Qual a última vez que o Corinthians venceu em Itaquera? E que não venceu fora? A estranha fórmula de Carille para ser campeão

Créditos da imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Todos já ouvimos a famosa receita para sair com o título do Brasileirão: ganhar os jogos em casa e empatar fora. Assim, uma equipe chegaria aos 76 pontos, pontuação nunca atingida por nenhum vice-campeão na atual fórmula de disputa.

Pois o atual Corinthians parece estar colocando à prova a fórmula inversa: empata em casa e vence fora.

Pergunta rápida: você se lembra qual foi a última vez que o alvinegro venceu em Itaquera? E que deixou de vencer como visitante?

No Brasileiro, a “fórmula inversa” está sendo seguida à risca: vitórias como visitante contra Vitória e Atlético Goianiense, e empate como mandante contra a Chapecoense. Mas esse desempenho corintiano vem sendo seguido desde bem antes do Brasileirão. Já tem quase dois meses.

Respondendo à pergunta acima, a última vitória do Timão em Itaquera foi em 9 de abril, 1 x 0 contra o Botafogo de Ribeirão Preto, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. E a última vez em que não ficou com os três pontos fora de casa foi em 12 de abril, 1 a 1 contra o Internacional no Beira-Rio, pela Copa do Brasil.

Realmente algo bem fora dos padrões. Ainda mais para um clube que desde a inauguração da Arena Corinthians se habituou a ter um aproveitamento em casa ao redor dos 80%.

É possível ter uma perspectiva positiva e uma negativa para o restante da temporada. A positiva é que vencer fora é o mais difícil, e a equipe vem fazendo isso de forma consistente. E em absolutamente todas as partidas da “seca” em Itaquera, o Corinthians saiu na frente e sofreu o empate depois (1 x 1 contra o Inter, São Paulo, Ponte e Chape). Um atenuante é que contra os três primeiros já entrava em campo classificado, sem a obrigação de vencer, pelo resultado obtido na partida de ida.

Já a negativa é a de que desde o final de 2016 o Timão deixou de ter Itaquera como uma fortaleza. Nos últimos 21 jogos como mandante foram feitos 39 dos 63 pontos possíveis, aproveitamento de apenas 62%.

De todo modo, este Corinthians é difícil de ser batido em qualquer lugar. Já são 16 jogos de invencibilidade, desde 19 de março, quando – já classificado para a fase final do Paulista – entrou com o time misto na derrota por 1 a 0 para a Ferroviária.

O fato é que, dentro ou fora de casa, até aqui a regrinha de “empata uma, vence a outra”, está sendo cumprida.

7 comentários em: “Qual a última vez que o Corinthians venceu em Itaquera? E que não venceu fora? A estranha fórmula de Carille para ser campeão

  1. O Carille está dando sequência ao trabalho do Tite e tem tudo para disputar o título desse equilibradíssimo Campeonato Brasileiro.

  2. Gabriel, tenho a impressão, de que apesar da consistência dos resultados como visitante se não houver uma evolução (especialmente ofensiva) esse time pode empatar demais, do meio da competição pra frente, o que pode comprometer as pretensões de título. Mas vejo no trabalho do Carille, essa perspectiva de melhora, de evolução, diferente do SP de Ceni…

    1. Concordo com você, Matheus! Aliás, é justamente essa fraqueza ofensiva que faz o time não ser considerado um dos três principais favoritos ao título. Porque se tivesse mais poder de fogo, acho que nem caberia discussão de que seria um grande pretendente ao título, né! 😉

Deixe sua opinião e colabore na discussão