Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo
No último domingo Portugal e França fizeram a final da Eurocopa e os brasileiros tiveram a oportunidade de ver esta partida ao vivo na TV aberta, Em mais de um canal, inclusive, já que Globo e Band transmitiram com grande destaque, a tal ponto que a “Vênus Platinada” escalou seu principal narrador, Galvão Bueno, e mais: escanteou a rodada do Campeonato Brasileiro, passando os jogos Chapecoense x Corinthians e Coritiba x Botafogo para o sábado, para deixar o domingo reservado ao confronto europeu.
Assim, os brasileiros puderam acompanhar a inédita conquista portuguesa, a montanha-russa de sentimentos de Cristiano Ronaldo e o golaço de Éder, o que gerou inclusive festejos da numerosa comunidade lusitana no País.
Acho muito bom que os brasileiros acompanhem o esporte mundo afora, vendo partidas importantes que não envolvam somente o time do coração ou a Seleção Brasileira. Isso é parte importante para que amadureçamos nosso entendimento sobre futebol, ao contrário do próprio tratamento costumeiramente dado ao futebol na TV aberta, quase sempre apelando à paixão do torcedor.
Por isso mesmo é que não só lamento, como fico profundamente irritado que os brasileiros não tenham podido viver o mesmo com a Copa América Centenário, por exemplo. Que não tenham podido acompanhar o drama de Messi e a sua decisão de abandonar a Seleção Argentina, um momento marcante do futebol. Que não tenham visto a epopeia chilena – que vive a melhor fase de sua história – nem mesmo o desenvolvimento de uma competição da qual participou a Seleção Brasileira.
O mesmo acontece com a Copa Libertadores, que teve uma semifinal “secreta” entre a surpresa Independiente Del Valle e o gigante mundial Boca Juniors, e fatalmente terá uma decisão ainda mais ignorada pela nossa “grande mídia”, entre os surpreendentes equatorianos e o Atlético Nacional de Medelim. Nem preciso dizer a repercussão que a fase decisiva da Champions League tem por aqui.
E não estou negando a evidente diferença de organização e repercussão entre as competições europeias e as americanas. Acontece que nós estamos nas Américas, e essas competições continentais merecem grande repercussão por aqui e geram grande audiência. Como a Copa América Centenário pode render matérias e mais matérias enquanto o Brasil está vivo na competição, e depois da nossa eliminação subitamente virar uma competição menor? E a Libertadores, objeto de desejo de todos os nossos clubes, que gera ótimos índices de audiência na TV e lota estádios Brasil afora, passar a ser desimportante quando não podemos mais ganhá-la?
Não desconsidero que a UEFA faz uma coisa elementar nas negociações de transmissão de suas competições: obriga que a emissora exiba algumas partidas, incluindo uma semifinal e a final. Não consigo conceber nem que uma emissora se interesse por um campeonato e não tenha o respeito de transmitir sua final, quem dirá de uma entidade organizar uma competição, vender seus direitos de transmissão e não EXIGIR que transmitam ao menos a final. Mas apesar de tão óbvio, a Conmebol não o faz.
Mas além disso, acho que tem um componente brasileiro de um certo “espiritismo de porco” de desvalorizar o que não podemos conquistar. Então, se somos eliminados de um campeonato, nada melhor do que tirar a luz sobre ele para que toquemos a vida e deixemos para trás qualquer frustração.
O problema é que graças a isso, continuaremos sempre tratando as demais equipes do continente como lixo. Adorando que o Leicester City seja “a deliciosa zebra inglesa”, mas achando deprimente ver o Del Valle na final da Libertadores. Exaltando que “País de Gales faz história ao chegar nas semifinais da Euro” (aliás, tudo era histericamente “histórico” na Euro), mas ignorando que o Chile (que, para mim, é claramente superior a Portugal) está fazendo história ao ser a seleção hegemônica das Américas.
Assim, sempre continuaremos perdendo e ganhando de “ninguéns”. O valor de qualquer vitória estará meramente na taça; quando ela não vem, não tem mais nada a ser contado.
Se nós não valorizarmos nosso universo futebolístico, ninguém mais poderá fazer isso. Se não o fazemos por ver valor de fato (como eu sinceramente vejo), façamos ao menos por estratégia e interesse próprio, senão estaremos cada vez mais fadados a só vermos “história sendo feita” do outro lado do mundo.
PERFEITO!
Por que ?
Eu acho uma discussão muito válida, mas que tem q considerar também o monopólio desses direitos. Temos um poder desproporcional para uma única emissora, q acaba sempre impondo seus interesses. Teorias conspiratórias à parte, uma mudança nesse sentido faria bem inclusive para o campeonato brasileiro, q muitas vezes tem condições impostas pela detentora dos direitos q não são saudáveis. Belo texto, Gabriel! O brasileiro gosta mesmo é de ganhar, mais q de futebol rs.
Mania de menosprezar o que é nosso. Como o autor disse, o Chile é muito superior à Portugal
Poe oѕ 2 jogar enтão
A França тмв é мelнor qυe porтυgal não é? E perdeυ.
Basta você assistir as duas finais e vai ver que a final da CA foi muito superior
Simplesmente fantástica essa abordagem. Hoje mesmo eu lia a coluna de um amigo jornalista que citava a mesma coisa. Como que pode uma coisa dessa? O pessoal está entrando na onda européia. Confesso abertamente que não sou super fã de futebol europeu, tanto é que focamos os principais campeonatos latinos. É simplesmente o fim. Desprezar, digamos que, os da casa (América) e focar os de fora (Europa).
Muito obrigado, José Dias!
Você pode me mandar o coluna do seu amigo, por favor? Fiquei curioso! 😉
Foi pq na Eurocopa tinha Cr7
A Copa América teve uma média de público incrível, grandes jogos, grandes jogadores, incluindo o melhor do mundo.
Cara você falou muito e falou merda, olha o nível de jogo dos caras, aqui tu sabe que a final vai ser Argentina vs Chile, os dois são os melhores, lá existir a dúvida, assim como Leicester ganhou o campeonato inglês, lá fora é fantástico, da prazer de assistir aqueles caras jogando, tática, posicionamentos e etc…
São esses e outros grandes pontos que fazem o futebol Europeu o melhor do mundo, essa é a grande realidade.
Gabriel Rostey Postei o link, mas a página aqui tirou e não sei o porque.
Marcos Costa Quem está falando merda aqui é você. Apenas disse que não sou super fã de futebol europeu. Fiz uma simples colocação sobre o fato de dar muita ênfase para a Europa e nem tanto para a América. De que continente é o atual melhor jogador do mundo? O trio MSN do Barça é formado por jogadores de que continente?
Não vemos a final da copa america pq o brasil não estava na final, óbvio! Rede Globo.
já a #eurocopa é tipo uma copa do mundo, quem não quer ver, todos os jogos foi espetacular, bom nivel tecnico das seleçoes. Assistir quase todos os jogos.
Foi Pq Na Eurocopa Tinha Cr7
Muito simples pra nao ver a argentina perder kkkk
Poisé.
Muito bom o texto. Nos faz refletir do quanto estamos perdendo em termos futebolísticos aqui no Brasil. Por isso muitos se espantam e consideram até um absurdo termos Atlético Nacional e I.D.V. na final da Libertadores. Mas isso é devido a falta de oportunidade de verem essas equipes jogarem, pois se vissem saberiam que chegaram com méritos na final, que possuem boas equipes e não é pelo fato de serem da Colômbia e Equador, respectivamente, que os descredenciariam da conquista. Vou até mais além, a tv aberta prefere transmitir para todo o território nacional um Botafogo x Olaria ao invés de Atlético x Cruzeiro ou Grêmio x Inter. Agora so nos resta lamentar pelas pessoas que não poderão acompanhar a final da Libertadores.
Mais uma análise que nos faz percebermos a necessidade de reestruturar nosso futebol em todos os sentidos, inclusive nas transmissões televisivas.
Puxando pela memória acho que a Globo passou a final de 1987 e Band a de 1993.
Essa globo n vale nada ..! Nem a libertadores n transmite p transmitir copa do brasil … Ditadura globo ….
Só não vemos a final da copa América por causa da globo ela q comanda os jogos q passam no Brasil em TV aberta
A globo é culpada
Excelente texto.
Duro é ler nos comentários alguém falando que a Eurocopa teve excelente semana jogos, bom nível, etc… Ou a pessoa tá em outro mundo, ou a alienação eurocentrista na cabeça do cara é total. A Copa América foi melhor, teve uma final melhor, o Chile e a Argentina são muuuuito melhores times que França e Portugal. E eu ainda vi em meios que essa Euro é o exemplo do futuro do futebol, se é, não quero ver esse futuro de ambos os times postados defensivamente, os gols escassos saindo só quando ambos os times estão exaustos… O texto exemplificou bem demais o que é a coisa, o futebol sul americano é muito subvalorizado! Parabéns ao autor.
Ps: houve um erro pelo corretor no início do meu texto, o certo seria “excelentes jogos” não “excelente semana jogos” como saiu.
Perfeito.
Perfeito. (2)
Simples…porq o Brasil foi eliminando..e a Globo so passa o jogo do Brasil…..já a band…transmitiu todos os jogos da Eurocopa…ou seja a globo so tem viado e filho da puta
Porque são os babacas dos outros continentes que fazem os campeonatos europeus serem fortes.
Só não fomos a final da copa america porque a seleção brasileira é uma merda não fiquem botando desculpa na globo é muito abaixo dos europeus o nivel dos jogadores brasileiros temos q se com forma com aquilo q dizem jogadores q tem na nossa seleção
Tbm os da América é um futebol ruim de assistir, tem q ser da Europa msm,-So opinião msm
Típico de um povo idiota q prefere televisionar quem ñ ta nem aí pra nós, e deixa de lado nosso proprio continente.
La verdad una pena porque la final de la copa América fue mucho mejor q la Eurocopa los europeos son muy fríos y la final fue aburrida cómo casi todos los partidos parecían prácticas en vez de partidos les faltaba la garra picante y emoción q le pone nuestro continente
Porque a midia queria mostrar o CR7
Pelo fato do nível do futebol europeu ser maio!
Vdd
Que saber dinheiro .interesses financeiros da emissoras.ainda usa nois para propagandea
Não olho a Globo. Todos deveriam fazer o mesmo.
Muito bom texto.
Simplesmente pq q Band não tinha direito de transmissão da Copa América, então como a Band estava transmitindo a Euro a Globo não iria deixar a Band com exclusividade, pq se isso acontecesse iria então perder no ibop!!!
O fato é não foi ao vivo pq o Brasil não estava na final
Pq foi a Argentina e Chile
a copa américa só tava sendo transmitida por causa da seleção brasileira kkkkkk
Queria ver a final da libertadores também como vi a final da liga dos campeões
Pq falto brasil final kkk
Copa América é uma merda é por isso
Pq euro é melhor..
Henrique S. R. Silva
excelente artigo, resumiu o que eu penso
Se a Band ou outro canal aberto tivesse o direito de transmissão poderiamos ter visto, mas o grupo Globo prefere fazer com que os amantes de futebol gastem seu suado dinheiro com tv fechada.
Muito bom nada a acrescentar a não ser falar que a não transmissão da final da Copa das Américas evitou que o Brasil vida e o vengane do Eber Roberto Lopes.
Parabéns pelo texto.