Opinião: convocação de São Vanderlei para a Seleção Brasileira de Tite é imperativa

Créditos da imagem: Ilustração de Camilo Carvalho para o No Ângulo

Finalmente reconhecido pelo grande público, goleiro é destacadamente o melhor e mais regular da posição hoje no País

Em 5 de fevereiro de 2016, escrevi para o No Ângulo a coluna “Vanderlei, Rivaldo e os jogadores invisíveis”, buscando enaltecer o trabalho do então “invisível” goleiro santista através de uma analogia com o subestimado craque Rivaldo.

Pois bem, o tempo passou e o camisa 1 do Santos não fez outra coisa que não continuar atuando em altíssimo nível, tendo sido invariavelmente o melhor goleiro dos campeonatos que disputou (posto que dividiu com o palmeirense Fernando Prass, é bom que se diga) até atingir o status atual, de quase unanimidade nacional.

Status de São Vanderlei.

Curioso que o apelido (que virou moda depois de o palmeirense Marcos praticar os “milagres” na Libertadores de 1999, quando virou São Marcos) pegou de vez no corrente Brasileirão, após a partida do Santos contra o ex-clube de Vanderlei, o Coritiba, onde o goleiro também é ídolo.

Nesta partida, que marcou a maior atuação individual de um jogador do futebol brasileiro na temporada, pode-se afirmar que Vanderlei alterou o curso do jogo e fez com que o seu time – dominado e pressionado na maior parte do tempo – incrivelmente saísse com os 3 pontos. Uma jornada para se assistir de joelhos.

Enfim, trata-se de um goleiraço, que além de tudo tem um temperamento seguro e tranquilo. E que, à beira da Copa do Mundo, atravessa o seu melhor momento.

De maneira que Tite, que tanto vende o seu ideal de meritocracia, simplesmente não pode deixar de convocá-lo, sob pena de ser injusto.

Já não se trata mais de uma questão de preferência, a convocação de Vanderlei tornou-se algo imperativo.

Concordam, Alisson e Weverton?

E segue o jogo.

Ilustração de Camilo Carvalho
facebook.com/camilocarvalho.ilustracao
instagram camilocarvalho.ilustracao

17 comentários em: “Opinião: convocação de São Vanderlei para a Seleção Brasileira de Tite é imperativa

Deixe sua opinião e colabore na discussão