Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo
Uma bandeira de cartão de crédito fazia propagandas em que, entre outras situações, a cantora Vanusa comprava pastilhas para o caso de ser convidada para cantar o hino nacional outra vez. O caixa falava “sabe de uma coisa?”, mas preferia não desiludir a artista. Emendava um “pagar com (marca do cartão) é mais fácil!”. É como vejo o jornalismo esportivo brasileiro quando se depara com roubadas iminentes e, no lugar de apontá-las, prefere bancar a Poliana. Caso um clube contratasse o pérfido Esqueleto como gestor do futebol, diriam que “ele é um sujeito ambicioso, líder nato e o próprio He-Man sempre destacou que todos merecem uma segunda chance, amiguinhos”.
A Vanusa da vez é a torcida do Botafogo. Os Esqueletos (embora bons sujeitos) são o aposentado Keisuke Honda e o ex-jogador em atividade Yayá Touré. Os botafoguenses estão empolgados com dois atletas que, francamente, a maioria mal viu atuar na TV. Como digo isso? Simples dedução. A maior parte da torcida do clube mora no Rio de Janeiro. Quem tinha TV a cabo normalmente estava na praia nas manhãs de sábado e domingo, quando eles estavam em campo. Estão vibrando na base da pura caipirada, por quem sequer assistiram no auge das carreiras. Acreditam que, tal como o também pré-aposentado Seedorf, astros internacionais escolheram a grandeza da Estrela Solitária para mostrarem seus talentos. Traduzindo: desespero de quem se recusa a aceitar que seu time, tal como outros grandes do passado, virou médio – e olhem lá. Escolhem a fantasia.
Neste contexto, comentaristas e repórteres se veem diante de duas alternativas. A primeira é fazer todo mundo cair na real, em todos os sentidos. Honda não era um “astro” quando atuava. Competente e só. O craque Touré já despencara em seus últimos anos de City. Agora está na segunda divisão chinesa – lembrando o que anos de China fizeram ao físico de outros. Portanto, podem descartar a abobrinha do “para o futebol brasileiro, estão ótimos”. Isso não era verdade nem no pré-Jesus. Agora é ridículo e também prejudicial. Não apenas ao Botafogo, como ao futebol doméstico como um todo. Enquanto clubes insistirem com veteranos se arrastando, o nível geral não sobe e até os melhores são atrapalhados. Acostumam-se a bater equipes em ritmo fraco e se complicam contra equipes de fora. Até o Flamengo, penando por 85 minutos ante a correria do River Plate, que o diga.
Porém, a opção extremamente majoritária é a segunda. Qual? A do primeiro parágrafo. Tanto a trupe chapa-branca quanto os ponderados à brasileira, que tanto menciono. Confundem ponderação com não se comprometer. Não dizem que sim, nem que não, muito pelo contrário. Como ficou surrado falar que será uma ótima se jogarem 30 % do que podem, agora transformam o torcedor em motivo. Afirmam que, apesar dos riscos, “é importante manter o moral de quem ama o Botafogo”. Só assim poderá haver eventuais investidores – inclusive dentro da própria torcida. Mais uma vez, falta combinar esse discurso com a mais cruel inimiga dos delirantes: a realidade. Foi a mesma conversa quando veio e foi embora Seedorf, com rombo e tudo. Não teve plano de marketing, sócio-torcedor ou “exposição mundial” que desse jeito. E quem endossou, adivinhem, depois ficou quietinho.
Além do esperado comportamento jornalístico, temos outra decepção com Paulo Autuori. Após 2005, tornou-se uma das grandes enganações do meio esportivo, como técnico ou dirigente. Uma espécie de treinador que sabia javanês, tal como Carlos Alberto Parreira com seu plágio e sua Dona Lúcia. Para ele, é cômodo defender a contratação dos dois. Logo inventa um desentendimento, pega a multa e vai embora. O “feliz” botafoguense que se exploda. O único consolo, nos feudos do Engenhão, é que esta mediocridade está longe de ser solitária. Há outros Botafogos por aí. Como, sabem bem os tricolores paulistas, no Jardim Leonor.
Colaborou Danilo Mironga

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, não resiste a um bom debate sobre esportes, de futebol a curling. São-paulino, é fundador e moderador do Fórum O Mais Querido (FOMQ). Não esperem ufanismos e clichês. Ele torce, mas não distorce.
Triste esse comentário, denegrindo a imagem de pessoas que (alguns), ele pode até conhecer, como o Paulo Autuori (coisa que duvido), mas, outros como o Honda e o Touré, duvido e se por acaso viu o Seerdorf jogando, e ainda escreve uma penúria dessas, deve ser outro idiotizado pelo PT., que mesmo sendo o País saqueado por quase duas décadas ele ainda os adora (porque não sei, tenho medo de quem sabe e tampouco quero saber. Deveria se ater e falar de coisa reais, sem futurismo e sem achismo.
Vai se preocupar com teu time, tricolor babaca, quer falar do Botafogo sem saber da história, e o São Paulo ganhou o quê ? Contratou Daniel Alves e Juan Fran, um treinador que não ganhou nada por onde passou, grande merda.
Não faz o menor sentido a afirmação de que os cariocas não conhecem o jogo deles pq de manhã tão na praia. É absurdo falar tambem que o Seedorf era semi aposentado. O cara destruiu jogando pelo Botafogo, eu presenciei em diversas vezes. Procure cruzeiro 1×3 botafogo pelo brasileiro de 2012. E outra, a mídia tá batendo no clube por causa das contratações, falando que vai atrasar salários. O tom pessimista reina, mesmo com o salário sendo bancado por investidores.
O Honda, no auge, era um jogador nota 6 a 6,5. Hoje deve ser no máximo um nota 3. Ou seja, a cara do botafogo.
Sabe o que falta aos torcedores botafoguenses e a tantos outros? CAIR NA REAL!
SE EU TE ENCONTRAR NA RUA VOU T ENFIAR A PORRADA SEU FILHO DA PUTA ! SE EU FOSSE VC NUNCA MAIS SAIRIA DE CASA PQ A TORCIDA DO BOTAFOGO VAI TE MATAR E JOGAR SEU CORPO NO RIO! PQ VC NAO CRIA UM TEXTO PRA FALAR DO NENE COM 38 ANOS..DO DANI ALVES COM 37..DO FELIPE LUIS E RAFINHA COM 35..DO ZE ROBERTO COM 42… CHAMAR O HONDA DE APOSENTADO COM 33 ANOS? O CARA É UM BEBÊ ESTA NA FLOR DA IDADE! MAS PELO SEU POST VEJO O TAMANHO DA SUA INVEJA PELO BOTAFOGO, E SE PREPARA PQ NÓS VAMOS TE MATAR..
O colunista critica sim e pesadamente as burrices do tricolor .
Vc leu o perfil de quem escreveu ? cuidado com ameaças .
4 comentários. Deve ser toda a torcida do Botafogo aqui xingando o cara.
Boa noite. Sou o autor do texto. Alguns comentários:
1 – na própria coluna, faço críticas ao meu time no final. Sendo que, entre as mais de duzentas colunas anteriores (fora as do personagem Danilo Mironga), critico asperamente o São Paulo, incluindo dirigentes, treinadores, jogadores e torcida.
2 – é questão de lógica inferir que a maioria dos botafoguenses não acompanhou Touré e Honda. O segundo, nem se fala. Jogou pelo Milan num período em que o clube italiano não atraía a atenção. Touré sim, brilhou pelo City. Porém, mesmo em São Paulo obviamente não foi visto pela maioria, ao menos de forma constante. O grau de desconhecimento de jogadores estrangeiros é tal que, na Copa passada, muitos pensavam que Lukaku seria um pivozão por conta do tamanho. Ficaram chocados quando deu a arrancada do segundo gol belga.
3 – é simplesmente patético dizer que sou petista ou fui emburrecido pelo PT por causa do texto. Procure ajuda.
Todo carioca tem TV a Cabo.
Algums não viram o Honda conforme você afirmou, e eu também nunca te vi, portanto sua opinião não é relevante.
Irmão, respeitosamente… Vá se tratar!
Assim como você deduziu que a torcida não viu Honda e Touré no auge, deduzo que o senhor nunca chutou uma bola na vida e não entende absolutamente nada de futebol.
Como jornalista, procure outra área pra escrever, talvez culinária… Futebol não é sua praia.
Vc por acaso leu o perfil do colunista …rs..rs.. olha lá que ele já tem outra profissão .
Futebol brasileiro é tão fraco que todos os jogadores com que jogaram no futebol europeu( mesmo mais velhos) com um certo nível vão sempre deitat aqui. Só uns exemplos: Sedoorf, Ronaldo, Valdo, Zé Roberto, Juninho P, Daniel Alves,etc . É por isso que acredito no Honda e no Touré se for contratado.
Gustavo, por favor, escreva algo sobre o imbróglio entre Conmebol e clubes com contrato de exclusividade com a Konami. Queria entender se é legal a postura da Conmebol, parece-me abusiva.
Mais informações:
https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2020/02/21/conmebol-se-apropria-de-direitos-para-videogame-de-clubes-e-cria-problema-comercial-para-participantes-da-libertadores.ghtml
https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/6671814/fifa-20-conmebol-ameacou-excluir-de-libertadores-e-sul-americana-clubes-que-nao-liberassem-direitos-para-game