utilizá-lo em benefício próprio. Caso o momento do rival seja bom, utilizar o confronto direto como uma “final” para motivar os jogadores; caso seja ruim, entender que se deve explorar o nervosismo que uma sequência ruim causa.

8- Não se abalar com resultados ruins
Com um campeonato tão nivelado -muitas vezes por baixo- o time que almeja o título não deve se abalar com resultados ruins, mas deve ligar o alerta quando se tratar de alguma sequência negativa.

Vale Lembrar que não há fórmula para ser campeão brasileiro, mas alguns caminhos, caso sejam seguidos, facilitam e muito a vida da equipe.

2 comentários em: “Como se tornar campeão brasileiro

  1. Verdade, tem coisa que a gente sabe que não vai dar certo mesmo, tipo o Renato poupando direto os titulares do Grêmio no Brasileirão passado! E sempre que tem desses confrontos diretos entre os líderes, é comum que o vencedor se encha de moral e embale, e o perdedor dê umas patinadas, porque essas mini-decisões têm um impacto muito maior do que os pontos em disputa!!!!!!!!

Deixe sua opinião e colabore na discussão