Entrevista com Paulo Henrique Ganso: “Quero estar na Copa da Rússia”

Créditos da imagem: LANCE!NET

Em entrevista exclusiva, craque se diz realizado no São Paulo, admite quase ter ido jogar com Kaká nos EUA, explica a sua saída do Santos, fala sobre Seleção Brasileira e muito mais.

Por Fernando Prado e Gabriel Rostey

 

Simples, consciente e gentil. Assim pode ser definido Paulo Henrique Ganso. Em pleno sábado ensolarado na capital paulista, o clássico “camisa dez”  recebeu a equipe do No Ângulo no Centro de Treinamentos do São Paulo e logo de cara surpreendeu pela simpatia. Estendendo as mãos com um largo sorriso estampado no rosto, fez questão de apresentar as instalações do seu ambiente de trabalho até a chegada ao local da entrevista, uma sala de reuniões do clube. A seguir, confira a entrevista com o craque, ídolo de Santos e São Paulo:

Ganso no CT da Barra Funda

No Ângulo – Para que se esclareça de uma vez por todas, qual a sua real condição física atual? Você tem alguma limitação para a prática esportiva?

PH Ganso – Hoje, graças a Deus, estou 100% mesmo, sem nenhum problema físico, tanto que desde a minha chegada ao São Paulo até hoje eu não tive lesão nenhuma, fico fora dos jogos só por suspensão mesmo.

Em 2010, você e Neymar lideraram mais uma bem-sucedida geração de “Meninos da Vila” que encantou o Brasil. Com títulos, reconhecimento e fama, aquele pode ser considerado o grande ano da sua vida? No âmbito pessoal, como foi toda essa transformação?

Ali foi um divisor de águas, foi uma transformação completa. Não podia ir à padaria, ao shopping, lugar nenhum. Foi uma febre, parecia os Beatles (risos), cada aeroporto que a gente ia, lotava, o hotel tinha sempre torcedor na porta. E todo mundo voava, sempre falam mais de mim, do Neymar e do Robinho, mas tinha o Wesley, o Marquinhos, o André… às vezes a gente tomava três gols lá atrás, porque deixava dois zagueiros contra três atacantes. A gente fazia muitos gols, mas agradece também ao Durval, ao Dracena, porque eles salvavam a gente. Era impressionante, a gente entrava em campo já sabendo que ia ganhar, só não sabia de quanto. O pessoal pedia até o Pará na Seleção (risos).

neymar_robinho_ganso_eduardonicolauAE02052010480

Com Neymar e Robinho, no mágico Santos de 2010

Ainda sobre 2010, no duelo contra a Holanda (que acabaria nos eliminando da Copa do Mundo da África do Sul), Dunga tinha, entre outras opções, Grafite e Júlio Baptista no banco de reservas. Acredita que a história teria sido outra caso você e Neymar tivessem sido convocados?

Olha, é difícil dizer que teria sido diferente. Eu entendo o Dunga, ele tinha um grupo que estava ganhando tudo e confiou naqueles jogadores. O que eu posso dizer é que a gente tava na “ponta dos cascos” e se sentia pronto sim pra pelo menos fazer parte daquele grupo.

Você é um dos meias mais talentosos do mundo, mas muitos o acusam de não ser dinâmico. No que você acha que mais pode melhorar o seu futebol?

Obrigado! Eu procuro ser dinâmico nas partidas. Se você for analisar os jogos do São Paulo, vai perceber que eu procuro preencher o campo, fechar o setor e servir os meus companheiros de ataque. Uma coisa que eu me cobro bastante é chegar mais próximo da área adversária e tentar fazer mais gols.

Incomoda o fato de muitos lembrarem apenas dos seus bons momentos em 2010, sendo que você viveu outros também marcantes tanto pelo Santos (Libertadores de 2011) quanto pelo São Paulo (Brasileirão de 2014)?

Olha, não me incomodo porque hoje eu já tenho uma certa experiência no futebol, sei de tudo o que eu fiz nesses anos, ajudei a conquistar títulos, e é isso que deixa a minha consciência tranquila. Sei que tive participação importante na Libertadores de 2011 e em outros campeonatos também. Assim como no Brasileirão do ano passado, quando fui considerado um dos melhores meias da competição.

Mas antes você ficava chateado?

Não, porque pra muita gente é assim, né? Na quarta você faz gol, e é bom, mas no domingo você não faz nada, aí já não presta pro time e tem que ir pro banco. Futebol é assim…

“Faltou empresário” na sua trajetória? Hoje você poderia estar entre os grandes do futebol mundial (como Neymar) caso tivesse tido uma carreira mais bem conduzida? Ficou uma ponta de frustração?

Não, porque eu já tive empresários bons. Claro que acontece coisa pro lado bom e pro lado ruim, mas não tenho nenhuma tristeza nem mágoa não. O importante é que estou bem no São Paulo. Mas quem sabe um dia eu possa atuar num grande clube da Europa.

E tem algum clube de preferência? Ou país?

Não, só jogar no futebol  europeu. É uma experiência que eu quero viver um dia. Não falo agora, mas se um dia pintar…

A saída do Santos era inevitável? A situação ficou insustentável? O que de fato aconteceu que fez com que você saísse e tentasse a sorte em um clube rival? Hoje, olhando para trás, teria feito algo diferente, talvez cedido mais em algum ponto, como  salário? Você se sentiu desprestigiado?

Parte salarial não foi o problema, foi o de menos. Foi mais a briga mesmo, quando estava chegando num acordo, a gente conversava uma coisa e acontecia outra. E não me senti desprestigiado não, é que não foi conduzido de um modo legal. Eu nunca tive problema com funcionários do Santos, só com a diretoria mesmo. E quando não dá certo, é buscar novos desafios, novos ares.

Como é a sua relação com o ídolo santista Giovanni? A questão da participação no seu “passe” foi resolvida de maneira amigável? E como foi a participação dele no começo da sua carreira?

A gente tem pouco contato. Até na época que ele voltou pro clube a gente tinha pouco contato. Mas eu sou muito grato ao Giovanni, porque foi ele que me deu a oportunidade. Eu tinha um professor de educação física que trabalhava na escola do Giovanni lá em Belém. O professor falou para ele que eu era bom, e ele nem tinha me visto jogar, mas falou pra eu ir treinar lá no Santos, eu fui aprovado nos testes e acabou tudo dando certo.

Ganso_Santos

Ainda pelo Santos, no fatídico 4×0 contra o Barcelona, pela final do Mundial Interclubes de 2011

Se fosse possível voltar no tempo, o que o Santos poderia ter feito de diferente na final do Mundial Interclubes de 2011? Aquele Barcelona do Guardiola era realmente imbatível? Qual a sensação de enfrentar Messi, Xavi e Iniesta? O “psicológico” pesa nessas horas?

Eu não acho legal lembrar disso (risos)! Olha, não existe nenhuma equipe imbatível, mas era um time muito entrosado, com a bola nos pés era absurdo o que eles conseguiam fazer. Talvez a gente pudesse colocar mais jogadores de marcação, não sei. Mas quando você quer vencer, não dá para colocar só jogador de marcação, ainda mais a nossa equipe, que estava acostumada a atacar. Foi complicado sim entrar em campo e ver essas feras do outro lado. Pô, jogar contra Messi, Xavi, Iniesta, Fábregas? A gente sabia que estava jogando contra “os” caras. Talvez pudéssemos ter marcado mais, é difícil dizer. A gente até teve uma chance no começo do jogo em que o Ney (Neymar) acabou errando o chute, mas a verdade é que mesmo se tivéssemos aberto o placar ia ser muito difícil não perder para aquele Barcelona. Eles estavam jogando demais.

Muricy (à época treinador da equipe santista) errou ao escalar Bruno Rodrigo no lugar de Elano e entrar com um surpreendente 3-5-2 naquela partida sem nunca ter atuado daquela maneira?

Ele tentou colocar outro marcador. Isso não chega a murchar o time, mas faz a gente pensar que tem que marcar muito a equipe deles. Messi, Xavi, Iniesta, Fábregas, o Daniel Alves jogando de ponta-direita… eles não tinham um centroavante fixo, era bem complicado. Realmente a gente não estava muito acostumado com aquela forma de atuar. Mas é difícil também, acho que o 4×0 acabou ficando muito elástico, pois a gente também teve chances naquela partida, pelo menos um 4 x 2 não ficaria tão elástico.

Muito se fala na provável saída de Lucas Lima do Santos na próxima janela de transferências. Você toparia voltar ao clube que o revelou, caso seja procurado para substituí-lo?

Quando você joga por um rival, a torcida xinga mesmo, provoca pra querer te tirar da partida. Não dá pra falar “eu voltaria”, ou “não voltaria”, mas eu fui muito feliz lá e acho que a gente deve deixar as portas sempre abertas, a gente não sabe o dia de amanhã. Não fecho as portas para nenhum clube.

Supondo que você encerrasse a sua carreira hoje, acha que ela estaria mais associada ao Santos ou ao São Paulo?

Acho que um pouco dos dois. O Santos pelos títulos que eu ajudei a conquistar lá. No São Paulo eu participei de um título só, a Sul-Americana, que eu cheguei no final, mas o carinho que eu tenho da torcida aqui é impressionante. E já tenho mais jogos pelo São Paulo do que pelo Santos.

Como você é recebido em Santos? Você frequenta a cidade?

Direto, direto eu estou lá. Na Vila Belmiro o pessoal xinga pra tentar tirar o meu foco do jogo, mas no dia a dia o pessoal tira foto, pede autógrafo, até hoje é assim.

kaka_ganso

Recebendo a visita do amigo e ídolo Kaká no CT da Barra Funda, em 2015

Você recebeu proposta e esteve perto de sair para os EUA, como foi noticiado no começo do ano? O que pensa sobre atuar em um “centro periférico” do futebol?

Sim, recebi do time do Kaká (Orlando City), só que o presidente do São Paulo não quis vender na época. Eu acho que não seria ruim, porque o futebol está crescendo muito lá nos Estados Unidos. Acredito que daqui a 4 ou 5 anos vai estar num nível top mesmo, com muitos jogadores indo para lá em vez de irem para a Europa.

Muitos defendem (entre eles, Muricy) que você deveria chegar mais perto da área adversária e tentar fazer mais gols. No entanto, você parece render mais na faixa central do campo, fazendo a transição entre a zaga e o ataque, com qualidade no passe e as milimétricas enfiadas de bola que são a sua especialidade. Considerando que você tem uma boa média de desarmes nas partidas, a ideia de se tornar um segundo volante o agrada? Você toparia ser testado nessa função?

Não, eu não gosto muito de jogar de segundo volante. Jogava quando precisava, que o Muricy às vezes queria colocar mais um atacante, e aí eu recuava. Mas acho que mais próximo da área adversária eu consigo levar mais perigo, consigo dar um chute no gol ou achar um companheiro nos espaços. Já mais atrás, acaba dando passe lateral, passe de cinco, dez metros. Aí é que o pessoal vai falar mais ainda que não tenho dinâmica de jogo.

Claro que depende do técnico, mas em geral, jogadores como você, que são dos mais talentosos do time, acabam recebendo uma “colher de chá” dos técnicos para marcar menos?

Não, no futebol de hoje não cabe mais isso mesmo. Mas a gente não precisa necessariamente marcar, mas sim ocupar espaços.

Por falar em testes, qual a impressão que ficou do trabalho de Osorio? Gosta do rodízio implementado por ele? Jogador brasileiro sabe lidar com isso? Tira a confiança?

A gente começou a se adaptar. No início teve até umas divergências, comigo, com o Michel (Bastos), porque a gente não está acostumado e quer estar sempre jogando. E pra fazer isso, precisa de um elenco grande e de muita qualidade, porque às vezes acaba tirando uma peça e o time sente falta, não consegue trocar, e aí perde pontos importantes. Eu acho legal o rodízio, mas não dá para trocar oito jogadores de um jogo para o outro. Tem que ser dois, três… acima de cinco fica complicado. E rodízio não tira a confiança não.

Muito se fala da diferença dos técnicos brasileiros para os estrangeiros. O Osorio, por exemplo, tinha métodos de treinamento que você nunca viu antes?

Da maneira que ele fazia eu nunca tinha treinado no Brasil. Mais questões táticas mesmo, de posicionar a zaga, saída de jogo rápida, e ele gostava de jogar sempre ofensivamente, então fazia zagueiro conduzir a bola para abrir espaço, o volante ficar livre e passar. Mas precisa ter a confiança do treinador, e precisa ser bem treinado e bem executado.

Qual o melhor treinador com quem você já trabalhou? E jogador?

Ah, eu aprendi com todos os treinadores que já trabalhei. De verdade. Vanderlei (Luxemburgo), Dorival (Júnior), Muricy (Ramalho), e Osorio tinham todos muita qualidade e muito a ensinar. Jogador tem o Neymar, o Robinho, todo aquele time do Santos de 2010, o Kaká e o Rogério (Ceni) também que são excepcionais e grandes referências que tenho no futebol.

E qual foi o treinador mais importante na sua carreira?

Ah, tem um pouco de cada. O Luxemburgo, por exemplo, falava “Olha, você não marca!”, mais ou menos como ele fez com o Alex em 2003 no Cruzeiro, do tipo “roubou a bola, joga nele, que é o nosso meia e vai armar o jogo”. Com o Dorival a gente tinha um time que rodava muito a bola, toda hora se mexendo e procurando os espaços, bem dinâmico. Com o Muricy também, em 2011 deu continuidade ao trabalho e até hoje pede para eu entrar na área (risos). E o Osorio é essa forma diferente de fazer rodízio, que ele trouxe do exterior.

Osorio exagerou ao reclamar das perdas do elenco (Denílson, Souza, Paulo Miranda, Tolói, Dória, Boschilia e Jonathan Cafu foram negociados após a contratação do técnico)? Ele não sabia disso quando veio ao Brasil?

Olha, o elenco perdeu algumas peças, mas também tem outros bons jogadores. O Wesley mesmo, que sentiu o tempo que ficou parado no Palmeiras, mas que é um baita jogador, o Thiago Mendes, que tem bastante potencial, muita força, corre de um lado para o outro e ajuda muito… O Rogério, o Guisao que chegaram e também têm qualidade. Talvez ele tenha sido pego de surpresa, não sei. Mas o Tite também perdeu jogadores e o Corinthians tá encaixadinho. Infelizmente, no Brasil, os clubes ainda dependem da venda dos seus atletas.

O Kaká foi importante pro seu futebol no ano passado?

Foi. Ele trouxe um pouco da experiência que ele tem. Com tudo o que ele ganhou você pensa “Ah, esse cara não vai querer correr”, e ele chegava cedo, corria no treinamento, no jogo, chamava os jogadores durante o jogo. E fazer tudo isso depois de tudo o que ele já ganhou, de ter sido o melhor do mundo, é porque ele é diferente mesmo.

Consegue de cabeça montar a sua seleção do Brasileirão 2015?

Ah, eu vou estar nesse time aí! (risos) Rogério Ceni; Lucas, Gil, Geromel e Douglas Santos; Ralf, Thiago Mendes, Lucas Lima e eu (risos); Pratto e Ricardo Oliveira. Não, coloca o Luis Fabiano nesse time pra ele não ficar bravo comigo (risos). Mas neste ano tem muito jogador bom, tem o Luan do Grêmio, o Giuliano, o Valdívia do Inter…

Qual você acha o melhor jogador atuando no Brasil?

O Jadson está muito bem. Acho que o melhor do campeonato vai ser alguém do Corinthians, Renato Augusto ou Jadson. Mas não dá pra escolher alguém como “o melhor do Brasil”.

Você tem algum ídolo, alguma referência como jogador?

Tenho. O Alex (ex-Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e outros), ele joga demais. Eu cresci vendo ele jogar. O Kaká. E o Zidane. Sou muito fã desses caras. Isso na minha posição.

E hoje, o melhor do mundo?

Messi e Cristiano Ronaldo brigando, de novo.

E o Neymar, pode vir a ser?

Pode, pode. Tem qualidade pra isso.

E na sua posição, de quem você mais gosta?

Eu gosto muito do Thiago Alcântara, acho que joga muita bola, é muito inteligente, tem muita qualidade técnica pra não errar um passe, no domínio de bola. O Iniesta é outro que eu também sou fã.

E você gosta de acompanhar futebol, de ver jogo?

Direto. Tudo, Campeonato Inglês, Alemão, Italiano, Espanhol, isso só dos quatro principais do exterior, mas eu gosto de tudo. O Brasileirão eu também vejo todo.

Se você encerrasse a sua carreira hoje, você pensaria em continuar trabalhando com futebol?

Não sei. Poderia ser alguma área do marketing, e estudar pra isso, lógico. Ou auxiliar-técnico. Eu brinco que auxiliar-técnico dá pitaco e não tem pressão da torcida, não tem que dar coletiva de imprensa (risos). Treinador é bem difícil, ainda mais aqui no Brasil.

Acredita que Rogério Ceni tem chances de continuar caso o São Paulo se classifique para a Libertadores de 2016?

Acho que desta vez ele vai parar mesmo, na minha opinião ele está bem decidido.

1ae7

Comemorando com o maior nome do São Paulo e seu fã confesso, Rogério Ceni

O fato de Rogério Ceni já ter declarado publicamente algumas vezes que se impressiona com o que você faz dentro de campo, que o considera um craque e que lhe ofereceria um contrato vitalício caso ele fosse dirigente, te dá um respaldo dentro do São Paulo?

Caramba, claro que dá! Eu fico lisonjeado toda vez que ele, um ídolo pra mim, fala bem do meu futebol. E o Rogério, por toda história e representatividade que tem no clube, me dá muita confiança sim.

Até que ponto a crise política no São Paulo pode atrapalhar o time dentro de campo?

Não atrapalha o rendimento. Se for atrapalhar alguma coisa é no vestiário, se tem uma briga. Por exemplo, na Copa do Brasil, de repente você está se aquecendo e se preparando pra entrar em campo, e tem uma briga de conselheiro que não gosta do diretor que está dentro do vestiário. Isso é chato de acontecer, isso atrapalha. Mas fora isso, não atrapalha em nada. Espero que tudo se resolva da melhor forma possível, com todos pensando no melhor para o São Paulo, que é o mais importante.

O duelo entre São Paulo e Santos pela semifinal da Copa do Brasil tem favorito? O Santos está engasgado em razão das recentes eliminações?

Não, não tem favorito. Duas grandes equipes que têm condições de passar. E isso dos últimos jogos nem passa pela cabeça, a gente quer ser campeão, e o São Paulo nunca teve esse título da Copa do Brasil. Isso não atrapalha não. Estamos focados e atentos às orientações do Doriva.

Por falar em Doriva, uma curiosidade sobre os bastidores: treinador novato chega a pedir pra um elenco uma vitória, uma classificação, mais empenho etc, em nome de sua continuidade? Algo do tipo “vamos ganhar essa Copa do Brasil, galera. Eu quero fazer história nesse clube e quero que vocês me ajudem”?

Ah, sim. Isso rola muito no futebol. E não só treinador. Jogador, dirigente… Acho natural. Vamos tentar chegar à final da Copa do Brasil primeiro pela torcida, depois pra nos ajudar e ajudar o nosso novo técnico, que, aliás, tem tudo pra dar certo, é um cara estudioso e muito bom de grupo. Jogador vive de título, né, se você não ganha nada, você não fica na parede. Aqui no São Paulo, o clube é cheio de fotos e troféus dos títulos. O Doriva hoje é treinador, mas era jogador e você passa ali e a parede está cheia de fotos dele.

E a nossa Seleção, como você projeta pra próxima Copa?

Eu acho que a gente tem que começar a montar uma base pra pensar em 2018, independente de resultado. Claro que a gente vive de resultado, mas precisa formar uma base pra ter algum entrosamento porque não tem tempo pra treinar.

Ganso-camisa-Selecao-Brasileira_ACRIMA20120917_0074_15

Em um dos raros momentos com a camisa da Seleção Brasileira, sua grande meta na carreira

Pra fechar, Paulo Henrique Ganso estará na Copa do Mundo de 2018 da Rússia?

Caramba! (risos) Eu quero estar na Copa da Rússia e vou lutar muito por isso. A Seleção Brasileira definitivamente é uma meta que tenho pra minha carreira. É um sonho estar lá e poder representar o seu país. Eu estou me preparando pra isso. Tem que estar preparado, porque a oportunidade pode surgir. Como o próprio Ricardo Oliveira agora, a oportunidade surgiu e ele está preparado.

557 comentários em: “Entrevista com Paulo Henrique Ganso: “Quero estar na Copa da Rússia”

  1. Muito boa a entrevista. Bom trabalho! Revela uma imagem do Ganso diferente da que a maior parte da imprensa esportiva apresenta. Parabéns!

  2. “Querer é poder!”, diz o velho ditado. Infelizmente, não se aplica ao talentoso craque Ganso. Tivesse ele vivido nos anos 50 & 60, quando virtuoses como ele tinham espaço mais do que suficiente para desfilar dribles, fintas, passes milimétricos, etc., Ganso estaria hoje no Hall da Fama do Futebol Brasileiro, lado a lado com Pelé, Rivelino, Gerson & Cia Ltda. Diante do futebol-força atual, aliado à sua indolência em campo, Ganso será uma eterna quimera. Aliás,talvez o gabaritado corpo médico do SPFC pudesse investigar a possibilidade de seu metabolismo estar desequilibrado.

  3. Ele joga muito quando tem grandes craques ao seu lado. Foi assim com Neymar, Robinho e Kaká. Como peça da engrenagem (coadjuvante) ele corresponde e joga demais. Mas não consegue ser protagonista e sofre por isso. Boa sorte a esse talentoso jogador, de qualquer forma. Abraços pra toda Baixada Santista!!!

  4. A chance da sua vida de se redimir e ganhar a maior moral com todos , é ganhando a copa do brasil! Sei que é muito dificil, mas ai que valoriza mais ainda a conquista, pelo time ser ridículo

    1. Concordo mano , Neymar só ganhou mais fama na epoca porque , dava carretilha elastico era o unico jogador do BR que fazia isso . pena que o ganso se machucou se nao ia ta jogando mais bola que o neymar !

    2. Kkkk que nada, mano! Torço p Santos, Neymar quem puxava a responsa, claro que o Ganso era craque mas p dizer que foi melhor que o Neymar, ai n né… Principalmente depois da lesão, morreu.

    3. Mas o ganso sempre teve a lesão no joelho antes de subir ao profissional, a diferença de ganso e Neymar é simples, o ganso subiu pronto, no seu estágio máximo, o Neymar é diferente vive sempre em evolução.

    4. Olha os gols do neymar no santos e observa q o ganso sempre dava os gols quase feitos pra ele…. E outra o ganso podia até ter a lesão mas não era tão grave como foi da última vez q passou mais de 6 meses longe dos gramados

    5. Na moral! O Ganso já era pra estar no nivel do Tony cros! Pirlo até msm do Nedved mas infelizmente oq aconteceu com o mlq foi um baita de um azar… ainda há tempo pra uma recuperação pois o cara é genio!!!

    6. Kkkkkkkkk kkkkkkkkk

      Ganso dava sorte de jogar com Neymar que é veloz , Robinho Habilidoso , o André era matador , ele tava no time certo , hj a forma como o sp joga o ganso não consegue fzr MTA coisa a não ser da uns passes e boa , Lucas Lima dribla , corre , da assistência , marca , muito mais completo

    7. O ganso ja tinha subido um pouco antes do Neymar na época achei q ele iria para Europa antes até mas não q seria melhor pq o Neymar mesmo inferior na época todos sabiam q ele ia chegar a um ponto q ia ter uma constante evolução como realmente aconteceu talvez se ele não tivesse se machucado ou mesmo depois de ter se machucado ele tivesse permanecido no Santos ao invés de sair ele quem sabe talvez poderia estar bem em um time de ponta da Europa mas no mesmo nível do Neymar eu acho q não

    8. Se ele não fosse tão mercenário $ era pra estar na Europa, mas não, ganacioso de mais queria ganhar mais que o Neymar sendo que vivia no departamento médico

    9. Ele precisa sair do são Paulo , o ganso é jogador pra um ataque rápido e inteligente ..O time do Sai paulo nao joga assim, Ele é craque só precisa parar de falar que está feliz no são Paulo que não está nem 50% do que foi no Santos !!!

    10. Pena que a lesão acabou com ele, eu sempre esperava mais dele que do próprio Neymar. Era um estilo diferente que faria muito bem ao futebol brasileiro hoje em dia.

    11. Eu sou Santista e gostava de mais em ver os dois jogarem, era uma dupla foda, mas o ganso é muito invejoso e não tinha amor a camisa se contar que é mercenário$.

    12. Tem gente que nao assistia o santos em 2010 e quer comentar o que não sabe. Ganso estava jogando mais que Neymar, tanto que a maior pressão pro Dunga convocar pra copa foi o ganso. Estava muito mais pra ganso ajudava neymar do que o contrário

    13. eu.sou santista e sim.. ganso jogava mais que o.neymar.

      porem.. o neymar evoluiu e passou o rolo compressor em cima do ganso em termos de futebol..

      muito provavelmente o ganso ja atingiu seu auge em 2010.e nao vai ser aquele jogador nunca mais… acontece as vezes

    1. “Timinho”. Quem e você pra falar do maior representante do Brasil internacionalmente? Um dos maiores do mundo. (Só é olhar a quantidade de títulos do time.
      Vc certamente é um modinha clubista que acha que pode sair falando tudo por aí… Vsf otário!

  5. Esse cara é a maior mentira do futebol brasileiro.
    Ele acha que não tem ngm igual ele, que ele é melhor meio campo brasileiro, mas, so falta ele parar de falar e jogar bola.
    Sou Santista, no Santos ele jogou muito, mas, como torcedor do futebol brasileiro, esse Ganso é uma decepção e uma ilusão.

    1. Tenho a mesma opinião ele ainda acha que tem o futebol que demonstrou no Santos … Existem hoje muito meio campo melhor que ele … O próprio Jadson, Lucas Lima, Renato Augusto, até o pinguço Douglas do Grêmio consegue ser mais decisivo que ele . kkkk

    2. É então, concordo plenamente tambem, esses caras que vc falou ta muito a frente dele, principalmente o Jadson, agr no futebol brasileiro, pra mim, quase todos os meias dos times grandes estão melhor do que ele, ate o Robinho do Palmeiras.

    3. E tem caras com muito mais futebol pra estarem na seleção q esses citados. São os casos do Ricardo Goulart e do Everton Ribeiro, q cometeram a burrice de irem pra lugares de baixo nível de futebol, apenas movidos a dinheiros. Esses dois na Europa poderiam evoluir muito mais

  6. Querê até eu que vô chamar VC de doutor ph ganso não funciona assim, o negócio e jogar bola e isso que VC ta fazendo não sei como VC chama eu tenho certeza que não se chama futebol e desse jeito sabe que copa VC vai a copa cabana no Rio de janeiro só se for kkkk

  7. Esse cara é maior preguiçoso . Da nojo ver ele jogando .Não faz nada não marca não corre só toca de lado e acha que está ótimo. Isso até meu avô de muleta faz.

    1. Ele precisa sair do são Paulo , o ganso é jogador pra um ataque rápido e inteligente ..O time do Sai paulo nao joga assim, Ele é craque só precisa parar de falar que está feliz no são Paulo que não está nem 50% do que foi no Santos !!!

  8. Kkakakakakakakakkakaakakk esse cara é uma piada ngm mando so pensa em dinheiro troxao fica aí nessa merda de São Paulo pro resto da vida agr vc e uma piada

  9. Não custa nada sonhar kkkkkkkkkk Ganso e ex jogador de futebol so sabe andar em campo…. e nem vem com desculpinha de joelho machucado pq essa nao cola mais nao……

  10. Muita gente dizendo que o futebol do ganso é lixo . Bom é o hulk , centroavante da seleção que n tem 1 gol em competições oficiais . Bom é o firmino, só pq foi vendido por milhões e joga ja europa foi parar na seleção . E pra finalizar, bom é o kaká, que joga contra mickey e acha que é craque … Pfv né gente!

  11. O Ganso é um tradicional camisa 10, o problema dele é estar no time errado, se voltasse ao Santos ele com certeza elevaria seu futebol, ele precisa de jogadores rápidos e inteligentes pra mandar a bola, no são Paulo só tem cara com calça molhada, ele não é um cara que parte pra cima e manda pró gol, se não tem jogador de qualidade pra ele jogar, então o futebol dele não vai render mesmo

  12. Pra ele ir pra copa da Rússia tem q jogar muita bola ainda e por cima jogar mais q Lucas Lima q hj é o melhor meia do Brasil na atualidade então joga Ganso e fala menos pra poder vc ser seleção. #Seleção se conquista com humildade e isso vc não tem.

  13. Começo do Ano: ” Santos vai cair no Paulista”, terminamos Campeão. Começo do Brasileiro: ” Santos Vai cair”, estamos no G4 Copa Do Brasil: ” Quero ver passar pelo Corinthians”, Passamos Ontem ” São Paulo vai atropelar”, 3 x 1 Santos CONTINUEM FALANDO (y)

  14. Ganso VC é merecedor de tudo q conquistou na vida. Mas pra chegar onde seu coração deseja tem q lutar mais e mais são Paulo não é seleção. E pra jogar na seleção é olhar para traz e seguir exemplos de vários atletas acima da mídia , pele. Garrincha , Ronaldinho q TB fez muito por nos , kaka. Zico , VC TB pode chegar pela qualidade , mas esta faltando. Vontade. Determinação. , muitos querem mais não podem , muitos podem mais não querem , é isso , vai por mim tenha em sua vida reflexão.

    1. Jogador fraco. Viveu um bom ano de carreira. Desde então soh lampejos. Eu jogava mais q ele, e se não tivesse parado de jogar e tivesse a mesma estrutura pra treinar q ele, eu ainda estaria jogando mais q ele! 😉

  15. o ganso vai estar na Rússia sim, mas só assistindo da arquibancada, com essa vontade que ele tem de dividir uma bola e esse faro de gol que ele tem ele com certeza vai estar la k

  16. Difícil em, com Renato Augusto e Lucas Lima em grande fase, acho muito complicado viu, ta longe a copa, mais difícil viu, fora os meninos de fora né, Coutinho, Willian … Por aí vai ..

  17. Pelo jeito vo se o unico que vai tr da uma moral .. pra mim o Ganso continua o msm do Santos .. o poblema do São paulo . E que todos jogam a culpa neli .. o lixo do rogerio toma o frango deli a culpa a e do Ganso … luis fabiano e Alexandre pato .. nao fazem os gol a culpa e do Ganso .. tudo e o cara ) na minha opinião eli joga mais q o oscar . Firmino . Hulk etc …. pra ser craque nao precisa corre o campo todo 20 veses .. e sim se posicionar mo lugar certo e ter visao de jogo … e isso eli tem d sobra ..

  18. O foda que a CBF parece que não gosta dos jogadores do São Paulo
    Vê o Pato ano passado jogou pra caralho e o Dunga nem si quer o convocou ……
    Dunga num manda nada ali na seleção duvido nada kkkk

    1. kkkk Pato ganso dois porcaria sem vontade e raça nenhuma …já chega os pe de rato da seleção q tem …lá só o Neymar joga de vdd! e eu sou SP tbm so não me iludo com esses lixos por isso estamos passando vergonha ano após ano !jogador tem q joga com raça e muita vontade

    1. Pato na minha cabeça foi a maior enganação dos últimos dez anos. Quando surgiu disseram q ia ser um novo fenômeno, e única coisa fenomenal que ele fez foi pegar a filha do presidente do clube. Acho ele bom, porém não vai chegar perto de concorrer a melhor só mundo algum dia como já disseram antes.

    2. Pronto. Exatamente isso. Ele eh sem sangue. Parece q pra ele tanto faz ganhar ou perder. E isso meio que influência muito no rendimento de um jogador. Na minha visão, ele mesmo perdeu o gosto de jogar. Na época do santos ele fazia questão e hoje faz de tudo pra ficar de fora. Não acredito em seleção, porém, sabe como a mídia eh ne? Mas prefiro não tentar adivinhar. Vai que ele esse ano resolver dar o sangue, ne? Confesso q não acharia ruim, pois seria uma opção a mais e com qualidade. Mas duvido muito q ele de esse salto esse ano.

  19. O problema é que o Ganso tem os joelhos “podres” é incrível como um jogador se machuca tanto.. E às vezes sozinho.. eles não são ruins.. mas apesar de hj qualquer um ter vaga na seleção acho que amarelinha já deu pra eles..

  20. hauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuahahauahuahauahauhauahauahuaha

  21. olá nação são paulina sé Paulo Henrique ganso ele pensam é sonha deseja está na seleção pq ele pôr um tempo tá deixando á desejar ñ pôr causa dó futebol dele parece q ele tá jogando sem vontade sem motivação dê está em um grande Club q e é sempre foi ó spfc só espero quê ele esse ano faça pôr merecer dê esta também nó spfc é irem pra seleção q e ô sonho dele/ spfc &$

  22. Mas er isso verdade

    Se em 2010 na África tivessem levado o ceni no gol. … contra a Holanda jamais teria acontecido aquela derrota com falha de Júlio César e Felipe melo

  23. tbm quero estar na copa da russia ganso, vamo fechar.com a mesma agencia, eles garantem 15 dias de estadia, ingressos pra 3 jogos do.brasil na primeira fase e um role em moscou !

  24. Ganso voçe joga muito , esses merdas ai que fica falando merda ao seu respeito ! isso é só inveja podes crê. ”
    Cambada de filhos da puta só sabem chingar, quero ver voçes jogando ? Cambada de pau no cu .

  25. Esse cara e igual febre dor de cabeça dor de garganta dor de barriga…a cor dele e amarelão joga ruim de mas quem já viu vários jogadores 10 dez e ver esse lumbriga no tricolor….

  26. Ganso se voltar para o Santos volta a jogar o que jogava e digo mais vai para Copa do mundo, agora se continuar nos Bambi é furada onde vc não é feliz e não rende nada.
    O clube que vc gosta e se sente a vontade e o Santos F.C, o clube que te deu a base e seus aprimoramento para ser conhecido como maestro…mais isso é só no Santooooos.

Deixe sua opinião e colabore na discussão