O roteiro esperado: a crucificação de Alex Muralha beira o absurdo

Créditos da imagem: Edição do No Ângulo a partir de original do UOL Esporte

A torcida do Flamengo já escolheu o seu vilão pelo vice-campeonato da Copa do Brasil. Alex Muralha, sem defender nenhuma das cinco cobranças cruzeirenses – sendo quatro delas em canto oposto ao qual optou o goleiro – é o responsável da vez.

Cartas marcadas. Era certo que caso o Flamengo perdesse esse título – e nesse caso por qualquer resultado que fosse – tudo cairia sobre o goleiro.

Por isso, crucificar Alex Muralha neste momento beira o absurdo. Primeiro porque Alex sequer atuou no primeiro jogo, quando, em casa, o clube carioca foi incapaz de fazer o seu dever. Segundo porque a falha de um goleiro neste jogo foi do jovem Thiago, e Alex nada mais fez do que assistir do banco à infelicidade do companheiro. Terceiro porque passou 90 minutos embaixo das traves em um Mineirão lotado e não levou gol. Quarto porque seu time mais uma vez foi incapaz de balançar as redes do adversário. E quinto porque não é tarefa fácil ser um pegador de pênaltis.

Nesse último, um detalhe: Alex Muralha realmente nunca se destacou pelo que fez debaixo das traves na hora das cobranças máximas. Mas nem mesmo Fábio, o grande e consagrado goleiro que estava do outro lado, pegou mais de uma cobrança. Você pode debater que uma foi mais do que o necessário para o Cruzeiro e que não precisaria de mais, mas vejamos, mesmo um grande goleiro como Fábio levou 75% das cobranças de pênalti na decisão, inclusive com uma bola passando por baixo de sua barriga.

Crucificar Muralha é botar em xeque a carreira de um goleiro que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira em um momento em que o país convive com um sem-número de goleiros de alto nível.

Diego errou o pênalti e ninguém falou nada nem o crucificou – e nem deveria, pois errar é uma possibilidade e grandes nomes do futebol mundial já erraram. Mas é injusto botar a culpa toda num goleiro sem que ele realmente tenha comprometido. É injusto, pois Muralha já entrou em campo com a máscara de vilão, fizesse o que fizesse. Não pegou pênaltis, mas também não é fácil de pegar. Não é como cortar uma bola ou dar um passe de lado. Nem se comparam.

O futebol historicamente encontra seus vilões. Mas tem horas em que também é preciso encontrar roteiristas melhores.

8 comentários em: “O roteiro esperado: a crucificação de Alex Muralha beira o absurdo

  1. E do “almofadinha” DUEGO que perdeu o Pênalti e há muito tempo não tem jogado nada, ninguém comenta?

  2. Também achei exageradas as crucificações ao Muralha que, se não é nenhum primor de goleiro, também não é esse frangueiro que estão dizendo. Por exemplo: O Flamengo, convenientemente, se esquece que passou pelo Santos graças a uma polêmica envolvendo auxílio externo do JORNALISTA Eric Faria. O Flamengo, também convenientemente, se esquece que não criou oportunidades, apenas uma com Guerrero, além de cobrança de falta. O Flamengo, com uma enorme conveniência, se esquece que deveria ter perdido o primeiro jogo, não fosse a arbitragem.

    Dos culpados o goleiro é o menor. Aliás, as decisões por pênaltis servem para consagrar os goleiros, não para crucificá-los;

  3. É bem isso: ou seria campeão, ou já estava definido que ele seria o vilão! Se saísse um gol qualquer, “é só ir bola no gol, que entra”, e por aí vai.

    O Muralha ter jogado acabou aliviando bem a coisa para o Thiago! Hoje ninguém nem lembra que ele falhou no único gol marcado pelo Cruzeiro nas finais…

  4. Os goleiros flamenguistas se destacaram pelas defesas arrojadas de pênaltis, exceto Cantarelli que era ruim nesse quesito. Décadas depois, eis que aparece um cidadão sem perfil rubro negro para a posição. Mérito de quem cobra o pênalti, sim, concordo, porém o goleiro deve ter perspicácia e ter em mente que a consagração é fundamental … se ele, com a altura e envergadura que tem, esperasse o cobrador chutar teria defendido uns dois pênaltis e seria a redenção dele com a torcida. Mas preferiu ser o vilão, paciência né? … sempre que esse cidadão for escalado prefiro nem assistir ao jogo pq sei que vai fazer lambança.

Deixe sua opinião e colabore na discussão