Superstição? É possível imaginar Vinícius Júnior na Rússia

Créditos da imagem: Martin Bernetti / AFP

O Flamengo tem uma nova estrela. Contratado a peso de Euro pelo Real Madrid no ano passado, o jovem Vinícius Júnior começa a encantar nessa temporada, a ponto de assumir o protagonismo rubro-negro e de tornar plausível a questão: é possível imaginá-lo na Copa da Rússia, em junho?

Sabemos certamente que há uma vaga aberta no ataque e que Tite, neste momento, indica como seu grande favorito Taison, há seis meses sem balançar as redes por seu clube na Europa, o Shakhtar Donetsk.

É claro que é cedo para cravar o menino Vinícius como uma futura grande estrela do futebol mundial, mas seu futebol e sua personalidade chamam a atenção. Da mesma forma que o clamor popular levantou a bola -ignorada por Dunga- para que Neymar fosse chamado em 2010, está neste momento no alto a bola para que Tite dê uma chance para o garoto.

O futebol é cheio de superstições e não pretendo fugir delas. Guardadas as devidas proporções, em 1958 Pelé era um garoto, que por circunstâncias inclusive começou o Mundial da Suécia no banco de reservas. Em 1994, um Fenômeno já surgia no Brasil e Parreira soube levá-lo para Copa, como soube Felipão em 2002 ao chamar o jovem talento do então são-paulino Kaká.

Ronaldo e Kaká se tornaram gigantes. Quanto a Pelé….

Não há dúvidas do talento de Vinícius Júnior e não há ninguém nem entre os atuais convocados nem entre os não-convocados tão gabaritado assim para assumir esta última figurinha no álbum do ataque brasileiro, cujas vagas restantes já foram preenchidas por Neymar, Firmino e Jesus. Willian e Coutinho irão como meias, e Douglas Costa jamais rendeu o que dele se espera com a camisa canarinha.

Taison? Vá lá, só na cabeça de Tite.

Historicamente, as escolhas do treinador brasileiro pesam mais à experiência do que à juventude, tendo Gabriel Jesus como exceção rara, muito por conta da atuação do atacante num jogo contra o Corinthians, ainda quando defendia as cores do Palmeiras.

Mas Jesus já foi exemplo suficiente pra mostrar ao gaúcho como a juventude pode fazer bem à Seleção.

Não seria bom ver o menino em campo, entrando como fez contra o Emelec, definindo o jogo e classificação para o Brasil? A irresponsabilidade de Neymar fez falta em 2010.

Será que a de Vinícius Júnior também fará?

28 comentários em: “Superstição? É possível imaginar Vinícius Júnior na Rússia

  1. Olha, eu confesso que ainda não vi esse futebol todo no Vinícius Júnior, mas gosto da ideia! Acho que o Neymar deveria ter ido de qualquer jeito em 2010, e que mesmo que o futebol do “talismã” ainda não justificasse, é o tipo de coisa que ajuda no amadurecimento da promessa. Melhor do que ficar com mais um “comum” lá, que nem deve vir a entrar em campo…

    1. Rodrigo apareceu agora rapaz Vinicius Júnior já vem chamando atenção des de o ano passado Vinicius Júnior já é realidade Rodrigo ainda é promesa

    2. Vinícius realidade? Só chamou atenção da mídia e do mundo por ser comprado pelo real, ninguém sabia q era o mlk, não é titular, não tem grandes feitos, vão levar só pq é do Flamengo mesmo

  2. Com o devido respeito, Ronaldo não foi à Copa de 1994 por superstição. Foi artilheiro do campeonato brasileiro de 1993 com 16 anos e seguiu jogando muito, como titular do Cruzeiro, em 1994. Kaká não teve uma marca tão impressionante, mas fez uma excelente temporada de estreia e também vinha se destacando em 2002. Mesmo assim, só garantiu a vaga porque Djalminha deu uma cabeçada no técnico do La Coruña. Pelé nem se fala. Vinícius sequer é titular do Flamengo num momento em que o futebol doméstico é comparativamente bem pior que há 24 anos. Pra mim, oportunidades devem ser conquistadas, não ganhas de bandeja. Outra coisa: na posição dele, atacante de lado, é bem possível que o convocado tenha que entrar em campo, sim. Não é nada inverossímil que Neymar leve dois amarelos ou seja expulso.

    1. Na posição dele, se for convocar um jovem pelo mérito, seria o David Neres, que foi o melhor jogador do campeonato holandês. Gabriel Jesus conquistou espaço por mérito também e não por juventude. Era de longe o melhor centroavante do campeonato brasileiro e ganhou espaço na seleção porque balançou a rede quando teve oportunidade.

  3. Deve ser muito bom jogar no Flamengo, né. Basta fazer 2 gols na Libertadores, que já tem mais chance de ir pra seleção que o gremista que foi O MELHOR JOGADOR DA AMÉRICA.

  4. Assisto aos jogos do Flamengo e sempre fico na expectativa de ver esse jogador fantástico, extraordinário que a imprensa tanto fala, mas a cada jogo que assisto, vejo apenas o Vinicius Júnior em campo. Existe uma necessidade tremenda em evidenciar alguém do Flamengo. Me lembro muito bem de 2010-11, um tal de Rafinha, no mesmo flamengo, “destruindo”, jogando muito mais do que esse Vinicius jogou até o momento. Multa milionária, mais de 200 milhões. Apontado com companheiro de ataque do Neymar no futuro da seleção brasileira. Me pergunto por onde anda o Rafinha e, posso e espero estar errado, mas daqui 2 ou 3 anos, vou me perguntar por infernando vinicius Júnior.

  5. Pra que? Tem tantos jovens melhores q Vinícius Jr aqui ou na Europa não tem a menor necessidade da mídia forçar ainda mais esse muleke,Arthur e Luan ganharam libertadores um foi o melhor jogador do campeonato jogando só meio tempo e outro além de melhor jogador da libertadores foi o melhor jogador da América,David Neres tem feito chover na Holanda e já tem gigantes atrás dele, Malcom, Richarlyson mesmo com uma queda tem feito bons campeonatos pra que forçar um jogador se tem um leque de jogadores Melhores q ele ?

  6. Vinícius é craque …mais vamos com calma enfrentaremos uma copa complicada com um time de muita qualidade mais muito pressionado pelo 7×1 …pra nao queimar estrelas opinaria por deixas de fora Vinícius Jr.rodrygosantos.paqueta.paulinho vasco

  7. É possível velo na copa da Rússia sim ,mais daí VC terá que olhar para as arquibancadas jkkkkkkkkkkkklkk
    Se não tem nada que presta p falar , fecha a boca mano kkkkkkkkkkkkkkkkkl

  8. É possível sim ,
    um jogador muito novo habilidoso só falta ganhar ritmo, pois está jogando sob muita pressão ñ só por está atuando em um grande clube como por parte do comprador e todo mundo cheio de expectativas que atrapalha muito o jovem jogar tudo que sabe

Deixe sua opinião e colabore na discussão