E agora, Robinho?

Créditos da imagem: CBF

O jornalista Miro Neto, de quem sou amigo e fã, fez a pesquisa e indicou a leitura do “Caso Robinho” na imprensa italiana.

Em tradução livre, segue o conteúdo da referida matéria no La Stampa, de 23 de novembro de 2017:

Eles a fizeram beber até o ponto de deixá-la inconsciente e depois as teriam estuprado sem que ela pudesse se opor, em um guarda-roupa de uma boate em Milão. É por isso que o ex-jogador do Milan, Robinho, o Robson de Souza Santos, e seu amigo Ricardo Falco, foram sentenciados hoje a 9 anos de prisão e pagam 60 mil dólares à vítima, uma menina de origem albanesa, que na época dos fatos tinha 23 anos.

Isto foi decidido pela 9ª Seção Penal do Tribunal de Milão, composta pelos juízes Maiolina Panasiti, Piera Gasparini e Simone Luerti, os quais aceitaram essencialmente os pedidos do promotor Stefano Ammendola, para quem o crime de violência sexual grupal ocorreu com o abuso das “condições de inferioridade psíquica e física da jovem”, que teria bebido. Além das duas investigações, nascidas da queixa da menina e baseadas essencialmente em conversas interceptadas, levaram a indicar entre os perpetradores da violação quatro outros homens.

A história, na qual o promotor teve recusado o pedido de prisão de Robinho devido à falta de requisitos de precaução, data de 22 de janeiro de 2013, quando o futebolista usava a camisa rossonera.

Naquela noite, a menina, que já conhecia o futebolista e alguns de seus amigos, havia se encontrado com o pequeno grupo e seus dois amigos no Sio Café para celebrar seus 23 anos. Mas, como afirmado na acusação, depois que seus dois amigos foram embora e o ex-atacante de Milão deixou a esposa em casa, o pequeno grupo teria oferecido “beber até o ponto de inconsciência e incapaz de se opor”, o que mais tarde ocorreria. De acordo com a reconstrução do Ministério Público e com base nas conversas e também a análise do DNA rastreado no vestido usado pelos célebres, os réus levaram a jovem para o guarda-roupa do clube noturno e aproveitando sua condição, eles teriam com seus muitos contemporâneos mantido relações sexuais consecutivas com a vítima.

Uma reconstrução firmemente rejeitada pela defesa, que afirma que a vítima e o ex-camisa rossoneri já se conheciam de outras casas noturnas de Milão e insistiram na falta de provas de que ela “não consentiu” e que “ela utilizou substâncias alcoólicas” até o ponto de estar em “condições de inferioridade psíquica e física”.

Por outro lado, no entanto, durante a investigação do promotor Ammendola, foram interceptadas uma série de conversas em que os seis falaram livremente sobre o que aconteceu naquela noite, quando a festa de aniversário degenerou em uma violência grupal contra a jovem. O apelo está aguardado. O Tribunal reconheceu uma indenização à albanesa de 60 mil euros.

Advogada de Robinho: “O meu cliente não tem nada para fazer”

“Sobre o assunto envolvendo o jogador Robinho, e isso refere-se a um fato que aconteceu há anos (2013), esclareço que meu cliente já se defendeu dessas acusações, explicando que ele não participou do episódio em questão”.

Assim, a advogada de Robinho, Marisa Alija, comenta dos microfones do canal brasileiro Sportv, em nome do ex-jogador do Milan, a sentença do tribunal de Milão que o condenou a 9 anos de prisão por ter participado de um estupro coletivo.

“Esta é uma sentença de primeira instância – a advogada que assiste Robinho disse, então todos os instrumentos legais necessários já foram implementados, vez que a justiça italiana prevê outros “níveis” de julgamento”. Outras fontes próximas a Robinho afirmam que o atacante estava “triste e desgostoso”.

Bom, o assunto é delicado e deve ser tratado com bastante sensibilidade e cautela.

Presunção de inocência, respeito às fases processuais etc etc etc… tudo isso é muito importante!

Muito!

Por outro lado, parece-me claro que os indícios da prática criminosa são contundentes e as provas contra Robinho são robustas.

Diante de tantos elementos, fosse eu dirigente de um clube, e trataria a situação com toda prudência e responsabilidade que ela merece.

Nem tanto por eventual risco de prisão – e a consequente “perda esportiva” que isso acarretaria -, quadro improvável, mesmo em eventuais viagens do jogador pela América do Sul (pensando em Libertadores da América), quando teriam de ser analisados os tratados de cada país com a Itália para uma possível extradição, mas, principalmente, pela IMAGEM da instituição empregadora.

Culpado ou inocente, vai ser difícil Robinho driblar a desconfiança – e até a fúria – do grande público.

E sabe-se lá o tamanho do mal que isso pode gerar para ele próprio e para aqueles que o cercam (a agremiação, inclusive).

Por isso tudo, que o jogador tenha serenidade e lucidez para entender se por acaso nenhum clube lhe estender a mão, já que contratar Robinho, hoje, é um grande mico!

Uma pena (ao menos esportivamente falando), já que o craque ainda teria “lenha para queimar” nos gramados

E segue o jogo.

Em tempo: Robinho recorreu da sentença que o condenou em primeira instância, de maneira que ainda é possível que seja declarado inocente pela justiça italiana. A ver.

56 comentários em: “E agora, Robinho?

    1. A tradução deixa muito a desejar, e se é para jogar pedras em alguém famoso e ganhar leitores, então a mídia se sai muito bem. Primeiramente, nem conheço Robinho pessoalmente, mas, sei que as “meninas chuteiras”, existem em todos os Países do mundo, e ele mais do que todos, deveria saber e se precaver disso, Até porque uma garota de com 23 anos tem muita rodagem (não quero com isso dizer que está certo o que fizeram com ela), e vejam o caso do Bruno ex goleiro do Flamengo e sobre Robinho, o Brasil não extradita criminosos e ladrões e que nem mesmo nasceram no Brasil, apenas ganharam a cidadania, como poderia fazer isso com um filho da terra, nunca. que o caso é complicado, todos nós sabemos. Já vimos isso antes, com vários jogadores, como, por exemplo, Zico, Neymar, Bruno, e muitos outros. Acho que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ele tem Advogado e que estão defendendo-o no tribunal Italiano, portanto, os clubes no Brasil, podem sim, contrata-lo, e colocar uma clausula sobre esse imbróglio, simples assim, para um caso que não é simples, infelizmente.

  1. Esse é um caso extremamente delicado. Tenho inumeras restrições ao Robinho, mas prefiro esperar mais para emitir uma opnião sobre o tal crime. Eu sinceramente acho que pelo fato do Robinho estar no Brasil ele não deu a devida atenção a esse julgamento e com isso o resultado da sentença acabou sendo esse daí. Na primeira acusação quando ele estava no Manchester City ele conseguiu provar sua inocencia mas ele estava na europa e teve que correr atrás. Não coloco minha mão no fogo por ninguem mas não acredito que o mesmo tenha cometido esse ato. Mas se ele quer provar que é inocente deveria se afastar do futebol durante todo o tempo desse processo para tentar se defender e principalmente não prejudicar mais a vida de seus filhos, esposa e todos os familiares que devem com certeza estar sofrendo inumeras retalhações.

  2. Olha na inglaterra aconteceu o mesmo mas a pessoa caiu em contradiçao lembrando lugares publicos como danceteria bebidas e drogas e putas sao comuns ainda mais se vai famoso la como o robinho mas eu nao ponho a mao no fogo por ele nao pulguinha vamos aguardar

  3. Engraçado ‘Eles deram bebida alcoolica pra ela até ficar bebada’ Uai, por acaso ela é alguma retardada ? Bebeu pq ? Ficou locona pq ? Na hora tava tudo lindo, agora quer tirar dinheiro do cara só pq sabe que ele é jogador.
    Me poupe, duvido que ela bebeu obrigada, duvido que ela foi à festa obrigada, duvido que ela tenha sido forçada.
    Porém não coloco as mãos no fogo por ninguém.
    Agora é foda, a mina enche a cara sem responsabilidade, depois resolve dar pra todo mundo, e como é jogador, ela alegou abuso 4 anos depois só pra ganhar dinheiro em cima disso.

    1. Também penso o mesmo, essa historia tá muito parecida com uma que aconteceu no Nordeste um caso um pouco diferente mais que o cara foi acusado de estupro sendo que ele nunca nem tocou na menina, anos depois descobriram por um vídeo que a menina tinha mentido e o cara foi preso injustamente, quando uma mulher que fuder um cara é só falar que foi estuprada, o mais engraçado do caso do homem é que a garota não o denunciou antes, pois ela sabia que iria fazer o corpo de delito, aí sim iria acusar o estupro ou não, só que a garota foi esperta deixou passar algunas anos para o acusar de santa essa garota não tem nada, uma coisa é certa, ela vai ganhar uma bolada a custa do cara e porque ela não acusou os outros caras? Será que os outros não tinham grana suficiente igual o Robinho, história muito mais contatada, vai ver os caras nem comeram ela e ela está se vitimando, tem muitas pessoas espertas nesse mundo.

    2. Esse tal abuso virou algo preocupante.
      Não existe mais julgamento. Basta acusar e pronto.
      Mas claro, todas mulheres são puras, né ?
      Não mentem, não traem, não são oportunistas, são todas santas.
      Então, o cara foi condenado em primeira instância, tem outras duas ainda.
      Tem muito mulher estragando vida de homem com acusação falsa, e justamente por isso ser um assunto tão sério, é que se necessita primeiro de um julgamento ! Pq acusar somente, não condena niguém.

    3. Da nem vontade de explicar… Ela não chegou no role inconsciente cara, ela bebeu com os caras, ENTROU EM ESTADO DE INCONSCIÊNCIA, e depois foi estuprada, segundo o relato.
      Não cabe a mim investigar se o que ela ta falando é real, mas da pra ver nitidamente que vcs nao querem enxergar que eh plenamente possivel e logico.

    4. Uai, ok ? Mas se ela tava inconsciente, como 4 anso depois ela tem certeza de quem foi ?
      Por isso eu digo, é preciso esperar o julgamento antes de apontar. Essa história ta muito mal contada.
      E precisa ser mais evidente.
      Hj em dia ta muito sério isso. Basta acusar e pronto. Sem provas, sem nada.
      Típico fato de quem quer tirar dinheiro.

    5. Engraçado que ela acusou o Robinho, sendo que ela estava inconsciente como diz o carinha ali em cima, se ela estava inconsciente como ela tem certeza que foi 1, 2, 3 ou 4, poderia ser 1 ou nenhum de fato ela está mentido, com certeza ela quer uma grana boa para passar o resto da vida sem trabalhar já que com certeza ela não trabalhar, pois na Itália tem mais puta que no próprio Brasil.

    6. Desde que comecei a sair a noite, quase 20 anos atras meu velho ensinou: mulher bebada eh chave de cadeia. Espera outro dia ou se tiver na febre mesmo, procura outra. Mulher nao falta.

      Todo homem sabe disso. Menos o Robinho.

      E veja, isso eh o mais “inocente” que eu consigo considerar ele. Se tem conversas interceptadas dos caras contando o caso, defender eh burrice.

    7. Mulher acusa robinho de estupro
      .
      Comentaristas de internet sobre robinho: “ah tem q investigar direito, tem q aguardar condenacao (ja foi condenado), nao eh assim blablabla”
      Comentaristas de internet sobre a mulher: “COM CERTEZA TA INVENTANDO”
      .
      .
      “reflitao”

    8. Só acho que estão julgando sem ainda nenhuma confirmação.
      A legislação italiana conta com 3 instância, ele foi condenado na primeuro baseado no que ela disse, sem ainda se defender. Por isso se abre outra instância, para defesa do mesmo agora.
      Esperem o julgamento, depois, antes de falar de abibrinha. Pois aí se comprova o contrário e muita gente morde a língua

    9. Velho, por favor, se tá inconsciente não pode fazer nada, sexo tem de ser consentido e ponto. O cara foi condenado em primeira instância, por enquanto ele foi condenado. Os comentários de alguns de vocês me deixam chocado. Fera, se a mina tá visivelmente embriagada, não come, é estado de consciência alterada e pronto. O que a outra pessoa faz é problema dela, o que tu faz é problema teu. Ficar bêbada não é crime, sexo sem consentimento é, se Chama estupro.

    10. Poizé Dênis Martins, houve julgamento sim e o Robinho foi condenado, o juíz que julgou o caso, não baseou sua decisão em boatos, mas em provas, mas pelo jeito você deve saber mais do que ele, aliás talvez pense que estupro não existe, é apenas um bando de feministas mal amadas difamando pobres homens que apenas estão se divertindo.

      Entenda que o problema está na forma escrota que você usou para defender seu ponto de vista.

    11. Q pensamento de bosta!!!
      Vc nunca ficou bêbado, o filho da puta???

      Ou já pensou q poderia ser sua filha???

      A já sei, vai falar q se fosse sua filha não faria neh? Tá sertu (y)

      Nada mais nojento q culpar a vítima, sem se por no lugar dela!

      Pessoal, já sabem! Se encontrarem o tal do Dênis Martins ou outros q defendem a tese dele loucos por aí podem sentar a rola sem dó…

    12. Em que momento eu defendi ? Só pedi para esperarem todo o julgamento pq até que se cumpra todas as instâncias ninguém é culpado de nada.
      Vc é típico Brasileiro burro, massa de manobra sem o menor senso crítico.
      Quero ver se um dia alguma ex sua ficar com raiva de vc, e começar alegar que vc abusou dela injustamente só para te ver acabado,o que vc faria ? Vc acha justo todos te atacarem sem antes vc ter condições de se defender ?
      Pois é, existe um número grande de homens que tiveram suas vidas arruinadas injustamente, assim como muita mulheres sofrem diariamente traumas diários, e irreparáveis.
      Porém, quem vai apontar o culpado é o juíz.
      E voltando no caso do robinho, na minha opinião, essa história ta muito mau contada. Mas é só a minha opinião.

    13. Apenas um detalhe aí…na Inglaterra ocorreu mesmo episódio e depois ficou provado que a mina mentiu… Então sem julgamento até o final por isso gostaria dele sim no Santos

  4. Ela bebeu obrigada??? Não estou defendendo, mas derrepente ela fez uma chantagem $$$ que não foi cumprida e aí se fez de vítima!!! Celebridades sofrem muito com isso, aqui no Brasil tem a prova dos caras que não caíram na chantagem e se fuderam na mídia… Ronaldo Fenômeno e Alexandre Borges.

    1. Vc bebe? Ja ficou bem loco mesmo não sendo obrigado? Imagina se as pessoas na sua volta se achassem no direito de fazer sexo com vc so pq vc ta bêbado, ja q bebeu ta afim ne? Esses casos q vc apontou são bem diferentes as pessoas envolvidas sabiam o q faZiam e no q se envolviam

    2. Ju P Miranda as pessoas que eu citei não sabiam no que se envolviam não!!! Os caras tbm estavam bem loco e iriam pagar o valor $ combinado, só que depois foram chantageadas, então o exemplo que eu citei se enquadra perfeitamente nesse… Ou vc esqueceu do caso Mike Tyson tbm, que até preso o cara foi nos EUA… Essas celebridades quando caem na mão de picaretas se ferram ainda mais do que os anônimos tanto com os golpistas como com a justiça que quer fazer propaganda em cima deles…

  5. Quantos comentários machistas e infelizes. Quer dizer que a mulher que bebe e às vezes até se excede deve ser estuprada? Isso é de a violência abominável, essa cultura machista é mostra de um país inculto e atrasado. Seja quem for ninguém pode submeter o outro a fazer algo forçado, e pior ainda se a pessoa não estiver de posse de sua crítica, entorpecida como ela estava. Cadeia aos canalhas que se aproveitam da fragilidade momentânea do outro para satisfazer seu instinto animal de forma selvagem!CANA pra ele!!!Se fosse o mendigo que se masturbou no ônibus olhando pra uma mulher todos condenariam, porque ele é pobre e porque a mulher poderia ser irmã ou mãe de qualquer um de nós. Mas como é jogador e rico tudo pode pra vcs! CANA pra aprender a respeitar o semelhante!

    1. Wexley Moreira a justiça, e uma das melhores do mundo, a francesa. Claro que posso e pela minha formação vou sempre defender que criminosos tenham que pagar por seus atos. CANA pro Robinho e pra quem mais praticar atos covardes contra pessoas indefesas.

Deixe sua opinião e colabore na discussão