Veja quais seleções estarão na Copa do Mundo de 2018 segundo a estatística

Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo

Embora estejam em andamento desde 12 de março (quando foram realizados os seis jogos de ida da primeira fase preliminar da Ásia), as Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018 só começaram a chamar a atenção do público agora em outubro, com o início do grupo sul-americano.

O site Chance de Gol já está com as probabilidades de classificação para as seleções da América do Sul e, à medida que os outros continentes forem atingindo fases mais agudas, suas análises estatísticas também serão acrescentadas ao leque do site. Porém, para que o leitor mais interessado possa saber como funcionam as Eliminatórias e em que situação está cada continente, o Chance de Gol apresenta a seguir um completo Raio-X da corrida pelas 31 vagas da Copa de 2018:

  • Oceania: A seleção da Samoa venceu um quadrangular preliminar e disputará a Primeira Fase, onde oito seleções serão divididas em dois grupos de quatro. As três primeiras colocadas de cada grupo avançam para a Segunda Fase, quando serão divididas em novos dois grupos. Os campeões de cada grupo disputam a Final, cujo vencedor enfrentará o quinto colocado da América do Sul na repescagem continental.

Grupos da Primeira Fase:

      Grupo A – Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Samoa e Taiti

      Grupo B – Fiji, Ilhas Salomão, Nova Zelândia e Vanuatu

Favorito: Nova Zelândia

  • Ásia: Após uma fase preliminar que eliminou seis seleções, quarenta países estão disputando a Primeira Fase, divididas em oito grupos de cinco. As oito campeãs de grupo mais as quatro melhores segundas colocadas se classificam para a Segunda Fase, onde serão divididas em dois grupos de seis. Ao final dessa fase, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a Copa do Mundo, enquanto os dois terceiros colocados se enfrentam num mata-mata cujo vencedor encontrará o quarto colocado da CONCACAF na repescagem continental.

Grupos da Primeira Fase (entre parênteses a pontuação atual das equipes, após quatro rodadas realizadas):

      Grupo A – Arábia Saudita (12), Emirados Árabes (7), Palestina (5), Timor Leste (2) e Malásia (1)

      Grupo B – Jordânia (10), Austrália (9), Quirguízia (5), Tadjiquistão (2) e Bangladesh (1)

      Grupo C – Catar (12), Hong Kong (7), China (7), Maldivas (3) e Butão (0)

      Grupo D – Irã (8), Omã (8), Guam (7), Turcomênia (4) e Índia (0)

      Grupo E – Japão (10), Síria (9), Cingapura (7), Afeganistão (3) e Camboja (0)

      Grupo F – Tailândia (7), Iraque (5), Vietnã (4) e Taiwan (0); a Indonésia era o quinto integrante do grupo mas foi suspensa pela FIFA e seus jogos foram anulados.

      Grupo G – Coréia do Sul (12), Kuwait (9), Líbano (6), Laos (1) e Mianma (1)

      Grupo H – Coréia do Norte (10), Uzbequistão (9), Filipinas (7), Bahrein (3) e Iêmen (0)

Favoritos: Japão, Coréia do Sul, Irã e Austrália para a classificação direta; Uzbequistão para a repescagem.

  • África: 53 seleções estão disputando duas fases de mata-matas, de onde sobreviverão vinte classificadas. Esses vinte países serão divididos em cinco grupos de quatro e o campeão de cada grupo estará classificado para a Copa do Mundo. O Zimbábue está suspenso pela FIFA e não disputará as Eliminatórias.

Grupos da Primeira Fase: ainda serão sorteados, após o final dos mata-matas

Favoritos: Gana, Egito, Argélia, Costa do Marfim e Cabo Verde

  • CONCACAF (Américas Central e do Norte e Caribe): Os 29 países de pior ranking do continente disputam três mata-matas preliminares, de onde sobreviverão seis classificados. Esses seis classificados se juntaram às seleções mais bem ranqueadas do continente e estão divididos em três grupos de quatro países cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputarão um hexagonal final cujos três melhores se classificam diretamente para a Copa do Mundo e cujo quarto colocado se credencia à repescagem intercontinental contra o quinto colocado da Ásia.

Grupos da Primeira Fase:

      Grupo A – Canadá, El Salvador, Honduras e México

      Grupo B – Costa Rica, Haiti, Jamaica e Panamá

      Grupo C – EUA, Guatemala, São Vicente e Granadinas e Trinidad-Tobago

Favoritos: México, EUA e Costa Rica para a classificação direta; Panamá para a repescagem.

  • Europa: As 52 seleções estão divididas em nove grupos (sete grupos de seis e dois de cinco países cada) cujos campeões se classificam diretamente para a Copa do Mundo. Dos nove vice-campeões de grupo, o pior estará eliminado e os outros oito disputarão quatro repescagens continentais.

Grupos:

      Grupo A – Bielo-Rússia, Bulgária, França, Holanda, Luxemburgo e Suécia

      Grupo B – Andorra, Hungria, Ilhas Färoe, Letônia, Portugal e Suíça

      Grupo C – Alemanha, Azerbaijão, Irlanda do Norte, Noruega, República Tcheca e San Marino

      Grupo D – Áustria, Geórgia, Irlanda, Moldávia, País de Gales e Sérvia

      Grupo E – Armênia, Cazaquistão, Dinamarca, Montenegro, Polônia e Romênia

      Grupo F – Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Inglaterra, Lituânia e Malta

      Grupo G – Albânia, Espanha, Israel, Itália, Liechtenstein e Macedônia

      Grupo H – Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Chipre, Estônia e Grécia

      Grupo I – Croácia, Finlândia, Islândia, Turquia e Ucrânia

Favoritos: França, Portugal, Alemanha, Áustria, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Ucrânia como campeãs de grupo; Holanda, Sérvia, Croácia e Suíça por meio das repescagens.

  • América do Sul: As 10 seleções se enfrentam todas contra todas num grupo único. As quatro primeiras colocadas se classificam diretamente para a Copa do Mundo, enquanto a quinta colocada disputará a repescagem intercontinental contra a campeã do grupo da Oceania. A situação atual desse grupo, após a realização da primeira rodada, é a seguinte:

Pos

Time Pts J V E D GP GC SG Probab. de
classificação
direta
Probab. De
disputar
repescagem
1 Chile 3 1 1 0 0 2 0 2 70.0 %

16.8 %

2 Colômbia 3 1 1 0 0 2 0 2 82.7 %

10.8 %

3 Equador 3 1 1 0 0 2 0 2 51.1 %

23.6 %

4 Uruguai 3 1 1 0 0 2 0 2 28.7 %

21.8 %

5 Paraguai 3 1 1 0 0 1 0 1 0.7 %

1.6 %

6 Venezuela 0 1 0 0 1 0 1 -1 quase 0 %

0.03 %

7 Argentina 0 1 0 0 1 0 2 -2 76.7 %

14.2 %

8 Bolívia 0 1 0 0 1 0 2 -2 quase 0 %

0.00 %

9 Brasil 0 1 0 0 1 0 2 -2 88.5 %

7.2 %

10 Peru 0 1 0 0 1 0 2 -2 1.6 %

4.0 %

 

Os favoritos são, portanto: Brasil, Colômbia, Argentina e Chile para a classificação direta e o Equador para a repescagem.

De acordo com os favoritismos do Chance de Gol, as repescagens intercontinentais mais prováveis são Equador x Nova Zelândia e Panamá x Uzbequistão, sendo os dois representantes do continente americano os dois favoritos à classificação.

É sempre importante lembrar, porém, que esses favoritismos são apenas a expressão da situação atual (12/10/2015) das seleções. Até o encerramento das Eliminatórias, em novembro de 2017, muita água ainda vai rolar e as probabilidades e favoritismos serão sempre atualizados a cada rodada dos grupos classificatórios.

33 comentários em: “Veja quais seleções estarão na Copa do Mundo de 2018 segundo a estatística

  1. Que bom que, de acordo com o estudo, todas as principais seleções devem estar na Copa, tirando o Uruguai!

    E parabéns pelo trabalho! O que eu mais gosto das estatísticas do Chance de Gol é que acabam espelhando bem a realidade, não é aquilo de a Argentina ter estreado com derrota e aparecer com chances pequenas de classificação. Certamente é mérito da metodologia 😉

  2. Tomara que todas as melhores seleções se classifiquem! Segundo a estatística apresentada na coluna, além do Uruguai, a Suécia (de Ibrahimovic) também ficaria de fora da próxima Copa, o que seria uma pena, já que Suárez e Ibra certamente deixariam os campos mais ricos! =D

  3. Meus palpites; America do sul = Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Equador.
    America do norte e central: Eua, Mexico, Costa Rica e Trinidad Tobago.
    África= Tunísia, Argelia, Costa do Marfim, Senegal e Gana.
    Ásia= Irã, Japão, Coreia do sul e Austrália.
    Europa= Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Portugual, país de Gales, Croácia, Suíça, Áustria, Turquia e Islândia.
    Russia país sede.

  4. Concordo mais pra mim o Brasil não vai pra copa Uruguai no lugar do Brasil. Alemanha campeã da Euro 2016 2020 2024 da Copa do Mundo 2018 é 2022 Penta é Hexa campeã da copa das confederações 2017 é 2021 2025 bi. Alemanha seleção olímpica campeã tbm no Rio 2016 Ouro é Ouro tbm hein 2020 no Japão é a seleção feminina no Brasil vai ganha tbm o Ouro na final em cima dos EUA

  5. A seleção Brasileira tem que ficar esperta pois está ficando de fora, agora que o Tite chegou podemos ter mais confiança pois o Dunga era uma mula.

  6. Eu colocaria o Pais de Gales no lugar de Austria, Croacia no lugar de Ucrania, Italia no lugar da Servia, Trinidad e Tobago no lugar de Panama, Uruguai no lugar do Equador, China no lugar do Ira e colocaria a zebra Emirados Arabes, deixando Japao ou Australia na repescagem.

  7. Classificadas para copa, segundo minha opinião

    Rússia – Sede

    AMÉRICA: Brasil – Argentina – uruguai – Equador e Colômbia na repescagem

    AMÉRICA DO NORTE: México – Honduras – Eua

    EUROPA: Alemanha – Suiça – França – Irlanda – Polônia – Inglaterra – Espanha – Bélgica – Croácia -= Repescagem: Itália – Portugal – Suécia – Sérvia e Dinamarca desde que não pegue a Itália na repescagem – correndo por fora: Grécia e Islândia como zebras.

    ÁSIA: Irã – Coréia do Sul – Arábia Saudita e Australia – Japão na repescagem

    ÁFRICA:Tunísia – Nigéria – Costa do Marfim – Egito – Burkina Faso

Deixe sua opinião e colabore na discussão