Neymar está se habituando à coadjuvação e talvez não se torne mais o que esperávamos

Sempre vi Neymar como um jogador extraordinário e capaz de ficar marcado na história como um dos melhores de todos os tempos, senão o segundo, atrás somente de Pelé.

Até o fim do ano passado a sua trajetória vinha sendo irrepreensível: diversas vezes campeão pelo Santos (incluindo uma Libertadores na qual foi o protagonista), sempre sendo o craque do time e fazendo gols em finais; foi Bola de Ouro do Brasileirão de 2011 e teria sido de 2012 também, se, com apenas 20 anos, não tivesse recebido o prêmio hors concurs (considerado fora da disputa), honraria até então conferida somente ao Rei Pelé; campeão e melhor jogador da Copa das Confederações 2013 pela Seleção Brasileira; ótima atuação na Copa do Mundo, com quatro gols em cinco partidas, e tendo perdido o restante do Mundial em virtude de uma lesão (assim não tendo participação no vergonhoso 7 x 1); campeão e artilheiro da Champions League pelo Barcelona, alcançando o feito inédito de marcar gols em todas as partidas das quartas, semi e final, bem como de ser campeão e artilheiro da Libertadores e da Champions; quantidade impressionante de gols pela Seleção Brasileira, que indicava que ele teria tudo para superar o número de gols de Pelé pela Canarinho e se tornar o jogador com mais gols por uma seleção nacional em todos os tempos, entre outros feitos. É indiscutivelmente um dos começos de carreira mais inquestionáveis e impressionantes da história do futebol.

Sou fã de Messi e creio que hoje ele é o segundo maior da história. Mas, futebolisticamente, sempre tive uma preferência por Neymar, que foi decisivo onde jogou e, para mim, tem um repertório ainda maior que o do argentino. Eu era do tipo que esperava que Neymar fosse superar “La Pulga” e se tornar o melhor do mundo (digo sobre ser de fato, não na política eleição da FIFA). Hoje, duvido cada vez mais disso…

Depois de um final de 2015 em que assumiu o protagonismo de um Barcelona sem Messi, e de ser eleito o terceiro melhor do mundo pela FIFA, este 2016 que prometia ser o ano da consagração, vem sendo, na verdade, o da “coadjuvação”. E como coadjuvante total não apenas do argentino, mas também de Suárez. Adoro o futebol do uruguaio, mas Neymar é claramente um jogador de outro nível. Só que não tem demonstrado isso em campo.

E o que me parece mais grave: Neymar, que sempre foi absurdamente bem na Seleção Brasileira (ao contrário de Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo), passou a ser uma decepção. E não apenas pelas seguidas suspensões por indisciplina (o que já seria preocupante), mas porque vem jogando mal. Frequentemente abusa do individualismo e perdeu a efetividade: se antes era certo que se tornaria o maior goleador da seleção pentacampeã mundial, essa probabilidade vem diminuindo, à medida em que, desde o começo de 2015, tem quatro gols, cinco cartões amarelos e um vermelho com a Verde-Amarelo.

A nossa imprensa – que vem se pautando muito pelo reconhecimento internacional do nosso craque – continua a tratar como se nossa única estrela continuasse em franca evolução, “cada vez mais maduro no futebol europeu”, mas não é o que vejo. Sinto que, após evoluir sem parar durante anos, seja atuando no Brasil (onde nunca deixou de melhorar) ou na Europa, Neymar estancou.

É bem verdade que vem tendo esses problemas pessoais com as acusações de sonegação e a polêmica negociação com o Barcelona, e isso pode ter alguma influência (assim espero). Mas também é verdade que, às vezes, ele revela certa falta de foco com algumas viagens e “baladas” enquanto outros jogadores de seu nível estão treinando.

Enfim, espero realmente que seja apenas uma fase, mas creio que é momento para uma reflexão. E eu ainda acho que o melhor seria que saísse do Barcelona, que caminha sem ele. Mas isso já é assunto para outro texto…

75 comentários em: “Neymar está se habituando à coadjuvação e talvez não se torne mais o que esperávamos

  1. Hum, eu não concordo, embora você tenha apresentado alguns pontos interessantes.
    Acho que o Neymar está encantando o mundo atuando pelo Barcelona, sendo peça fundamental do trio MSN (a oscilação entre esses três é uma marca do time. HOJE, o melhor deles tem sido o Suárez. Mas já foi Neymar e, claro, o Messi) e ajudando a construir um time que pode (se é que já não o fez) superar o Barcelona de Guardiola e talvez entrar para a história como o maior de todos os tempos do clube.
    Não vejo hoje qualquer equipe capaz de frear o bicampeonato seguido dos espanhóis na Champions (a conferir). E fazer parte disso sendo um dos três PROTAGONISTAS (quatro, pois incluo o Iniesta nessa lista) dessa máquina futebolística é um privilégio. Antes isso do que ser uma espécie de Ibrahimovic, a estrela solitária do PSG.
    Já pela Seleção, acho que os brasileiros são muito injustos com o Neymar. Claro que nesses últimos tempos ele não tem atuado bem, mas, no geral, se analisado o histórico do jogador com a amarelinha, verifica-se que ele é sim positivo. Mais do que o de Messi pela Argentina, por exemplo (individualmente falando).
    É que o Neymar de fato é mimado, e, como você bem apontou, “revela certa falta de foco com algumas viagens e ´baladas´ enquanto outros jogadores de seu nível estão treinando”. E aqui é o ponto em que concordamos. Talvez venha daí a antipatia (e sei que não é o seu caso, já que você invariavelmente se assume fã do craque) que muitos nutrem por Neymar. E ele realmente precisa se conscientizar e tentar melhorar isso.
    E segue o jogo. 😉

  2. Não há dúvida quanto a qualidade técnica deste jogador, contudo ele está se achando e isso não é ser profissional inclusive no time ele quer jogar e joga muito bem já na Seleção do Brasil ele acha que o torcedor quer ele no time e tudo bem, este nunca foi meu pensamento, amigos se observarem a Seleção joga melhor e mais solta sem ele, eu em particular não o convocaria, talvez sem convocação ele vai sentir necessidade de se doar mais. Cartões amarelos e vermelho, contusões tudo forçado, seja profissional que seu futebol vai melhorar muito caso contrário o precipício está perto.

    1. A imprensa baba o cara e da nisso vc ta certo e so nao o convocalo quem sabe um dia ele deche de c muleke e onrre a camisa da selecao enquanto isso e um clubista facil joga no barca

    2. Esse cara só pode ser louco kkkkkkk, sem ele em campo o Brasil joga melhor? Kkkkkk vai assistir e entender sobre futebol porque seus argumentos tão foda! Ele apenas não tem culpa de ser escalado de uma forma, mas por não ter quem faça a bola chegar nele ele tem que voltar, isso é o que muda na seleção e no Barcelona, ele é craque, na função dele. ninguém é magico pra fazer varias funções e se dar bem!

    3. E viva David Luiz… Hulk… Oscar… Bora Brasil kkkkkkkkk. Olha Deus eu te amo mas as vezes tu capricha na dose de burrice qdo dá a vida pra alguns kkkkk

  3. Muitas dores de cotovelo, que na seleção ele é mau escalado, ele não é meia armador, ele é tipo falço ponta, ele tem que jogar no ataque, como.no Barcelona, o melhor na seleção, escala Lucas Lima no meio é Neymar na lateral do campo é Douglas Costa do outro lado, é tudo simples, enquanto ele tive jogando de meia atrás na seleção, ele vai ficar levando pancadas é levando cartões !!

    1. Olha Gilson Borges, eu discordo, viu. Acho que, neste ano, o Suárez é, até o momento, o melhor jogador do mundo, tem feito mais diferença inclusive do que o Messi. Fora que, na seleção, também sempre joga bem.

    1. Tem um molequinho q promete na base do santos. Iihhh… Esse moleque magrelinho tá pensando que é o novo Robinho. No paulistinha é fácil quero fazer isso na copa do Brasil. Tá bom… Só quero ano q vem na libertadores… É mas na seleção vamos ver… Contra a Eslovênia até eu quero ver qdo jogar contra uma seleção importante. Tá mas é cai cai… Quero ver na Europa aí eu quero ver… Nunca será o melhor do mundo falta caráter… É concordo realmente é difícil torcer contra o neymar o fdm corresponde todas as expectativas criadas desde a infância… No segundo ano de Europa entre os milhares de jogares já foi o terceiro melhor do mundo… Próximo argumento de quem torce contra será dizer q o messi é melhor q ele é com razão mas melhor do mundo não duvido q um dia será. Bora aguardar

  4. O que acontece com “Neymar Júnior”? Perguntem ao enganador Neymar Senior que com as suas falcatruas acabou com a tranquilidade do menino. Infelizmente ele está pagando pela ganância de seu Pai.

  5. Vinicius Mofati Coutinho Alvaro Carrera Joao Pedro Bernardes Waldimiro Bernardes Fraga Vinicius Simões Absalan Silva Edson Dias Saulo Braga Pablo Tamer André Martins André Magdalena Henrique Santos Fagner Venancio Bruno Seraphim

  6. Não se iludam com o Neymidia por favor pessoal na boa, tomara que a seleção mude de técnico e que implantam um sistema em conjunto porque se esperar e ficar carente e depender de um jogador está fodida!

  7. Tem um molequinho q promete na base do santos. Iihhh… Esse moleque magrelinho tá pensando que é o novo Robinho. No paulistinha é fácil quero fazer isso na copa do Brasil ou no brasileirão. Tá bom… Só quero ano q vem na libertadores… É mas na seleção vamos ver… Contra a Eslovênia até eu quero ver qdo jogar contra uma seleção importante. Tá mas é cai cai… Quero ver na Europa aí eu quero ver… Nunca será o melhor do mundo falta caráter… É concordo realmente é difícil torcer contra o neymar o fdm corresponde todas as expectativas criadas desde a infância… No segundo ano de Europa entre os milhares de jogares já foi o terceiro melhor do mundo… Próximo argumento de quem torce contra será dizer q o messi é melhor q ele é com razão mas melhor do mundo não duvido q um dia será. Bora aguardar

  8. CoOM CERTEZA E JA FAZ MUITO TEMPO… A MIDIA ESTA ESTRAGANDO ESSE CARA. TA DANDO NOJO. TENT FAZER DO CARA UM DEUS E NAO E BEM ASSIM. NO BARCELONA ELE NAO SE TOCA QUE E GARCOM DO MESSI. NA SELEÇAO E UM VERDADEIRO AMARELAO, BA HORA QUE PRECISA SEMPRE DA PETI… ELE PRECISA IR PRA INGLATERRA ONDE SE MOSTRAR UM POUQUINHO DE FUTEBOL TALVEZ SEJA O 2 MELHOR DO MUNDO… VAI PRO LIVERPOOL E PARA DE SONEGAR

  9. Discordo e muito, no Barcelona ele muitas vezes puxa a responsável pra ele e tenta resolver , por mais que ele jogue pra messi, mas ele procura os lances dele, fazer as coisas dele, infelizmente se paga um preço por jogar no melhor clube do século, e com um cara que ganhou 5 bolas de ouro, mas a verdade é que vai muito além de neymar, a seleção não se pode esperar muito de um time feito por Dunga.

  10. Se continuar nessa toada, será um Robinho 2, mta qualidade e pouco cerebro (porém este terá mto mais dinheiro), mas passará pra história como promessa que não vingou, craque tem que ter alma!!!!

  11. O Brasil está sem craques a muito tempo aí aparece neymar pega defesas fracas aí deita e rola e a mídia levantou ele mas quem acompanha futebol sabe que ele não é tudo isso quando joga com time bom não aparece e na seleção só vai se destacar quando jogar com seleções fracas nunca gostei do seu futebol se fosse uns anos atrás você seria reserva da seleção

  12. Como vcs falam isso mano?Ng do Barcelona jogou beem,o unico que buscava alguma jogada era o Neymar,e vcs querem contestar o cara,o Messi não e o melhor do Mundo?pq não deu um chute a gol?Me poupem neer,vcs babam ovo de gringo dmais…e outra se o juiz desse o pênalti o Barcelona passaria e acabaria essa polêmica, mais o juiz falhou…

  13. Porque tanta inveja será pq ele não jogou no time da Globo o cara já ganhou quase tudo que disputou, menos recalque ai não se esqueçam que ah um ano atrás ele foi artilheiro da Champions

Deixe sua opinião e colabore na discussão