Barcelona ou Juventus, quem vai conquistar a tríplice coroa?

Créditos da imagem: sport.es

Barcelona e Juventus disputarão a final da Liga dos Campeões da Europa e também a tríplice coroa na temporada.

Pela primeira vez, a equipe italiana poderá conseguir o feito de conquistar os três campeonatos mais importantes que disputou no ano: já conquistou o Campeonato Italiano e a Copa da Itália. Por outro lado, a equipe catalã também poderá fazer história, podendo vir a ser o único clube da Europa a conquistar a tríplice coroa por duas vezes (a primeira – e até agora única – foi na temporada 2008/2009).

O Barcelona conquistou neste último fim de semana a Copa do Rei e deu o segundo passo na tentativa de repetir a façanha. Mesmo jogando no Camp Nou, a equipe comandada por Luis Enrique, em razão de um estranho regulamento (lá também tem dessas coisas), era a visitante contra o Athletic Bilbao, pelo fato de ter sido fundada após o seu adversário. De qualquer modo, soube se impor e venceu por um categórico placar de 3×1, conquistando assim o torneio pela 27ª vez.

A torcida do Athletic invadiu Barcelona na esperança de quebrar um longo jejum (21 anos sem vencer a competição), porém a gritante diferença de nível técnico entre as equipes logo restou evidenciada. Pra variar, a estrela do impressionante Lionel Messi brilhou mais uma vez: com dois gols (sendo um deles antológico) do argentino e um de Neymar, logo a partida se transformou em um treino de luxo recheado de craques.

Dignas de registro a despedida do histórico e multicampeão Xavi do Camp Nou (estaria a caminho do endinheirado Catar) e a carretilha que Neymar tentou aplicar no adversário e que gerou grande confusão e polêmica. Aliás, sobre esse último tema, gostaria de deixar registrado o meu pesar com relação às declarações de Luis Enrique, técnico de Neymar, de que o jogador não deveria ter tentado a jogada e que o reprimiria internamente. Penso que a jogada do craque brasileiro foi aguda, em direção à área e jamais deveria ser censurada. É totalmente diferente – pra ficar em um ambiente doméstico – das famosas embaixadinhas do então corintiano Edílson Capetinha, quando ele deliberadamente provocou os atletas do Palmeiras e deu toda aquela confusão. A jogada de Neymar cheira a arte (à la Ronaldinho Gaúcho) e não a desrespeito. Que o talentoso jogador tenha personalidade e continue encantando a todos com a sua magia.

Já a Juventus, que a duras penas – precisou derrotar o badalado Real Madrid de Cristiano Ronaldo para tanto – conseguiu demonstrar e relembrar ao grande público o seu tamanho e peso (de quem ostenta dois títulos da Liga e possui muita “camisa” e tradição) vem forte para a finalíssima do mais importante torneio europeu. A “Velha Senhora” tetracampeã italiana conquistou também a Copa da Itália em um equilibrado confronto com a Lazio e vem com um arsenal pesado para cima do inegavelmente favorito Barcelona: os “top de linha” do futebol mundial Buffon, Pirlo, Vidal, Carlitos Tevez, Pogba e cia vêm sedentos e querem beliscar o título.

E é bom não duvidar, pois, como brilhantemente escreveu o amigo e colunista Gabriel Rostey em uma de suas colunas recentes deste No Ângulo, “Gigantes sempre se acham dignos de vencer e acreditam na vitória. E isso faz toda a diferença”.

O mundo estará de olho.

48 comentários em: “Barcelona ou Juventus, quem vai conquistar a tríplice coroa?

  1. todo mundo tá falando barça mais futebol acontece de tudo pq a juventus não pode ganhar pq o trio do barça faz gol todo jogo essa final e um jogo só e muito difícil mais o barça pode perder sem fazer nenhum gol !!

Deixe sua opinião e colabore na discussão