Veja por que o Palmeiras não é “o” meu favorito à conquista do Brasileirão

Créditos da imagem: UOL

É quase senso comum entre os jornalistas esportivos que o Palmeiras é “o” favorito à conquista do Brasileirão deste ano.

Nas próximas linhas, listo os motivos pelos quais não concordo com esse prognóstico:

– Desde o início da “era Nobre/Mattos/Crefisa”, marcada pelo alto investimento no departamento de futebol, o Palmeiras tem convivido com a pecha de “melhor elenco do Brasil”, “maior candidato ao caneco” etc. No entanto, em que pese o título da Copa do Brasil do ano passado (conquistado a duras penas, muito mais na base do abafa, da força da torcida, do que pelo futebol jogado), o “Palestra” pouco tem feito para justificar a fama de “o time a ser batido” que carrega. Pelo contrário, só faz decepcionar. Prova disso é que Cuca já é o terceiro treinador dessa “nova fase” do clube (Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira foram os anteriores);

– Em 2016, a decepção verde é evidenciada pelos números. Senão vejamos: pela Libertadores, da qual o Palmeiras foi eliminado na primeira fase (tendo sido o primeiro clube grande paulista a passar por esse vexame no formato atual da competição), foram conquistados apenas 8 dos 18 pontos disputados (aproveitamento de 44,4%). Pelo estadual, torneio sabidamente de inferior nível técnico, de 51 pontos disputados, conquistou 28 (aproveitamento de 54,9%). Finalmente, sob o comando do técnico Cuca, foram 20 pontos somados de 36 possíveis (aproveitamento de 55,5%). A título de comparação, o Corinthians campeão brasileiro de 2015 teve um aproveitamento de 71,1% (!) dos pontos disputados;

Aproveitamento de pontos do Palmeiras em 2016

 – Libertadores – 44,4%

– Paulista – 54,9%

– “Era Cuca” – 55,5%

 * o Corinthians campeão brasileiro de 2015 teve um aproveitamento de 71,1% (!) dos pontos disputados

– Naturalmente que se considerarmos um elenco de atletas de uns 30 jogadores, o do Palmeiras se destaca positivamente no Brasil. Ele é numeroso e, dentro dos padrões atuais, possui qualidade. Só que, no futebol, ter um grupo homogêneo não costuma ser algo a ser celebrado, pelo contrário (percebam que até os elencos de um Bayern, um Barcelona ou um Real Madrid têm “os caras que decidem”, há uma discrepância de nível entre os jogadores). O time do Palmeiras não tem protagonistas. As equipes titular e reserva são parecidas, não há uma hierarquia. Faltam grandes jogadores, aqueles com quem a torcida sabe que pode contar. Como foram Ademir da Guia, Rivaldo, Evair, Edmundo, Alex e tantos outros (quem sabe Cleiton Xavier, que parece estar “ressuscitando”, possa ser esse cara, já que Gabriel Jesus e Dudu são irregulares). Sem falar que Edu Dracena, Zé Roberto e Arouca são, hoje, apenas grife. Estão longe do desempenho que já tiveram um dia;

– Claro que não vou negar o óbvio: o Palmeiras está jogando melhor com Cuca. Nomes como Tchê Tchê, Egídio, Matheus Sales e Róger Guedes, embora ainda incógnitas, deram uma oxigenada no time, que tem dado uma resposta positiva. Sem falar que o importante Gabriel e o fundamental Cleiton Xavier – ah, como um meia-armador faz(ia?) falta a esse time – voltaram e, aparentemente, bem;

rb-cuca– Prova disso, é que, se excluirmos das estatísticas as 4 primeiras partidas do Palmeiras sob o comando de Cuca (4 derrotas), quando é razoável supor que o treinador ainda “arrumava a casa”, o seu aproveitamento saltaria de 55,5% para espantosos 83,3% (embora aqui deva ser considerado que Cuca tenha enfrentado o River Plate-URU já eliminado da Libertadores, assim como outros adversários com a situação já resolvida no Campeonato Paulista, em um curto universo de 8 partidas – 6 vitórias e 2 empates);

– De maneira que, ainda que a perspectiva seja de crescimento, o Palmeiras não faz jus ao rótulo de “o favorito do ano”. Ao seu lado, também postulantes ao título, figuram Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo, cada qual com as suas dúvidas e certezas para o restante da temporada.

E segue o jogo.

48 comentários em: “Veja por que o Palmeiras não é “o” meu favorito à conquista do Brasileirão

  1. PALMEIRAS TEM UM TIME TITULAR INFERIOR AO DO ATLÉTICO E AO DO SANTOS.

    E OS RESERVAS NÃO SÃO LÁ ESSA MARAVILHA TODA NÃO.

    COMO GASTARAM DINHEIRO À TOA, DEUS DO CÉU…

  2. O Clayton Xavier fará a diferença se não se machucar. O Palmeiras vai chegar no mínimo entre os quatro.

  3. Cuca, clayton Xavier e Gabriel jesus farão a diferença este ano… Não ocorrendo lesões, penso que o Palmeiras fica entre os quatro primeiros e disputa o título… Atlético Mineiro se mostra favorito até o momento e o Santo que não sabe ganhar fora de casa vai ficar em alguma posição intermediária.

  4. “Uns ai” acham que o palmeiras vai ser campeão do brasileirao 16, so pq teve um tempo maior pra si preparar para o brasileirão , e por ganha na estréia por 4×1, pra um pato. Obs: dentro de casa. Quero ver manter o mesmo nivel fora.
    “””eles querem ser o corinthians do brasileirão de 2015, apos eliminacões, paulistão e libertadores…..”””

  5. Você é corinthiano, só pode. Post clubista. Diz que foi o primeiro clube Paulista a passar pelo vexame de cair no grupo, e nem cita que houve uma mudança de treinador no meio da competição e que o grupo foi o mais difícil da libertadores desse ano, e parece também que ignorou que tem um time aí que caiu na pré.

  6. Nem o Cuca, um técnico que não atrai vitórias, acha que o Palmeiras tem chance de chegar ao título. Nem ele. E quando disse que será campeão, disse-o por obrigação. Aliás, ele próprio fez essa afirmação. Que técnico entraria numa competição dizendo o contrário? Não passará….

  7. Assino embaixo, Fernando Prado! Vejo o Palmeiras como um dos times em condições de ganhar o campeonato, mas não enxergo nenhum como “o” favorito.

    Aliás, acho que nunca vi um Brasileirão no qual eu tivesse dificuldades de pensar em três times que possam ser campeões. Acho que neste ano está tudo muito nivelado (por baixo) mesmo.

  8. o que esses merdas de comentaristas .blogueiros .falam .escrevem ou pensem..palmeirenses nem liguem…imprensa marrom..curintianos enrustidos..vão se fude.

  9. Fala que foi cagada 4xo pro Palmeiras cagada nao foi mais teve dois lances que decidiu a partida ele is expulsar o Barrios e teve um gol legal do Atlético, time do Palmeiras pode dar muito trabalho mais por enquanto normal jogo foi em casa vamos ver as próximas apresentações

  10. Não sou palmeirense , mas acho que as chances de ser campeão é a mesmo que dos demais times. Vejo o Atlético mineiro um degrau acima , quanto a protagonistas amigo ,não temos nem na seleção brasileira , e não venham me falar de Neymar o fominha , que com a amarelinha só causa tumulto. O Brasil esta carente de craques e de técnicos , que teimam em colocar brucutu pra jogar , marcar é uma coisa , antecipar antever uma jogada só os craques fazem .O melhor que nós brasileiros temos que fazer hoje , é assistir a liga dos campeões , porque por aqui , a coisa é brava rs

    1. Lucas Nascimento Deve ser só moda mesmo meu amigo , o último campeão Sul Americano do mundial de clubes, foi o corinthians . Vamos esperar sentados , para vencer os europeus , pois em pé , vamos cansar.

  11. Foi apenas uma derrota ,isso não tira os méritos da equipe, para mim o palmeiras é um grande favorito,. times oscilam mesmo , Ainda mais começo de campeonato , Méritos a ponte Preta que fez uma boa partida . agora é pensar nos próximos jogos , Afinal o campeonato so ta começando.

    1. Muda o discurso meu chapa isso ja tá chato com esse papinho de mundial vcs não tem nem mais argumento pra falar antes de falar de do nosso mundial procure saber se o de vcs foi ou não legal.tirem suas conclusões?

  12. sou palmeirense mais concordo plenamente agora tem um que pode ser campeao e tem cara de campeao.o meu coral santa cruz.do recife esse nao veio atoa nao .vejo o palmeiras com a mesma cara do ano passado essa gabriel jesus e alexssandro nao tem como ser a base do verdao..vao jogar ruim assim na segunda divisao. os dois estao afundano o verdao .quem nao esta vendo.so quem nao entende .de futebol..

  13. Lembrando que ano passado o corinthians também foi eliminado precocemente no Paulista e na libertadores, e virou incógnita e desacreditado falavam até em briga pra não cair, pode até ser eliminado várias vezes no mata mata más nos pontos corridos ainda é muito competitivo eu não descarto o corinthians ganhar mais uma vez!

Deixe sua opinião e colabore na discussão