Créditos da imagem: Pedro Martins / MoWA Press
É verdade que finais costumam ser tensas e mais estudadas, mas a partida de ida da final da Copa do Brasil, Flamengo 1 x 1 Cruzeiro, no Maracanã, foi realmente decepcionante. Poucos lances de perigo, erros de passes, bolas rifadas ou queimando nos pés… tanto que os gols vieram de um lance irregular – impedimento no gol flamenguista – e de uma falha individual, do goleiro Thiago, no empate cruzeirense.
Ambas as equipes tiveram importantes desfalques, mas a cada partida que assisto, mais reforço a convicção de que Corinthians e Grêmio, mesmo tendo sido eliminados da Copa do Brasil, estão mesmo um nível acima dos demais no país.
Apesar disso, a finalíssima tem tudo para ser muito mais emocionante. O Cruzeiro foi ao Maracanã para especular, com uma postura mais cautelosa, e ninguém poderá fazer isso na partida de volta. Enquanto o time celeste será mandante, o Flamengo não costuma ser conservador, e a vitória será necessária para quem quiser ser campeão. Fora que jogadores decisivos deverão estar em campo: além de Thiago Neves, Rafael Sóbis e Diego, que começaram a partida no Rio, Guerrero estará de volta, e Arrascaeta deverá ter recuperado o ritmo de jogo e a titularidade para a partida de Belo Horizonte.
Um palpite para o jogo de volta? É bem complicado, penso que esta é uma final sem favoritos mesmo. No jogo pelo Brasileirão, por exemplo, 1 x 1 no Mineirão, o Flamengo foi melhor. Mas como o primeiro jogo da final ficou com a cara que o Cruzeiro quis dar, penso que a ausência de Éverton Ribeiro no Fla, o fator casa e a falta do gol qualificado (que poderia deixar a Raposa titubeante) fazem os mineiros terem um pouco mais de chances de ficar com taça.
Rapidinhas:
- A maior mudança do Flamengo com Rueda é o ganho de confiança de Berrío. Desde a chegada do treinador colombiano, o vigoroso atacante vem sendo o jogador mais agudo e disposto desta equipe que costuma ter muito a bola e não saber o que fazer com ela.
- Fábio é um dos goleiros mais históricos e vencedores do Brasil nas últimas décadas. É simplesmente um absurdo que, entra técnico, sai técnico, ele sequer seja chamado para a Seleção, enquanto Muralhas, Wevertons e Alissons (mesmo quando reserva da Roma) têm oportunidades em cima de oportunidades.
- Como é melhor ver um jogo decisivo sem o saldo qualificado, não? Se tivesse aquela história de o gol fora de casa valer mais, provavelmente veríamos o conjunto de Mano Menezes se resguardando como fez, só que um rubro-negro mais receoso de atacar sem parar. Ou seja, uma partida ainda mais amarrada.
Joguinho duro de assistir!!!!!!!!!!! Mas no Mineirão vai dar Cruzeiro mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!
de certeza
Muita euforia do lado azul(torcida) como se já tivesse conquistado a taça. Obviamente que o resultado é bom, mas a final está aberta. O Cruzeiro coleciona um histórico de eliminações no Mineirão após conseguir vantagem fora, por isso deve baixar um pouco a euforia senão o filme pode se repetir. O Flamengo tem um time experiente, até um pouco melhor que o cruzeiro, e não vai vender barato essa final. Caso vá para os pênaltis, vejo o cruzeiro em vantagem, pois tem um dos melhores e mais experientes goleiros do país.