Créditos da imagem: skysports.com
Sábado, 20 de março de 2016, intervalo de jogo no El Madrigal. Naquele exato momento, o Barcelona ia vencendo com tranquilidade o Villarreal por 2 x 0…
Com mais aquele triunfo, o time de Messi e companhia, abriria 11 pontos de vantagem sobre o Atlético de Madri e 12 sobre o Real Madrid. O bicampeonato estava encaminhado.
No entanto, eis que o excelente Villarreal, faz um belo segundo tempo e arranca o empate.
Mas nada que preocupasse o líder isolado. Afinal, no final de semana posterior, seria a vez do “El Clásico”. Seria a oportunidade perfeita de derrubar o arquirrival atuando em casa, no Camp Nou, e colocar mais um dedo no troféu de La Liga.
E então ali que o campeonato começaria a mudar. Com uma virada sensacional (2 x 1), o Real quebrou a fantástica série invicta de 39 jogos do Barça.
Mas tudo bem, era uma derrota aceitável, clássico e tal. Os comandados de Luis Enrique, ainda tinham uma boa vantagem e não perderiam pontos fáceis.
No meio de tudo isso, um explosivo Barcelona x Atlético, pelas quartas da Champions. O Barça venceu a ida por 2 x 1, mas no fim de semana, nova derrota pelo Campeonato Espanhol, fora de casa, contra a Real Sociedad.
Enquanto isso, os dois oponentes na briga pelo título iam fazendo a sua parte.
Chegou então a “volta” da Champions. Um dia antes, o Real virou o confronto contra o Wofsburg, classificando-se de maneira espetacular.
E o Barça? Ah, o Barcelona sofreria ali o golpe mais duro da temporada. Contra um Atlético impecável, foi derrotado por 2 x 0 e o sonho do bi da Champions acabou de forma categórica e inconteste.
Mas e o bi do Espanhol? Pois bem, o inesperado aconteceu. Uma derrota em casa para o Valência , o mesmo que o Barça havia humilhado outrora, pela Copa do Rei.
Atlético e Real, com 100% de aproveitamento nas últimas quatro rodadas para La Liga pegar fogo de vez.
Anteontem, 20 de abril, exato um mês e um dia após aquele empate no Madrigal, o Barça voltou a ser Barça. Jogando talvez para mostrar que ainda é a melhor equipe do mundo, simplesmente destroçou o pobre La Coruña: 8 x 0 com um show de Suárez (4 gols e 3 assistências) e com Neymar voltando a marcar (e a dar 1 assistência), de maneira a amenizar um pouquinho o seu inferno astral.
Mas e a dupla de Madri? Também venceu e convenceu. O Atlético foi até Bilbao e venceu por 1 x 0, em um campo sempre complicado de se jogar. Já o Real venceu com autoridade o ótimo Villarreal, por 3 x 0 no Bernabéu.
Faltam quatro rodadas e o cenário é bem diferente daquela tarde/noite de 20 de março. E então quem leva La Liga? Façam suas apostas.
SITUAÇÃO DA COMPETIÇÃO – Faltando 4 rodadas
1º BARCELONA, 79 pts, 25 v, 4 e, 5 d, 96 gols pró, 29 gols contra, 67 de saldo
2º ATLÉTICO, 79 pts, 25 v, 4 e, 5 d, 58 gols pró, 16 gols contra, 42 de saldo
3º REAL MADRID, 78 pts, 24 v, 6 e, 4 d, 101 gols pró, 30 gols contra, 71 de saldo
JOGOS QUE FALTAM:
BARCELONA: Gijón (casa), Betis (fora), Espanyol (casa), Granada (fora)
ATLÉTICO: Málaga (casa), Vallecano (casa), Levante (fora), Celta (casa)
REAL: Vallecano (fora), Real Sociedad (fora), Valencia (casa) , La Corunã (fora)
ARTILHARIA:
CRISTIANO RONALDO (REAL) 31 gols
LUISITO SUAREZ (BARÇA) 30 gols
MESSI (BARÇA) 24 gols
BENZEMA (REAL) 23 gols
NEYMAR (BARÇA) 22 gols
GRIEZMANN (ATLÉTICO) 20 gols
OPINIÃO: O Barça deu mole, é verdade. Mas é inegável o crescimento do Real de Zidane e a manutenção da competitividade do Atlético. Ainda acredito que o Barça seja campeão. Os “blaugranas” podem manter o foco apenas no Campeonato Espanhol, além da final da Copa do Rei (contra o Sevilla). Com um elenco reduzido, sem peças de reposição do mesmo nível, principalmente para o fenomenal trio de ataque, isso pode fazer a diferença. Atlético e Real terão duelos extremamente extenuantes em suas respectivas semifinais de Champions. Vale lembrar, ainda, que se o Barça chegar empatado em pontos com qualquer um dos oponentes, será o campeão. O critério do confronto direto prevalece e o Barça leva vantagem contra ambos. Enfim, La Liga, que parecia fadada à monotonia, terá um final eletrizante. E penso que o final feliz será na Catalunha.
Concordo com você, Juliano Ravanelli, o meu palpite também vai para o Barcelona porque agora vai ficar focado só nisso e, certamente, quer dar uma resposta à eliminação na Champions.
Eu ia descartar o Atlético, por estar focado na Champions e não ter um elenco como do Real e do Barcelona. Mas em 2014 os colchoneros estiveram na mesma situação e venceram o campeonato. Ou seja, está uma disputa realmente muito legal 😉
Sim Gabriel Rostey, acredito mais no Barça, pelo motivo da eliminação da Champions e tb por ter uma tabela teoricamente mais fácil. Mas o campeonato está em aberto, será uma bela briga
Vai dar REAL MADRID!!!
So firme no atletinco de madril. Ta jogado demais!
Vai dar real
Vai dar Real tanto na liga quanto na Champions!