Messi ainda não está entre os mitos da história do futebol

Créditos da imagem: Youtube

Pelé foi, aos 17 anos, um dos principais destaques do primeiro título mundial da Seleção Brasileira, em 1958. Quatro anos depois, ele se machucou no início da Copa e deixou para Garrincha o brilho solitário do bicampeonato. Em 66, caçado ferozmente em campo e em meio a uma programação bagunçada da CBD, foi eliminado precocemente. Deu a volta por cima em 1970, comandando uma constelação de brilhantes jogadores na festa do tri.

Os super-craques são assim chamados por causa de suas grandes conquistas, em especial aquelas obtidas pelas seleções de seus países. Casos de Franz Beckenbauer (vice em 66, terceiro em 70 e, finalmente, campeão em 74), Ronaldo Fenômeno (2002), Zidane (1998), Garrincha (62) e Maradona (86).

Outros fantásticos jogadores comandaram suas seleções em títulos mundiais, mas, em minha opinião, não tiveram seus nomes registrados no mesmo nível dos mitos da história. Casos de Romário (94), do alemão Lothar Matthäus (90), dos ingleses Bobby Moore e Bobby Charlton (66), do argentino Kempes (78) e do espanhol Iniesta (2010). São grandes nomes de todos os tempos, mas não estão entre os maiores.

E existe ainda o clube de craques que impressionaram em campo, mas não têm título mundial por suas seleções. Neste time, estão o francês Michel Platini, o holandês Johan Cruijff, os brasileiros Sócrates, Zico e Falcão, o português Cristiano Ronaldo, entre outros.

Pois é justamente neste último grupo que Lionel Messi se encontra agora – junto com Neymar. Ele é, sem dúvida, o melhor jogador da atualidade. Mas está longe de ser o melhor da história. Aliás, nem na história argentina ele tem este lugar de destaque, que ainda pertence a Maradona. Quem viu “El Pibe de Oro” jogar, sabe que jamais uma derrota como a de 3 x 0 para o Brasil seria tão melancolicamente assimilada como no caso de Messi. Maradona comandava seu time e dava o exemplo de talento e raça.

Alguns podem dizer que Messi ganhou tudo que foi possível pelo Barcelona. É verdade. Mas não é igual a uma conquista pela seleção. Jogar em um dos clubes mais ricos do mundo é bem mais fácil do que jogar por seleções. O Barcelona é uma superseleção mundial graças ao seu poder de comprar qualquer grande craque do mundo. Na seleção, não é assim. Você tem que jogar com os que nasceram em seu país, ou se naturalizaram.

E nem sempre você tem ao lado os melhores do mundo. Apesar de que a Argentina tem Di Maria, Mascherano, Higuaín, Aguero, jogadores que poderiam ser titulares em qualquer seleção do mundo. E ainda se dá ao luxo de deixar Tevez de fora – dizem que por causa de veto do próprio Messi.

Mesmo assim, Leo ainda não conseguiu o feito que o colocaria no grupo de elite do futebol mundial. Ficou perto em 2014, mas a Alemanha interrompeu seu sonho.

É muito legal ver Messi em campo. É um gênio, um fora de série, superdotado de talento. Mas ainda falta algo para que ele ocupe o mesmo patamar de Pelé, Maradona, Beckenbauer, Ronaldo Fenômeno, Garrincha e Zidane.

A boa notícia é que ainda dá tempo. Mas tem que correr muito para não pagar o mico de não classificar a sempre favorita Argentina para uma Copa do Mundo.

315 comentários em: “Messi ainda não está entre os mitos da história do futebol

  1. O Messi é o jogador que me deixa mais em dúvida até hoje, Emerson Figueiredo! Acho que por clubes ele é unanimemente o segundo melhor da história, o que faz no Barcelona é realmente impressionante. Mas, ao mesmo tempo, nunca se testa em outro lugar, o clube é a casa dele.

    Já na seleção ele é uma total decepção e não há como defender o contrário. Não é só uma questão de falta de títulos, é de nível de atuação mesmo.

    Comparando com Ronaldo e Zidane, acho que o Messi tem uma carreira mais regular e impressionante. Mas que os outros dois foram mais decisivos e souberam levar suas equipes nos ombros. É bom lembrar que a Espanha foi campeã mundial em 2010, com a base do Barcelona, e que em 2015 a equipe catalão meteu 4 x 0 no Real Madrid sem Messi em campo.

    A verdade é que não sei mesmo qual o lugar de Messi na história. Mas qualquer insinuação de que seja o maior da história é totalmente absurda.

    1. Concordo Gabriel, e temos alguns super craques citados pelo Emerson, caso do Zico, Platini e Cruiff entre outros que jogaram muito também em suas seleções

    2. Total decepção na seleçao?um cara que foi campeao olimpico por ela?q levou a 3 finais,ainda mais na copa do mundo onde foi o melhor da copa,e quem perdeu um gol feito naquela final foi higuain,lembra?sem falar que é o maior artilheiro da azul celeste,acho que voce nao esta muito certo amigo

    3. Total decepção não!! Messi é o maior artilheiro da seleção com mais de 50 gols em todas as competições internacionais, maradona é o 5° maior artilheiro e só tão aclamado assim porque venceu uma copa do mundo e só!! Queria vê se o messi que levou a Argentina nas costas nessas três finais consecutivas, tivesse vencido , o cara já teria três títulos pela seleção principal não é isso que todos querem?? Infelizmente não consegui mais chegou nas finais e isso prova que ele fez de tudo pela seleção !! Messi na minha humilde opinião está a anos-luz de maradona!!!

      1. Felipe Ferreira, Messi nunca que disputou três finais consecutivas, aonde vc leu esta imaginação, a única final que Messi disputou foi a de 2014 no Brasil, 2006 a Final foi entre Itália x França, Itália Campeã, 2010 Espanha x Holanda, Espanha Campeã e 2014 sim Argentina x Alemanha e Alemanha Campeã. Os caras comentam coisas sem nenhum fundamento, concordo plenamente com os comentários do rapaz acima que ele realmente demonstra que entende de futebol.

        1. Duas copas América e uma copa do mundo. E em todas higuaín errou gol na cara. Entendeu agora cleylton Dantas?

    4. Fiquei com uma dúvida … se Messi “por clubes é unanimemente o segundo melhor da história”, quem seria o primeiro ? Imagino que você deve estar se referindo ao enorme Alfredo Di Stefano, 5 vezes consecutivas campeão da Liga de Campeões da Europa (atual Champions League) e líder histórico do Real Madrid …. Que só não conquistou o Mundial Interclubes várias vezes nesses anos porque a Copa Libertadores ainda não existia …. Uma “coincidência”: Di Stefano e Messi, ambos argentinos.

  2. Acho o argumento válido, e concordo no tocante a Maradona ser um mito maior, ainda, mas discordo em relação ao Messi. Para mim ele está sim na galeria dos imortais, ele mudou o status do Barça no cenário mundial, o melhor que eu vi jogar. E discordo também quanto a necessidade de um título mundial para adentrar nessa galeria de mitos. O título europeu do Cristiano Ronaldo foi tão espetacular quanto conquistas ditas maiores por ser com Portugal, que ainda não possuía nenhum título (ainda que eu o coloque num patamar abaixo de Messi). Acho que o mundial e a dinâmica das seleções também mudaram muito. Enfim, Messi não pode estar abaixo do Ronaldo para mim.

    1. Olha Matheus Aquino, uma coisa que eu discordo totalmente é sobre o título da Eurocopa do Cristiano Ronaldo. É claro que ele teve um papel importante, mas a conquista não se deveu a ele, tanto que ele mal jogou a final.

      Enfim, claro que contou muitos pontos para ele, mas não foi nada “capitaneado” e conquistado graças a ele, entende?

    2. Concordo plenamente, até pela própria final. Mas o que quis dizer é que ainda para um jogador da estatura dele, a Eurocopa é o máximo que pode ser alcançado devido a falta de tradição do seu país. Acho difícil dar tanto valor a conquistas de seleções hoje quando em raríssimas oportunidades elas são nossas referências no futebol de excelência praticado no mundo. A globalização, a União Europeia e tantos outros fatores permitiram nos últimos 20 anos que se formassem esses esquadrões multi étnicos (Real, Barça, Bayern) que para o bem ou para o mal praticam o melhor futebol do mundo. Mas de qualquer forma, ótima discussão, Gabriel rs

    3. poxa amigo, melhor que Ronaldo Fenômeno, acho que não! Ronaldo conseguiu ser idolo dos dois clubes, sendo que Barça e Real são eternos rivais, ele conseguiu. Pro patamar de Fenômeno ele não chegará!

    4. Maior que o Ronaldo ? KKKKK , Piada ? Ronaldo mitou por onde passou Messi só joga no Barça!! Na seleção ele não joga simplismente nada , Com Neymar , Iniesta , Suarez entre outros é fácil, Se Messi realmente tivesse entre os melhores de todos os tempos tinha levado pra argentina algum título no qual ele nunca ganhou nada além de ouro olímpico ..

  3. Respeito sua opinião, mas discordo um pouco dela.
    O Messi, na minha humilde opinião, já é um dos maiores jogadores de todos os tempos. Certamente, dos que eu vi jogar, o melhor. Creio que suas características e a complexidade do seu futebol, aliado aos resultados que todos já conhecem, garantiram a ele seu lugar na história. Não me lembro de um jogador ser aclamado pela esmagadora maioria das pessoas que gostam de futebol, por no mínimo sete ou oito anos consecutivos, como o mais talentoso da sua geração. Muitos dirão que isso decorre da falta de talentos, o que é uma opinião inteiramente equivocada
    Messi e Ronaldo estão entre os maiores, não apenas pelos resultados, mas pelo modo que eles polarizam o futebol mundial, sem dar margem a nenhum outro atleta.
    Quanto à questão dele não render na Argentina o que rende em Barcelona, eu creio que sempre super valorizaram alguns jogadores hermanos. O time argentino, na verdade, exceto algumas individualidades, não é isso tudo que citam.
    Messi é o maior artilheiro da história da seleção do seu país. Imagina se ele jogasse bem então???
    Não sei se ele já se tornou o melhor de todos os tempos, mas certamente creio que ele é um dos três maiores. Caso ele vença uma Copa um dia, creio que muitos o considerarão o maior

    1. pra ser melhor da história tem que ganhar títulos pelo seu país infelizmente não ganhou lamentável ele até merecia na minha lista dos melhores da história Messi fica em 5 Neynar vai superar ele fácil fácil

  4. Respeitando a opinião de todos pra mim Messi já é um dos melhores de todos os tempos. Creio que títulos pela seleção não são a melhor análise pra decidir quem é mito e quem não é. Se o Messi tivesse nascido no Brasil, Espanha ou Alemanha provavelmente já teria ganho uma copa ou até mais. Nem Pelé ganhou as copas sozinho

  5. O Messi na minha opinião é o melhor jogar q já existiu, ele não estar entre os maiores além de uma falta de consideração não tem honra com futebol, só pq o pele fes +1000 gols não o coloca no topo além de quem fes a carreira dele foi o garrincha, mas o Messi só pq não tem tantos gols não está no topo, oq importa não é quantidades de gol mas sim os dribles, estilos de passe essas coisas, gol todo jogador fas, mas jogadas de mestre só os melhores dão capazes de faser.

    1. Com certeza não viu Romário jogar… Não assistiu um jogo do Rivaldo no Barcelona… Não sabe quem é Zico, quem foi Garrincha. Nem se quer sabe da existência de Sócrates, Maradona, Platini, Zidane, R10 e isso pra não falar do Ronaldo gordão tbm…. Pelé e Maradona nem conta.

  6. Messi está entre um dos maiores sim
    Mas nunca estará entre os 5 maiores só isso
    Um jogador que é um fiasco na seleção de seu país
    Não pode está entre os 3 maiores de todos os tempos
    Garrincha,Pelé e maradona

  7. O Messi é um craque indiscutível. Mais não tem a genialidade do Maradona e muito menos a hegemonia do Pelé. Tá no nível do Cristiano Ronaldo, Romário, Ronaldinho gaúcho e Ronaldo fenômeno. Todos eles ganharam copas do mundo, com excessão do Cristiano que ganhou uma Euro. O messe nunca ganhou se quer uma copa América. Amarga um jejum de quase vinte anos sem bater o Brasil. Pra piorar corre o risco de não conseguir classificar sua seleção pro mundial. É pouco pro jogador que vem sendo seguidamente considerando o melhor do planeta.

  8. Pra mim Messi e o melhor Jogador ele e Incrivel O Cristiano Ronaldo nem se compara a Messi Jogador pra mim Tem que ser Fantastico e o Caso de Leo Messi So falta a Ele Brilhar mais Na Selecao

  9. discordo o messi individual ja mostrou que e o melhor da historia 5 bolas de ouro pele sempre teve ao lado dos maiores na selecao nao compare a selecao do pele com a do messi a argentina onde se messi nao faz gol nao ganha tem craques com dimaria i iguain q perdeu 3 gol em tred finais o cara q aparece mas e o mascherano o messi sozinho fica doido e nao ganha nao da pele jogava mas garrincha socrate carlos alberto entre outros q apareciam na selecao..messi vc ja levou a argentina. a. 4 finais nao importa se vc ganhe ou nao copa vc e o melhir de todos tempos so vc e cr7 disputam a bola de ouro a decada nem ronaldo nem maradona teve tanto tempo no auge…

  10. U Messi e o melhor de todos os tempo quem ganha títulos são os times não um só jogador no tempo de pele os caras trabalhavao de dia pra jogar a noite pegava os cara cansados gente hoje U futebol e muito mais marcado muita marcasao e u Messi quebra ese marcasao ele e sim u maior e outra pele jogava no Santos não em grande time fica fácil né

  11. Se iguain apenas empurrase pra dentro do gol 3 bolas faceis messi ja tería 3 titulos pela sua seleção. Na copa do mundo 2014 a argentina marcou 7 gols 4 foram do messi e na copa america centenaria artilheiro da seleção novamente, mais a argentina tem iguain e não mais batistuta ou caniggia

  12. O cara dizer que o Pelé holandês não está entre os melhores da historia, é cuspir na história do futebol. Pelo amor de Deus, copa do mundo é parâmetro pra tudo agora? Jogador só é um dos melhores da historia por ter copas? Uma copa faz Fernando Torres um dos maiores jogadores da história? Me desculpe, mas Messi está sim entre os melhores. Com ou sem copa.

  13. Concordo só vai se lembrado mesmo pelo Barcelona porq pela Argentina é um jogador qualquer na minha lista ele tá em 5 maior da história na minha opinião Neymar vai superar fácil só basta ganhar a copa com o Brasil

  14. Já está, mais até o final de sua carreira será colocado lá em cima… Agora é muito fácil colocá-lo por baixo, pois no momento atual ele é a Seleção Argentina só acumulado lá fracassos… o tempo é Rei e ele terá seu tempo é sua revanche para isso… Vejo um medo muito grande de muitos de o verem levantar uma taça pela Argentina, pq a partir desse dia os argumentos sobre quem seria o Melhor da História estaria sacramentado.

  15. Com todo respeito, peço licença para achar que Messi é mais jogador que foi Maradona. Isso, sem, nem de longe, usar 10% do markleting que o gordinho usa.

  16. Emerson vc é a primeira pessoa q vejo defecando pela bocaa
    Messi um dos maiores do notebook mundial e da atualidade o cara conquistou 5 bolas de ouro,atilheiro da sua seleção,cara é inspiração para a maioria dos jovens sonhadores
    Quando for falar algo pensa antes caraa

  17. Muitos dizem, por ai, messi n ta mais jogando nada, caralho vei, ele joga bem, i na minha opinião, e o melhor do mundo ! Foda se quem n achar!!
    MESSI vc e i sempre sera o melhor jogador do mundo, q eu acho!!!

  18. Título mundial é conquistado por um coletivo..
    Não se pode jugar o individuo por não ter conquista coletiva,sendo q não tem ninguem q se compare a eles no time…
    Infelizmente, CR7 e Messi NUNCA SERÃO CAMPEÕES DO MUNDO…e msm assim ambos estao batendo todos os records possiveis

  19. Kkkkkkkkkkk 5 bolas de ouro.. ele vai estar no topo pra sempre, queira esse post ou não.

    Ninguém está a altura do Messi. O melhor que eu vi jogar, e muitos que viram Maradona tem a mesma opinião, e até alguns que viram Pelé

  20. Diga isso pra quem ganhou 4 bolas de ouro da Fifa consecutivamente sem falar que tem mais uma não consecutivamente sendo mérito total dele e ele não está entre os melhores? É complicado

  21. Os melhores sempre tem messi e cr7 no meio….
    Os piores sempre tem neymar pq é do brasil ai fala qui o cara é melhor q messi poha neymar ta tao longe de chegar perto de messi…
    Messi é mito genio etc , o melhor do mundo, na minha opiao eli devia ta no topo.
    No barça ele da de td pelo time o melhor, na seleçao magistrosa q é a poderosa argentina ñ se desempenha bom, argentina vai melhorar pra ganhar do brasil e enfregar a vitoria ne galvao bueno aqele poha puxa saco….
    #messi_no_topo

  22. Muita gente diminui Messi por não ter copa do mundo.. mas esquece de assistir os jogos do cara… pode nao tee destaque na história da sua seleção.. mas ja que o que está sendo julgado e um único jogsdor .. E não um time inteiro eu se fosse ele diria ” AS BOLAS DE OURO FALAM POR SI”

  23. n sei colocar em Rank, é difícil até para os melhores especialistas, mas ver que Pelé, Maradona e Messi são os 3 melhores da história é fácil para qualquer criança que entende uma mínima coisa de futebol

    1. VC ta de brincadeira né cara, Cristiano Ronaldo ta em 1 na minha opinião, ele é tão bom que joga até contra os árbitros,, os árbitro quase não da falta pra ele,,

    1. Eu concordo com contigo , messi é um dos melhores jogadores da historia , e ainda digo mais na minha lista ele fica na terceira posição atras somente de pelé de maradona . É um gênio , quem escreveu isso ou tem raiva de argentino ou ñ sabe de nada.

  24. Quer dizer que um gol perdido por Higuaín na final da copa de 2014 fez toda a diferença para ” Messi entrar para os melhores da história”? Pq se ele faz, seria mais fácil da Argentina. Isso então faria toda a diferença ? Um gol , uma vitória, iriam fazer com que então fosse um dos melhores? Acho isso uma covardia do futebol. Zico tbm e outro que tá ” sim” entre os melhores e não ganhou copa!

  25. NA VDD ELE NUNCA VAI ACHAR UM TIME Q NEM O DO BARÇA Q FAZIA O PAPEL DELES E DEIXAVA MESSI DAR SHOW, TIME BOM DA ARGENTINA ERA QUANDO CAMBIASSO ….. E entre outros jogadores mais tem tudo para fazer seu nome na história

  26. Gente, serio? Tipo o Messi não esta entre os mitos da história, ele é só o melhor da história do futebol, contaremos para os nossos filhos e netos sobre esse jogador, o melhor da história do futebol, não sei o porque discutir sobre o Messi, acho que nem devemos falar desse cara, como o Guardiola diz, Messi tem uma mesa só pra ele e os demais na outra mesa.

  27. So vai ser considerado um dos maiores da historia se trazer algum titulo pra agertina isso nunka vai acontecer u cr7 ja tem uma euro por portugual e foi desisivo nos jogos nas horas em que o time precisou ele apareceu u messi quando a agertina precisou dele ele pipocou isso faz dele um fiasco no time e por isso nw pode ser considerado um dos maiores jogadores da historia oque maradona fez pela agertina u messi nunka vai fazer oque ninguem fez por portugual cr7 fez trouxe titulo po isso ja e considerado um maior jogador da historia de portugual messi e uma decepcâo pra agertina e um amarelâo quando o time precisa ele amarela e um covarde nunka vai ser torna um mito e uma decepçâo po pais dele vai se torna uma grande mentira so se foz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkk
    CR7 melhor do mundo melhor que messi e um mito no futebol

  28. Messi é um jogador bom porém fez história no Barcelona pois não é só ele naquele time que é um jogador de boa qualidade tem Neymar, Suárez, Iniesta, etc muitos jogadores que são mitos naquele time. Já na Argentina ele não tem feito absolutamente nada

  29. Andam comentando por aí que o Neymar so joga bom quando messi não está jogando junto com ele,ainda pergunto porquê ele não arrebentou com a o Málaga,o Barcelona nem tinha messi e suarez e aí o que a aquela porta fez, nada. ai um otário vai e pública na internet dizendo e assim que o Neymar joga sem o messi,kkkkkk ta de brincadeira esse burro nem entende de futebol,uma partida so contra o Raio valecano,daí ele publicou,e as outras que neymar jogou e não mostrou nada babaca.

  30. Messi está entre os três de todos os tempos, a diferença é que ele joga em uma seleção desorganizada e mesmo assim levou a seleção a final do mundial 2014, Messi e o melhor jogador que vi jogar, posso bater no peito e falar não vi pele nem Maradona mas vi Messi o gênio o jogador mas decisivo que já existiu! !!

  31. antigamente era bem mais facil de se jogar os caras marcava que nem se marca basquete. hoje a marcaçao é completamente diferente pra compara os melhores jogadores da historia do futebol.

  32. Porra o cara ganhou quaser tudo que disputou no Barça tem todos os títulos possíveis a seleção argentina tem muitos craques sim mais que rendem em seus clubes a seleção e dependente do Messi ninguém ganha um mundial só o Messi é o maior jogado que já vir joga com ele Ronaldinho e Ronaldo fenômeno o resto não posso fala não vir joga

Deixe sua opinião e colabore na discussão