Créditos da imagem: Palmeiras Campeão Copa Rio 1951 Gazeta Esportiva 23/07/1951
Nos lugares mais distantes das grandes cidades – e acho que hoje, em parte, ainda é assim – muitos brasileirinhos vieram à luz trazidos por mãos de experientes parteiras.
Ainda me lembro que lá na minha santa terrinha, quando falavam de médicos, principalmente, diziam: “é doutor de anel no dedo”.
“Anel no dedo” devia significar estudado, diplomado.
Por muito tempo, até que os cursos fossem regularizados, existiram os dentistas, os advogados práticos. Pessoas com conhecimento bastante para exercerem a profissão, mas sem o diploma. Sem terem esfregado os fundilhos da calça em bancos universitários.
Foi assim, também, com jornalistas, cujo diploma na carreira só passou a ser obrigatório em 1968. Ou seria 1969? Eu mesmo não tenho diploma de jornalista, tenho de advogado. E conheço centenas na mesma situação. Advogados, arquitetos, engenheiros ou simplesmente pessoas sem “anel no dedo”. Tão bons quanto os formados por exigência da lei.
Por esses dias, palmeirenses comemoraram a conquista do Mundial de 1951, lendo e ouvindo gozações de corintianos, são-paulinos e santistas. Todos dizendo que o Palmeiras não tem título mundial. “Não é campeão coisa alguma”, dizem. Isso, porque – ou devo dizer “só porque?” – o título que conquistou em jogos memoráveis – alguns vistos, ao vivo, por mim – não foi em um torneio com essa chancela. Os “inimigos” querem dizer que o Palmeiras não é “doutor de anel no dedo”.
Mas, como não, se a própria Gazeta Esportiva, “bíblia do esporte” na época, estampou em manchete “Palmeiras Campeão do Mundo”? E se, agora, provocada, a Fifa deu seu okay, carimbou e reconheceu a firma em cartório? Sabendo que o torneio contou com nada menos que oito clubes, entre eles, Estrela Vermelha, da então Iugoslávia, Áustria Viena, Nice, da França, Sporting, de Portugal, Vasco, Juventus, da Itália, além do Palmeiras.
Eu mesmo disse e escrevi muitas vezes que o Palmeiras não é campeão do mundo, mas da Copa Rio-1951. Um título para se orgulhar, e que nenhum outro time, muito provavelmente, voltaria a conquistar. Mas, cá entre nós, que os corintianos não nos leiam – se a Copa Rio, ganha em jogos que lotaram o Pacaembu – tinha gente até na marquise – e no verdadeiro Maracanã -, como aceitar (o que não faço), que o Corinthians possa ser chamado de Campeão Mundial em 2000? Onde está o “anel no dedo”, que seria o título da Copa Libertadores (torneio já existente à essa altura)?
No embate com os são-paulinos, corintianos dizem que os dois títulos ganhos pelo time do Morumbi são apenas Copas Toyota, porque deles não participaram times de outros continentes, além do sul-americano e europeu. E que importância, falando de qualidade de futebol para vencer um mundial, tinham e têm os times asiáticos, africanos etc? Vale o mesmo para os dois conquistados pelo Santos e os ganhos por Flamengo, Grêmio e Inter.
Porque ainda não tinham dado ao torneio o nome de Mundial, sendo tratado como Copa Rio, o Palmeiras pode não ter apresentado “anel no dedo”, mas, sem dúvida, tanto na vitória por 1 a 0 como no empate com o Juventus por 2 a 2, na decisão, mostrou competência para ser chamado de “doutor”.
Vale dizer, Campeão Mundial em 1951.
Ora, o único time mais ou menos que esteve entre nós foi o italiano. Não era o Honved da Hungria um time muito temido? E os espanhóis do Real Madri? Vou postar no face algo sobre a Copa Toyota, vulgo Jeep.
Em 2000 os times europeus, melhor dizendo, alguns jogadores, vieram ao Rio para passar o verão nas praias pelas manhãs e nas boates à noite. Estavam de férias. O Corinthians ganhou foi o Trofeu Ricardo Teixeira….
Em 2000 foi torneio de verão, que times euro[eus aproveitaram para desfrutar no Rio…
Kkkkkķkkkkkkkkkkkkk. . a bola era de Capotão …@.@
Os títulos do Santos, em 62/63 só falo sob tortura…
Verdade. Tai a prova na sala de troféus do Palmeiras
Verdão campeao
Kkkkkkk
Ótimo
Copa do Brasil Santos campeão porra…. ops kkk
Parece um piada maia e uma mitira kkkk
So que nao kkkkk
Do mesmo jeito q o Corinthians tem dois mundiais com uma libertadores kkkkkkk
Se tira um nosso ficamos com 1 ainda d vocês ? Kkkk
Nós temos três libertadores e dois mundiais gambá chuuuupaaaa ovooo kkkkk
Aonde intercontinental é mundial o sereia dos paulistinha
Do mesmo modo q um torneio de verão é mundial kkkk time série B kkkkkkk
é verdade mesmo,eu acredito
Blz o palmeiras pode ser campeão mundial sem ainda ter uma libertadores e Corinthians n eu vejo mto hipocrisia
kkk neh nao,sou spfc mas os kra qr zua falando disso mas comemora mundial sem existir liberta
Legal agr sao 2 campeoes sem liberta
Em 1951 ainda não havia Libertadores. Portanto…
Nossa campeão do mundo
Eo nome do torneio
Campeonato mundial ?
Não taça rio kkkkkk
não adianta os palmeirenses se iludir, O PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL.
Tem, 1m 1951…
4 a 3
chora mais, sem mundial
Sqn
Legítimo. E o de 2000 é falso…
Cadê São Paulo???
São Paulo, o Soberano, é tri…
As Pepas liderando o campeonato é igual a um porco encima de uma arvore, ninguem sabe como chegou la, mas todos sabem que vai cair kkkkkkkkkkkk
Verdãao não cairá de maduro…rsss
So falta um pra portuguesa tambem
A Portuguesa tem a Fita Azul
Esses Palmares realmente nos divertem, kkkkkkkk, eles são engraçados. Gostei da taça, kkkkkkk
nessa época nem tinha torneios oficiais da Conmebol, pode ter sido de porte mundial como a Flórida cup que reuni times de Europa e América do Sul
Tais brincando….
Agente que é Palmeiras nem ligamos sabemos que somos,O Corinthians é campeao mundial sem Libertadores e fica o mimi,Pois os Corinthians sò tem essa desculpa os freguês kkkkkkk
Corinthians legítimo campeão do Torneio de Verão Rio-2000
Kklkkkkk