W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

O erro estratégico da Arena Corinthians

622_c11587e0-f154-3326-9431-8a9c0c412ddc

Créditos da imagem: GAZETA PRESS

Em tempos de ótimos públicos nas novas arenas, o assunto que tratarei nas próximas linhas rondou os meus pensamentos.

Sabe aquele tipo de oportunidade que acontece uma vez na vida? E que não tem mais volta?

Pois então, quando o Morumbi deixou de ser o estádio paulista para a Copa do Mundo (seja por interesses políticos, seja pelo tal “padrão FIFA”) e o Corinthians vislumbrou a chance de erguer o seu próprio estádio, penso que um erro estratégico ocorreu: a capacidade de público de sua nova casa, esta que efetivamente saiu do papel, mas que hoje comporta “apenas” 49.205 pessoas.

Bom, antes de desenvolver as minhas ideias, acredito ser importante manifestar que há dois clubes verdadeiramente “de massa” no Brasil: o Flamengo, que atua no ainda grande Maracanã, e o Corinthians, ambos com verdadeiras multidões de fãs espalhados pelo país. Logo, aquela máxima de tratar os desiguais na medida de suas desigualdades, há de ser observada. De maneira que comparar a Arena Corinthians com a do Palmeiras (com capacidade para 43.600 espectadores), por exemplo, não parece razoável. Embora enquanto instituição ambos se equiparem, é inegável que no fator torcida há uma disparidade. Basta pensar que a torcida corintiana é, sozinha, quase do mesmo tamanho das outras grandes do estado (Palmeiras, São Paulo e Santos) somadas.

Na mesma linha, eventualmente comparar um estádio recém construído com a “La Bombonera”, construída em 1940, e com capacidade atual para 49.000 pessoas (semelhante à de Itaquera), seria uma análise fria e simplista, baseada tão somente em números. Suponho que, caso tivessem a mesma oportunidade vivida pelo Corinthians e fosse algo física e legalmente viável, os dirigentes e torcedores da equipe argentina veriam com bons olhos a possibilidade de obter um estádio maior, desde que respeitadas as características e a tradição do seu vertical caldeirão.

É claro que devemos ponderar os altos gastos que a manutenção de um estádio exige (aliás, é inconcebível que o Mané Garrincha, em Brasília, cidade e região sem qualquer tradição futebolística, tenha capacidade para mais de 70 mil pessoas! É simplesmente impossível não suspeitar e imaginar o pior. Um descalabro!). Afinal, estamos um tanto distantes do faturamento dos gigantes europeus Barcelona e Real Madrid, para listar os times atualmente da moda. Porém, penso que particularmente o Corinthians tem uma torcida enorme e ativa, que poderia viabilizar a Arena, tornando-a autossuficiente. E pagando menos por isso. Explico: em um cálculo bem simples, supondo que em todos os setores do estádio fossem cobrados 100 reais por ingresso, com um público de 49.205 espectadores, a renda bruta seria na ordem de R$4.920.500,00, ao passo que, para um público de 80 mil pessoas, para que se chegasse a um valor próximo, bastaria cobrar uma quantia pouco superior a 60 reais por cabeça, ainda um valor alto, vale registrar, só que mais “digerível”.

Fora o ganho esportivo que isso poderia representar, já que quanto maior o público, maior a festa, o incentivo. E a oportunidade de mais torcedores poderem presenciar in loco as grandes conquistas do clube.

Sem querer entrar no mérito sobre os meios pelos quais o estádio foi viabilizado (há quem mencione uma suposta influência do Presidente Lula, que teria sido articulada por Andrés Sanchez e, ainda, que a Arena subiu às pressas para a Copa do Mundo – ocasião que a capacidade atingiu cerca de 70 mil pessoas com as arquibancadas móveis -, e teria até mesmo passado por cima dos Relatórios de Impacto Ambiental e de Vizinhança, obrigatórios em obras desta magnitude), o Corinthians, ao desperdiçar a oportunidade única de ter uma “casa” ainda maior e mais democrática, perdeu também a chance de fazer jus à pecha que carrega de “time do povo”. As cadeiras vazias nos setores mais caros da Arena dão razão e evidenciam o erro estratégico no planejamento de sua capacidade.

O clube, a fim de pagar pelo estádio, institui uma absoluta inversão de valores, vez que, sob o pretexto de estar oferecendo um serviço de maior qualidade – o que de fato está -, transfere ao torcedor/consumidor o ônus de uma obrigação contratual assumida por ele, cobrando um preço de ingresso hoje totalmente incompatível com a situação econômica do país.

Ora, como já dizia o ditado popular, quem não tem competência, não se estabelece.

E segue o jogo.

 

Estádios internacionais com as suas respectivas capacidades

Barcelona – Camp Nou – 99.354

Madrid – Santiago Bernabéu – 85.454

Saint-Denis – Stade de France – 81.338

Milão – Giuseppe Meazza – 80.074

Lima – Monumental U – 80.093

Manchester – Old Trafford – 76.098

Munique – Allianz Arena – 74.809

Roma – Stadio Olimpico – 72.698

Yokohama – Y. Int. Stadium – 72.370

Buenos Aires – Monumental de Núñez – 57.921

Buenos Aires – La Bombonera – 49.000

(fonte: worldstadiums.com)

 

Estádios nacionais

Rio de Janeiro – Maracanã – 78.838

Brasília – Mané Garrincha – 70.064

Fortaleza – Castelão – 67.037

São Paulo – Morumbi – 66.795

Belo Horizonte – Mineirão – 62.170

Recife – José do Rego Maciel – 60.044

Salvador – Arena Fonte Nova – 56.500

Porto Alegre – Arena do Grêmio – 55.538

Goiânia – Serra Dourada – 54.048

Uberlândia – João Havelange – 53.350

Porto Alegre – Beira-Rio – 51.300

São Paulo – Arena Corinthians – 49.205

Rio de Janeiro – Nilton Santos – 46.931

São Paulo – Allianz Parque – 43.600

(fonte: worldstadiums.com)

*Texto atualizado em 28/01/2016

Palpites da 17ª rodada do Brasileirão 2015
Com título do River, argentinos chegam a 24 conquistas em 33 finais de Libertadores

Escrito por:

- possui 223 artigos no No Ângulo.

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.

Entre em contato com o Autor

219 respostas para “O erro estratégico da Arena Corinthians”

  1. Vicente Prado (Coluna do Leitor) Vicente disse:

    O Corinthians deveria ter um estádio para pelo menos 70 mil pessoas. Será que o “acordo” entre Lula, Andrés Sanchez, BNDES e cia ltda só liberou $$$ suficiente para o tamanho atual?

    Que beleza…

  2. Carlos A. Marcos disse:

    Excelente artigo…!!
    Muito bem colocado e pensado..
    Concordo!

  3. Parabéns pelo comentário . É Muito difícil ver pessoas com um pensamento sem clubismo e em prol do futebol. O mundo precisa de pessoas como vc.

  4. Djair disse:

    Itaquerinha! 😀

  5. Sou flamengo… E concordo com o amigo acima

  6. A Arena Corinthians tinha que ser maior! Uns 60 mil lugares seria ótimo!

  7. O maior erro estratégico dessa arena, foi ter sido construída com dinheiro público, sem qualquer necessidade.

  8. Lucas Moises disse:

    Belo texto
    Vale a pena abrir o link e ler galera

  9. Erick Ribeiro disse:

    Muito simples: que voltem as arquibancadas móveis!

  10. Murilo Augusto Coradin

  11. Concordo com a publicação, porém ainda há espaço no projeto original para arquibancadas definitivas atrás do gol, ampliando para o público da Copa.

  12. Caio Paulino disse:

    dinheiro do bnds esse e o erro

  13. Richard Chaid disse:

    Sou corintiano e concordo. Além de pequeno, é quadrado, e eu não curto estádio quadrado, tinha que ser um caldeirão pra 80 mil! Oras, a gente colocava 100 mil no Morumbi!

  14. Jal Tenorio disse:

    Nunca vi arena aberta… É tão feia! Kkkkk

  15. Leandro Sousa disse:

    peppa ainda sem mundial

  16. Lourenço Ascensão estávamos falando sobre isso

  17. Abner Leite disse:

    É engraçado ver os rivais do corinthians comentar…..e mais engraçado ai da ver que nao entendem porra nenhuma de finanças…..o estadio esta sendo pago, o corinthians esta honrando com seu compromisso ! Então pensem antes de falar bosta.

  18. Quem nao gosta pq nao devem ter ido

  19. Sérgio Caduro disse:

    Deveria ser maior? Sério? Então pq a media de publico do corinthians no brasileirao não supera 33 mil? Tenha santa paciencia, quanta baboseira.

    • Daniel disse:

      1) A maior parte do ano só ficou disponivel menos de 40000 lugares.
      2) Ainda é a maior media do campeonato
      3) No passado o Corinthians botava mais de 100000 no estadio, assim como o flalido etc.
      4) O preço medio dos ingressos era o mais caro do Pais (Foi diminuir de uns dias pra cá), ainda sim é o segundo maior com 3 reais a menos.
      5) O Corinthians já botou 70000 no MARACANA kkkk Como visitante…
      6) Todos os times do mundo tem ossilação, se o time não vai bem ele num lota…
      7) Ainda hoje, a gente ainda não colocou todas as cadeirass pra funcionar…
      9) Colocamos 10000 no japão 😛
      10)O Corinthians no momento atual, em um estadio de 80000 lugares lotaria!,Mesmo colocando o preço de 100 R$ o ingreço… Pode ter certeza!!! 8 milhões!!! Isso é fato…

    • Daniel disse:

      Concluindo: 11 cara todo mundo fala e ninguem sabe de nada!!! O Corinthians não lota (pq não é POSSIVEL) o estadio não foi 100% concluido!!!!! Mais da metade do ano só vendiam menos de 42,40000 lugares… Alem disso os que sobra COBRAVAM OS OLHOS DA CARA!!! Pra gente rica mesmo… Coisa de 300, 400, 500, fora os camarote… O preço medio dos ingreços hoje é de 80 reais (o mais caro)… Eles diminuiram o preço. Como é possivel lotar desse jeito?

      Responder

  20. o galinheiro combina bem cm a selecaozinha d merda kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Nao concordo com seu post. A torcida brasileira perdeu o habito de lotar estadios. Esses 46000 lugares so atraem publico total em jogos de grande clamor como libertadores e classicos. O corinthiams fez o certo

  22. Pietro carvalho
    Todas arenas da copa tiveram o uso dos recursos bndes

  23. Nossa ninguém esquece do corinthians. ……

  24. Arena, setores:

    Oeste: investimento

    Leste: perfeito

    Norte/ Sul: deficitário, muito deficitário. Faltam pelo menos 15.000 lugares ali

  25. Não sou curinthiano mais já pensou o estádio mane garrincha fosse construído no lugar da arena e arena no lugar dele; dava mais certo

  26. Fagner Cazoni disse:

    Falou e não falou nada…
    Texto fraquíssimo

  27. O vontade de ter uma arena ,porque o panetone ta caindo

  28. Não foi um erro, a média de público do Brasil não passa de 30 mil, e mesmo que o estádio for maior a manutenção também será. Então pare de fazer polêmicas em por uma coisa que você nem estudou direito.

  29. Bruno Neves disse:

    Tinha que se um caldeirão ainda mais perto du gramado

  30. Lucas Gomes disse:

    Eu acho a Arena Corinthians perfeita, o som ecoa para o gramado muito mais alto que no Pacaembu, que era +ou- redondo, o formato dele não quer dizer nada, já fui lá e o som é maravilhosamente ensurderecor, além disso, nunca se chegou a lotação máxima da arena, pra que colocar mais cadeiras lá?

    • Pacaembu tem a melhor acústica de todos os estádios, o itaquerinha tem buracos no meio.

    • Lucas Gomes disse:

      Buracos esses que não atrapalham em nada o eco da torcida no gramado, e como o estádio é em sua maioria coberto, isso ajuda também!

    • Lava a boca para falar de Itaquera o Rodolfo Rampaso se vc não é corintiano então fica quieto

    • Daniel disse:

      cara todo mundo fala e ninguem sabe de nada!!! O Corinthians não lota (pq não é POSSIVEL) o estadio não foi 100% concluido!!!!! Mais da metade do ano só vendiam menos de 42,40000 lugares… Alem disso os que sobra COBRAVAM OS OLHOS DA CARA!!! Pra gente rica mesmo… Coisa de 300, 400, 500, fora os camarote… O preço medio dos ingreços hoje é de 80 reais (o mais caro)… Eles diminuiram o preço. Como é possivel lotar desse jeito?

  31. Não lota nem com 46mil, imagine se fosse 80.

  32. No fim de setembro caberão 50 mil pessoas na Arena.
    Nas suas contas vc Ignorou o custo de manutenção de um estádio tão grande como o citado por você. Inviável

  33. Fabio William disse:

    O povo burro, várias empresas usam dinheiro do BNDS para comprar máquinas e equipamentos, isso é normal, o governo existe pra isso…… Se o Corinthians pagar pelo seu estádio, já era ninguém pode falar nada

  34. ESSE JORNALISTA NÃO TEM INFORMAÇÕES CORRETAS E NEM PRECISAS, FAZ COMENTÁRIO BASEADO NO ACHISMO. A ARENA CORINTHIANS ATÉ ANO QUE VEM TERÁ CAPACIDADE PARA 50.000 E AS ESTRUTURAS SÃO PROJETADAS PARA 70.000 SE NO FUTURO DESEJAR AMPLIAR , E SE ESQUECE DE UMA CONTA FUNDAMENTAL , MANUTENÇÃO , QUANTO MAIOR , MAIOR DESPESAS. ..

    • Parabéns…entrei aqui para escrever exatamente o que você escreveu, mas você poupou o meu tempo…a arena foi construída com uma capacidade de 20000 torcedores a mais que a média de público do Corinthians em mais de 80% dos jogos no ano, sendo assim não havia a necessidade de se fazer uma arena maior no momento, mas já se deixou uma estrutura para se aumentar em 10000 lugares atrás de cada gol futuramente, se a demanda permitir, assim como você já explicou!

  35. Comente isso, Rogerio Yamada

    • Não foi erro de estratégia do Corinthians, foi “erro” de quem escolheu um projeto de arquiteto carioca que nunca fez um estádio e que não conhece nada de futebol, muito menos da torcida do Corinthians, tanto no aspecto social como econômico.

    • Outro erro é deixar um estádio com dívida de R$ 1,2 bilhão nas mãos de gente sem competência que só conseguem fazer duas coisas:
      – aumentar o prejuízo
      – perder oportunidades de negócios

  36. Eduardo disse:

    Sou são paulino e vejo as facilidades que deram pro corinthians construir seu estádio como as mesmas que deram pro são paulo e palmeiras terem os seus.
    Afinal o terreno da pompeia e do morumbi não foram pagos tbm e sabemos que pra ambos houve ajuda dos governos da época…
    Clubismo à parte, só não concordo qdo corintiano vem querer dar uma de melhores,.
    É o clube grande mais velho da cidade e não tem mais brasileiros, mais libertadores e mundiais do q nenhum outro grande.
    E em torcida perde pro flamengo em nível nacional…

  37. Fernando Lima disse:

    Concordo até certo ponto! Se a Arena Corinthians depois de ser paga não estiver dando conta da grande quantidade de torcedores. Poderá ser aumentada, pois foi construída com arquitetura e planejamento caso precise aumentar a capacidade futuramente.

  38. Mas rapaz……se não enche o estádio com 46000, vai quere um maior? Foram gastos R$ 1.400.000 na obra para apenas esse tamanho, quanto gastaria para um estádio maior?

  39. Tudo que ė feito por brasileiro ė errado kkkk

  40. Nas basta ter mimimi do time agora mimimi do estádio tb?????

  41. Da pra fazer arquibancadas para mais 20 mil pessoas co. Ingressos populares aí sim ficará ótima nossa arena

  42. Valdeir disse:

    Muito pelo contrário… Nos dias de hoje estádio grande só gera prejuízo por que a manutenção é muito alta (limpeza, substituição de cadeiras, maior efetivo de segurança e etc…).
    Colocando na ponta do lápis que um estádio de 60 ou 70 mil pessoas mesmo com ingresso a 50 reais não chegaria em sua capacidade máxima em 90% das vezes.

  43. Caio Henrike disse:

    Mais se tiver mais lugares isso faria o ingresso abaixar de preço pra atrair mais torcedores ao jogos e isso faria o estádio lota mesmo com 70.000 lugares! E faria ter um lucro muito bom em todos o jogos é com a casa cheia que é mais importante

  44. Luiz Wagner disse:

    O governo deu o Estádio., esse Time é beneficiado em tudo

  45. Clayton disse:

    Você já foi em algum estádio com 100 mil torcedores Fernando Prado ???
    Sabe o caos que é tentar chegar no estádio com o transporte público ou até mesmo particular ??
    Perfeito 40 mil
    Único erro é o valor cobrado, pois estamos no Brasil !!!

    Essa história de quanto mais, mais barato não existe, tudo em dobro, banheiro, lanchonetes energia, água..etc….

  46. Acho a Arena Fantástica! Mas sinto falta de uma geralzona com ingressos mais baratos. Somos o time do povo, sempre fomos, mas para um pai de família mais humilde levar 2 filhos na Arena fica quase impossível. É como alguém comentou, nossa Arena não é tão democrática.

  47. Cleiton Sena disse:

    Esse jornalista é bambi.

  48. Guilherme Ribeiro Amanda Gonçalves Lígia Gregório Rocha texto muito bom, vale a leitura

  49. Junior disse:

    Sua análise é patética!
    1 – A torcida do corinthians não é assim tão maior que a dos rivais. Não é nem de perto a soma das outras. Pra corinthiano a torcida cresce em PG, mas hoje são cerca de 28 milhões de corinthianos, uns 20 de sãopaulinos e uns 16 de palmeirenses. Não sei santistas. bobagem! Logo, colocar 80 mil pessoas é praticamente tão difícil pra qq um dos grandes. Lembremos que 80 mil é cerca de 0,5% da torcida. Ou 0,4%. Não muda.
    2 – Essa magalomania no itaquerão só atrapalhou. Nem naming rights venderam (nem vão) por causa disso: “o nome do nosso estádio não vale os 360 milhões do estádio do Palmeiras! O nosso vale 1 bilhão” aí ficam chupando o dedo e não vão conseguir nem 100! Gastaram um absurdo pra colocar granito na zona mista, mármore nos pilares.. pra nada! Enquanto isso, o Allianz Parque investiu em ser lucrativo! Até campeonato de jogo de videogame teve (League of legends ou algo assim o nome, não sei).
    3 – O Curintia não tem dinheiro nem pra pagar esse estádio aí, imagina se fosse maior… mais custo de manutenção, mais tempo parado… e lembrando que toda a renda dos jogos fica retida até pagar a parcela do estádio. Ou seja…até hoje o curintia não viu um centavo das rendas desses jogos.

  50. Pedro Augusto disse:

    O maior erro foi a construtora roubar dinheiro pra crl e o Corinthians aceitar esse valor absurdo! Por isso ta fudido em dívidas!

  51. Man, não é possível que acham que realmente não foi pensado nada disso? Logística e fatos. Logisticamente, o bairro e conduções para o mesmo não são compatíveis com um público de 70mil torcedores numa quarta feira 22 horas… Vejo o Corinthians prudente em fazer um projeto menor, com possibilidades futuras de ampliação do projeto… Vamos pagar esse primeiro e depois pensaremos numa ampliação. Justo! Exemplo:. Você compra o seu primeiro carro, e de cara quer comprar uma BMW? Nome disso é prudência! No papel os números são ótimos, 70 mil de capacidade… Quanto não ficaria a dívida para ampliar quase o dobro da atual capacidade? Já tivemos que ceder jogadores importantes para reduzir despesas, já pensou se a dívida fosse maior?

  52. grafica.prosperi@outlook.com.br disse:

    E por ironia, os menores estádios (São Paulo – Arena Corinthians – 46.116
    São Paulo – Allianz Parque – 43.600) São os que dão maiores arrecadações. Do que adianta ter estádios com grande capacidade se raramente tem lotação máxima? Além de tudo o custo de manter um estádio grande é desproporcional com a arrecadação. Daí tirem as conclusões. O ingresso é caro, mas o serviço é bom. Os outros estádios são grandes, porém nunca raramente lotam e o conforto é quase zero.

  53. Isso é uma coisa que não entra na minha cabeça,fazerem um estádio com esse custo e do mesmo tamanho que o.Pacaembu, preferiram investir em mármore doque capacidade

  54. Isso foi o que eu sempre disse! O Corinthians tem uma torcida 3x maior que a do barcelona e faz um estadio com menos da metade da capacidade…com a imensa torcida do corinthians fanatica e louca pela sua casa nova poderia ter construido um estadio bem maior..com mais de 80 mil q lotaria facil e ganharia muito mais dinheiro!

  55. O estadio é aberto atrás doa gols justamente pra isso, ampliar futuramente… a arena só teve um erro: Ser feita no brasil. Tanto jornalisticamente falando quanto em manutenção, se o corinthians usa praticamente 40% da renda de cada jogo pra manutenção imagina em um estádio de 80 mil? Parem de hipocrisia.

  56. Matheus disse:

    Amigão, tem uma coisa chamada margem operacional. Cobrar valor baixo, como o sr. propôs, pode aumentar o faturamento, mas o lucro por pagante será menor, proporcionalmente à receita. O Corinthians fez pesquisas de mercado antes de lançar o estádio, com todos seus sócios torcedores. Lembre-se que a arena está localizada a 23 km do centro de São Paulo. E até hoje, recebeu no máximo, 42 mil pagantes em jogos do campeonato brasileiro. A precificarcao está adequada, e o setor oeste vai encher com a consolidação do estádio. Em 10 anos, o Corinthians vá poder pensar em fechar o anel superior atrás dos gols, aumentando a capacidade para 68 mil pessoas, e atingindo os números dos seus “exemplos” de Estadio, de países com renda per capita superior em 10x a nossa.
    Sem mais…

  57. O flamengo qe tem a maior tocida do mundo n e igual essa bosta do corinthians…

  58. A matéria foi mto bem estruturada, só com uma pequena falha, ele citou os estádios com maior capacidade de público no mundo e ñ citou o signal iduna park, lá td jogo é 80 mil torcedores, ou seja, a capacidade lá é maior q vários estádios citados

  59. Caio Bellandi disse:

    Excelente visão. Sempre falo isso quando dizem sobre estádio para o Flamengo. Deve ser sim, um estádio grande. E realmente, o Itaquerão deveria ser um pouco maior, até por não ter um estádio como o Maracanã como suporte, caso do Flamengo (se conseguir o seu).

  60. Concordo totalmente com a análise.

  61. E ainda afirmo o Corinthians tem uma torcida maior e mais fanática que a do flamengo , num estadio com 70 mil lugares teria 60 mil de media de publico .

  62. Flavio Araujo disse:

    As estruturas atrás do gol foram feitas para fecharem com a parte superior, calma gente primeiro temos q pagar PaRA depois aumentar próprio Sanches já disse isso

  63. Junior Araujo disse:

    Gasta mais de 1 bilhão no estádio, e por incrível que pareça faz um ou estádio para 46,500 lugares e devido ao espaço p o visitante e por motivo de segurança só disponibiliza 40 mil ingressos para nossa torcida! É para acabar gastar uma grana desta e ter um estádio deste tamanho, tínhamos q ter um estádio para pelo menos 70 mil pessoas. Na minha opinião gastaram demais em coisas sem necessidade e deixaram a desejar no quesito tamanho do estádio em capacidade de público.

  64. A análise está errada, na verdade existe um custo de manutenção por cadeira e o estádio lota em apenas uma pequena porcentagem dos jogos no ano. Não vale a pena pro clube ter um custo elevado de manutenção não pago por conta das cadeiras vazias.

  65. Qualidade x Quantidade

    Escolho qualidade
    Sejam Fiéis Torcedores e parem de mimimi.

    Domingo estarei lá. Viajarei meus 750km.

  66. André Luís disse:

    Boa noite, parece me que o Corinthians tem um projeto de aumento do estádio, assim como na copa, mas com arquibancadas fixas atrás dos gols, elevando assim sua capacidade para perto de 70 mil, mas teria que retomar as obras futuramente, pois nos moldes que foi feito, se fosse para os 70 mil agora ele custaria mais de 3 bilhões….#vaicurinthia

  67. Se pensa assim agora pq o corinthians está em boa fase… Mas ai quando tiver aquela temporada mediana, qnd o time nao for tao bom, e quando o time nao lutar por nada no brasileirao, vao dizer q eh grande demais…

  68. Ele foi projetado de uma forma que dá pra aumentar ele atrás do gol

  69. Vale lembrar também que o torcedor acostumando com os lugares isso fará diferença também quando aumentar pois organizada enche sempre logo já pode contar com a lotação deles restante para o fiel torcedor o setor sul, eu particularmente não troco o setor leste pelo sul e acredito que a maioria que vai de leste também, se aumentar enche fácil todo estádio porém acredito que isso só será feito após o pagamento do estádio porque como tem pouco ingresso barato acaba forçando o torcedor comprar os mais caros !!!!!

  70. O unico erro da arena é não ter mais de 60 mil lugares

  71. Higor Josie disse:

    Estadio mais lindo do mundo.

  72. Vembilu disse:

    Excelente! (2)

  73. Roberta Prado disse:

    Wilton Vieira Marzochi

  74. curinthiano de merda…estadio bom …torcidinha…..

  75. Sergio Belini disse:

    Ha erros estrategicos nesse artigo tbm,
    1- a media de ocupacao dos estadios brasileiros “maiores”, nao passa de 40 mil, estamos cansadoa de ver jogos em.estadios vazios,
    2- existem no minimo 6 clubes capazes de por 70, 80 mil pessoas num estadio brasileiro, nao só Cor e Fla. Galo, porco, inter, st cruz, bahia, fortaleza, sp, por exemplo.
    3- a violencia ainda afasta o torcedor dos estadios.
    4- as competicoes ainda nao.sao.tao.atrativas assim pra arrastar aquelas multidoes do pasaado aos estadios, quando forem certamente qualquer estadio de 50 mil sera pequeno pra qualquer clube de ponta do nosso futebol.
    5- vale lembrar que das arenas do Brasil, somente as duas de sp tem lotacao superior a 70%, entao sao a excessao da excessao da regra no que tange ao tamanho das arenas brasileiras.
    Sendo assim, hoje na atual.circunstancia, depois de vermos uma temporada e meia de casa cheia, fica facil concluir que o timao errou, mas se olhar ao redor nao é tao dificil assim concluir tbm que onde o curintia errou foi na motivacao que leva seu torcedor aos jogos, mais do que no tamanho do estadio.

    No mais o autor esta certo, é inconcebivel um eatadio de menos de 50k pro curintia, justo pro curimtia, que poderia ter um de quase 70k, mais comparivel com a grandeza da torcida, se aasim o quisesse.
    considero pequeno para o tamanho da torcida nao só o do curimtia, mas o do parmera tbm, certamente se fossem estadios pra 60, 70 mil viveriam cheios e o torcedor viveria mais satisfeito pagando ingressos mais baratos, e o clube teria arrecadacoes maiores.

  76. Vai fica nisso mesmo. Estádio q Lula deu.

    • Sergio Belini disse:

      pra um estadio ganhado qualquer tamanho ta bom, concordo.
      mas se seu pai quer te dar um carro, por que cargas dagua vc escolheria um de duas portas ?
      tem coisa q acontece no.curintia que nenhum.curintiano.consegue.explicar !
      mas o estadio do curintia nao é problemA, foi feito de um modo que tem como ampliar no futuro, problema mesmo é o do parmera que nao da pra mexer. e tudo o que o artigo fala do estadio do curintia, vale pro do parmerA, pensaram pequeno demais, ambos era pra ter de 60 a 70 mil, talvez o do parmera nao tivesse como fazer pelo local onde esta construido, mas o do curintia dava e foi feito, o certo era ter deixado as arquibancadas provisorias !

  77. Diogenes Lima disse:

    No texto esse jornalista diz que os gambas, tem quase 50% da torcida do estado porem olhando ocupacao no estadio nao representa esse numero e bem menos em final de campeonato e fases importantes qualquer time grande de Sao Paulo tem torcida para lotacao maxima 60, 70 e 80mil lugares , em jogos comuns quero ver essa media ser mantida os gambas com toda midia mesmo com mais de 5 mil lugares na faixa dada as torcida organizadas pouco jogos fizeram lotacao maxima entao a tese desse jornalista nao e correta

  78. Esse cara só fala besteira

  79. os técnicos esqueceram se de esticar a corda na fotocopiadora porra por isso é que ficou assim ma como daqui a algum tempo vira elefante branco que se foda

  80. Concordo Plemanmente. A arena do Corinthians deveria ser maior, para aglomerar mais corintianos e ter uma renda maior. 20 milhões de paulistas vivem na grande São Paulo. 8,4 milhões torcem para o Corinthians. Se 5% desse povo resolve-se assistir o Corinthians jogar, teríamos um publico de 420 mil afins. Uma arena para o Corinthians deveria ter entre 70 a 84 mil lugares para aproveitar o máximo a força de sua torcida.

  81. O ninho do amor das gayvotas fieis kkkkkk estadio com dinheiro publico vergonha pro pais curynchas nunca vai pagar esse estadio poque não tem dinheiro a não ser que o lula empreste o nosso dinheiro que foi roubado kkkkkk timão sabe oque é roubo né gambazada kkkkkk

  82. Prezado Fernando Prado, me desculpe mas acho que você não estudou sobre o tema antes de escrever a matéria. Vamos aos fatos:

    1 – Antes de sair do projeto, pesquisas e estudos de capacidade ideal foram feitos e a conclusão é que entre 45 e 50.000 era o número ideal (com possibilidade de aumento nos próximos anos)

    2 – O projeto da Arena Corinthians já foi feito prevendo uma futura ampliação, toda a estrutura, o entorno, as fundações, o próprio desenho do estádio (tudo isso), já foi feito, com a previsão de que um dia ele será ampliado, o que resta, é a alvenaria (e isso, acredite, é o de menos)

    3 – Atualmente o ticket médio da Arena é pouco mais de 60 reais e nosso percentual de ocupação está chegando em 70%, a precificação do estádio ainda está se ajustando, as cativas ainda estão sendo vendidas, muitos camarotes ainda precisam ser vendidos. Resumindo, a casa ainda é nova e para pensar em ampliar primeiro precisamos ocupa-la 100% por um tempo.

    4 – Espero ter esclarecido.

    Abs.

  83. Fernando Prado é Bilingue. Fala português e várias bostas !

  84. Luan Silva disse:

    É pq as obras do programa minha casa minha vida do governo são assim MSM..deu ruim.gambá

  85. Senhor modinha ,faça um favor de não usar o glorioso nome da sociedade esportiva Palmeiras pra fazer suas aberrantes comparações. É lógico que todos nós sabemos que a torcida corinthiana é sem dúvida uma das duas maiores do Brasil.mesmo porque ,quantidade não é sinonimo de qualidade partindo deste principio seria mais coerente dizermos que teriamos mais facilidade em colocar 100000 torcedores dentro do estádio Palmeirense do que colocar 80000 dentro do itaquerão.pelo simples fato da torcida Palmeirense entrar no quesito qualidade e ter o poder aquisitivo bem superior ao da torcida corinthiana.preva disto é que durante 98% do campeonato brasileiro do ano passado a média de público da arena palmeirense ficou em primeiro lugar,em segundo o Flamengo e apenas em terceiro o corinthians.isto sem ao menos em nenhum momento o Palmeiras ter flertado com o título. O corinthians so pulou pra primeiro quando sua torcida teve certeza do titulo.por isso dizemos módinha. Tenha certeza meu caro que na final da copa do Brasil se o Allianz tivesse capacidade para 120000 pessoas ,estaria lotado.pois tanto dentro como fora havia multidões para acompanhar o jogo

    • E meu caro escreveu um texto grande como este para falar asneiras. ….a maior média do brasileiro foi na arena Corinthians….a não ser que você esteja vendo ou aliás viu um outro brasileiro…

    • Módinhas que so foram ao estádio quando ja tinham a certeza do titulo.ou tem que desenhar pra poder entender?ou sera que VOCÊ viu outro campeonato? Se não sabe o que diz é melhor ficar quieto pra não passar vergonha.

    • Para que perder seu tempo e escrever tanta besteira ? Vc precisa saber que existem pessoas inteligentes que lêem, mesmo quando as vezes um idiota escreve.

    • Mas existem idiotas iguais a você que lêem aí ficam revoltadinhos. Gosto de provocar idiotas.kkkkk.

    • Marcelo Varetta o Corinthians sempre está entre os primeiros em média de público! E o estádio do palmeiras só deu essa renda pelo fato de ser novidade! Se informe sobre as últimas rendas ai podemos conversar…. E VC fala que o poder aquisitivo da torcida do palmeiras é maior! Podemos comparar eu corintiano e VC palmerense topas?

    • Cara . acho que tem que desenhar pra vc entender mesmo.indiferente do estádio ser novo ou não a torcida Palmeirense sempre foi presente aos jogos do verdão.quando o panettone era liberado pra lotar ,várias vezes o Palmeiras colocou mais de 100000 pessoas la. Por exemplo na final do paulista de 1986 contra a inter de limeira .nos dois jogos ficou lotado com 120000 torcedores. E pesquise sobre oq eu disse sobre a media do ultimo brasileiro.na maior parte do campeonato o corinthians ficou em terceiro. No final e q foram para o primeiro lugar.ah a Arena lava jato é antiga é?que eu saiba também foi inaugurada em 2014. E talvez vc pertença a aquela meia dúzia de metidos a rico que o small tem.vai saber.na maioria e formada por favelados e presidiarios.e não é preconceito.mesmo porque também não sou rico.é só uma constatação. E em nenhum momento eu disse que a torcida do smal não vai ao estádio.eu so citei que certas colocações e comparações são ridiculas.escritas por alguém que não entende nada de futebol e torcidas.

    • Caique Alves disse:

      Marcelo Varetta https://www.youtube.com/watch?v=me3EvyW3n6k

      A torcido do Palmeiras é bem comportada sim pode confiar (y)

    • Matheus Silva disse:

      Meu caro amigo, vemos a qualidade da torcida peppa qnd elas fizeram aquele mosaico maravilhoso na copa do brasil rs olha o do timão dps a gnt conversa

    • Caique Alves disse:

      Marcelo Varetta Cara se foi ignorante e clubista aonde que o Corinthians é modinha? sempre lotamos o estádio até com equipes de menos expressão, você opinou de uma forma totalmente clubista e incoerente visando somente o seu time. Deixa eu te perguntar uma coisa, quem é o primeiro no sócio torcedor? pelo oque eu saiba vocês estão em segundo e nós em primeiro precisa de mais provas?

      Outra cosia bizarra foi o fato de você falar que só lotamos ano passado por estarmos perto do título, como já disse antes, já vi o Corinthians lotar estádio pra times inexpressivos não faria sentido lotar só por estarmos perto do título. Outra questão você disse que o poder aquisitivo dos Palmerenses são maior http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,corinthians-e-2-torcida-e-1-mercado-imp-,840571

      Os Corintianos são os que mais tem poder aquisitivo se você souber ler vai ler a matéria eu sei que vai.

      Dica: Antes de opinar deixe o clubismo de lado e faça algo sensato e sem generalização

      OBS: Nossa Arena Abriu só o maior evento de Futebol Mundial, o melhor gramado do Brasil (padrão Europa, vai dizer que não? ou vai ter a audácia de dizer que a do Allianz é melhor?

    • A “Arena Lava jato” $inonimo de uma das maiores falcatruas politico financeiras deste país abriu a maior competição de uma das entidades mais corruptas do mundo. Verdade pensa em duas instituíções mafiósas que se merecem. Pra quem não tem vergonha na cara talvez seja motivo de algum orgulho.pra mim acho ótimo que meu time não tenha se envolvido em tamanha sujeira. Quero que se foda a fifa e a copa do mundo.nem pra seleção brasileira eu torço.pra mim só existe uma entidade pra torcer.Palmeiras. perdendo ,ganhando,na série B, A, C, não faz diferença.somos Palmeiras.talvez isso seja o motivo de tanta raiva por parte dos outros.não nos rendemos a modismos, influências conquistas vindas sabe-se la por quais “meios” como certos clubinhos por aí. Somos diferentes,basta. Não somos módinhas que precisam ficar o tempo todo de públicidade na tv. Com todos os problemas que o clube vem passando nos ultimos anos mesmo assim somos uma das maiores e melhores torcidas do mundo. Acho que é isso também que causa tanto incorformismo por parte de vocês. Ah mais sobre ser módinhas.a respeito do sócio torcedor ja que você citou .em que posição seu time estava quando o Palmeiras estava em segundo?lembra?acho que se não me engano em quarto ou quinto lugar. Aí a dor de cotovelo bateu forte devido ao fato da torcida Palmeirense ter aderido a causa, que os gambás criaram os tais planos de 1.99 pra chamar a torcida de “qualidade” duvidosa pra aderirem.aí foi o zé povinho se associar. Quer mais módinhas que isto?kkkkkk.olha a inadinplencia aí gente.

    • Nando Noronha disse:

      No final do campeonato do ano passado, quais os três times com maior média de público nos estádios?

    • perdeu a chance de ficar calado,só digitou merda kkkkkkk..quanta asneira tiuzinho

    • Um sujeito que usa a foto do wagner love de perfil? Prefiro nem comentar . kkkkkkk. Microcefalia nível hard

    • Anônimo disse:

      É que depois de disputar a Série B… não poderiam perder a oportunidade de torcer no Brasileirão!!! Kkkkk

    • O cara me cita socios , o Palmeiras fica atras do gamba , pq o Palmeiras arrecada 3 mais q vcs , imagina se agente coloca se o valor igual de vcs , nos iria pra 300 mil , mano pra vcs arrecado o msm que agente em sócios , no mínimo vc precisam de 390 mil que é igual 126 mil do palmeiras. Fmz

    • Andre Camilo disse:

      O cara vem falar de torcida de qualidade… Quando vcs invadirem o Japão com mais de 30 mil VC vem falar comigo….ah desculpa… PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL…. KKKKKKKKK CHORA PEPPA

    • Kkkkkk. Tocou no ponto. 30000 no japão? Pode ate ser.mas de acordo com informações. ,pelo menos 34 destes que foram la fazer baderna e queimar o filme do Brasil mais um pouquinho , não pagaram a passagem.traduzindo=deram calote. Nada que não seja de acordo com o padrão de qualidade cúrintia. As agências de turismo é que não gostaram disto.

    • Kkkkkkkkkkkkkkkk de acordo com marcelo varetta, Palmeiras nasceu ano passado, ja que sempre teve médias baixas de público

    • Marcelo Varetta não estou revoltado não , de pessoas como vc sinto piedade, e se vc gosta mesmo de provocar idiotas aproveite seu espelho.

    • Kkkkkkkk. Provoquei mais um idiota. Olha como a carapuça serviu rapidinho. Adão “Marisco”.

    • Gui Turioni disse:

      Palmeiras não tem mundial

    • Gui Turioni disse:

      Aposto que esse Marcelo ja pago o ingresso e foi ver o coringao na arena

    • Gui Turioni disse:

      Bate a testa! Guarani da capital

    • Mais um . vamos seguir na fila pessoal. Sem furar. Pode se manifestar o próximo idiota. Kkkkkk

    • Gui Turioni disse:

      O parmera não flerta com o título brasileiro faz tempo amigo kkkk

    • Sua vez ja foi meu jovem. Agora de lugar ao próximo. Mas pode voltar quando quiser. O freguês sempre é bem vindo.

    • Só jogando um FIFA de boa aqui

    • Liga do Brasil b quem diria

    • Segue a fila. Próximo idiota por favor

  86. Normal, o dinheiro público sempre é gasto em porcaria !

  87. Murillo disse:

    A maior mentira da mídia é dizer que essa merda de time tem 30 milhões de torcedores. Só idiota acredita nisso.

  88. Nunca que esse lixo de time tem 30 milhões de torcedores.

  89. Bruno Barros disse:

    Meus deos, quanto achismo, nunca ví uma matéria tão ruim. Ano passado mesmo liderando o brasileirão até o final a média de público do corinthians foi de 33 mil pessoas (70% de ocupação) com ticket médio a 62,00 reais, enquanto que a do Palmeiras que o senhor da matéria diz não ter nem metade da torcida foi de 30 mil pessoas com ticket médio de 70,00 reais (isso sem disputar nada no brasileiro). O local do estádio é ruim, e não é todo ano que o time vai disputar título, e se tem uma coisa que determina a frequência da torcida no estádio é a fase do time e não o número absoluto de torcedores… E outra, até que se atinja o número mágico de 700 milhoões de reais em bilheteria a renda não será do corinthians. Seo estádio fosse maior a manutenção seria maior e a dívida na construção também. Ou o senhor acha que não foram feitos estudos para chegar nesse número de lugares, em torno de 45 mil, tanto para palmeiras quanto para corinthians? Jornalista tem que pensar antes de escrever…

  90. Antonio Brito disse:

    Mais arrecadar igual o verdão o curitians tinha que ter um estádio de 300 mil pessoas kkkkkk

  91. Chiqueiro é o mais bonito do Brasil.

  92. Eduardo Silva disse:

    Palmeiras tem mais torcedores do q a midia divulga , olhe os números de sócio torcedores , Corint. 132000 , Palmeiras 126000 , flamengo 64000 , vamos aos fatos e % , de acordo com o tamanho da torcida do flamengo era pra estar em 1* lugar em sócios , a Globo divulga muito o flamengo por ser do RJ e ela quer q o mesmo sege o maior , é sim o maior , maior modinha e o Corinthians não tem o dobro de torcida em relação ao Palmeiras não , e o Palmeiras lucra 12 vzs mais q o Corinyhians em sócio torcedor , pesquisei muito e a minha análise está 80% certa

  93. Júnim Lanza disse:

    Quanto maior a capacidade maior o custo de manutenção.. Hoje a média é x… Ou seja NEM sempre vae lotar.. Furada a materia

  94. Alex Curumim disse:

    Cambada de invejosos odeio esses porcos e esses bixas do caralho arruma nada!

  95. Roberto Mocho disse:

    Além de todas as benesses do Sr Lula os dirigentes do Corinthians ( deputado federal pelo PT Sr A. Sanches) não teve a menor visão empresarial veja o exemplo do Palmeiras antes de colocarem o primeiro tijolo na construção da nova arena já avião vendido o nome do estádio para uma das maiores seguradoras do mundo sabe quando o estádio do Corinthians vai deixar de ser Itaquerão não recebendo absolutamente NADA por esta incompetência NUNCA !

  96. Realmente parece que o autor não estudou o tema antes de escrever. Durante a construção do estádio foi dito diversas vezes que ele foi preparado para uma rápida expansão para 70 mil lugares se o corinthians desejar. E aposto que quando o estádio for 100% pago, tal expansão será feita.

  97. Arena Petrobrás. Melhor nome

  98. Será que o grande “filósofo” e “estudioso” não reparou que o Corinthians não tem sua total capacidade preenchida(e sem contar o setor mais caro) na grande maioria dos jogos, maior capacidade geraria mais custos.
    E quanto ao torcedor pagar a arena, é óbvio, o clube é dele. Ou quem acha que tem de pagar? O governo?
    Não compare estádios corinthians e palmeiras, pois um é estádio do zero e outro é um aluguel com melhoria.

  99. Primeiro apenda a GRANDE diferença de QUALIDADE em relação a quantidade. Segundo para falar do PALMEIRAS lave bem a boca com creolina. Terceiro não se esqueça que o Sergio Moro irá esclarecer toda falcatrua, é questão de tempo, aliás, o tempo é o maior recurso colocado à disposição da verdade. Se cuida Andrés, Odebrecht e LULA! Não se engana todo mundo o tempo todo, eis a verdade…

  100. Pesquisa de merda, parece o djavan falando coisa sem nexo

  101. Pedro Thiago disse:

    Arena Corinthians manda e desmanda

  102. Resumindo nem o próprio clube Corinthians ( Dirigentes do Itaquerão ) acreditam em seus torcedores, ainda bem que são burros o suficientes kkkkk… Mais um motivo para ser um fiel torcedor do São Paulo, Soberanos a seu lado rsrss…

  103. Anônimo disse:

    Caiu em Itaquera… Já era!!!!

  104. joao paulo disse:

    Obra super faturada só isso oq o corinthians irá pagar não é nem a metade do gasto e mesmo assim não vai dar conta de pagar o estadadio está sendo investigado como Lula ladrão e construtora se fose maior só seria um roubo maior e caiu no itaquera as gayvotas da fiel libera o

  105. Kkkkkk mas o corinthians já tem mais estádios q qualquer time do mundo as penetensiarias

  106. Com dinheiro publico qualquer bosta serve.

  107. Elton Souza disse:

    Só sei q a máscara vai cair!!! Tanto na corrupção da construção dessa porcaria de estádio… Quanto na manipulação de resultados de campeonatos nacionais q seus dirigentes compraram descaradamente!!!

  108. Roni Matos disse:

    O estadio e moderno e tem a opçao de espançao facilmente param de bla bla,timao melhor media de publico daqui uns a arena vai ta 100 %

  109. Eduardo Viezi disse:

    A inveja é uma merda!


Deixe um comentário

Enquete

Qual o maior técnico brasileiro dos últimos tempos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Colunistas

Gabriel RosteyGabriel Rostey

Nascido dias após a seleção de Telê encantar o mundo e não levar o caneco na Copa da Espanha, esse paulistano atua e segue aprofundando estudos nas suas principais paixões: futebol e cidades. Especialista em gestão do esporte, como jornalista também encara o futebol como fenômeno cultural.

Emerson FigueiredoEmerson Figueiredo

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Redator, repórter, pauteiro e editor-assistente da editoria de Esportes da Folha. Trabalhou também na Folha da Tarde, Agora São Paulo, BOL, AOL e UOL. Paulistano, acompanha de perto o futebol desde a época em que os camisas 10 dos grandes times paulistas eram Pelé, Rivellino, Gérson/Pedro Rocha, Ademir da Guia e Dicá.

José Maria de AquinoJosé Maria de Aquino

Em seus mais de cinquenta anos de carreira, teve passagem marcante pelos principais veículos de comunicação do país, de todos os tipos de mídia, como Rede Globo, SporTV, Revista Placar, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Portal Terra. Além de um expoente do jornalismo esportivo brasileiro, também é advogado de formação.

Gustavo FernandesGustavo Fernandes

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, não resiste a um bom debate sobre esportes, desde futebol até curling. São-paulino, é fundador e moderador do Fórum O Mais Querido (FOMQ). Não esperem ufanismos e clichês. Ele torce, mas não distorce.

Jorge FreitasJorge Freitas

“Prata da casa” oriundo da Coluna do Leitor, este internacionalista é tão louco por futebol que tratou do tema até em seu TCC. Mestrando em Análise e Planejamento em Políticas Públicas, neste espaço une o gosto por escrever com a paixão pelo esporte mais popular do mundo.

Fernando PradoFernando Prado

Natural de Brasília, mas residente em São Paulo desde que se conhece por gente, é um apaixonado por esportes e pela “sétima arte”. Jornalista e advogado, busca tratar o futebol com a descontração que lhe é peculiar, com o compromisso da boa informação e opinião consistente.

Fernando GaviniFernando Gavini

Jornalista há 19 anos, já cobriu Copa do Mundo, NBA, Nascar, Pan, Mundial de vôlei, Copa do Mundo de ginástica, Libertadores e as principais competições do futebol nacional. Começou no A Gazeta Esportiva, passou pelo site do Milton Neves, Agência Estado, Agora São Paulo, Terra, ESPN e está na TV Gazeta. A trabalho, conheceu 8 países, 18 estados do Brasil e mais de 100 estádios.

Assinatura por e-mail

Arquivos

©2017 No Ângulo - Todos os direitos reservados