Palmeiras e a vantagem de decidir na Vila Belmiro?

Créditos da imagem: Lancenet

Embora – pasmem! – o retrospecto histórico do Palmeiras em jogos contra o Santos na Vila Belmiro lhe seja favorável (com 42 triunfos alviverdes contra 40 vitórias para o alvinegros em 98 confrontos), a ideia do título da coluna é provocar e tentar colocar em xeque a teoria da suposta vantagem de uma equipe decidir um confronto de mata-mata jogando a segunda partida como mandante, senso comum no futebol.

Não sou do tipo avesso às estatísticas, acredito que em muitos casos elas são reveladoras e dão um norte a diversos tipos de análise. No entanto, ao tratar desse assunto, penso que seria prudente ponderar algumas variáveis importantes que podem nos levar a uma falsa impressão. Explico dando um exemplo: em tese, um time melhor colocado é superior tecnicamente àquele que ficou atrás na classificação. Espera-se, assim, que faça valer a sua superioridade em eventual duelo e elimine o rival menos qualificado. Creditar, portanto, ao fator “segunda partida em casa” a sua classificação pode nos dar uma falsa noção da realidade e a constatação de uma estatística “mentirosa”.

Sempre pensei que em duelos de equipes do mesmo porte – como no caso da final do Paulistão 2015 – jogar em casa e fazer o resultado no primeiro jogo (uma tendência), acaba por transferir, em escala maior, toda a responsabilidade ao adversário. É como se o Palmeiras em nenhum momento das finais tivesse sentido a pressão na qual o Santos agora se vê, de obrigatoriamente ter que vencer um rival igualmente grande. E o “ter que ganhar” é algo muito difícil de lidar entre times nivelados. Por vezes, até entre aqueles com uma disparidade enorme, como mostraram Santos e Ituano na final de 2014 (derrota santista nos pênaltis, em casa, após vitórias magras dos mandantes).

Sim, é plenamente factível o Santos voltar a vencer o Palmeiras atuando na Vila (fez 2 a 1 na fase classificatória), mas é bom que se ressalte que aquela partida não tinha o mesmo “peso” da decisão, a qual promete ser um tanto mais amarrada e estudada.

As circunstâncias dessa final me fazem lembrar do duelo entre Santos e Vélez Sársfield-ARG, pela Libertadores de 2012, quando o Santos então com Neymar e Ganso perdeu a partida de ida na Argentina por 1 a 0 e, às duras penas, em um jogo catimbado e predominantemente de marcação, conseguiu devolver o mesmo resultado jogando sob os seus domínios e classificou-se dramaticamente com o pênalti final cobrado pelo ex-lateral Léo (nas semifinais, cairia para o Corinthians, campeão daquela edição). Um verdadeiro sufoco, mas com final feliz para a torcida santista.

Algo que, para contrariar toda a tese da coluna (e aí que está o barato do futebol), pode voltar a acontecer. O Santos, com Robinho, tem muitas chances.

E segue o jogo.

98 comentários em: “Palmeiras e a vantagem de decidir na Vila Belmiro?

  1. O Palmeiras tem 346 títulos e o Corinthians so tem 126 e vcs ainda é nosso freguês quando vcs chegar nos trezentos vcs pode se achar grande mas então xiu… Pq o Palmeiras e o maior campeão do Brasil já o Corinthians e o maior campeão do Paulista e já se acha o maior campeão do mundo!!! Gambá piada

  2. Cara nos somos o maior campeão dos séculos kkk vcs so tem três títulos na nossa frente q e o Paulista ainda kkkk vcs so tem isso de títulos chora gambas nos ja enjoou de jogar libertadores deixa pros que nunca jogaram direito acostumar kkkk

  3. Em decisão fora de casa o verdao atropelar ,gremio fora de casa copa do brasil 2012 2xo pow verdao,contra os gambás jogamos muito e classificarmos fora de casa! Na final contra coritiba formos campeao la dentro …… Por favor aqui é palmeiras respeitar nossa história!

  4. Engraçado, eu duvido que se force o #PALMEIRAS que tivesse perdido na vila todas a imprensa estariam fala que o campeonato estava em aberto. Todos estariam falando que o santos ja era campeão! #Impressadegambadocaralho

  5. Então nós não é grande agente e gigante agente tem mas títulos que vcs gambas q so ganha paulistinha! Agente nao ta agora na libertadores mas logo mas tamo e tomare q vcs estaja tbm pra perde de novo que nem em 1999 e 2000 eleminados #chora#freguês#gamba#gayviões da fiel!

  6. Santistas seu lixos primeiramente respeite nossa história você só são consagrados grande por causa do pele e outra anos passado perderam pro ituano. Jkkkkk. Esse ano e corooo denovo

Deixe sua opinião e colabore na discussão