Créditos da imagem: Reprodução / Super.FC
Depois que as discussões sobre finanças e gestão do futebol ganharam espaço na mídia, não é segredo para nenhum torcedor que os clubes geralmente buscam suas receitas em 3 fontes primárias e uma secundária. As primárias são (i) TV, que estamos discutindo bastante nos últimos dias, (ii) Bilheteria/Sócio Torcedor/Matchday e (iii) Publicidade, enquanto a secundária é a Venda de Atletas.
Podemos ver no quadro abaixo a importância da TV na formação de receitas dos maiores clubes do mundo e do Brasil, bem como vemos que o chamado Matchday é uma fonte relevante de recursos, e que os clubes que melhor exploram o Marketing/Publicidade são os que, de fato, alcançaram um estágio global de exposição da marca.
Antes de entrarmos no Brasil, cujo tema é sempre alvo de debates relevantes, é importante aproveitarmos a oportunidade para tentar passar ao leitor um pouco de teoria sobre o tema. Simples e rapidamente, resumo 5 pontos levantados pela McKinsey, renomada consultoria internacional, sobre os motivos que levam uma marca a investir no futebol:
- Custo por Audiência: a marca avalia qual a quantidade de pessoas atingidas pela exposição e quanto se investiu por pessoa atingida. Leva sempre em consideração não só o investimento direto como os indiretos, através do que se chama de Ativação, que de forma bem simples é criar ações que relacionem de forma mais direta a marca e o clube.
- Reconhecimento de Marca: as marcas buscam se associar a clubes com o objetivo de se tornarem conhecidas, por isso o futebol costuma apresentar marcas novas em busca de reconhecimento.
- Aumento de Vendas: quando uma marca se associa a um clube ela busca também aumento de vendas e margem nos produtos.
- Relação de Confiança: as marcas buscam parcerias que reforcem suas crenças e cultura. Clube e marca devem estar associados de maneira que as marcas contribuam com “valores” que sejam próximos, por exemplo, ética.
- Benefícios Indiretos: utilizar estruturas e eventos do clube para aumentar vendas e fazer marketing institucional.
Bem, com isto já poderíamos encerrar a conversa sobre Publicidade e Futebol no Brasil. Afinal, muitas dessas expectativas das marcas jamais são encontradas ou desenvolvias no país. No fundo, o que resta é normalmente o item 1, e olhe lá. Ativação de verdade ocorre em poucos casos. E os clubes tão como estão estruturados hoje, sem governança, com características políticas e transparência ainda insuficiente, não trazem segurança aos patrocinadores para manter relacionamento de longo prazo, formar uma relação de confiança e gerar todas as medições descritas de forma resumidas acima.
Faltou combinar com os russos
Mas ainda há pessoas que olham casos isolados no mundo e repetem velhos chavões: por que as grandes marcas não estão apoiando os clubes brasileiros? Por que só ficam restritas ao futebol europeu? Por que investem na Argentina e não no Brasil?
Muitas perguntas e nenhuma resposta. Mas estamos aqui para tentar dirimir essas dúvidas todas.
Compilei a relação de patrocinadores masters dos clubes das primeiras divisões da Argentina, Espanha, Itália e Inglaterra, além do Brasil. Deem uma olhada abaixo:
Algumas informações importantes antes de seguir: coloquei apenas os patrocinadores e não os clubes por conta de deixar mais claros os nomes; em amarelo estão listadas as empresas que tem presença global mais destacas, inclusive no Brasil; em cinza e verde empresas que estão em mais de um país; no Brasil concentrei por patrocinador.
Começando pelo vizinho, vemos que na Argentina a tese dos patrocinadores globais no futebol Hermano é claramente uma falácia. Além da Qatar Airways, que chegou ao Banco Juniors agora, apenas Yamaha e Hitachi estão por lá, e ainda assim tem jeito de serem montadores locais que usam a marca, como nos casos da RCA e da TCL. Os demais são grupos locais, muitos de alcance regional.
Então vamos para a Espanha. Exceto por Barcelona e Real Madrid, as demais marcas não estão presentes no Brasil, e na sua maioria representam negócios locais ou de jogos online, atividade proibida no Brasil. Não por acaso, ocorre o mesmo na Inglaterra, onde os jogos online dominam absolutamente as camisas dos clubes de futebol. Exceto por 2 casos claros – American Express e Chevrolet – e dois potenciais – Etihad e Emirates – os demais nem presença no Brasil possuem.
Faltou a Itália. Vejamos: a Juventus tem uma marca de seu principal acionista na camisa – é global, mas tem esta pequena condição anterior – depois a Pirelli é do antigo acionista, há duas empresas aéreas que voam pouco no Brasil e uma marca de automóveis com presença local através de montadora brasileira – não são os japoneses que possuem planta no Brasil. O resto vem de empresas locais italianas ou de apostas online.
Bem considerando os itens que fazem uma empresa investir no futebol e a lista de empresas que efetivamente investem no futebol argentino e europeu, por que de tempos em tempos alguém vê uma marca grande em algum clube latino-americano e acha que, de verdade, essas marcas estão ignorando apenas o Brasil e não o futebol de maneira geral?
Quando olhamos os clubes da Série A do Brasileirão vemos que 12 – 12! – são patrocinados pela Caixa. Em tempos de novo governo e cortes de custos já é bom colocar as barbas de molho, porque não faz o menor sentido esse gasto todo para um banco cujo forte é gerir recursos chamados direcionados – frutos de fontes carimbada, como FGTS e Poupança, além de diversos fundos como o FAT – e que pouco competem realmente com os bancos de varejo privados. Depois ainda temos outros 2 clubes com banco estatal regional, 2 sem patrocínio, 1 banco provado e uma empresa alimentícia.
Mas os grandes investidores publicitários do futebol mundial não estão por aqui. Claro que não. Afinal, eles são poucos, pontuais e a maioria nem pode estar aqui por ser regional.
Obviamente que estamos simplificando a conta para o patrocínio máster de camisa, mas que é a maior propriedade de um clube. Os clubes europeus ainda possuem diversos outros patrocinadores de menor escala, com atuações específicas. Alguns chegam a 20 patrocinadores.
Este bravo mundo novo
O que não podemos é ficar repetindo frases feitas e mantras que não condizem com a realidade. Futebol é um ótimo meio para divulgar novas empresas. Foi assim com a chegada da Parmalat ao Brasil, da LG, de certa forma da Samsung. Marcas que chegam e marcas de consumo. Não existem mais. O mundo consolida cada vez mais as marcas e mercados, e as novidades vêm de empresas de um mundo que não precisa do futebol para aparecer. E quando usam, fazem de forma esporádica e oportunista, não num relacionamento de longo prazo.
A Apple não precisa disso, nem o Facebook. Muito menos o Nubank. O banco Inter se interessou em conjunto com a MRV, assim como o Agibank. Pode ser este um mercado, mas de valores reduzidos e risco alto, porque empresas desse mundo novo surgem e somem, investem pouco porque precisam do dinheiro para suas atividades, e porque tem outras fontes de divulgação.
Não há mais empresas de TV, de smartphones nem de geladeiras. Não há mais empresas de alimentos. Não há relacionamento de longo prazo. E daí entra a Crefisa/FAM. Que é uma ótima e um risco. Cria o relacionamento de longo prazo, tem retorno, mas está sempre na corda bamba porque tem um tema da política do clube no meio. É bom, mas é um risco. É ruim, porque ou compra o clube e manda, o que não é um problema, ou é patrocinador e confia na gestão. Todo clube deveria ter sua Crefisa, mas que não invadisse o dia a dia.
O fato é que para clubes que precisam de relacionamento estável e de longo prazo, faltam interessados. Faltam indústrias que vejam valor no futebol, como na Europa a indústria do jogo viu. E falta também profissionalização, governança e transparência para atrair gente nova, capaz de olhar o futebol como uma possibilidade de vender sua marca, mas também de conversar com seu cliente, de partilhar culturas e compromissos.
Enquanto isso, vendemos nossas camisas como aquele rapaz das Casas Bahia: quer pagar quanto?
Como você vê o caso da MLS onde praticamente todos os patrocinadores são empresas globais, muitas inclusive da área de tecnologia (Youtube no LAFC por exemplo)?
[…] Não existem ações de marcas globais nesses mercados que não sejam para atender demandas locais ou que sejam produzidas por locais. Por isso temos tantas marcas nativas na Itália, Inglaterra e Espanha, assim como na Argentina. E no Brasil. Basta ver a análise que fiz recentemente mostrando isso. […]
I read this piece of writing fully about the resemblance of most recent and
preceding technologies, it’s amazing article.
canadianpharmacymeds
canadian pharmacy service
cipro 1500 mg
modafinil online pharmacy india
geinoutime.com
“유공(劉功)의 아들, 그 외에 또 누가 있겠느냐?”
geinoutime.com
Hongzhi 황제는 얼굴에 미소를 지으며 위엄을 보여주었습니다.
ventolin tablets buy
purchase amoxicillin online: amoxil – buy amoxicillin over the counter uk
diflucan gel
accutane 20 mg buy online
cost of diflucan
https://northern-doctors.org/# purple pharmacy mexico price list
https://northern-doctors.org/# п»їbest mexican online pharmacies
https://northern-doctors.org/# best online pharmacies in mexico
https://northern-doctors.org/# medication from mexico pharmacy
https://northern-doctors.org/# buying prescription drugs in mexico online
https://northern-doctors.org/# buying from online mexican pharmacy
https://northern-doctors.org/# mexico pharmacies prescription drugs
https://northern-doctors.org/# mexico drug stores pharmacies
http://northern-doctors.org/# mexico pharmacies prescription drugs
buy baclofen usa
http://northern-doctors.org/# mexican drugstore online
mexico drug stores pharmacies: mexican pharmacy – п»їbest mexican online pharmacies
https://northern-doctors.org/# purple pharmacy mexico price list
medication from mexico pharmacy: mexican pharmacy – mexican pharmaceuticals online
prescription valtrex online
mexico pharmacies prescription drugs: mexican pharmacy – mexican drugstore online
purple pharmacy mexico price list: mexican pharmacy northern doctors – buying from online mexican pharmacy
https://northern-doctors.org/# buying prescription drugs in mexico online
mexican mail order pharmacies: northern doctors – mexico pharmacies prescription drugs
baclofen tablet
https://northern-doctors.org/# purple pharmacy mexico price list
mexico pharmacies prescription drugs: mexican pharmacy northern doctors – reputable mexican pharmacies online
reputable mexican pharmacies online: northern doctors pharmacy – best online pharmacies in mexico
https://northern-doctors.org/# mexican border pharmacies shipping to usa
buying prescription drugs in mexico: mexican pharmacy online – mexico pharmacy
medication from mexico pharmacy: mexican northern doctors – purple pharmacy mexico price list
https://northern-doctors.org/# buying from online mexican pharmacy
800 mg lyrica
buy cipro online paypal
diflucan 150 mg
슬롯 게임 무료
그래서 그는 “지판아, 뒤로 물러서서 여성병원에 가서 좀 봐라”고 말했다.
nolvadex legal
lioresal drug
diflucan 50 mg price
lasix 250 mg tablet
baclofen brand us
advair 125 mg
how to get accutane australia
lasix purchase
canadianpharmacymeds: pharmacy canadian superstore – northern pharmacy canada
п»їbest mexican online pharmacies: п»їbest mexican online pharmacies – mexico pharmacy
buying from online mexican pharmacy mexico pharmacies prescription drugs buying prescription drugs in mexico online
reputable canadian pharmacy: best canadian pharmacy – best canadian pharmacy to buy from
canadian pharmacy online reviews: reputable canadian online pharmacies – canada pharmacy reviews
online shopping pharmacy india buy prescription drugs from india indian pharmacies safe
purple pharmacy mexico price list: mexican border pharmacies shipping to usa – purple pharmacy mexico price list
reliable canadian online pharmacy: legal canadian pharmacy online – escrow pharmacy canada
online canadian drugstore: canadian online pharmacy reviews – northwest canadian pharmacy
canadian pharmacy 365 my canadian pharmacy rx canadian drug pharmacy
legal to buy prescription drugs from canada: reputable canadian online pharmacy – my canadian pharmacy reviews
reliable canadian pharmacy: best canadian online pharmacy reviews – canadian pharmacy king
medicine in mexico pharmacies: medicine in mexico pharmacies – buying prescription drugs in mexico
best online pharmacies in mexico best online pharmacies in mexico mexican pharmaceuticals online
reputable indian online pharmacy: mail order pharmacy india – reputable indian online pharmacy
https://clomiddelivery.pro/# can i buy generic clomid online
https://amoxildelivery.pro/# how much is amoxicillin prescription
accutane tablets online
https://ciprodelivery.pro/# buy cipro online
https://doxycyclinedelivery.pro/# doxycycline 100mg coupon
buy vermox tablets
https://doxycyclinedelivery.pro/# 80 mg doxycycline
advair brand name
http://clomiddelivery.pro/# cost clomid tablets
https://clomiddelivery.pro/# where can i buy clomid without rx
https://clomiddelivery.pro/# buy generic clomid without insurance
https://doxycyclinedelivery.pro/# online doxycycline
metformin 100 tablet