Ainda há tempo para a consagração de Neymar

Créditos da imagem: Getty

Sou um dos críticos da atuação de Neymar até agora na Copa. Reconheço seu esforço para se recuperar de contusão séria e estar pronto para uma disputa em altíssimo nível. É fato que seu problema até agora não é desempenho, mas sim de comportamento.

Deve ser muito difícil ser a referência de um dos principais favoritos ao título e ter que ir ao maior evento mundial do futebol após três meses de inatividade. E com a pressão de disputar o troféu de craque da competição com CR7 e Messi.

Certamente é isso que faz Neymar estar tão teatral como se mostrou nas duas primeiras partidas da Copa. Seu desempenho melhorou do primeiro para o segundo jogo e tem tudo para crescer mais ainda ao longo da competição. O incômodo que tem provocado críticas na imprensa e nas redes sociais são suas atitudes .

Ele apanha muito mesmo. E a arbitragem tem sido condescendente com os botineiros. Mas o excesso de encenações ao se jogar e reclamar é a razão do mau humor em relação a ele.

Alguém precisa chegar junto ao Neymar e sugerir a mudança de postura. Se eu fosse dirigente da CBF, faria ele rever lances de Romário. O Baixinho foi um dos jogadores mais marrentos e marqueteiros que já vi jogando, mas tinha um foco impressionante. Sempre que apanhava, e isso aconteceu muito, Romário se levantava rapidamente e partia para o jogo. E era implacável.

Neymar tem criado muito tititi. Reclama e faz gestos cuja artificialidade todos percebem. Isso desvia o foco de seu talento. A cabeça tem que funcionar tão bem como as pernas. E Neymar tem tudo para alcançar este equilíbrio. Como é um garoto de 26 anos, talvez precise de ajuda. Não sei se o melhor conselheiro será Tite, Bruna Marquezine ou Neymar pai, mas todos que puderem ajudar serão bem-vindos.

Messi não tem conseguido segurar a pressão e está sem companheiros à altura. CR7 está voando, mas dentro do espaço aéreo que a qualidade de seu time permite. Neymar está em uma estrutura que lhe dá totais condições de sucesso.

Não lhe faltam qualidade, companheiros talentosos e condições de atuar em alto rendimento. Estão faltando apenas calma e concentração. Tenho absoluta certeza de que Neymar pode sair dessa enrascada. Precisa apenas ser bem aconselhado e seguir as boas opiniões. Afinal, é mais fácil ser sensato do que ter seu imenso talento.

2 comentários em: “Ainda há tempo para a consagração de Neymar

  1. Eu estou assustado com a “malhação ao Neymar” nesta Copa! Começou jogando mal, mas aposto que, aos poucos, vai recuperando o ritmo e pegando confiança. Tenho certeza de que ele vai melhorar e vai calar muita gente, exatamente como fez nas Olimpíadas, quando era modinha usá-lo como contraponto negativo à Marta!

Deixe sua opinião e colabore na discussão