O Gênio e o Monstro

Créditos da imagem: Reprodução / TV Foco

Que há bizarrices em boa parte da imprensa esportiva brasileira já estamos cansados de saber. A todo o momento somos bombardeados por opiniões que mudam ao sabor dos resultados e desafiam por vezes a lógica, para não falar da coerência. Mas faz parte do show, há quem goste, consuma, comente e concorde com esse tipo de opinião desencontrada. Ainda assim, porém, algumas conseguem se sobressair (não que isso seja bom).

Lembro de um “Bem Amigos”, em algum pós-jogo da Seleção do Dunga, que o comentarista Casagrande disse que essa geração da Seleção Brasileira não seria campeã de nada, pior, sofreria para chegar à Copa do Mundo. Sem Neymar, diziam que ela estava no nível, vejam só… do Peru! Veio Tite, a maior arrancada desde o time de Saldanha e, bom, o resto é – e ainda será – história. Mas vá lá, a situação dava medo mesmo, apesar de achar evidente que o problema maior não eram os nomes que compunham aquele elenco.

Eis que esses dias, depois do duelo entre o PSG e o Real Madrid, o mesmo ilustre comentarista criticou Neymar por uma alegada “falta de coletividade”. Evocando a célebre frase de Renê Simões, no longínquo início de carreira do então Menino da Vila, afirmou que desse jeito o “monstro” só iria piorar. Eu, particularmente, não vi uma má atuação do camisa 10 do PSG. Pelo contrário, com exceção de alguns equívocos no início do jogo, quando exagerou em algumas fintas no meio-de-campo, vi um Neymar na melhor forma, abrindo espaços na defesa merengue, incisivo como um craque que é. Não vi culpa no atropelo que foi o fim do jogo do Real.

O problema, contudo, não é o comentarista global. O cerne da questão, creio eu, é a ausência de profundidade na análise futebolística de uma forma geral. Não se olha para um todo, apenas para o placar. Fosse o resultado 1 a 0, estaríamos hoje ouvindo o quanto Neymar é genial. Tenho diversas ressalvas ao “menino” de Mogi das Cruzes. Algumas filosóficas, algumas de estilo de vida, enfim, poucas envolvem, de fato, o futebol.

O PSG pode ainda virar o placar em casa (quadro que hoje parece mesmo improvável), mas para mim parece claro que Neymar jamais será Messi, por razões que ultrapassam o argumento óbvio de que o brasileiro não é profissional suficiente. Messi foi forjado no futebol europeu, tem mais consciência tática e evidentemente sobra talento, é acima da média em todos os quesitos. Porém, jamais jogou sozinho no Barça, um time que tem um jeito e um pensamento claro sobre futebol, coisa que não sabemos se o PSG um dia vai ter. Não se deve endeusar Neymar, mas quero só ver o que vão dizer se ele trouxer o hexa…

15 comentários em: “O Gênio e o Monstro

  1. A verdade é que poucas vezes eu vi o Casagrande falar sobre o Neymar de uma maneira racional, em nenhum momento ele disse que o Neymar não tem talento, que não é craque, até pq isso seria mentira, mas o comportamento dele dentro de campo sim merece ser destacado, até por um lado negativo. Ele é mimado sim, só não vê quem não quer. Se ele saiu do Barça pra não ficar nas costas do Messi, ele tem que decidir jogos grandes. A verdade é uma só, Neymar é um craque, o PSG tem um excelente time, mas o que vimos na quarta feira foi um choque de realidade que muitos não aceitam e não entendem… O Campeonato Francês engana muita gente.

    1. Bom, se você entender um pouco mais que o Casagrande, sabe que a culpa da derrota foi totalmente do Unai. Com uma alteração ele mexeu em 3 posições e acabou com o time. Quanto a ser mimado, eu não entendo porque dizem isso. O jogo de quarta foi um exemplo. Ele levou uma do Nacho, uma do Casemiro e outra do Sérgio Ramos. O árbitro não fez nada. Na sequência ele deu uma, sem necessidade alguma, no Nacho e tomou amarelo. 30 segundo depois, levou uma entrada igual, dessa vez do modric. Neymar levou amarelo, modric um tapinha nas costas. Então pra não ser considerado mimado, ele tem que apanhar, ficar quieto e ainda pedir desculpas pro adversário por não ter se machucado?

    2. Ele é atacante parcero, e habilidoso, já deveria ter acostumado com isso… Ou você quer que os adversários deixem ele fazer o que quiser? O treinador do PSG foi muito infeliz mesmo, e acho ele realmente fraco… Mas no Francesão uma alteração como essa que já aconteceu, não mudaria muita coisa. Se o Neymar quer ser melhor do Mundo ele tem que decidir os jogos desse porte, não vai ganhar de melhor do mundo destruindo no Francesão não amigo, não adianta chorar. E outra, embora o PSG estando num momento muito melhor que o Real, a camisa pesa muito… Tá aí o choque de realidade que eu falei.

  2. Que o Neymar é marrento e de vez em quando é mimado, não tem dúvidas, mas que o Casagrande é fanfarrão e normalmente é irresponsável nas críticas, tem menos dúvidas ainda!!!!!!!!!

  3. Chama o Romário que ele sabe responder o casagrande…
    “Nunca chutou em lugar nenhum, nunca foi campeão de porra nenhuma, quem é ele pra falar do Neymar” .

    1. Casão, foi campeão da liga, jogou copa do mundo…e diferente de alguns ele era inteligente quando com Sócrates liderou uma democracia n Corinthians n momento tão importante d Futebol e do país… Você quer mais que jogando pelo Flamengo o maior Time d país ser ovacionado em pleno Pacaembu e ter seu nome gritado ” volta Casão , volta Casão .

    2. Aí você tá de brincadeira, Flamengo maior time do país , só em torcida né… Mas voltando ao casão, o cara nunca ganhou nada que realmente importasse pela seleção, não jogou nem a metade que o Neymar joga hoje em dia com apenas 26 anos e quer falar que o mlk tá no caminho errado, que é um monstro, aaah vai dormir Loko, Neymar só não ganhou a copa “por enquanto” pela seleção, com ele veio o ouro inédito nas olimpíadas e jogando muito , copa das confederações sendo o melhor jogador… ganhou tudo que é possível ganhar por um clube. e está no caminho errado ? Se liga !

    3. E você vem dizer que ele ganhou a Champions pelo amor de DEUS cara, o cara nem jogou só comeu banco. Assim sou mais o Douglas que ganhou tudo pelo Barcelona kkkk
      Neymar foi campeão da Champions sendo ARTILHEIRO com duas máquinas CR7 e o MESSI!
      O Neymar tem mais direito de falar mal da carreira do casão do que ele falar do Neymar !

  4. Casagrande não gosta do neymar por algum motivo, nunca gostou, mas acho que ele tem medo do que as pessoas vão pensar se ele falar isso.
    Ele disse que o Neymar é mimado dentro de campo, ai no programa o cara perguntou dele o motivo do neymar ser mimado, ele respondeu dizendo que é pq quando o Neymsr sofre falta ele fica rindo.
    Ta de Sacanagem neh, ele tem 1 milhão de motivos pra dizer que o neymar é mimado mas ele diz que é pq o cara rir, provavelmente ele respomdeu a primeira merda que veio ja cabeça dele.

  5. Molecada burra, nunca viram jogadores de verdade em Campo, só fabricados pela mídia! Devem ser funkeiros! Bando de retardados! Neymar é pipoqueiro, está mais do que provado!!!! Nunca chegará ao nível do Messi e do Cristiano Ronaldo, não tem um pingo de profissionalismo!

  6. Discordo e muito do seu texto. O Neymar já está tempo suficiente no continente para entender como funciona o futebol europeu. O Neymar jogava de uma forma no Barcelona, claro que o Messi se destacava mais, eles possuem características diferentes. O Neymar não consegue fazer o estilo de jogo que fazia aqui no Santos, ele está mais duro, sem aquela habilidade que víamos por aqui, onde era quase impossível para-lo. Jogou coletivamente no Barcelona, joga na seleção na maioria das vezes coletivamente, aí funciona e temos chance de vencer a Copa, Tite não é trouxa, sabe disso. Sabe que se Neymar perder a cabeça, ferra o esquema de jogo do terei a dor que prima pela coletividade. Enfim, acho que ele fica só esse ano no PSG, diferente do que muitos acham, não acho que seja uma equipe forte. Simplesmente por não terem um jogo coletivo, jogam em função dele.

Deixe sua opinião e colabore na discussão