Por que vemos a final da Eurocopa na TV aberta e não vemos a da Copa América?

Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo

No último domingo Portugal e França fizeram a final da Eurocopa e os brasileiros tiveram a oportunidade de ver esta partida ao vivo na TV aberta, Em mais de um canal, inclusive, já que Globo e Band transmitiram com grande destaque, a tal ponto que a “Vênus Platinada” escalou seu principal narrador, Galvão Bueno, e mais: escanteou a rodada do Campeonato Brasileiro, passando os jogos Chapecoense x Corinthians e Coritiba x Botafogo para o sábado, para deixar o domingo reservado ao confronto europeu.

Assim, os brasileiros puderam acompanhar a inédita conquista portuguesa, a montanha-russa de sentimentos de Cristiano Ronaldo e o golaço de Éder, o que gerou inclusive festejos da numerosa comunidade lusitana no País.

Acho muito bom que os brasileiros acompanhem o esporte mundo afora, vendo partidas importantes que não envolvam somente o time do coração ou a Seleção Brasileira. Isso é parte importante para que amadureçamos nosso entendimento sobre futebol, ao contrário do próprio tratamento costumeiramente dado ao futebol na TV aberta, quase sempre apelando à paixão do torcedor.

Por isso mesmo é que não só lamento, como fico profundamente irritado que os brasileiros não tenham podido viver o mesmo com a Copa América Centenário, por exemplo. Que não tenham podido acompanhar o drama de Messi e a sua decisão de abandonar a Seleção Argentina, um momento marcante do futebol. Que não tenham visto a epopeia chilena – que vive a melhor fase de sua história – nem mesmo o desenvolvimento de uma competição da qual participou a Seleção Brasileira.

O mesmo acontece com a Copa Libertadores, que teve uma semifinal “secreta” entre a surpresa Independiente Del Valle e o gigante mundial Boca Juniors, e fatalmente terá uma decisão ainda mais ignorada pela nossa “grande mídia”, entre os surpreendentes equatorianos e o Atlético Nacional de Medelim. Nem preciso dizer a repercussão que a fase decisiva da Champions League tem por aqui.

E não estou negando a evidente diferença de organização e repercussão entre as competições europeias e as americanas. Acontece que nós estamos nas Américas, e essas competições continentais merecem grande repercussão por aqui e geram grande audiência. Como a Copa América Centenário pode render matérias e mais matérias enquanto o Brasil está vivo na competição, e depois da nossa eliminação subitamente virar uma competição menor? E a Libertadores, objeto de desejo de todos os nossos clubes, que gera ótimos índices de audiência na TV e lota estádios Brasil afora, passar a ser desimportante quando não podemos mais ganhá-la?

Não desconsidero que a UEFA  faz uma coisa elementar nas negociações de transmissão de suas competições: obriga que a emissora exiba algumas partidas, incluindo uma semifinal e a final. Não consigo conceber nem que uma emissora se interesse por  um campeonato e não tenha o respeito de transmitir sua final, quem dirá de uma entidade organizar uma competição, vender seus direitos de transmissão e não EXIGIR que transmitam ao menos a final. Mas apesar de tão óbvio, a Conmebol não o faz.

Mas além disso, acho que tem um componente brasileiro de um certo “espiritismo de porco” de desvalorizar o que não podemos conquistar. Então, se somos eliminados de um campeonato, nada melhor do que tirar a luz sobre ele para que toquemos a vida e deixemos para trás qualquer frustração.

O problema é que graças a isso, continuaremos sempre tratando as demais equipes do continente como lixo. Adorando que o Leicester City seja “a deliciosa zebra inglesa”, mas achando deprimente ver o Del Valle na final da Libertadores. Exaltando que “País de Gales faz história ao chegar nas semifinais da Euro” (aliás, tudo era histericamente “histórico” na Euro), mas ignorando que o Chile (que, para mim, é claramente superior a Portugal) está fazendo história ao ser a seleção hegemônica das Américas.

Assim, sempre continuaremos perdendo e ganhando de “ninguéns”. O valor de qualquer vitória estará meramente na taça; quando ela não vem, não tem mais nada a ser contado.

Se nós não valorizarmos nosso universo futebolístico, ninguém mais poderá fazer isso. Se não o fazemos por ver valor de fato (como eu sinceramente vejo), façamos ao menos por estratégia e interesse próprio, senão estaremos cada vez mais fadados a só vermos “história sendo feita” do outro lado do mundo.

53 comentários em: “Por que vemos a final da Eurocopa na TV aberta e não vemos a da Copa América?

  1. Eu acho uma discussão muito válida, mas que tem q considerar também o monopólio desses direitos. Temos um poder desproporcional para uma única emissora, q acaba sempre impondo seus interesses. Teorias conspiratórias à parte, uma mudança nesse sentido faria bem inclusive para o campeonato brasileiro, q muitas vezes tem condições impostas pela detentora dos direitos q não são saudáveis. Belo texto, Gabriel! O brasileiro gosta mesmo é de ganhar, mais q de futebol rs.

  2. Simplesmente fantástica essa abordagem. Hoje mesmo eu lia a coluna de um amigo jornalista que citava a mesma coisa. Como que pode uma coisa dessa? O pessoal está entrando na onda européia. Confesso abertamente que não sou super fã de futebol europeu, tanto é que focamos os principais campeonatos latinos. É simplesmente o fim. Desprezar, digamos que, os da casa (América) e focar os de fora (Europa).

    1. Cara você falou muito e falou merda, olha o nível de jogo dos caras, aqui tu sabe que a final vai ser Argentina vs Chile, os dois são os melhores, lá existir a dúvida, assim como Leicester ganhou o campeonato inglês, lá fora é fantástico, da prazer de assistir aqueles caras jogando, tática, posicionamentos e etc…
      São esses e outros grandes pontos que fazem o futebol Europeu o melhor do mundo, essa é a grande realidade.

    2. Marcos Costa Quem está falando merda aqui é você. Apenas disse que não sou super fã de futebol europeu. Fiz uma simples colocação sobre o fato de dar muita ênfase para a Europa e nem tanto para a América. De que continente é o atual melhor jogador do mundo? O trio MSN do Barça é formado por jogadores de que continente?

  3. Não vemos a final da copa america pq o brasil não estava na final, óbvio! Rede Globo.

    já a #eurocopa é tipo uma copa do mundo, quem não quer ver, todos os jogos foi espetacular, bom nivel tecnico das seleçoes. Assistir quase todos os jogos.

  4. Muito bom o texto. Nos faz refletir do quanto estamos perdendo em termos futebolísticos aqui no Brasil. Por isso muitos se espantam e consideram até um absurdo termos Atlético Nacional e I.D.V. na final da Libertadores. Mas isso é devido a falta de oportunidade de verem essas equipes jogarem, pois se vissem saberiam que chegaram com méritos na final, que possuem boas equipes e não é pelo fato de serem da Colômbia e Equador, respectivamente, que os descredenciariam da conquista. Vou até mais além, a tv aberta prefere transmitir para todo o território nacional um Botafogo x Olaria ao invés de Atlético x Cruzeiro ou Grêmio x Inter. Agora so nos resta lamentar pelas pessoas que não poderão acompanhar a final da Libertadores.

  5. Duro é ler nos comentários alguém falando que a Eurocopa teve excelente semana jogos, bom nível, etc… Ou a pessoa tá em outro mundo, ou a alienação eurocentrista na cabeça do cara é total. A Copa América foi melhor, teve uma final melhor, o Chile e a Argentina são muuuuito melhores times que França e Portugal. E eu ainda vi em meios que essa Euro é o exemplo do futuro do futebol, se é, não quero ver esse futuro de ambos os times postados defensivamente, os gols escassos saindo só quando ambos os times estão exaustos… O texto exemplificou bem demais o que é a coisa, o futebol sul americano é muito subvalorizado! Parabéns ao autor.

  6. Ps: houve um erro pelo corretor no início do meu texto, o certo seria “excelentes jogos” não “excelente semana jogos” como saiu.

  7. Simples…porq o Brasil foi eliminando..e a Globo so passa o jogo do Brasil…..já a band…transmitiu todos os jogos da Eurocopa…ou seja a globo so tem viado e filho da puta

  8. Só não fomos a final da copa america porque a seleção brasileira é uma merda não fiquem botando desculpa na globo é muito abaixo dos europeus o nivel dos jogadores brasileiros temos q se com forma com aquilo q dizem jogadores q tem na nossa seleção

  9. La verdad una pena porque la final de la copa América fue mucho mejor q la Eurocopa los europeos son muy fríos y la final fue aburrida cómo casi todos los partidos parecían prácticas en vez de partidos les faltaba la garra picante y emoción q le pone nuestro continente

  10. Simplesmente pq q Band não tinha direito de transmissão da Copa América, então como a Band estava transmitindo a Euro a Globo não iria deixar a Band com exclusividade, pq se isso acontecesse iria então perder no ibop!!!

  11. Se a Band ou outro canal aberto tivesse o direito de transmissão poderiamos ter visto, mas o grupo Globo prefere fazer com que os amantes de futebol gastem seu suado dinheiro com tv fechada.

  12. Muito bom nada a acrescentar a não ser falar que a não transmissão da final da Copa das Américas evitou que o Brasil vida e o vengane do Eber Roberto Lopes.
    Parabéns pelo texto.

Deixe sua opinião e colabore na discussão