Ainda sobre a polêmica do não mito Messi: o novo menospreza o velho

Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo

Nos mês passado escrevi aqui que ainda não considero Messi um dos mitos do futebol. O assunto repercutiu muito. Houve apoios e críticas. O resultado foi bastante positivo porque o nosso objetivo é incentivar o debate. Por isso, tomo a liberdade de continuar na polêmica.

Antes de entrar nas argumentações feitas pelos leitores, acho importante mostrarmos como esse tipo de sondagem enfrenta problemas. A indicação do melhor jogador do mundo tem uma história controversa.

A revista francesa L’Équipe iniciou a eleição do Melhor Jogador da Europa em 1956, que acabava sendo tido como o principal do mundo. Os critérios e colégio de votantes variavam de ano a ano. Parece desimportante, mas é fundamental. Eleger o melhor do mundo só observando quem joga na Europa é razoável a partir da década de 80, quando os grandes craques começaram a migrar em massa para o mundo europeu. Antes, era duvidoso. Jogadores brasileiros como Pelé, Garrincha, Zico, Rivellino, Sócrates, Falcão, entre outros, estavam fora da lista. Sem falar de argentinos e uruguaios.

Em 1991, a Fifa lançou seu próprio prêmio, chamado de Melhor do Mundo. Mas ainda via apenas o continente europeu. Em 2010, FIFA e L’Équipe uniram seus prêmios. Agora, os dois se separarão novamente. Mas ainda carecemos de critérios mais amplos.

Claro que Messi mereceu suas cinco premiações. Mas como comparar com o passado, quando nem todos os craques eram observados? Aí você já tira o peso da comparação de cinco prêmios de melhor do mundo de Messi contra Pelé.

Mas tem também o outro lado. Em 12 de julho de 1980, o jornal L’Équipe anunciou solenemente que jornalistas das 20 maiores publicações de esportes do mundo elegeram Pelé o “Atleta do Século”. Nem vou entrar no mérito de quais seriam as maiores publicações do mundo na época. Mas eleger o melhor atleta do século a duas décadas do final do mesmo é um absurdo. Uma carreira vitoriosa de jogador de futebol raramente dura 15 anos. Como se antecipar tanto?

Outro exemplo. Em 2000, a FIFA decidiu fazer nova votação sobre quem foi o melhor jogador do mundo no século 20. Pelé foi eleito com quase 73% dos votos de um júri formado por especialistas, técnicos etc. Maradona foi o indicado na votação por Internet, com 53% dos votos (Pelé teve 18%). O resultado foi criticado porque pressupunha-se que os que viram Pelé tinham mais idade e ainda não estavam inseridos no mundo tecnológico, como os jovens que acompanhavam Maradona.

Por isso, usei o critério de vencedores de grandes competições por seus países. E o melhor termômetro é a Copa do Mundo. Messi está fora da lista de mitos neste quesito.

Alguns perguntaram: quantos títulos brasileiros o Pelé ganhou? O Campeonato Brasileiro na formatação atual começou em 1971. Pelé parou de jogar pelo Santos em 1973. Mas, se pegarmos as polêmicas Taças Brasil, forma rudimentar de fazer campeonato nacional e que geraram os corretamente contestados títulos por fax da CBF, Pelé tem cinco. Se pegarmos o Robertão, campeonato mais parecido com um Brasileiro (disputado entre 1967 em 1970), Pelé tem mais um (68).

Ou seja, Pelé ganhou tudo que estava à disposição em sua época. Messi, não. Sem título mundial por seu país, o argentino será um grande jogador, mas abaixo de Beckenbauer, Maradona, Garrincha,  Ronaldo Fenômeno e Zidane.

São necessários critérios objetivos para esta análise. Como o alcance da mídia era infinitamente menor há algumas décadas, os jovens hoje não conseguem ter informações para comparar. E assim, o novo menospreza o velho. E isso que prejudica qualquer julgamento isento.

Leia também:

– Messi ainda não está entre os mitos da história do futebol

– Por que Messi não é o Pelé da minha geração

– Eles tinham Messi

197 comentários em: “Ainda sobre a polêmica do não mito Messi: o novo menospreza o velho

  1. Assino embaixo, Emerson Figueiredo! Há 5 anos o padrão era considerar o Cristiano Ronaldo um invejoso que não aceitava que o Messi era o melhor do mundo, e hoje já vemos a coisa bem diferente, com a concorrência entre eles maior do que nunca.

    E é por ai, disputam entre eles. Eu, por exemplo, ainda acho Ronaldo e Zidane maiores, por exemplo.

    Já Pelé é ooooutro departamento. E não há ninguém que tenham visto ele jogar que não diga isso.

    1. Kkkkkkk que comparar uma lenda Ronaldo fenômeno com messi??
      VC sabe o q o fenômeno conquistou? Se soubesse não falaria uma besteira como essa Ronaldo é mito conquistou td tenha mais respeito por ele.
      Obs: e o messi ainda fica atrás de Ronaldinho gaucho.

    2. Na minha opinião, pra mim os melhores da historia do Futebol sempre serão,: Pelé,Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário e Bebeto.

      Ronaldinho Gaúcho, acho que nunca haverá um jogador na história do Futebol igual à ele apresentou ao mundo à uns 10 anos atrás.

      Só Lembrando que todos eles que citei aii, foram campeões mundiais.

  2. O que Messi ganhou na sua carreira .bom Pele tri campeão mundial pela seleção brasileira duas libertadores e dois mundial pelo Santos rei do futebol mundial é so um

    1. Não quis criar polêmica , repeito as opiniões contrárias , porém fico indignado quando querem desmerecer Pelé. Tudo hoje é estatística ,por favor jovens reportem se a ela ,e comparem ,simples assim rs.

    2. Djalma Eliezer Silva me explique por que o maradona está a frente dele? Tecnicamente o Messi é superior em tudo, ganhou mais títulos, faz infinitamente mais gols e dá mais assistências.

    3. Francisco Antunes O garoto vai pesquisar ,vamos fazer o seguinte quando o Maradona que já parou e o Messi que esta em atividade chegar a mil ( 1000 ) gols,a gente volta a conversar beleza rsrsrsrs

  3. A pergunta e pele ou messi….fica um misterio ai pois um jogava em uma epoca e outro joga na atualida….mais eu pergunto sera que messi sera tao lembrado daqui 30 anos pois agente ve os ultimos cracks como ronaldo zidane maradona ronaldinho romario.que forao mostros jogando mais ainda depois de 10 15 anos se passando vc ainda ve pele nos aeroforios e midia do mundo toto juntos a eles depois de quase 40 anos atras e ja nao ve se falar tanto deles ou por igual a pele…

  4. Não há julgamento isento , não tem comparação Pelé foi e sempre será o melhor jogador de todos os tempos , Ele jogou em uma época de futebol violento ,campos horríveis ,bolas deformadas uniformes grosseiros e ganhou tudo o que disputou . Não tem como comparar Pelé com qualquer profissional existente ou que irá existir , os números que ele alcançou jamais será superado , se um novinho duvidar busque as estatísticas simples assim rsrsrsrs. Enquanto jogava reinou absoluto e esta coroa só terá um dono .

    1. Grande coisa em KKKK Messi disputa um futebol tático e inteligente, o que não existia na época de Pele. O nível atual é bem superior àquele, só vem quem não quer! O que garante que ele não vai ser superado? Você se prende tanto assim o passado e ignora o que pode acontecer com o futuro? Nossa em!

    2. Emanuel Kaell Não vou discutir com vc é da época da internet faça pesquisa verifique quantos gols tem o rei ,quantos títulos de mundiais ele tem depois a gente troca uma idéia rs. A maioria desses jogadores de hoje ,não jogava antigamente o couro comia rs.

    3. Gostaria de saber quem aí viu Pelé jogar? Fazer comparação baseado no que leu, ouviu ou assistiu em um vídeo não pode ser levado a sério.

    4. Ae e vc6 fala como Pelé era o único do Brasil, ele jogo sozinho todas as copas ?… tinha um time forte agr Messi e CR7 não tem equipe, como eles vão ganha copa do mundo…E a terceira copa se teve quem fez a diferença foi o garrincha.. vc6 quer saber de tudo e só sabem o básico…Manda Pelé fazer uma linha defensiva de 30 metros

    5. Richard Divino Parabéns pra vc em uma época de jogadores espetaculares Pelé reinou . Quanto a linha defensiva poderia ser 10 metros o rei superaria , o homem jogava demais , quem entende um pouquinho de futebol,sabe o que eu quero dizer. Respeito a sua opinião ,mas por favor veja as estatísticas rsrsrsrs.

    6. Garrincha jogou muito mais do que Pelé, os 1200 gols de Pelé ele fez gols ate contra o exército(pesquise ) na quele tempo goleiros não usavam luvas, e também uma bola na trave equivaleria a um gol e um gol era equivalente a 2, messi e cr7 sim são os melhores da história. … se nao tiver acreditando no que fale vcs pesquisem tem tudo…

    7. Ytalo Mikaelson kkkkkkkk Cada uma onde vc viu que bola , na trave valia gol tudo isso pra justificar que Messi e CR7 é melhor que Pelé , melhores que eles foram Romário ,Ronaldinho Gaúcho ,Ronaldo Fenômeno rsrsrs.

    8. Essa ideia de que nunca haverá ninguem melhor do que Pelé é ridícula. Futebol sem tatica, sem tecnica, sem preparo… O futebol de 60 e 70, se equivale a uma 4° divisao futebol sul-matogrossense.

    9. Essa ideia de que nunca haverá ninguem melhor do que Pelé é ridícula. Futebol sem tatica, sem tecnica, sem preparo… O futebol de 60 e 70, se equivale a uma 4° divisao futebol sul-matogrossense.

    10. Me chamem pra assistir o VT de um amistoso com times de 3° divisão dos dias de hoje, mas não me chamem pra assistir VT de final de campeonato de 50 anos atraz. Pq se for pra assistir jogo sem tática, sem preparo e sem o mínimo de têcnica, eu assisto a pelada de solteiro x casado aki do meu bairro.

    11. Messi ganhou so um ouro olímpico pela seleção
      e sozinho levou argentina pra final da copa de 2014 merecia ter ganho mas nao ganhou
      CR7 ganhou so 1 euro chorado
      Nao da pra comparar eles ao rei pele

    12. Cada jogador no seu tempo…… pra mim, as lendas se destacam, e Messi e CR vão ser lembrados como os maiores desse tempo, acredito que com bem mais destaque pro Messi, por causa das jogadas geniais.

    13. Lembrando que Pelé foi destaque pelos 1200 gols, mas também por gol do meio campo q quase entrou, drible de corpo no goleiro sensacional, passe pro gol antologico do Carlos Alberto…..

    1. Títulos coletivos não se ganha sozinho, amigo. Pelé nunca foi craque de uma copa nem artilheiro. Começou no banco em 58, era muito novo, mas foi importante no título. Em 62, se machucou, jogou apenas 1 jogo. Em 66, assim como todo o Brasil, fez uma copa ruim. Em 70, fez uma bela copa, assim como Gerson, Carlos Alberto, Rivelino e Jairzinho (este fez gol em todos os jogos da Copa).

    2. Vc nao sabe de nada cara o importante é ser 3 vezes melhor do mundo e tudo mundo tenta sô o brazil é penta quem nao gosta do pelé nao é brasileiro fica a dica

    1. Não é um único parâmetro, mas é sim um parâmetro. Óbvio que a qualidade técnica do cr7 é infinitamente superior que a do Klose. Porém o Klose foi mt importante para sua seleção em copas do mundo algo que o Cr7 e nem o Messi foram. Comparar a seleção da Alemanha com a de Portugal é desproporcional porém copa da África o desempenho de Portugal foi mt feio.

    2. Exato, mas o q a mulekada fala hj em dia que nem o Messi e nem o cr7 tem comparação com Pele, que são mt superiores. E não enxergam que na época que Pele jogava, ganhou tudo é mais um pouco. São 3 títulos de copa do mundo na sua conta. Sendo um deles com 17 anos.

  5. Respeito sua Opinião assim como o post passado…
    Mais MESSI já está ali no panteão das Lendas e quando leio Tostão, aquele que jogou com Pelé, vejo o quanto MESSI está à frente… Cada um tem suas escolhas e principalmente aqui no Brasil a Copa do Mundo tem um peso grande, mas Cruyff não venceu a Copa do Mundo e está lá como um revolucionário do Futebol…
    MESSI ainda tem pelo menos duas Copas do Mundo pela frente e quando vencer haverá um silêncio eterno aqui no Brasil…. Deve ser por isso que muitos aqui no Brasil usem o argumento de um título com a Seleção para poder desmerecer o que ele faz desde a segunda década deste século.
    É outra… Nunca saberemos se um jogador de hoje faria diferença no passado assim como do passado hoje… achismos é fácil e o Futebol de hoje é um outro esporte…

  6. Ken falou que pra sem BOM tem que ganhar copas .tem muitos jogadorzinho que não servem nem pra limpar a chuteiras do Zico . Messi e penaldo e ganharão copa um exemplo Raí Zinho Paulo Sérgio Viola etc.

  7. Jogava futebol na época em que si amarrava cachorro com linguiça e o cachorro não mordia.
    Nunca foi Rei.
    Nunca será.
    Haaaaa e devolva o dinheiro das criancinhas seu ladrão.

  8. A parada é essa mano o futebol mudou muito ninguém joga mais em slow toda entrevista desses jogadores antigos é uma bosalidade do caralho aí vem um cara que é melhor mesmo e ele antigos não querem engoli parem com esse romantismo de acha que o futebol medíocre dos anos 60 e 70 era melhor do que o de hj

  9. Meu deus e cada comparação absurda q tem hora q da vontade de excluir o face so me fala um jogador q fez 1286gols e foi tricampeão de copas do mundo kkkkkk messi kkkkk

    1. Não fez mil gols oficiais Ismael Silva. O Pelé conta gols em amistosos e os dá seleção do exército. Em gols oficiais, ele tem menos que o Romário. Além é claro, que o “rei” não foi artilheiro em nenhuma copa e tampouco é o maior goleador juntando todas edições.
      Quanto ganhar copas, bem, o Messi ganhou 4 Champions league, título que muitos craques não possuem, como Ronaldo fenômeno é o próprio Romário.

  10. Não tem comparação queria ver o messi jogar no Santos e ganhar o que o Pelé ganhou o messi só joga no Barcelona por isso não rende rende naquele timeco da argentina jogou contra o Brasil nem tocou na bola cada comparação.

  11. Comparar jogadores pelos títulos é um erro grave, essa comparação tem que ser pelo futebol jogado, e nisso Messi está entre os 3 maiores da história, Pelé é sem comparação

  12. vcs ficam falando qui Pelé e o melhor de todos os tempos mais pra mim não tem melhor de todos os tempos. Pelé foi o melhor na época dele. é injusto falar porque muitos não viu ele joga ai só porque os jornais esportivos falam ai vcs vai com eles. Pelé foi o melhor em sua época, Ronaldinho gaucho foi o melhor da sua época, Ronaldo foi o melhor na sua época e hoje o melhor é Cristiano ronaldo e Messe. ai depois vem outro e depois outro e assim segue o futbol não tem niguem ou nado qui dure pra sempre o onico melhor de todos os tempos só Deus.

  13. Me chamem pra assistir o VT de um amistoso com times de 3° divisão dos dias de hoje, mas não me chamem pra assistir VT de final de campeonato de 50 anos atraz. Pq se for pra assistir jogo sem tática, sem preparo e sem o mínimo de têcnica, eu assisto a pelada de solteiro x casado aki do meu bairro.

  14. Nesse tempo de Pelé não tinha jogador tão bom para disputar com ele ,fazia o que queria, só Maradona que disputava um pouco com ele só isso, agora tem messi, CR7,neymar tinha Ronaldinho, Ronaldo, Kaka,Robinho

  15. Coloca aquele Pelé pra jogar hj em dia, será que ele seria o mesmo? Tenho as minhas dúvidas de como seria a performance dele no futebol atual. E o Messi? O que ele seria na época do Pelé? Um mito melhor que o de hj? Eu não sei, não dá pra comparar jogadores de épocas distintas.

  16. Comparar pele e messi e o mesmo que comparar madona cindy lauper com anita e as coleguinhas pele jogava em campos esburacados viagens com avioes que eram latoes a bola era dura de couro macico e tantas outras adversidades messi e muito bom mas pele e pele o unico inigualavel messi acho que tem uns 29/30 anos e nao tem 700 gols na carreira pele com 29 ja fazia seu milesimo gol e com 17 anos era protagonista de uma final de copa do mundo por favor parem de comparar

  17. Sempre vemos comparação do Messi com o Pelé, isso significa que ele está no mesmo patamar, aqui no Brasil, pelo fato do Messi ser argentino tentam diminuir a grandiosidade dele, mas no resto do mundo ele ja é considerado maior que Maradona, na imprensa brasileiro mesmo, quase todos os jornalista colocam ele entre os 3 maiores da história.

  18. Messi e o melhor da história no quesito futebol bem jogado limpo e preciso Se ele pegasse as bolas que o iguain pegou pra matar o jogo ele se sagraria campeão do mundo e da América…só o que eu penso

  19. As epocas são diferente ta mais que comprovado que pelé e um jogador que estava acima de seu tempo e jogava com jogadores e times semi amadores, hoje o futebol e mais dinamico, cada um o melhor em sua epocá.

  20. Respeitando e concordando com as opiniões dos demais concordo que o pelé foi sim um grande profissional mais no meu ponto de vista na quela época era bem mais fácil jogar futebol lembrando que o pelé não atual nos grandes clubes da Europa passou a maior parte dos tempos em clubes brasileiros enfrentando assim clubes mais fracos . Pode ser que muitos não concordem mais Lionel Messi(jogador argentino) já virou mito e daqui a alguns anos se tornará o melhor da atualidade

    1. Acho correto, o Pelé jogou mais que o Messi. Em uma época em que o futebol não era tão fácil de ser jogado, numa época em que gramados era irregulares, equipamentos dos jogadores eram ruins etc.
      E pra quem fala do nível técnico, Beckenbauer, Garrincha e outros tantos.

  21. Na minha opinião tem gente q fala merda Messi só joga no Barcelona isso pq tem uma seleção mundial mtos dos melhores d td país do mundo, quando chega na seleção argentina n joga nda fica escondido até o Di Maria joga mais q ele na seleção qual foi o título importante q ele ganhou com a seleção, ele n pod ser comparado nem ao neymar e qem diria ao CR 7 q er mt mais jogado Messi só tem mídia respeito a opinião d TDS e espero q respeita a minha Messi nunca chegará aos pés de Pelé

  22. Na minha opinião, pra mim os melhores da historia do Futebol sempre serão,: Pelé,Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário e Bebeto.

    Ronaldinho Gaúcho, acho que nunca haverá um jogador na história do Futebol igual à ele apresentou ao mundo à uns 10 anos atrás.

    Só Lembrando que todos eles que citei aii, foram campeões mundiais.

  23. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a internet dá espaço pra cada tipo de manifestação que pqp. Não sei quem é você, mas se for um profissional da área, esse mundo tá muito louco…

Deixe sua opinião e colabore na discussão