Flamengo favorito por causa de Éverton Ribeiro, Diego e Guerrero? Mas Jadson, Rodriguinho e Jô ficam mesmo atrás?

Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo

Depois da disparada inicial do Corinthians no Brasileirão, as últimas rodadas têm indicado que se há uma equipe que pode preocupar o alvinegro na competição, é o Flamengo.

Unanimemente apontado como um dos principais favoritos ao título antes do começo do Brasileiro, o rubro-negro passou por uma inesperada e decepcionante eliminação na Libertadores, que acabou trazendo uma instabilidade que prejudicou muito a equipe. Mas pouco a pouco, e principalmente após a chegada do craque Éverton Ribeiro, o Fla parece ter engrenado.

O Timão – absurdamente desacreditado antes do Brasileirão – ainda é visto com desconfiança por muitos. Se sua campanha estivesse sendo feita por Flamengo, Palmeiras ou Atlético Mineiro, todos estariam imaginando a possibilidade de estarmos diante de um esquadrão. Mas como é feita por um time que julgam “não ter elenco”, continuam desconfiando que em algum momento tudo poderá desmoronar.

E por isso, tenho visto muita gente acreditando que o Flamengo superará o Corinthians por supostamente ter mais elenco.

Não quero aqui discutir quem tem mais chances de ser campeão. Quero questionar a unanimidade sobre a diferença dos elencos.

Creio que é indiscutível que no banco de reservas o Mengão oferece mais opções qualificadas. Por outro lado, comparando times titulares, o do Corinthians me parece mais equilibrado entre os setores, contando com jogadores de seleção como Cássio e Fagner. E se Trauco é da seleção peruana, Balbuena é da paraguaia.

Mas é especialmente pelas grandes contratações do Flamengo que a sensação é de que há uma disparidade: Guerrero, Diego, Conca e Éverton Ribeiro foram contratações bombásticas e que geraram muita repercussão e expectativa.

O argentino Conca é, até aqui, praticamente virtual no clube. Já Éverton Ribeiro, Diego e Guerrero têm dado motivos para a nação rubro-negra se animar.

Mas merecem mesmo ser colocados como algo que o Corinthians não tem? Por acaso o trio Jadson, Rodriguinho e Jô não têm feito um trabalho digno de fazer a Fiel corintiana sonhar?

Pois vamos à comparação entre eles:

Éverton Ribeiro e Jadson têm muito em comum. Jogadores menos reconhecidos do que merecem, são vencedores discretos e “facilitadores”, tipos que fazem a equipe inteira crescer. O primeiro está mais badalado (até mesmo pela contratação milionária), fez história no Cruzeiro e tem tudo para em breve ser chamado por Tite. O segundo foi campeão por onde passou, participou de Copa América e Copa das Confederações pela Seleção e na minha opinião foi o craque do Brasileirão 2015. Adoro os dois, mas acho Éverton Ribeiro ainda melhor do que o ótimo Jadson.

Diego e Rodriguinho têm trajetórias totalmente opostas e por isso é o duelo que mais deve causar polêmica. Enquanto Diego teve um começo arrasador, fazendo história com Robinho no Santos e depois construindo uma longa e mediana carreira na Europa, Rodriguinho apareceu como um meia cobiçado e promissor no América Mineiro, decepcionando no Corinthians e no Grêmio (onde teve pouco tempo), até se firmar tardiamente em 2016, já sem expectativas. Enquanto Diego faz no Flamengo o que dele se esperava, Rodriguinho segue crescendo no Corinthians e chegou a ser apontado por Mano Menezes como o melhor jogador do país na atualidade. Ambos têm sido convocados por Tite e estão no bolo que disputa uma vaga para a Rússia em 2018. Hoje eu me inclino pelo poder de decisão e agudez de Rodriguinho.

Guerrero e são muito parecidos. Ambos são completos, “encardidos” – do tipo que fazem o gol decisivo -, são fantásticos pivôs, sabem jogar fora da área, compõem taticamente e não são goleadores “artilheiros de campeonato”. A diferença é que enquanto Guerrero tem uma trajetória mais regular, sempre jogando bem (seja na Alemanha, Corinthians, seleção peruana ou Flamengo), Jô alterna fases de altos e baixos – especialmente por razões extracampo – com contrastes como ser dispensado pelo Inter, ter sido a então contratação mais cara da história do Manchester City, ou participar de Copa do Mundo pela Seleção. Com este Jô eu realmente não consigo me decidir, dou empate.

Mas, independentemente de preferir um ou outro trio, a questão que quero levantar é: realmente há esta discrepância pintada por muitos? Para mim está mais do que claro que não.

59 comentários em: “Flamengo favorito por causa de Éverton Ribeiro, Diego e Guerrero? Mas Jadson, Rodriguinho e Jô ficam mesmo atrás?

  1. Líder tá bem ali só trab forte quando chega jogo com eles nos vai toma ponta deles flamengo só tem um problema não deixa chegar fica dica acredita muito narrador falarão que jogo corrinthias e grêmio era final atecipada o que vão fala de flamengo agora aceita que ganha flamengo não será fácil pra mim nem quero título só vaga da libertadores tá ótimo esse trab do flamengo e para ano 2018 aí vcs vão ver maior torcida do mundo está lugares de onde era pra tá muito tempo si não fosse tanto roubo desce ladrão que no passado administrava o flamengo

    1. Corinthians tem tudo pra ganhar mais não tem elenco ….realmente se deixar o Flamengo chegar já era ….pois o elendo do Flamengo e melhor .
      Mais o Corinthians tem padrão. …vai ser muita emoção esse brasileiro

  2. O flamengo nao pega mais. Estamos no setimo mes do ano e o corinthians tem apenas duas derrotas. O flamengo ta 9 pontos atraz. Temos q perder tres e o flamengo ganhar essas tres. Isso nao vai acontecer. O campeonato ja era. Soh q insistem em nao ver isso.

    1. Negativo amigo tem muito campeonato ainda é o Corinthians tem bastante jogos difíceis ainda …..e se por acaso se machuca alguém. Ou sai eai tem elenco pra repor …tá muito cedo ainda ……calma pés no chão

  3. Bom dia
    Na minha opinião Flamengo tem mais elenco isso é certeza
    Mais o Corinthians tem padrão de jogo e…Bom esquema montado pelo Carille. ..
    Mais o Corinthians não pode vacilar pq se deixar o Flamengo chegar aii já era ……

  4. Ficar focado somente em três jogadores de cada time não dá, acredito que Corinthians tem um bom time, mas se precisar de substituição vai praticamente jogar com um à menos, porque o time é limitado, só tem onze jogadores, e durante o campeonato jogadores tem contusões aí fica sem peças de reposição, já o Flamengo tem um bom elenco dentro e fora de campo, tem reposições a altura, sai um entra outro à altura, mas tem 4 competições a frente, isso sim é preocupante também.

    1. Corinthians tem um time jovens … Flamengo um grande elenco de jogadores em final de carreira , o Corinthians terá bem menos lesão ..
      Vc falam de elenco pq tem como referência rodagem de jogadores , vão se informar do banco do timão …
      Temos categoria de base forte …
      Só ganhamos 21 campeonatos em 20 anos …baixa bola que o Flamengo não ganha nada faz tempo

    2. André Guimarães, aposto que vc nem sabe citar nomes de jogadores reservas do seu time, os jogadores do seu timeco são tão conhecidos que talvez nem do time titular vc sabe os nomes, enquanto do lado do MENGÃO até o terceiro reserva é reconhecido no Brasil inteiro, chora que o choro é livre.

    3. Quê eu saiba quem joga sempre desfalcado e o Flamengo, sempre está cedendo jogadores para as seleções Brasileira, Argentina, Chilena e Peruana, Corinthians que eu vejo só jogadores de clube mesmo.

  5. Corinthians tem um time jovens … Flamengo um grande elenco de jogadores em final de carreira , o Corinthians terá bem menos lesão ..
    Vc falam de elenco pq tem como referência rodagem de jogadores , vão se informar do banco do timão …
    Temos categoria de base forte …
    Só ganhamos 21 campeonatos em 20 anos …
    Fora que faz tempo que vcs não ganham uma partida do timão , Jajá tem confrontos direto …

  6. Sou Flamenguista, mas acho que há um equilíbrio.
    Nunca fui fã do futebol do Jô. No entanto, ele está numa ótima fase.
    Eu veja O Brasileirão deste ano mais equilibrado como também acho que Palmeiras, Atlético Mineiro, ainda mostraram pra que vieram. Eu acho que o Cruzeiro corre por fora.

  7. Futebol..é no Campo….Elenco…torcida ..superavit….tradição etc.etc..acaba quando os dois times estao em campo….eh nesse aspecto o Corinthianss ta bem.superior .sabe o que faz dentro do campo…nao se apavora com pressao….Por .hora o Corinthianss é favorito ..

  8. Não há dúvidas do valor individual de cada um. Que tal comparar o Banco de reservas? Carille monstro faz Rodriguinho que nós corinthianos mesmo chamávamos de Ruimdriguinho ser considerado um dos melhores do país. Corinthians tem Balbuena e Pablo jogando muito. Fagner e a revelação Guilherme Arana nas laterais. Gabriel que marca muito. Não é a toa que um time fica invicto por 31 partidas, até agora.

Deixe sua opinião e colabore na discussão